Como Citar Conversa No Whatsapp?
Contents
Como citar uma conversa de WhatsApp?
Como fazer referência de Recursos virtuais – A forma de fazer uma citação no texto e referências varia conforme a fonte. A seguir, ilustramos o modelo para cada caso e um exemplo.1. WhatsApp Fazer citações do WhatsApp na ABNT segue o modelo básico, que não é muito complicado. O modelo de citação para mensagens do WhatsApp na ABNT em referências é o seguinte:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor., Nome do app de mensagens:, Dia mês. ano. Hora da mensagem. Descrição do meio eletrônico.
No texto, a citação deve ser feita da seguinte forma:
O uso da brinquedoteca deve seguir as regras definidas pelo condomínio (SOUZA, 2019).
Já nas referências, fica assim:
SOUZA, Tatiane., WhatsApp:,8 out.2019.15:30.1 mensagem de WhatsApp.
Este modelo do WhatsApp na ABNT serve também para citações de mensagens de outros apps, como Telegram, Facebook Messenger e etc.2. Blogs Aqui, vamos usar um trecho tirado deste post do Tecnoblog, O modelo de citação para blogs nas referências é o seguinte:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome de autor do post. Título do post. Nome do blog, Cidade, dia do do post, mês do post. ano do post. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
No texto, a citação deve ser acompanhada do sobrenome do autor e o ano da publicação:
Quem pensa em comprar um iPhone 11 provavelmente já tem um iPhone. Nesse sentido, o modelo “básico” de 2019 é uma boa pedida: ele sacrifica pouca coisa em troca de uma redução significativa de preço em relação aos modelos Pro (HIGA, 2019).
Já nas referências, fica assim:
HIGA, Paulo. iPhone 11: aquele para ser comprado. Tecnoblog, São Paulo, 21, nov.2019. Disponível em: https://tecnoblog.net/testamos/apple-iphone-11-review/. Acesso em: 30 dez.2019.
3. Twitter Vamos usar este tweet, O modelo de citação para as referências é o seguinte:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome. Texto do Tweet, Cidade, dia do tweet, mês do tweet. ano do tweet. Twitter: @nome de usuário. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
No texto, a citação fica assim:
Kotler (2016) cita em seu livro “Democracy in Decline” e em seu mais recente TED talk que o capitalismo irá devorar a democracia.
Nas referências, fica assim:
KOTLER, Philip. “Capitalism will eat democracy” is analyzed in Kotler’s new book Democracy in Decline and in Varoufakis recent TED talk, Illinois, 2 jun.2016. Twitter: @kotl. Disponível em: https://twitter.com/kotl/status/738384125753581569. Acesso em: 30 dez.2019.
4. Postagem do Facebook (usuário) Vamos usar esta postagem do cineasta José Padilha. Este é o modelo de citação para referências:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome (nome de usuário). Texto do post, Cidade, dia mês., ano. Facebook: usuário Facebook. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
A citação fica assim:
Em seu perfil do Facebook, José Padilha, anuncia seu novo trabalho que será uma produção original do Netflix. (PADILHA, 2016).
Nas referências, fica assim:
PADILHA, José (José Padilha). Netflix anuncia série sob minha direção sobre a Operação Lava-Jato: produção deve estrear em 2017, Rio de Janeiro, 16 abr.2016. Facebook: padilhajose. Disponível em: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=268996613442320&set=a.233286560346659.1073741827.100009959490068 &type=3&theater. Acesso em: 30 dez.2019.
5. Postagem do Facebook (página) Se a postagem do Facebook foi feita por uma página, a citação muda um pouco por se tratar de uma entidade, e não de um indivíduo. Vejamos este exemplo, Este é o modelo de citação para referências:
NOME DA ENTIDADE. Texto do post, Cidade, dia mês. ano.Facebook: usuário do Facebook. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
A citação fica assim:
Bruna Vieira conduziu hoje a Tocha Olímpica Rio 2016 em Salvador. Daqui a pouco tem Cerimônia de Celebração Coca-Cola no Farol da Barra e ela, o Lucas Rangel e @OUrsoOficial vão curtir muitas atrações que a gente preparou pra essa noite. #IssoÉOuro (COCA-COLA, 2016).
Nas referências, fica assim:
COCA-COLA. Bruna Vieira conduziu hoje a Tocha Olímpica Rio 2016 em Salvador, São Paulo, 24 mai.2016. Facebook: cocacolabr. Disponível em:,357274534427476/627696444051949. Acesso em: 30 dez.2019.
6. E-mail Trechos de e-mail também precisam seguir as normas ABNT. Por questões de privacidade, é permitido citar o e-mail apenas do destinatário. Este é o modelo de citação para referências:
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor da mensagem. Assunto do e-mail, Mensagem recebida por em dia mês ano. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
A citação fica assim:
O relatório indica um crescimento significativo no número de doadores sanguíneos. (SOUZA, 2002).
Nas referências, fica assim:
SOUZA, P.M. Relatório mensal, Mensagem recebida por > em 15 mar.2012.
7. Sites Fazer citações a sites depende do modelo de cada um, baseado em sua estrutura. Existem dois modelos para citação nas referências, portanto vamos usar dois exemplos, este e este,
DOMÍNIO., Disponível em: link. Acesso em: data de acesso. DOMÍNIO. Título da seção, Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
A citação fica assim:
Acreditamos que a beleza tem o poder de transformar acontecimentos simples em momentos mágicos. (O BOTICÁRIO, 2019). Cidadania e solidariedade são conceitos que também se aprendem e se colocam em prática na ESPM, por meio do voluntariado. (ESPM, 2019)
Nas referências, fica assim:
O BOTICÁRIO., Disponível em:, Acesso em: 30 dez.2019. ESPM. Responsabilidade socioambiental. Disponível em: https://www.espm.br/a-espm/responsabilidade-socioambiental/. Acesso em: 30 dez.2019.
8. Apresentação de slides O modelo é o mesmo para apresentações em programas como PowerPoint, Keynote, LibreOffice Impress, Prezi e outros. Este é o modelo de citação para referências:
SOBRENOME, Nome do autor da apresentação. Título da apresentação, Data da apresentação. Tipo de apresentação. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso.
Nas referências, fica assim:
GRACIOSO, Alexandre. Administração estratégica,21 jun.2016. Apresentação de Power Point. Disponível em: www.espm.br. Acesso em: 30 dez.2019.
ABNT Facebook WhatsApp Twitter Trabalho de conclusão de curso Facebook Messenger Rio de Janeiro São Paulo iPhone 11 iPhone Netflix Tecnoblog Telegram PowerPoint
Como fazer citação de conversa?
Chegou a hora do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e com ele também surgem aquelas dúvidas clássicas relacionadas às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Que negócio chato, você deve pensar É normal, mas há um porquê de elas existirem.
Neste texto vamos explicar isso, e também como fazer citação direta e indireta. A citação direta e indireta são recursos utilizados nos textos científicos para nos referir a algum autor que já escreveu algo sobre aquele tema que estamos a tratar. Então, usamos as citações para incluir as opiniões e constatações deles nos nosso texto.
Citação direta e indireta também são utilizadas em outros tipos de texto, como o jornalístico. Mas aqui, vamos focar na ABNT. Quando ouvindo a sigla ABNT, as dúvidas são muitas. O que é ABNT? Para que ela serve e por que temos que seguir essas normas? Então, vamos entendê- las! Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela padronização e normatização de técnica para apresentação e formatação de trabalhos científicos, processos, etc.
A associação é sem fins lucrativos e cuida de diferentes normatizações no país. Ou seja, além de trabalhos acadêmicos ela é responsável propor formas de organização em processos tecnológico, industrial, produção de serviços, entre outros. Existem vários tipos de regras da ABNT, cada uma delas tem um foco e um público diferente.
No texto de hoje, vamos focar nas regras para citação direta e indireta utilizados em TCC e artigos científicos, Neste caso, as normas da ABNT, são baseadas em padrões internacionais e adequadas a linguagem brasileira de forma que facilite a leitura, apresentação e compreensão do trabalho.
Elas são como “regras de etiquetas” e indicam um padrão de qualidade. Tem como objetivo evitar erros, padronizar o trabalho e tornar o conteúdo acessível, com informações precisas e seguras sobre o determinado assunto. Caso as normas não existissem, cada um poderia escrever o seu trabalho de conclusão de curso do jeito que achasse melhor.
E quando falamos de monografias, isso não parece ter grandes problemas, afinal são textos que refletem sobre aspectos já estudados por outros autores. Mas, imagine que não existisse padrão para testes em laboratórios ou entrevistas que o trabalho necessita para coletar dados? O conhecimento científico não poderia avançar, pela falta de segurança nas informações dos trabalhos. Para ficar mais simples de entender, vamos começar explicando o que é uma citação. As citações direta e indiretas são partes de textos consultados por você ao longo dos seus estudos na faculdade para dar embasamento no seu texto e que aparecem ao longo do seu trabalho.
Elas são importantes, pois dão credibilidade àquilo que você escreve. Citações trazem informações e referências a respeito de uma determinada obra, de um determinado autor, através de pensamentos ou descobertas que ele estudou e você irá utilizar para construir o seu trabalho. Durante a elaboração do seu projeto, é de suma importância que você, autor do trabalho, selecione os estudos de outros autores/as que deram suporte às suas ideias, e os descrevem em seu projeto.
Você já viu algum artigo científico, TCC, teses, monografias, dissertações ou até mesmo resenhas sem citações? Pois é, é impossível produzir sem elas! As citações diretas e indiretas podem ser feitas com consultas em livros, artigos, sites, notícias, jornais etc, e devem sempre ser utilizadas.
Se você fizer o uso de citações sem referenciá-las seu trabalho, ele pode ser considerado como plágio e isso pode te trazer muita dor de cabeça no futuro. Plágio é a cópia, ou seja, copiar sem citar a fonte, apropriar-se do conhecimento do autor e dizer que é seu. No Brasil, além de imoral, plágio é considerado crime, por isso as citações são importantes e devem ser utilizadas todas as vezes em que você estiver se baseando na ideia de alguém para falar algo.
Para que você não faça plágio e utilize boas citações, nossa dica é leia, pesquise e estude muito antes de começar sua pesquisa. Sabemos como é difícil escrevermos bem sobre um determinado assunto, principalmente quando se trata de trabalhos de conclusão de cursos, dissertações ou teses.
- Assim, a primeira coisa que precisamos fazer antes de começar a escrever sobre qualquer assunto é escolher o tema e ler sobre ele.
- Depois de ler bastante, é hora de escrever.
- E é agora que você começará a usar as citações diretas e indiretas.
- A citação direta é a transcrição de um trecho completo da obra que está sendo consultada, ou seja, trazer para o seu texto as palavras exatas do autor consultado.
É a transcrição mais literal possível. Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa.
A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto. Veja dois exemplos de como usar a citação curta: Para Burke e Ornstein (1999, p.114): “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos”. Podemos considerar também que “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos” (BURKE E ORNSTEIN, 1999, p.114) Já as citações diretas com mais de três linhas, são consideradas longas.
Elas são escritas com fonte menor em comparação ao corpo do texto, sem aspas, com espaçamento simples entre as linhas e deverão estar em um “bloco” separado do texto por espaço duplo e devem ser destacadas com recuo de 4 centímetros da margem esquerda.
Confira no exemplo: Paín (1985) define a aprendizagem da seguinte forma: () a aprendizagem é um processo dinâmico que determina uma mudança, com a particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito é um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela.
Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida. Citação indireta, também conhecida como paráfrase, é dizer com suas palavras o que o autor de referência disse.
Quando se expressa a ideia com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar, é considerado citação indireta. Ela vai aparecer ao longo do texto. Note um exemplo de citação indireta: Pode-se dizer que a musicalidade é um dos traços mais característicos dos brasileiros (MENEZES, 2009). Para ficar mais fácil de diferenciar os dois tipos de citações, pense assim: a citação indireta é uma espécie de tradução da ideia do autor por quem está reescrevendo.
É como se você interpretasse o que o autor original disse e explicasse aquilo com suas próprias palavras. Mas atenção: sempre que fizer isso, é preciso referenciar. Como mencionado anteriormente, as citações direta e indireta devem conter referências, Existe a lista de referências bibliográficas que fica no final da monografia e devem incluir todas as obra consultadas por você durante a elaboração dos trabalhos acadêmicos ou científicos.
Mas, além dela, ao longo do texto, você também deve referenciar os autores. Assim, você evita que seu trabalho seja considerado plágio. Então, as informações extraídas e consultadas, seja elas livros, artigos, jornais ou até mesmo da web, devem ser devidamente citadas e documentadas. Quando usamos a citação direta curta, devemos referencia-las com o sobrenome do autor em letras maiúsculas, e entre parênteses o ano da publicação da obra e o número da página de onde o trecho foi extraído antes ou depois do texto extraído.
Tudo separado por vírgulas. Por exemplo: Podemos considerar também que: “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos” (BURKE E ORNSTEIN, 1999, p.114). E logo no final do trabalho as informações completas da obra.
Exemplo: BURKE, J.; ORNSTEIN, R. O presente do fazedor de machados : os dois gumes da história da cultura humana. Tradução Pedro Jorgensen Junior. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998. Já, quando você fizer uma citação direta curta e o nome do autor aparecer ao longo do texto, então, não é preciso que seja com todas as letras maiúsculas.
Logo após o nome, você deve indicar o ano da publicação e a página. Veja o exemplo: Para Burke e Ornstein (1999, p.114): “Era fácil para a Igreja controlar um mundo iletrado, principalmente por meio de suas comunidades monásticas e bispos”. O mesmo vale para as citações diretas longas.
Veja dois exemplos: Paín (1985) define a aprendizagem da seguinte forma: () a aprendizagem é um processo dinâmico que determina uma mudança, com a particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito é um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela.
Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida. A aprendizagem pode ser definida da seguinte forma: () a aprendizagem é um processo dinâmico que determina uma mudança, com a particularidade de que o processo supõe um processamento da realidade e de que a mudança no sujeito é um aumento qualitativo em sua possibilidade de atuar sobre ela.
- Sob o ponto de vista dinâmico a aprendizagem é o efeito do comportamento, o que se conserva como disposição mais econômica e equilibrada para responder a uma situação definida.
- PAIN, 1985) Uma dica bastante válida é solicitar a seu orientador sugestões para fontes de pesquisa.
- Seu orientador saberá indicar títulos, autores que estudam e publicam artigos sobre o seu tema.
Quanto mais referências você citar, mais rico seu trabalha ficará. Assim como nas citações diretas as referências da citação indireta também deve ser descrita no trabalho, como vimos nos exemplos acima. A diferença é que na citação indireta, deve-se citar o último nome do autor do texto e o ano de publicação da obra e o número da página é opcional e raramente usado, as aspas ou o recuo também não são usados.
Ao fazer citação de uma obra com apenas um autor você deve citar o último sobrenome, seguido do ano da publicação, tudo isso entre parênteses, logo depois do término da ideia. Separamos abaixo, alguns exemplos de como citar e referências suas citações. Pode-se dizer que a musicalidade é um dos traços mais característicos dos brasileiros (MENEZES, 2009).
Assim, para Menezes (2009), a musicalidade é um dos traços mais característicos dos brasileiros.
Como citar redes sociais ABNT?
E-mail –
ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor da mensagem. Assunto do e-mail, Mensagem recebida por em dia mês ano. Disponível em: link. Acesso em: data de acesso. |
Na citação
Tipo | Citação |
---|---|
Indireta | O relatório indica um crescimento significativo no número de doadores sanguíneos. (SOUZA, 2002). |
Nas referências
Tipo | Referência |
---|---|
On-line | SOUZA, P.M. Relatório mensal, Mensagem recebida por em 15 mar.2012. |
Como fazer referência a um aplicativo?
Por Emília ROF A atualização da ABNT NBR 6023 em 2018 acrescentou mais uma forma de referência: os documentos exclusivos na internet. Esta categoria abrange sites institucionais, redes sociais, softwares, blogs, jogos, sites gerais, aplicativos de dispositivos móveis, etc., que antes era negligenciados pela norma e feitos de forma não padronizada.
AUTOR, Nome do. Título da informação ou serviço ou produto. Versão ou edição (se houver). Local: Data. Descrição física do meio eletrônico. Disponível em:, Acesso em:, (se possível). AUTOR, Nome do. Título da informação ou serviço ou produto. Versão ou edição (se houver). Local: Produtor, Data. Descrição física do meio eletrônico. Disponível em:, Acesso em:, (se possível).
Alguns exemplos práticos: STATACORP LLC. Stata, Release 15. : c2019.1 software. ZERATSKY, John. Onde focar para ser mais produtivo: ambiente, expectativas e exemplos. Harvard Business Review Brasil., 15 jan.2019. Disponível em: https://hbrbr.uol.com.br/onde-focar-para-ser-mais-produtivo-ambienteexpectativas-e-exemplos/, Acesso em: 20 jan.2019. ABNT. Segurança de brinquedos. São Paulo, 11 jan.2019. Face book: @ABNTOficial. Disponível em: https://www.facebook.com/ABNTOficial/posts/2716299038396505, Acesso em: 20 jan.2019. Dúvidas? Entre em contato pelo e-mail: [email protected]. Obrigada por ler mais um artigo e se lhe tiver sido útil, não deixe de compartilhar com os colegas.
Como colocar citação no texto exemplo?
Quando a citação está dentro do texto, o nome do autor é escrito com letras minúsculas e só fica entre parênteses o ano de publicação. Exemplo: Mikalauskas (2015).
Como citar uma citação de um texto?
Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.
Como fazer uma referência?
Para fazer a referência de um livro conforme a ABNT, deve-se escrever: SOBRENOME, Nome Abreviado. Título: subtítulo. Edição. Local de publicação: Editora, data de publicação da obra.
Como fazer a citação de um artigo da Internet?
Com autor: SOBRENOME, Nome. Título do artigo. Nome do site, ano. Disponível em:.
Como citar uma notícia de um site?
Como fazer citação de site e artigo da internet? – Assim como os outros tipos de citação, o processo de citação de site exige que você cadastre os dados bibliográficos no seu programa de texto. No Word, você irá inserir esses dados na aba de referências, pois nela você encontrará o sistema de gerenciamento de fontes bibliográficas.
Nela você ira cadastrar o autor do artigo ou texto, o nome da página que consiste no título do artigo, o nome do site que hospeda o artigo, o ano de publicação do artigo, a data do seu primeiro acesso a esse artigo e a URL da página. A URL é fundamental para facilitar o acesso dos seus avaliadores em suas fontes, para averiguar a veracidade das mesmas.
Em alguns casos você acaba tendo acesso ao arquivo do artigo, fazendo com que você tenha que cadastra-los também. A forma correta para citar artigo da internet no texto é com o método da norma ABNT chamado: “autor data”. Basta informar entre parenteses o autor e data (ano) da fonte citada.
Como, por exemplo: (ABIKO, 2012). Em suas pesquisas você pode ter se deparado com uma dissertação de mestrado que apresentava ideias para sustentar seu argumento para tecnologias de solo-cimento, aonde apresentação ideias para atender os requisitos mínimos de habitabilidade para as populações de baixa renda e aplicá-las corretamente (ABIKO, 2012).
Repare que a citação acima não informa página, caracterizando uma citação indireta, isso quer dizer que o texto original do ABIKO passou por uma interpretação de quem leu, mas se manteve a ideia central. Caso tivesse informações de página, por exemplo: (ABIKO, 2012, p.15), caracterizaria uma citação direta, isso quer dizer que o texto está exatamente conforme fonte consultada, sem nenhuma alteração.
Para concluir é interessante frisar que não importa o que você vai citar, tenha em mente que precisa deixar claro para quem lê seu trabalho de onde foi que você tirou essa informação, de forma que tal leitor possa localizar a fonte, por isso é importante referenciar corretamente. Uma referencia errada pode ser considerado plágio, por essa razão é levada muita a sério pelas bancas de TCC.
Um passo em falso e o universitário pode ser reprovado de primeira. Abaixo segue orientações para referenciar de forma correta.
Como colocar a referência de um arquivo?
Modelo de Referência ÚLTIMO NOME, Primeiro nome do autor do artigo. Título do artigo. Título da Revista, local de publicação, volume do exemplar, número do exemplar, p. (página inicial e final do artigo), mês, ano de publicação.
Como colocar nome em mensagem automática no WhatsApp?
Configurando mensagens automáticas – 1- Clique nos três pontinhos para acessar as configurações; 2- Em seguida, selecione Ferramentas comerciais ; 3- Em Conversa, você pode configurar mensagens automáticas clicando em Mensagem de saudação ou Mensagem de ausência ; 4- Por último, escreva a mensagem, selecione os destinatários e selecione a opção “salvar”.
Como editar etiqueta no WhatsApp?
Como colocar uma etiqueta em mensagem no WhatsApp Business? – Para sistemas Android, siga os passos:
- Abra o WhatsApp Business;
- Toque e segure uma mensagem;
- Selecione os três pontinhos (mais opções);
- Selecione Etiquetar mensagem ;
- Escolha a etiqueta desejada e salve.
Para iOS:
- Abra o WhatsApp Business;
- Toque e segure uma mensagem;
- Toque em Etiquetar;
- Escolha a etiqueta desejada e salve.
Este artigo também pode ser interessante para você: Como vender pelo WhatsApp: continue com sua venda consultiva, afinal, só mudou a ferramenta!
Como colocar antes do nome no WhatsApp?
Para citar alguém no grupo, basta usar o ‘@’ antes de escrever o nome do contato e enviar a mensagem – ação semelhante às marcações do Facebook e Instagram.
Como citar todos em um grupo de WhatsApp?
Se você está em grupos do WhatsApp, é provável que tenha recebido hoje uma corrente falando sobre um comando capaz de exibir a lista de membros de um grupo direto no campo de novas mensagens do app. “Você sabia? Que quando você digita T * @ (tudo junto) sem enviar, você tem a lista de todos os nomes que estão neste grupo? CONHECIMENTO É BOM PARA FACILITAR Surpreenda outro grupo compartilhando”, diz o texto que viralizou no mensageiro. Digite @ em um grupo para ver rapidamente a lista de participantes. (Fonte: Douglas Ciriaco/Reprodução) Na verdade, essa funcionalidade está no ar desde 2016, quando o mensageiro adotou o sistema de menções em grupos. Tal recurso funciona em todas as versões do WhatsApp existentes — desktop, web e mobile — e pode facilitar bastante na hora de citar pessoas específicas no meio de uma galera.