O Spotlight é uma das ferramentas mais utilizadas no sistema operacional OS X, para os computadores Mac da Apple, porém, ele não vem sendo tão utilizado pelos usuários do iOS, nos dispositivos iPad e iPhone, por esta razão, hoje apresentaremos um pequeno truque, que lhe fará valorizar cada vez mais a ferramenta e começar a utilizá-la em seu dia-a-dia.

Mesmo que o Spotlight já tenha sido implementado no iOS desde suas primeiras versões, ele nunca se tornou popular, ao saber utilizar o Spotlight e configurá-lo para exibir melhor seus resultados, veremos que é uma ferramenta extremamente útil que serve para abrir mais rapidamente aplicativos, documentos, encontrar documentos e arquivos.

O que é o Spotlight? Como usá-lo?

Bom, é importante comentar estes dois pontos pois nem todos sabem da existência desta ferramenta de busca, alguns já se cruzaram com ela, mas nem se importaram pois não sabiam do que se tratava.

Exemplo de busca de contato no Spotlight do iPad.

Exemplo de busca de contato no Spotlight do iPad.

O Spotlight pode ser acessado em iPads e iPhones de qualquer tela inicial, bastará deslizar de cima para baixo, não partindo da extremidade (pois abriria a Central de Notificações), aparecerá um sistema de busca onde você pode digitar aquilo que está procurando.

Exemplo:

  • Face —> Aplicativo Facebook, Facebook Messenger;
  • André —> Contato André Darugna;
  • Reunião —> Calendário Evento XXXX;
  • Passeio —> E-mail com título ou conteúdo “passeio”;

Enfim, para muitas possibilidades que você irá descobrindo durante o uso.

Agora que já sabemos o que é o Spotlight, que tal otimizá-lo para facilitar nossas buscas?

Dica: otimizando o Spotlight

O Spotlight do iOS permite realizar muitas tarefas, isso torna a ferramenta complexa e ao fazer uma busca o usuário pode ficar um pouco perdido em meio a tantos resultados, antes de utilizá-lo podemos decidir que resultados pretendemos obter com nossas buscas, isso fará que o utilização dele seja mais rápida e útil, basta uma simples configuração para obter este benefício.

Passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Escolha Busca do Spotlight;

Agora começa a personalização, você poderá escolher os resultados que mais lhe interessam e deixá-los marcados, os que não lhe interessam tanto você pode desmarcar.

Tela de configuração do Spotlight no iPad.

Tela de configuração do Spotlight no iPad.

Também é possível tocar e arrastar, para organizar a ordem de exibição dos resultados. Eu particularmente prefiro os aplicativos no topo, seguido de contatos, notas, e-mails e lembretes.

Mas temos muitas outras opções e a organização depende de gosto pessoal.

Pontualmente costumo utilizar o Spotlight para abrir aplicativos, é a forma mais rápida de lançar um App, ao invés de buscar dentro de pastas e várias janelas que temos. Mas também considero útil para encontrar um e-mail ou contato oportunamente.

Exemplo de busca de aplicativo no Spotlight do iPad.

Exemplo de busca de aplicativo no Spotlight do iPad.

Você poderá utilizar o Spotlight para encontrar também arquivos de forma rápida, ele busca inclusive dentro do conteúdo dos aplicativos como Pages, Keynote e Numbers, vale a pena configurar e utilizar diariamente.

Novidades no iOS 8

Como se fosse pouco, o iOS 8 trará importantes novidades para o Spotlight, você pode conferir esta e outras novidades no artigo:

Leia também:

Considerações Finais

São simples dicas como estas que nos fazem aproveitar cada vez melhor nossos dispositivos, o Spotlight é um grande desconhecido para muitos usuários do iPad, espero que depois de hoje você possa tirar maior proveito dele e incorporá-lo em seu dia-a-dia.

Se você tem alguma dica básica que pode ajudar os milhares de usuários que passam pelo iPadDicas diariamente, por favor, deixe-a nos comentários, será um prazer escrever um tutorial ou artigo com sua dica e citá-lo como colaborador.

* Este artigo foi publicado originalmente no dia 05/07/14

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados