Hoje está prevista a liberação final do iOS 8 para todos os usuários de iPhones e iPads compatíveis, portanto, acreditamos importante publicar uma guia de instalação para que os usuários menos experientes saibam como proceder neste momento tão importante, sem a preocupação de perder dados.

Dentro de poucas horas os servidores da Apple começarão a disponibilizar a mais nova versão do iOS para milhões de pessoas ao redor de todo o mundo, por isso é tão importante você exercitar a paciência, já que muito provavelmente os servidores estarão saturados.

Seguem os passos para preparar seu iPad ou iPhone para a chegada do iOS 8.

Comprove a compatibilidade

Embora a Apple tenha caprichado e escolhido disponibilizar o iOS 8 para a maior quantidade de dispositivos possível, existem alguns modelos de iPad e iPhone que não serão compatíveis com o novo sistema, é por esta razão que muitos usuários não poderão enxergar em seus aparelhos a possibilidade de atualizar e a informação será de que os aparelhos estão atualizados.

O iOS 7 já eliminou alguns dispositivos da lista de atualizações, o iOS 6 já havia “tirado” o iPad 1 da jogada, portanto pouco ou nada mudou neste momento, mas vamos recapitular os aparelhos compatíveis:

  • iPad 2;
  • iPad 3 (Retina);
  • iPad 4 (Retina com porta Lightning);
  • iPad mini;
  • iPad Air;
  • iPad mini Retina;
  • iPhone 4S;
  • iPhone 5;
  • iPhone 5C;
  • iPhone 5S;
  • iPhone 6;
  • iPhone 6 Plus;

É uma enorme pena, mas você que comprou seu iPad em 2010 ficou de fora, são 4 anos de atualizações e um aparelho tão antigo não conseguiria rodar com perfeição um sistema tão avançado.

Muita coisa mudou desde a chegada do iPad e temos que entender que nem tudo é para sempre, se você sentir a necessidade ou vantagem nas novas funções sugerimos comprar um novo iPad.

ios8-ipad-iphone

Mês que vem (outubro) provavelmente veremos os novos modelos de iPad serem anunciados, talvez valha a pena esperar um momento e investir em algo que irá durar alguns anos a mais.

Backup

Não há nada mais importante que realizar uma boa cópia de segurança antes de proceder com a instalação de um novo sistema operacional, desta forma você vai garantir que suas fotos não desapareçam, nem mesmo os arquivos que mantém em seu iPad ou iPhone.

Para evitar a perda de dados, comum em casos de atualização, recomendamos seguir uma das formas de backup a seguir:

Backup do iCloud: Conectado em uma rede Wi-Fi deveremos ir aos Ajustes > iCloud > Armazenamento e Backup. Ali, vamos configurar a cópia de segurança para ser realizada no iCloud, para isso deslize a chave “Backup do iCloud” para a posição ligada. Então, toque em Realizar Backup Agora.

Backup no iTunes: É certamente a forma mais rápida e simples, para isso você deverá conectar seu iPad ou iPhone ao computador mediante o cabo USB, abrir o iTunes, selecionar seu dispositivo na lista de aparelhos conectados e clicar em Fazer Backup Agora.

Se você tem dificuldades de encontrar seu dispositivo, clique em Visualizar > Mostrar Barra Lateral, então você verá o iPad ou iPhone no lado esquerdo.

Ainda assim, recomendo a cópia manual de suas fotos e vídeos, o tutorial mais simplificado você encontrará aqui:

Como atualizar o iPad para o iOS 8?

Existem duas possibilidades clássicas, uma delas é chamada de OTA (over the air), que nada mais é que instalar diretamente pelo aparelho, indo em Ajustes.

instalar-ios-8

Passos para atualizar OTA:

  • Ajustes;
  • Geral;
  • Atualização de Software;
  • Instalar Agora;

Para atualizar OTA você irá precisar de 50% ou mais de carga de bateria, ou então ter seu iPad ou iPhone conectados a tomada.

Passos para atualizar no iTunes:

  • Conecte seu iPad ou iPhone ao computador usando o cabo USB;
  • Selecione o dispositivo na lista da lado esquerdo (Visualizar > Mostrar Barra Lateral);
  • Clique no botão Atualizar;
  • Caso o botão Atualizar não estiver disponível clique em Buscar Atualização;
  • Quando uma janela aparecer clique em Transferir e Atualizar;

Se tiver dificuldades pergunte nos comentários, tentaremos ajudar sempre que possível.

iCloud ou iCloud Drive?

Ao instalar o iOS 8 o usuário se deparará com uma opção estranha, trata-se da possibilidade de sincronizar os arquivos no iCloud Drive, o novo serviço de armazenamento na nuvem, que ficará parecido aos conhecidos Dropbox, Box.net, etc.

Mas, no momento o iCloud Drive não está funcionando no OS X Yosemite, ou seja, se você aceitar migrar para o iCloud Drive hoje terá seus aplicativos do iOS e OS X não sincronizados.

Recomendo escolher a opção “Usar iCloud” por agora e depois atualizar, quando o novo OS X for liberado. Essa dica serve únicamente para usuários Mac, os usuários de PC podem escolher iCloud Drive sem problemas.

Limpe a atualização

Depois de realizar a atualização você poderá ir aos Ajustes > Geral e selecionar a opção Redefinir. Logo, escolha Redefinir Todos os Ajustes.

Esta configuração fará com que sua instalação fique limpa de configurações anteriores que podem fazer com que o sistema rode lento.

Cuidado para não “apagar todo o conteúdo e ajustes”, são duas funções distintas.

Tenha paciência, muita paciência

É certo que a liberação irá ocorrer as 14h00 de Brasília, mas você não precisa estar ali prestes a tocar na opção Atualizar justo nesta hora. Lembre-se que milhões de pessoas estarão fazendo a mesma coisa, na mesma hora.

Quedas na conexão e perda do download serão bastante comuns, não se estresse, saia e tome ar fresco, deixe para atualizar seu dispositivo mais tarde.

Você não será o primeiro a instalar o iOS 8, mas certamente será a pessoa mais tranquila do mundo, a apreensão e raiva que as constantes quedas de conexão ocasionam não valem a pena.

No mais, se você conseguir atualizar volte aqui e comente o que achou do novo iOS 8.

Artigos relacionados