Muitos usuários nos enviam perguntas relacionadas à transferência de fotos tomadas com o iPad, iPhone ou iPod touch para um computador, seja ele um PC com Windows ou até mesmo um Mac. O fato é que transferir essas fotos pode ser até mais fácil do que parece, mas não será feito via iTunes, já que essa funcionalidade não está disponível no gerenciador de iDevices.

Mas então, qual é o procedimento de cópia das fotos que tomamos com nossos aparelhos? No dia de hoje lhes ensinarei passo-a-passo o processo seja lá qual for seu sistema operacional.

Infelizmente este tutorial não irá falar sobre o Linux, mas quem usa aquele sistema poderá copiar como se fossem fotos de uma câmera digital conectada.

Vamos lá? Passo-a-passo como copiar suas fotos do iPad ou iPhone para o computador.

Se você está buscando aprender como enviar fotos do computador para o iPad ou iPhone leia nosso artigo: Aprenda a enviar fotos do computador para o iPad de forma organizada.

Copiar fotos do iPad ou iPhone para o PC

Se você está totalmente confuso com o iTunes e o gerenciamento de seu iPad não fique triste, você é só mais um no meio de tantos usuários que são confundidos pela Apple, que tem uma posta pra lá de confusa (risos).

O que ocorre é que o iTunes é o responsável por gerenciar quase tudo no iPad, porém, ficaram de fora os vídeos e as fotos capturadas pelo tablet. É dizer, você pode enviar fotos pro iPad pelo iTunes, mas baixar as fotos tiradas com o iPad não é pelo iTunes não!

Vamos agora aprender como importar as fotos utilizando o Windows.

1) Primeramente conecte seu iPad no computador utilizando o cabo USB
Ao conectar aguarde, o Windows deverá mostrar uma caixa como esta que pode ser apreciada na imagem abaixo:

Copiar fotos do iPad para o pC

Se por algum motivo a caixa não aparecer você deverá seguir estes passos.

2) Selecione a opção de importar as imagens e vídeos usando o Windows
Vamos utilizar-nos do sistema, para que ele faça a importação da melhor forma possível, ao escolher essa imagem você não se preocupa nem como nem onde irá armazenar as fotos, já que elas serão copiadas na pasta Minhas Imagens, dentro de Meus Documentos.

Dê um nome para os arquivos

Neste momento é hora de dar um nome ao Álbum de fotos, logo clique no botão Importar.

3) Espere a transferência terminar
Neste momento estamos quase terminando, é super simples não é mesmo? Vamos aguardar a importação das fotos.

Espere terminar a transferência

Observe a possibilidade de marcar a caixa “Apagar após importação”, se ela ficar marcada as fotos serão excluídas do iPad ou iPhone assim que a importação terminar, ou seja, você poderá liberar espaço no armazenamento do aparelho, ótimo para quem tem problema de espaço. Melhor fazer uma cópia de segurança no computador e então depois não sofrer mais com falta de espaço, já que as fotos e vídeos roubam um espaço precioso da memória do aparelho.

4) Pronto, fotos copiadas para o Windows
Agora que o processo de cópia das fotos já terminou você poderá acessar suas fotos sempre em Meus Documentos / Minhas Imagens. Daqui pra frente elas estão bem guardadas no computador e é sua obrigação manter elas bem cuidadas, seja com outra cópia de segurança, em CD ou DVD, ou em algum armazenamento na nuvem, como o Picasa por exemplo.

Fotos do iPad no Windows

Copiar fotos do iPad ou iPhone para o Mac

Copiar as fotos ao Mac é mais fácil ainda, acontece que o sistema operacional dos computadores da Apple está programado para funcionar com parceria com o iOS, o sistema móvel, sendo assim será muito fácil copiar estas fotos, acompanhe.

1) Conecte seu iPad ao Mac utilizando o cabo USB
Após alguns segundos o Mac irá reconhecer seu iPad e abrirá o iPhoto automaticamente, você está quase terminando!

2) Dê um nome para o Álbum
Uma das melhores formas de se manter organizado é dando nome aos arquivos e pastas, por esta razão você deve dar um nome ao Álbum que irá guardar suas fotos. Preste atenção na caixa “Dividir Eventos”, se ela estiver marcada suas fotos serão guardadas em álbuns separados, por data por exemplo.

Dê um nome ao álbum iPhoto

Você pode ainda escolher Importar as Selecionadas ou Importar todas as Fotos.

3) Aguarde a importação terminar

4) Escolha entre Manter ou Apagar as fotos de seu iPad
Apagar ou manter fotos iPhto

5) Pronto, fotos guardadas!
Terminou o processo, bem simples não? Agora, é sua responsabilidade manter essas fotos bem guardadas, você decide o que irá fazer com elas periodicamente, seja guardar em um CD ou DVD ou enviar elas para a nuvem em algum serviço de armazenamento como o Picasa. É importante manter uma cópia extra de suas fotos, é sua história e você não irá gostar nada de perde-las.

Fotos copiadas para o Mac

Considerações finais

É simples não é mesmo pessoal? Basta seguir o instrutivo e todos nós poderemos transferir nossas fotos, é até mesmo importante realizar esta cópia periodicamente para evitar perda de dados futuramente. Já entraram em contato comigo cententas de usuários perguntando se há alguma forma de recuperar suas fotos após a formatação do iPad, ou até mesmo pois elas foram apagadas do Rolo da Câmera.

Ficou alguma dúvida? O espaço dos comentários está aberto e livre para perguntar sobre o assunto tratado.

Participe, compartilhe nas redes socias, sua opinião é importante para nós.
Até já.

Artigos relacionados