10 dicas para melhorar a duração da bateria no iOS 9.

Versão entra, versão sai, e muitos usuários reclamam de perda de rendimento de bateria no iPad e no iPhone. Segundo a Apple o iOS 9 veio com uma melhor gestão da bateria, permitindo assim que ela dure pelo menos até 1 hora a mais no final do dia.

Meu comentário pessoal é de que a bateria de meu iPhone não durava nada com o iOS 8.4, mas depois da atualização ao iOS 9 está durando muito mais.

De todas formas, existem sempre alguns truques que podemos implementar para melhorar a duração da bateria de nossos iPhones e iPads. Dentre estes, somente um é exclusivo do iPhone, todos os outros truques funcionarão em ambos os dispositivos.

Seguem 10 dicas + 3 truques extras, com um explicativo em vídeo.

Tutorial de bateria no iOS 9

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

1) Modo de Pouca Energia – exclusivo no iPhone

Aumenta 1 hora de duração de bateria, para saber se está ativo veja a cor do ícone da bateria, que estará amarelo. É importante ressaltar que neste modo o dispositivo vai economizar energia, isso poderá incidir na velocidade processador, será normal que o aparelho fique mais lento neste modo.

Como ativar? Abra os Ajustes, vá em Bateria, lá ative o Modo de Pouca Energia.

2) Atualização de aplicativos em Background

Para oferecer sempre o conteúdo mais atualizado, mais fresco por assim dizer, o dispositivo estará trabalhando o tempo todo em 2º plano. É importante você abrir os Ajustes, tocar em Geral e depois Atualização em 2º Plano para visualizar quais aplicativos você tem ativado. Uma alternativa é escolher quais são os mais importantes para seu uso, mas meu conselho é desligar totalmente.

3) Notificações

Essa não é uma novidade, entra versão e sai versão, meu conselho é sempre verificar de quais aplicativos você gostaria de receber notificações, eliminando tudo aquilo que seja irrelevante. Dessa forma vamos economizar bateria e ainda estar mais focados no que realmente interessa.

Abra os Ajustes, Notificações e desative as notificações de aplicativos que você não estiver aproveitando.

4) Desative o Brilho Automático

Uma das novidades do iOS 9 é que agora ele dá sugestões sobre como economizar bateria, porém, uma das sugestões é deixar o brilho em automático para que o sistema decida qual será o brilho adequado em cada ocasião. Perfeito, mas ainda prefiro manter tudo sob controle, gosto de utilizar o brilho de meu iPad e iPhone em mais ou menos 35% da potência, permitindo assim uma economia bem maior de energia.

Para regular o brilho abra os Ajustes, vá em Tela e Brilho, desligue o brilho automático e configure em 35%.

5) Desative o Bluetooth e Wi-fi

Essa é uma dica muito importante pois os dispositivos Apple possuem uma função muito bacana chamada de AirDrop, porém, essa função infelizmente consome muita bateria. É importante manter as conexões sem fio desligadas quando não estão sendo utilizadas. Agora, uma última dica é: se estive em casa ou no escritório, sempre prefira a conexão Wi-Fi sobre a móvel 3G / 4G, pois o Wi-Fi consome menos bateria.

Como fazer? Abra a Central de Notificações deslizando de baixo para cima na tela do iPhone ou iPad. Desative o segundo e terceiro ícone.

6) Desligue o Handoff e Aplicativos Sugeridos

Se você não tem um Mac, essa opção deverá estar totalmente desativada. Se tiver, veja como está seu hábito de uso do recurso, pois possivelmente ele estará consumindo bateria à toa.

Outro vilão são os Aplicativos Sugeridos, que utilizam sua localização e uso de aplicativos para sugerir Apps na tela de bloqueio, é um dos recursos da nova Siri, mas como sempre vai gastar a bateria do dispositivo.

Abra os Ajustes, Geral, Handoff e Aplicativos Sugeridos e desligue ambas opções.

bateria-ios7

7) Desative as Transferências Automáticas e Atualizações

Outro vilão do uso da bateria são as atualizações automáticas, por mais utilidade que essa função possa ter, é sempre recomendável desligar para poder economizar bateria.

Para desligar a função vá em Ajustes, App Store e iTunes Store e depois desligue as atualizações e transferências automáticas.

8) Movimento e Preparo Físico

Se você não se importa com esse tipo de recurso em seu dispositivo não deveria tê-lo ativado, eles ficam monitorando seus movimentos o tempo todo. Esse recurso nem deveria estar presente no iPad, considerando que um trambolho destes não será usado para pratica esportiva.

Para desligar abra os Ajustes, vá em Privacidade, depois Movimento e Preparo Físico.
No iPhone há duas opções, desligue as duas, no iPad somente uma, desative ela.

9) Publicidade

As publicidades são um mal necessário, muitos aplicativos são mantidos graças aos anunciantes e isso faz com que nós não paguemos por eles. Porém, permitir gastar mais bateria por isso já seria um abuso, não é mesmo?

Para desligar o rastreamento de sua localização para a exibição de publicidades, abra os Ajustes, vá em Privacidade e depois Publicidade, lá ative a opção Limitar Publicidade Rastreada.

10) Serviços de Localização

Você pode desativar esse recurso completamente, mas estou certo de que não irá gostar do resultado. Minha dica vai ficar em abrir os Ajustes, ir em Privacidade, Serv. de Localização e escolher quais aplicativos terão permissão de utilizar sua localização.

Para filtrar mais ainda, vá na aba Serviços do Sistema e desative aquilo que você julgar adequado.

Eu desativaria o HomeKit que nunca uso, a bússola e também Locais Frequentes. Saiba que o iPhone e o iPad estão sempre rastreando sua localização, se você se incomoda com isto, deveria desligar essa opção.

Ao desligar essa opção saiba que a Siri Pro-ativa (novidade) não funcionará da forma que você gostaria.

11) Mail, Contatos e Calendários

Uma das formas mais efetivas de economizar bateria é desativar a checagem automática dos e-mails via Push. Gostaria de deixar claro que depois de realizar essa ação você precisará abrir o Mail todas as vezes para atualizar seus e-mails.

Para fazer isto vá em Ajustes, Mail, Contato e Calendários e depois Obter Novos Dados, desligue a chave Push.

12) Reduzir Movimento

Pode parecer uma configuração boba, mas isso realmente ajuda na economia da bateria. Com os movimentos da tela inicial você vê um belo efeito de paralaxe, porém, ele é totalmente inútil e consome bateria.

Para desativar vá em Ajustes, Geral, Acessibilidade e lá toque em Reduzir Movimento, ative a chave para finalizar.

13) iCloud

Por último, vamos dar uma repassada nas configurações do iCloud. Quero deixar claro que todos os recursos que você não estiver utilizando deverão ser desativados. Tudo isto consome bateria do dispositivo, então veja o que realmente é de utilidade.

Nos Ajustes, vá em iCloud, lá verá os serviços. Veja que eu não tenho ativado E-mail e Contatos, pois utilizo os serviços do Google para isto, já as Notas eu gosto de usá-las pois sincronizo com o Mac pelo iCloud.

Cada usuário deverá escolher aqui suas configurações, é algo que varia de pessoa para pessoa.

Considerações Finais

Com estes pequenos ajustes com certeza sua bateria vai recuperar bastante desempenho, não esqueça que estas dicas devem ser usadas somente quando a duração da bateria é algo realmente importante.

Todos os ajustes que nós fizemos neste artigo estarão desativando alguma função do sistema, portanto, saiba bem o que está desligado para entender o motivo de X ou Y recurso não funcionar mais tarde.

Tudo pode ser desfeito mais tarde, basta seguir este artigo novamente e fazer o sentido inverso das configurações.

Espero que esse artigo tenha lhe ajudado, se foi de bom proveito, por favor compartilhe nas redes sociais utilizando os botões abaixo.

  • Me conte, qual seu truque para fazer a bateria render mais?

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados

Comments

  1. janaina roberta

    minha bateria depois que atualizei pro IOS10 começou come muito, então voltei pro IOS9 mais continua, segui todos os passos e mesmo assim :/
    A bateria é nova, comprei outro carregador porque o meu parou do nada, mais não é original… tem algo a ver?

  2. RICARDO AMORIM

    Vinícius Campos, tive um problema semelhante ao seu quando o iPhone 6 estava consumindo muita bateria, além de seguir os 10 dicas acima do André Darugma, eu observei que a função ACESSO PESSOAL estava ativa, procure desligá-la, Pois essa função ativa faz com que a bateria acabe rapidamente. Fica aí essa sugestão.

  3. RICARDO AMORIM

    Alex Garcia, tive um problema semelhante ao seu quando o iPhone 6 estava consumindo muita bateria, além de seguir os 10 dicas acima do André Darugma, eu observei que a função ACESSO PESSOAL estava ativa, procure desligá-la, Pois essa função ativa faz com que a bateria acabe rapidamente. Fica aí essa sugestão.

  4. Alex Garcia

    Comprei um iphone 6 tem 4 dias, e eu estou passando pela mesma situação que o Vinicius. Ele está descarregando rápido, 1%, já estou quase convencido que deve ser algo na bateria, mesmo porque uso o poupa energia e o todos do segundo desativado. Estou gostando muito do iphone, e eu sempre usei samsung, fui convencido a mudar de tecnologia. Queria saber mais detalhadamente o porque dessa baixa de bateria uma vez que não esteja sendo usada. Algo drenando a bateria, muitas pessoas devem está passando pelo mesmo caso e se eu demorar a visualizar o celular, exemplo uma hora lá se foram em média 3% de bateria.
    Agradecido pela atenção!

    1. Post
      Author
  5. Vinicius Campos

    Estou com um iphone 6 novo e ele com brilho no minimo, todos esses recursos desativados e apenas com o 3G/4G ligado e com o whats app aberto diminui 1% de bateria em media a cada 3 minutos. Comparando uma carga de 100% durante varios horarios do dia e em uso similar com outro iphone 6 o meu está com uma hora de uso a menos, mas com 5% a menos na bateria também. O que pode ser?

    1. jonatas

      Depende do seu uso, por você pode estar usando mais esse que é o que você anda com ele do que o outro! Pode ser o carregador e a forma como você completa o clico de cargas! Ou pode ser a bateria que ja veio com algum defeito(muito improvável).

  6. Abel

    André, ao fazer essas configurações para economia da bateria, como por exemplo reduzir movimento eu percebi que o iphone ficou mais rápido, porém observei que quando eu aperto o botão para descanso da tela o botão que desliga o celular a tela da uma piscada rapida, isso é normal?? obrigado

    1. Post
      Author
  7. Gustavo Greco

    Como sempre, boas dicas, André…para completar sua postagem (e se quiser adicionar essa dicas a ela fique a vontade, até prefiro pois nem todos leem os comentários ) tem a opção de deixar o Iphone virado com a tela pra baixo em superfícies planas para não acender a tela quando chegam notificações (porém esse recurso precisa do “sensor de movimento e preparo físico ” ativo, mas é uma opção…outra coisa agora pode definir para desligar a tela com 30 segundos, o que já ajuda bem tbm pq antes o mínimo era 1 minuto. Abraços!

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *