Como resolver o problema do iCloud sem espaço (Not enough storage)

Um dos problemas mais comuns do iCloud é sem dúvidas a falta de espaço, muitos usuários não conseguem resolver este inconveniente pois o aviso está em inglês, o que dificulta muito encontrar uma solução.

Temos duas possíveis soluções para este problema do iCloud sem espaço, uma delas é paga e outra gratuita, claro que a paga é “livre de stress” e muito rápido de resolver, já a solução gratuita envolverá um pouco de trabalho, que ensinarei abaixo passo a passo.

Para acompanhar este artigo gravei um vídeo explicando tudinho, se você preferir pode assistí-lo ao invés de ler o artigo.

iCloud sem espaço (Not enough storage)

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Como podemos observar no vídeo são duas as soluções propostas para o problema de falta de espaço de armazenamento no iCloud, para compreender a origem do problema deixe-me explicar a funcionalidade do serviço e o que ocasiona o erro.

O iCloud é um serviço de armazenamento na nuvem (ou seja na internet) para usuários do iOS (iPad, iPhone e iPod touch) e OS X (Macs), este serviço oferece 5GB de espaço gratuito para testar, logo, quando o usuário ultrapassa os 5GB precisa pagar para expandir o armazenamento.

Utilizar o iCloud é uma das formas mais fáceis e rápidas para armazenar cópias de segurança de seu dispositivo, seja um iPad ou iPhone, no iCloud você guardará cópia de suas fotos, arquivos e do dispositivo em si.

A primeira forma de resolver o problema “Not enough storage” do iCloud será pagando, isso mesmo, uma pequena quantia que não doerá no bolso e resolverá de vez a questão, permitindo assim que seu dispositivo faça as cópias de segurança sem stress.

As opções disponíveis para assinaturas mensais são:

  • 50GB por $0,99 (4 reais);
  • 200GB por $2,99;
  • 1TB por $9,99;

Por outro lado, existe uma forma de resolver o problema sem desembolsar essa quantia, que apesar de não ser extremamente caro pode não ser possíveis para alguns usuários que não possuem cartão de crédito internacional ou simplesmente não desejam gastar mais nisso.

A forma gratuita implicará em realizar um trabalho manual de backups do conteúdo de seu dispositivo e de suas fotos, utilizando evidentemente um computador como plataforma de armazenamento desse backup.

Vamos revisar abaixo cada uma das opções, começando pela mais simples.

Solução #1: contratar um plano do iCloud

Como mencionei acima, infelizmente não serão todos os usuários que irão considerar esta solução, apesar de ser a mais simples e fácil de executar. Se você está disposto a resolver o problema pagando aproximadamente R$4 por mês por espaço extra no iCloud, siga os passos abaixo.

  • Quando o aviso de falta de espaço aparecer toque na opção “Upgrade Storage”;
  • Dê OK se aparecer um aviso informando a última vez que foi feito um backup no iCloud;
  • Toque na opção 50GB, que custa $0,99 por mês;
  • Toque no botão ‘Comprar’;
  • Informe sua senha do ID Apple para confirmar a compra;

Agora com isso realizado você já terá espaço extra e suficiente para realizar seus backups. Não contrate nenhum plano superior, espere que este espaço seja esgotado para fazer novamente uma ampliação do armazenamento.

Lembre-se que para que o iPhone ou iPad façam os backups no iCloud é necessário que o dispositivo esteja conectado no cabo de força, bloqueado e conectado na rede Wi-Fi. Entendido?

Bom, se você optou por esta solução já está resolvido. Se prefere resolver o problema de forma gratuita acompanhe a solução abaixo.

Solução #2: manualmente pelo PC

Essa é a solução gratuita, como toda barganha será necessário trabalhar para poder executar as tarefas. Não se preocupe que a única dificuldade desta opção será se lembrar de realizar o backup regularmente, é tão fácil quanto apertar um botão.

Antes de nada vamos reunir os elementos necessários:

  • Computador com iTunes atualizado;
  • Cabo USB do iPhone ou iPad (retirar a cabeça do carregador);
  • Conectar o lado USB no computador e a outra ponta no dispositivo iPhone ou iPad;

Tudo certo até aqui?
Você possui os elementos listados acima? Ok, é hora então de realizar os passos.

  • Vamos primeiramente abrir o iTunes do computador;
  • Agora vamos localizar o ícone de nosso dispositivo de forma a selecioná-lo;
  • No lado direito da tela vamos tocar na opção Fazer Backup Agora;
  • Aguarde até que o backup seja realizado, esta ação pode demorar;

Pareceu fácil não é mesmo? Pois bem, não pára por aqui, temos ainda que fazer backup das fotos. Sim, as fotos não entram no backup do iTunes e devem ser copiadas de forma manual através dos programas de fotografia do computador.

Mac OS X:

Se você usa um Mac o aplicativo Fotos deverá abrir automaticamente após conectar o dispositivo iOS através do USB, sendo assim, somente precisará selecionar a opção IMPORTAR dentro do aplicativo.

Windows:

No Windows poderá abrir uma janela de importação das fotos automaticamente após conectar o cabo USB, caso positivo, somente escolha “IMPORTAR” (próximo, próximo, próximo…).

Caso essa janelinha não apareça, abra o Meu Computador e lá encontre seu dispositivo na lista, o iPhone ou iPad aparecem como se fossem câmeras digitais no explorador de arquivos. Toque e copie as fotos normalmente.

Se você utiliza o Windows 10 deverá abrir o programa de Fotos e clicar no canto superior direito da tela nos “três pontinhos” (…), logo poderá selecionar Importar as fotos do iPhone ou iPad.

Ok, tenho mais uma solução para as fotos, desta vez será armazenamento na nuvem e gratuito utilizando o Google Fotos, um aplicativo que oferece espaço ilimitado para fotos de até 16GB, ou seja, todas as fotos do iPhone ou iPad.

Para isso criei um outro tutorial em vídeo que lhe sugiro assistir para aprender:

Considerações Finais

O problema do iCloud sem espaço, também conhecido como “Not enough storage” em razão do aviso em inglês que aparece mesmo com o sistema em português, pode ser facilmente resolvido utilizando as opções explicadas neste artigo.

Se você ficou com alguma dúvida, não hesite em perguntar nos comentários, não posso prometer responder cada um dos casos, mas se a pergunta for “nova” e não estiver respondida no artigo ou vídeos compartilhados no artigo, terei o prazer em ajudá-lo.

  • Qual é a forma que você escolheu para realizar seus backups?

Um abraço, até já.

Comments

    1. Post
      Author
  1. André Luís

    Vendi meu iPhone, é possível baixar em um PC ou Mac meu backup do iCloud para liberar espaço lá sem comprar mais (meu plano é 20gb) posto que meu Ipad não está mais fazendo Backups por isso.

  2. Carol

    Ola! Tenho contratado 50 gb para meus dispositivos. Porem, meu ipad, nãe esta concluindo o backup, embora o problema não seja espaço. Aparece que o backup não pode ser concluido?
    O que fazer?

  3. Jayme Nunes

    Parabéns pelos tutoriais.
    Um dúvida: se você tem um iPhone, a Apple te dá 5 GB de iCloud. Se você tem por exemplo um iPhone, um iPad e um Mac, você tem os mesmos 5 GB. Isso não é um contrasenso? Não deveria ser 5 GB por dispositivo?
    Existe um meio de conseguir 5 GB por dispositivo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *