Como realizar backup ilimitado e gratuito de suas fotos do iPad e iPhone

Uma das maiores dificuldades dos usuários de iPad e iPhone é compreender o funcionamento do iCloud. Uns ficam surpresos ao saber que ao apagar uma foto no dispositivo ela também é apagada do iCloud, fazendo assim com que o usuário perca essa imagem.

Ainda, quando explico que é preciso ativar a Fototeca do iCloud, para que essas imagens fiquem armazenadas na nuvem rola muita confusão. Para piorar, são somente 5GB gratuitos de armazenamento nos servidores da Apple, algo que te incomodado os usuários em razão da necessidade de compra de espaço extra.

Hoje, quero trazer uma dica muito interessante para que você consiga realizar backups gratuitos e ilimitados de suas fotos na nuvem, utilizando os serviços do Google.

Backups na nuvem – as opções

Dê o play acima para assistir o vídeo explicando como tudo funciona!

Antes de seguir quero comentar sobre as possibilidades que um usuário de iPad e iPhone possuem, no que diz respeito aos serviços e modalidades mais comuns de backup:

  • iCloud: oferece um espaço de transição que não funciona como cópia de segurança, ao apagar no dispositivo, essa foto é apagada do iCloud;
  • Fototeca do iCloud: precisa ser ativada em Ajustes > iCloud > Fotos. A partir da ativação o usuário conta com 5GB de espaço gratuito compartilhado com outros arquivos no iCloud. Pode comprar espaço extra a partir de $0,99 por mês para 20GB;
  • iTunes do computador: essa opção não é realizada na nuvem, mas é 100% gratuita e ocupa o espaço do HD de seu computador, ainda, é a única “manual”;
  • Google Fotos: opção 100% gratuita para armazenamento ilimitado de fotos com até 16 megapixels de resolução;

Sendo assim, podemos compreender que há uma grande confusão em relação aos backups no iCloud, muitas pessoas não estão protegidas, não possuem uma cópia de segurança e por falta de informação acabam cedo ou tarde perdendo suas fotos.

Ainda, a Fototeca do iCloud tem sua limitação de espaço gratuito, como também somente funciona em dispositivos Apple, você não tem um aplicativo em Android para visualizar estas imagens.

O iTunes do computador sempre será uma boa opção, principalmente pela rapidez em que os backups são feitos, mas, como é um armazenamento local, ele não é tão seguro considerando que seu computador pode estragar e você irá perder tudo.

[appext 962194608]
A forma que quero recomendar no dia de hoje é o Google Fotos, para mim com ampla vantagem sobre qualquer concorrente, partindo de sua gratuidade, espaço ilimitado para fotos de até 16 megapixels, é suficiente para armazenar qualquer foto que você tiver, nunca faltará espaço.

O Google Fotos tem ainda a grande vantagem de ser multi-plataformas, ou seja, tem aplicativo para Android, para iOS, permite ser visto também no computador, etc. Você não irá casar com uma marca de dispositivo, é um serviço que poderá ser utilizado mais tarde inclusive se você trocar de tablet ou smartphone.

Gratuito e ilimitado

Somente para confirmar, os backups do Google Fotos possuem espaço de armazenamento livre e gratuito para imagens de até 16 megapixels, ou seja, é totalmente suficiente para nossas fotos do iPad e iPhone.

Ao baixar o aplicativo e realizar a configuração básica, você já estará enviando as fotos para a nuvem, sempre que contar com uma conexão Wi-Fi ativada. Ainda, se desejar poderá ativar o envio também pela rede 3G ou 4G, algo que não recomendo por tratar-se sempre de planos limitados. Ao enviar pela rede celular você estará consumindo os megabytes do plano contratado.

Como realizar os backups? Esse procedimento é totalmente automático, basta você baixar o aplicativo em seu iPad ou iPhone e aceitar a configuração inicial sugerida.


Também poderá atualizar essa definição dentro do aplicativo, tocando nas três linhas ao lado da palavra Fotos.


Depois em Configurações.


Por último ativando em Backup e Sincronização a chave azul.

Principais Recursos

O aplicativo Google Fotos ainda oferece uma série de recursos interessantes e destacáveis, como é o caso das correções automatizadas de suas fotos.

Também oferece recursos de edição para transformar as fotos, corrigir cores, cortar, girar, etc. Ainda, tem um sistema de compartilhamento de galerias através da internet, sem precisar anexar as fotos nos e-mails.

Um outro recurso interessante são os filmes e histórias interativas criadas de forma totalmente automática, com colagens e animações belíssimas.

Para terminar, quero destacar a importância deste aplicativo para remover fotos e vídeos de seu dispositivo sem correr o risco de perder as fotos, elas ficarão armazenadas na nuvem, num computador da internet, dentro do Google, de forma segura para que você possa excluir suas fotos para liberar espaço em disco.

Debate:

  • Qual é sua técnica secreta para realizar backups sem pagar nada?

Grande abraço, até já.

[app 962194608]

Comments

  1. Marialva

    Oi Andre tudo bem? Adorei as dicas estou migrando do android para o iphone e to perdida, ai pergunto sou obrigada a ativar esse icloud? Vou poder usar o Chrome no iphone? Fico no aguardo obrigada e abraços.

  2. Maria Inez Azevedo

    André, bom dia!
    Obrigada por sua dica!
    Tenho ainda umas dúvidas:
    * Se uso o “Drive”, para que utilizar o “Fotos”, se ambos têm a mesma função?!
    * Qual o melhor dos dois para não ocupar espaço em meu dispositivo?!
    Agradeço desde já sua atenção!
    Abraço.

  3. Elizabeth Missagia

    O google fotos está ocupando quase 2 gigas no meu ipad mini. !!!!! Minha pergunta é a mesma de Raphael Teles, que voce não respondeu!!
    É assim mesmo?
    Nesse caso prefiro mante-las na fototeca!!

    1. Marcelo Figueiredo

      mesmo problema. não vejo o motivo do aplicativo ocupar tanto espaço se as fotos vão para nuvem. Tenho 12,7gb de fotos no telefone e uso o serviço da nuvem ONEDRIVE. o aplicativo ocupa apenas 106mb.
      No ipad uso o google photos e o mesmo ocupa mais de 2gb.
      solução! Apagar o aplicativo e instalar novamente?

  4. Raphael Teles

    Bom dia, no meu iphone tenho selecionada a opção de Armazenamento ilimitado, ou seja não está selecionada a opção de original. Mesmo assim na memória do iphone diz que o Google fotos esta ocupando quase 2GB de armazenamento, Se é um espaço ILIMITADO e na NUVEM, porque esta ocupando espaço na memoria do celular ?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  5. Fabio Lúcio

    Ótimo vídeo André, segui seu conselho e baixei o app. Um pequeno problema, com certeza a culpa é minha. Quando a tela bloqueia ele para o backup. Tem com resolver isso? A atualização em segundo plano está ativada. Valeu André

    1. Post
      Author
  6. David Schipper

    Caro Andre. primeiramente parabens pelo site. Leio todos.
    Como vc diz respondendo a pergunta do Mauricio, tirei fotos pelo Iphone, esperei transferir para o Google fotos e depois apaguei no fotos do Iphone. Apagou tb no Google fotos. Teria outro modo de evitar?
    Abs e obrigado

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá David, como vai?
      Não sei o que está ocorrendo aí, eu imagino que vocês não tenham dado tempo ao dispositivo para enviar a foto para o Google.
      Acabei de tirar uma foto, confirmei que ela foi enviada para o Google (vi pelo computador), depois apaguei a foto usando o aplicativo Fotos “DA APPLE”, e ela continuou no Google Fotos.

      Se você apagar usado o aplicativo Fotos “DO GOOGLE”, daí sim vai apagar, pois estás apagando justamente da nuvem.
      Até já.

  7. Marcelo

    Olá Andre,
    Eu costumo utilizar o Flickr do Yahoo. Apesar de não ser ilimitado, você pode armazenar até um tera de fotos e as fotos não tem a limitação de 16 megapixels. Vídeos também são permitidos. Você poderia fazer um comparativo entre os dois serviços.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  8. Cesar Nunes

    Olá André,

    Uma dúvida: hoje faço meu backup no icloud e habilito aquela função “Otimizar no iPhone” dessa forma as fotos no meu dispositivo está em qualidade inferior. Como ficaria o backup para o Google Fotos, ele só faria o backup das fotos em baixa?

    Outro detalhe é que nem consigo mais desabilitar essa função, pois, hoje não tem espaço no meu dispositivo para todas as fotos em alta.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Cesar, a sugestão do artigo funciona assim:
      – Tire fotos;
      – Google Fotos vai enviar para a nuvem em alta qualidade;
      – Apague manualmente as fotos do dispositivo;
      – Quer ver as fotos? Abra o Google Fotos e veja, só precisa de internet, mas não ocupa espaço algum;

      Abraço.

  9. Mauricio Kuehne jr

    Show sua vídeo aula. Mas tive uma dúvida. Realizado o backup, apaguei minhas fotos do iPhone. O problema é que as fotos também foram apagadas do Google fotos. Como apagar as fotos do iPhone sem perder as fotos do Google fotos?

    1. Post
      Author
  10. Tarcisio Cunha

    Oi, André! Ótima dica, essa! Mas eu li/ouvi em algum lugar que esse app tava com um bug onde, mesmo se vc não quiser mais o mesmo em seu dispositivo ele continua puxando suas fotos para o Google, tendo que fazer esse cancelamento de modo manual. Sabe se ainda continua com este problema? Quanto a outros dispositivos, eu utilizo o Carousel, do Dropbox, e não tenho o que reclamar dele – que ainda me oferece a opção de excluir do iPhone as fotos/vídeos que ele já copiou, liberando mais espaços. Só mais uma pergunta: você fala somente sobre as fotos, ele não guarda vídeos? Abraços.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Não é “um bug”, da mesma forma que você autoriza, precisa desautorizar. Lá nos Ajustes do sistema.
      Ele guarda fotos e vídeos, o grande charme deste é ser totalmente gratuito para fotos até 16 megapixels, armazenamento ilimitado.
      Já o Dropbox uma hora vai encher e você terá de pagar, o mesmo ocorre com o iCloud.

      Grande abraço.

  11. Napoleao Idelfonso

    André, obrigado pelas suas dicas. São ótimas. Nesta tua dica me ficou uma dúvida, este Google Fotos não “expõe”(Publica) as nossas fotos nos outros serviços do Google tipo G+ ?
    Obrigado e sucessos !

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Não, de forma alguma. Essas fotos ficam privadas. Até mesmo o Google Plus (que possui a mesma função exposta neste tutorial) deixa as fotos de forma privada, só torna elas públicas quando o usuário solicita.

  12. Marcelo

    André, tudo bem?

    Vou baixar e testar o App. Backup de fotos é sempre importante.
    Por falar nisto você já fez algum artigo sobre o backup da Fototeca do Icloud?

    Abraço!

    1. Post
      Author
  13. Nelma Saliba

    Adorei a dica, André! Como sempre você nos ajudando! Só uma perguntinha… No meu armazenamento aparecem 15 GB. Reparei que no seu tutorial aparecem 125 GB para você. Existe alguma razão para essa diferença?
    Outra coisa que não achei muito legal é o fato de ter que deixar o aplicativo aberto para fazer o upload das fotos. Fechou, ele pára de baixa-las, diferente do One Drive, por exemplo… Mas sempre é bom ter mais um aplicativo para guardar nossas fotos, com certeza!
    Sucesso sempre para você.
    Abs.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Oi Nelma, tudo bem?
      O espaço para essas fotos é ilimitado, não se preocupe com armazenamento.
      Eu tenho mais espaço pois eu pago mensalmente para o Google, pois utilizo para armazenar arquivos no Google Drive (tipo um concorrente do Dropbox) entende?

      Não se preocupe pois é tudo ilimitado para fotos até 16 megapixels.
      Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *