Como limpar histórico e dados de navegação no Safari do iPad e iPhone

Seja lá o motivo que for, sempre é bom ter a capacidade de limpar nosso histórico de visitação de páginas e blogs da internet, como também poder liberar espaço em disco ocupado pelo “cache” da navegação.

No Safari, esta opção não se encontra dentro do aplicativo, mas sim, lá escondido nos Ajustes do aparelho. É incrível como alguns usuários ficam perdidos com isso e não conseguem realizar as tarefas que no computador era simples e habitual.

Hoje vou ensinar a liberar espaço em disco, recuperar sua privacidade e limpar o histórico de visitação no Safari do iPad e iPhone.

Tutorial em vídeo

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

Como Limpar Histórico e Dados dos Sites

Os passos que vou lhes mostrar são extremamente simples, a única confusão que os usuários fazem é onde realizar essa tarefa, já que no computador geralmente esse tipo de configuração se faz dentro do próprio programa.

No iPad ou iPhone, vamos seguir os passos:

  • Abra os Ajustes;

ajustes

  • Toque em Safari;
  • Deslize até encontrar a opção Limpar Histórico e Dados dos Sites;

ajustes-safari-limpar

  • Confirme a operação tocando em “Limpar”;

ajustes-safari-limpar-confirmar

Pronto, agora os dados de navegação e arquivos que os sites costumam armazenar em seu iPad ou iPhone, para carregarem mais rápido (mas que ocupam espaço) foram eliminados.

historico-vazio

Como ativar a navegação em modo anônimo

Essa é uma dica extra que vou dar neste artigo, pois acontece que com a navegação em privado (ou modo anônimo) você não guarda histórico nem mesmo cookies e dados. Bacana não!?

  • Esse modo pode ser ativado no iPad e iPhone ao tocar no ícone das abas abertas.

janelas-safari

  • Logo irá tocar em Privado.

privado

  • Por último em “OK”.

safari-privado

  • Veja que agora a janela do Safari está com visual “escuro”, isso significa que você ativou com sucesso o modo de navegação anônimo.
  • Para sair do modo de navegação anônimo (privado), o passo-a-passo é o mesmo da ativação.

Considerações Finais

A possibilidade de limpar seus dados de navegação e histórico é muito interessante por dois grandes motivos: a privacidade e também a limpeza de memória.

Ao limpar o histórico ninguém que pegar seu dispositivo iOS poderá saber em quais sites você esteve navegando.

Já limpando a memória você libera espaço em disco que pode estar sendo consumido indevidamente com arquivos que você nem mesmo utiliza, de sites que não tem o costume de visitar com frequência e que estão ali somente abarrotando seu iPad ou iPhone.

Grande abraço, até já.

Atualizado 16/11/15 para a inclusão do tutorial em vídeo.

Comments

  1. Erica Daiane

    André nenhuma dessa opções que vc disse tem no meu iPhone. A opção limpar histórico esta desativada não tem como acessar esta opção. Gostaria de saber como faço. E como posso colocar o Google no modo privado.

  2. Simone

    Nenhuma opção de limpar histórico está disponível no meu 4s, nem no próprio Safari e nem em Ajustes. Como faço para resolver esse problema? Está assim desde a última atualização para o 9.2.1

  3. Fabiola

    André, consegui limpar histórico no iPhone, no entanto, no iPad a opção “limpar histórico” encontra-se desativada. A frase não está em negrito para que eu tenha a opção de clicar. Como resolvo?

  4. Rodrigo

    Olá Andre! Na verdade tem como limpar o histórico dentro do aplicativo. Basta acessar o “livro”, depois histórico e então clicar em limpar, na parte inferior!
    Abraço!

    1. Post
      Author
  5. Rudi Valério da Silva Barlem

    André , as tuas dicas são sempre pertinentes e muito importantes para todos os usuários . Parabéns pelo teu trabalho. Rudi Barlem

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *