Com a alta do dólar e a cada vez mais complicada situação econômica de nosso país, muitas pessoas estão optando pelo mercado dos dispositivos usados, como forma de comprar um aparelho excelente, porém com preço reduzido.

Um dispositivo Apple por mais usado que esteja sem dúvida é sinônimo de qualidade, qualidade esta que se reflete inclusive nos processos de segurança, para evitar que aparelhos roubados sejam recolocados no mercado negro.

Antes de comprar um aparelho Apple usado, como um iPad ou iPhone, é importante que o interessado faça a conferência para saber se ele pode ou não ser ativado por um novo usuário, é dizer, se ele está com o “Bloqueio de Ativação” desativado.

O bloqueio de ativação é um mecanismo de segurança para usuários de iOS, que quando ativado, impede que o iPhone ou iPad sejam formatados. Ao comprar um aparelho com o bloqueio de ativação ativado, você poderá ficar na mão a qualquer momento, com o dispositivo bloqueado e sem a senha do antigo dono para poder desbloqueá-lo.

Abaixo, vou lhes ensinar a conferir se um aparelho possui o mecanismo de Bloqueio de Ativação “ativado” ou “desativado”, lembrando claro que quando formos comprar um aparelho usado o resultado da busca deve ser “desativado” para que possamos comprar em segurança.

Assista um vídeo relacionado:

Primeiros passos:

Antes de iniciar a conferência do bloqueio de ativação precisamos ter em mãos o IMEI do dispositivo que estamos interessados, este código pode ser encontrado na parte traseira do dispositivo.

Se você conta com um iPhone 3G, 3GS, iPhone 4 ou iPhone 4s, o número do IMEI poderá ser localizado no interior da bandeja do SIM Card (o famoso chip).

localizar-imei-serial-ipad-iphone

Anote esse código do IMEI e clique aqui para acessar o site de verificação do Governo Brasileiro, exclusivo para esse tipo de consulta. Ao abrir clique na opção BROWSE IMEI, para poder ingressar o número e verificar a situação do dispositivo.

ACESSAR SITE DE VERIFICAÇÃO

Consultando o dispositivo

Com o número do IMEI em mãos, você deverá acessar o site de verificação que o Governo Brasileiro disponibilizou exclusivamente para essa finalidade, lá deverá clicar no botão BROWSE IMEI, para poder inserir o número do IMEI e certificar-se que ele não se encontra bloqueado.

É aí mora a importância de checar este processo, já que se você comprar o aparelho no impulso, sem verificar isso, certamente terá entrado numa “roubada”.

Como desativar o Bloqueio de Ativação

Se você pensou que existe uma fórmula mágica para desbloquear o aparelho está muito enganado, o que vou ensinar aqui vale para os proprietários que desejam vender seus aparelhos.

Os passos a seguir são necessários para que o comprador de seu aparelho usado possa criar uma conta Apple ID e utilizar a mesma no dispositivo comprado, sem esse procedimento um dia ele irá precisar atualizar o sistema ou até mesmo formatá-lo por algum problema e não poderá fazer os passos sem sua senha.

É muito importante fazer um destes passos antes de vender um iPhone ou iPad usado:

Pelo dispositivo:

  • Ajustes;
  • Geral;
  • Redefinir;
  • Apagar Conteúdo e Ajustes;
  • Inserir ID Apple e Senha;
  • Por último, insira o ID Apple e senha do proprietário na tela de Ativar o iPhone, para remover o dispositivo da lista;

Pelo navegador:

  • Acessar o site iCloud.com (link);
  • Inserir os dados de ID Apple e senha do antigo dono;
  • Clicar em Buscar Meu iPhone;
  • Clicar em Todos, para abrir uma lista de dispositivos vinculados à essa conta;
  • Selecione o dispositivo que deseja remover da conta (desativar o Bloqueio de Ativação);
  • Clicar em Apagar iPhone, não digitar número de telefone nem mensagem, clicar em seguinte até apagar o dispositivo;
  • Clique por último em Remover da Conta;

Após realizar estes passos, desligue e ligue novamente o aparelho para iniciar o processo de configuração do zero;

Considerações Finais

Espero que este artigo ajude você que deseja comprar um aparelho usado, como também, aqueles usuários que estão pensando em comercializar seus dispositivos Apple usados.

É super importante prestar atenção neste artigo antes de realizar a venda ou compra de um iPhone ou iPad usados, sem fazer estes passos o dispositivo poderá ser bloqueado a distância, como também ficar trancado quando for realizar alguma atualização ou der algum erro no sistema.

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados