Tutorial: Aprenda como corrigir um iPad ou iPhone lento

Seu iPad ou iPhone anda lento? Não sabe como resolver? Muitas pessoas me escrevem desesperadas pensando que a última atualização “estragou” seu dispositivo, ou, perguntando se seus aparelhos estão velhos demais para os aplicativos de hoje em dia.

Seja lá qual for seu iPad ou iPhone, nós podemos resolver a questão da lentidão com simples passos, hoje me proponho a ensinar como turbinar seu iDevice, liberando memória e recuperando o rendimento que seu aparelho sempre teve.

Siga as recomendações abaixo, caso fique alguma dúvida, não deixe de nos escrever nos comentários.

1) Feche aplicativos completamente

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

A questão é muito simples, basta assistir o vídeo acima ou seguir os passos abaixo para aprender.

Passo-a-passo:

  • Pressione duas vezes o botão home;
  • Deslize a miniatura do aplicativo para cima;

Pronto, é somente isso.

Muitas vezes nós usuários nos esquecemos do básico, qualquer dispositivo precisa de Memória RAM livre para poder executar de forma ágil as tarefas. Para isso, nós deveremos fechar alguns aplicativos, liberando assim essa memória e podendo dessa forma recuperar a velocidade do processador do iPad ou iPhone.

Você poderá ler na internet que o iOS gerencia a memória de forma excelente, bla bla bla, mas isso perde seu valor quando temos atividades rodando em segundo plano (background), por isso, vamos fechar todos os aplicativos que não estamos usando, de modo a potencializar o processador.

Para que fique claro, é bem verdade essa história de que o iOS gerencia bem a memória, congelando aplicativos em segundo plano, porém, atrelado a isso ele libera algumas partes, que ficam atualizando-se em background para oferecer conteúdo fresco cada vez que o aplicativo é aberto. Existem ainda os que realmente nunca param de funcionar em background, como os de músicas por streaming, os de comunicação estilo Skype, e mais.

Se você seguiu o vídeo acima, agora você terá seu o iPad livre de tarefas em segundo plano. Verifique se a velocidade melhorou.

Não aparece essa tela?
Se você não consegue ver essas janelas ao apertar duas vezes no botão Home, provavelmente você está rodando uma versão inferior ao iOS 7.

Nas versões mais antigas (iOS 6 e iOS 5) você deverá tocar e manter o dedo sobre o ícone na barra de aplicativos, eles começarão a tremer, logo você toca no botão (-) para fechar o App.

Aplicativos abertos no iPad

2) Reinicie o iPad ou iPhone

Se a dica anterior, de fechar os aplicativos, não funcionar. Será hora de partir para uma ação um pouco mais radical, não que isso possa prejudicar o aparelho, mas vamos levar mais tempo para executá-la.

As vezes somente fechar os aplicativos não resolve o problema, então, precisaremos partir para a segunda parte deste tutorial, que lhe ensinará a reiniciar o iPad e iPhone.

Quando reiniciamos os dispositivos iOS tudo começa do zero, você vai resetar e limpar a memória, o processador vai funcionar muito melhor em conjunto da Memória RAM livre após o reinicio.

Este processo de reiniciar o iPad ou iPhone precisa resolver a questão da lentidão, caso isso não esteja acontecendo, verifique novamente quais aplicativos tem aberto. É natural e acontece com frequência que um aplicativo em particular esteja ocasionando mal funcionamento do aparelho. Tente descobrir qual é, e mantenha ele fechado.

soft-reset

Passo-a-passo:

  • Pressione e segure os botões Home e Power juntos por até 15 segundos;
  • O botão Home é o redondo, central, já o Power é o de cima do iPad e iPhone (lateral no iPhone 6 e 6 Plus);
  • Somente solte os botões após aparecer a maçã da tela de reinicio;
  • Aguarde o sistema ligar completamente;

Deu certo? Percebeu um aumento na velocidade? Deixe sua opinião nos comentários.

3) Libere espaço em disco

Hoje em dia um dos maiores problemas dos usuários tem sido o pouco espaço de armazenamento dos iPads e iPhones. O iOS 8 veio com um peso tremendo, ocupando mais de 3GB de espaço na memória. O tipo mais vendido de iPad e iPhone é com certeza o de 16GB, em razão de seu preço mais acessível.

Acontece que esse problema tem atormentado os usuários, que não conseguem muitas vezes manter um certo espaço em disco para que o sistema possa rodar sem lentidão ou lag.

É complicado, eu sei, minha esposa sofre constantemente com isso e fica sem espaço nem mesmo para tirar uma simples foto. Abaixo vou fazer algumas recomendações básicas para que você possa liberar espaço em disco.

Ainda, lembre-se de que o iOS 9 que será liberado em setembro / outubro, virá com uma solução para esse problema, o sistema está mais leve e pesa somente 1GB.

Passo-a-passo:

André, não sei limpar o histórico de navegação e dados do Safari, tem tutorial pra isso?

  • Abra os Ajustes do iPad ou iPhone;
  • Deslize até encontrar a opção Safari;
  • Ao tocar nele, do lado direito procure por “Limpar Histórico e Dados dos Sites”;
  • Toque neste botão e logo confirme “Limpar”;
  • Pronto!

4) Desligue o efeito Parallax

Após o iOS 7 os iPads e iPhones ganharam um efeito “cosmético” (leia-se ‘não serve para nada’) chamado Parallax. Este efeito faz com que de acordo com o movimento do aparelho o fundo se mexe e os ícones ficam parados, causando assim uma sensação de profundidade que somente consume processador do aparelho.

reduzir-movimento

Para desligar esse movimento você deve:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Geral;
  • Vá em Acessibilidade;
  • Toque em Reduzir Movimento;
  • Ative o Reduzir Movimento;

Com o efeito Parallax desligado o processador de seu iPad ou iPhone ficará um pouquinho mais rápido, isso é lógico pois estamos fazendo ele descansar, ao invés de estar o tempo todo calculando esse movimento que não traz benefício algum.

5) Desligue as atualizações em segundo plano

No item número 1 eu citei que existiam certas funcionalidades dos aplicativos que eram mantidas ativas mesmo quando você não usa o mesmo. Correto? Bom, vamos então desligar essas atividades, para bloquear de uma vez por todas a atualização dos dados em segundo plano.

Esse recurso foi introduzido no iOS 7 e permite que o sistema atualize os dados de tempos em tempos, fazendo com que as últimas informações sejam carregadas e fiquem preparadas para quando o usuário abrir o aplicativo receber tudo atualizado.

Acontece que isso trabalhando no fundo causa certa lentidão para outras tarefas, principalmente em dispositivos mais antigos. Se você quer parar de vez com essas atividades em background, siga os passos.

atualizacao-segundo-plano

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Geral;
  • Depois toque em Atualização em 2º Plano;
  • Desligue a chave da Atualização em 2º Plano;

Agora seu iPad não irá mais processar as atividades dos aplicativos abertos, ele funcionará como era no iOS 6 ou inferior, que o aplicativo somente atualizava as informações depois de ser aberto novamente.

Recomendo esse truque também para quem quer economizar bateria, ela vai funcionar tanto para melhorar a velocidade quanto para não consumir energia em segundo plano.

6) Mantenha o dispositivo sempre atualizado

Existe uma crença popular que não tem sentido algum, a de que a Apple é má e lança atualizações somente para que os dispositivos fiquem mais lentos e o usuário tenha que atualizar.

Veja se isso tem cabimento, eu vou fazer o dispositivo de minha marca ficar ruim, então, a pessoa vai querer comprar um novo? Eu ficaria bravo com a marca e correria para a concorrência. A Apple jamais faria isso, temos que compreender que certos dispositivos possuem limitações e é claro que com o tempo os aplicativos vão ficando mais poderosos e isso faz com que os aparelhos tenham maior dificuldade em rodá-los.

Falei sobre isso em meu artigo [opinião] Apple e a obsolescência programada no iOS 9, explicando como as coisas realmente funcionam.

O fato é que a Apple está mantendo a maior quantidade de aparelhos atualizados com a última versão do sistema, será assim ainda no iOS 9, onde somente o iPad de primeira geração ficará de fora.

Isso tudo é parte de um esforço da maçã em aumentar a vida útil dos aparelhos, veja bem, você com seu iPad 2 poderá rodar os mesmos aplicativos que um usuário de iPad Air 2 (4 gerações mais recentes), não é o máximo?

A Apple ainda declarou na abertura do WWDC 2015 (conferência de desenvolvedores Apple) de que os usuários de aparelhos mais antigos como iPad 2 e iPhone 4S devem ficar tranquilos pois o iOS 9 irá potencializar estes dispositivos, fazendo com que eles sejam mais rápidos.

Nos resta então acreditar nisso e seguir atualizando os aparelhos.

A razão nos diz que é uma boa ideia, afinal, uma nova atualização além de permitir que o dispositivo siga rodando as versões mais novas dos aplicativos, ainda vem com uma série de correções de erros (bugs) e brechas de segurança.

Com certeza isso influencia positivamente na velocidade do aparelho, mas, não há uma ciência por trás disto. Desenvolvedores lançam versões mais carregadas, a tecnologia muda, enfim, há uma série de questões por trás da lentidão de um dispositivo antigo.

Confio em que a Apple esteja investindo milhões de dólares em estudos para melhorar cada vez mais nossos aparelhos e que essas descobertas possam ser aplicadas nas atualizações que eles liberam.

Considerações Finais

Neste artigo compartilhei seis truques para tentar potencializar o rendimento de seu iPad ou iPhone, estas dicas devem servir para qualquer modelo, inclusive para os mais antigos.

Estas dicas também podem ajudar a melhorar a duração da bateria, considerando que desligamos algumas das funções que realizam trabalhos em segundo plano, uma das tarefas que mais gasto de energia representa nestes dispositivos.

Quero me colocar à disposição para ajudar sempre que preciso, se tiver alguma dúvida relacionada com o assunto proposto, deixe sua mensagem nos comentários.

Grande abraço.

Comments

  1. Vanessa

    O meu ipad 2 ainda não ficou bom! Uso ele basicamente pra assistir séries online, já deletei oq tinha pra deletar, mas mesmo assim trava! Uma tristeza a cada episódio novo a começar!

  2. Gabriela

    Não consigo resolver o problema com o game center e não acho solução em lugar algum!!!! Várias pessoas aqui com o mesmo problema que eu e também sem resposta…

    1. Post
      Author
  3. Fabrizio

    Por favor me ajude! Tenho um ipad air 2 e jogos nele que necessitam a game center, porém ao entrar no aplicativo ou nas configurações nos ajustes aparece uma tela branca que não carrega, a tela branca também aparece ao entrar nas configurações da game center pelos ajustes….
    Grato, fabrizio!

  4. Allan

    Ola, apos ter atualizado meu iphone 5s para ultima versao o GAME CENTER nao abre fica em uma tela em branco e alguns jogos nao roda devido a necessidade desse aplicativo

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Provavelmente você esteja navegando no modo privado (ou seja, não guarda histórico). Qual é a cor da janela? Preta ou branca? Se for preta (cinza escuro), será o modo privado. Para sair disto bastante tocar no botão de gerenciar as janelas e depois em Privado.

  5. Ari

    André, é o seguinte: na sua orientação “não sei limpar o histórico de navegação e dados do Safari, tem tutorial pra isso?”

    “Abra os Ajustes do iPad ou iPhone;
    Deslize até encontrar a opção Safari;
    Ao tocar nele, do lado direito procure por “Limpar Histórico e Dados dos Sites”;
    Toque neste botão e logo confirme “Limpar”;
    Pronto!”
    acontece que no meu Iphone5 não funcionou. por que esta opção ” Limpar Histórico e Dados dos Sites” não abre este possibilidade para clicar, isto aconteceu repentinamente, pq até a semana passada ainda havia limpado, isto já após a versão 9.0.2.

  6. Eurípedes

    Eu tô com um problemaço, depois que atualizei para essa última versão do iOS a 9.0.2 meu game center não abre de jeito nenhum, fica uma tela toda branca e quando vai abrir os jogos ele já dá aquela travada por que o game center ta inuciando no jogo porém quando vc vai abrir ele individualmente (fora do jogo) ele não abre. É também quando vc tenta abrir ele nos “ajustes” ele trava e não abre. Queria tanto uma solução… Se alguém sober de algo que deu certo me ensina (já fiz todos os proceimentos desse site).

  7. Rafik

    Olá , depois da última atualização o meu iPad 2 tá travando muito muito , não consigo abaixar nada e o Game Center não abri o que fazer por favor .
    Obrigado

  8. Rafik

    Olá ,
    Após a nova atualização do iOS o meu iPad 2 ficou muito lento , o mais estranhou o Game Center parou , não abre a tela fica branca , pode me ajudar por favor .
    Obrigado

  9. Isabela

    Nossa o meu tá está assim, o Game Center não abre de jeito nenhum! E os jogos estão mega lentos! Não sei o que fazer. Já está disponível o iOS 9.03 mas tão com medo de atualizar e ficar pior!

  10. Maria Cristina

    André boa noite, só tenho elogios por seu site. É muito bom, digo é ótimo. Queria que orientasse em um problema, depois que atualizei meu iPad 2 o Game Center não abre, perdi todos os meus jogos e os amigos. Alguém já relatou este problema? Grata.

    1. Post
      Author
  11. Gonçalo sousa

    Mas tem a certeza? , é que Eu tenho de saber, se os 4 GB do iOS 8 forem substituídos pelo 1 GB do iOS 9 eu terei muito mais espaço, o meu receio é que fique tudo acumolado , mas você tem mesmo a certeza? Muito obrigado por responder!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  12. Gonçalo

    Eu tenho um iPhone 4s de 8 GB , o IOS 8 ocupa muito espaço , e de momento só tenho 700 MB livres, queria saber se vai dar para atualizar para o iOS 9? , se atualizar para o iOS 9 os quase 4 GB que o iOS 8 ocupa vão ser libertados?

    *dá para adicionar GB a um iPhone?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  13. Rafael Jacauna

    Parabéns pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo. Infelizmente o ser humano, em muitos casos, só consegue enxergar um ponto preto numa parede 5m x 5m totalmente branca, né verdade? Continue firme porque tem ajudado muito a todos nós, usuários dos produtos Apple.
    Um abraço!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  14. Guilherme Pastre

    Verdade, ajuda mesmo! Meu iPad 2 sooooofre com esse iOS 8, ficou absurdamente lerdo depois que atualizei. Essas dicas ajudaram bastante a deixar ele “usável” =D

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *