Como arrumar aplicativos que fecham sozinhos no iPhone com iOS 12

Neste artigo você encontrará um vídeo tutorial ensinando como arrumar aplicativos que fecham sozinhos no iPhone, utilizando o iOS 12, o sistema operativo mais atual no momento da publicação do texto (14/08/2019).

Se você acessar este tutorial tempos depois da publicação, pode ser que alguma ou outra tela seja parcialmente diferente, mas o resultado em si deverá ser o mesmo. Tenha especial atenção também se você está utilizando um iOS inferior, em dispositivos mais antigos, como o iOS 11 ou iOS 10.

Vamos para o conteúdo?

Vídeo: Aplicativo fechando sozinho no iPhone

Se inscreva no canal para ser avisado dos novos vídeos http://bit.ly/1IboFbR

Conteúdo explicado no vídeo:

  1. Forçar o fechamento do aplicativo
  2. Reiniciar o iPhone
    • iPhone 8 ou inferior pressionar botão de liga e desliga até aparecer o deslize para desligar aparecer, não solte o botão, deslize para desligar, mantenha o botão pressionado até o logo da maçã aparecer
    • iPhone X ou posterior pressionar o botão lateral direito e um dos botões de volume até o controle de deslize para desligar, deslize para desligar, mantenha pressionado o botão lateral direito pressionado até o logo da maçã aparecer
  3. Verificar se há atualizações para o aplicativo
  4. Apagar e reinstalar o aplicativo
  5. Verificar se há espaço de armazenamento livre
  6. Formatar o iPhone para reinstalar o sistema

Forçar o fechamento do aplicativo

Para fechar o aplicativo você deverá acessar a tela de multitarefas, no vídeo poderá acompanhar como fazer caso não saiba. Logo, deslizará para cima a tela do aplicativo que está tendo problema.

Reiniciar o iPhone

Reiniciar o iPhone é uma tarefa básica que pode ajudar a corrigir algum problema do sistema, que pode estar ocasionando o fechamento involuntário do aplicativo. Para reiniciar, você tem duas formas, dependendo do modelo do iPhone.

  1. Com um iPhone 8 ou inferior pressionar botão de liga e desliga até aparecer o deslize para desligar, não solte o botão, deslize para desligar, mantenha o botão pressionado até o logo da maçã aparece
  2. Com um iPhone X ou posterior pressionar o botão lateral direito e um dos botões de volume até o controle de deslize para desligar aparecer, deslize para desligar, mantenha pressionado o botão lateral direito pressionado até o logo da maçã aparecer

Verificar atualizações do aplicativo

Esta tarefa é básica também, trata-se de verificar se o aplicativo recebeu alguma atualização. As atualizações normalmente incluem correções de erros, se seu aplicativo está se fechando pode ser que seja um erro do aplicativo, não do iPhone em si.

Abra a App Store e toque na opção ATUALIZAÇÕES, na barra de baixo do aplicativo. Lá procure pela atualização do aplicativo que tem problemas, caso encontrar, toque em ATUALIZAR e aguarde terminar o processo.

Ao terminar, abra o aplicativo novamente e se o erro tiver sido corrigido com a atualização, o problema será coisa do passado.

Apagar e reinstalar o aplicativo

Outra forma bastante comum de resolver problemas de aplicativos que fecham sozinhos é reinstalar ele, para isso, você deve apagar o mesmo e logo procurá-lo na loja App Store para fazer o download novamente.

Para desinstalar um aplicativo do iPhone você deve tocar e manter o dedo sobre o ícone dele na tela inicial, até os ícones começarem a tremer. Logo, toque no (x) que se encontra no canto superior esquerdo do ícone.

Após desinstalar, abra a App Store e na barra de busca escreva o nome do aplicativo para baixá-lo novamente.

Verificar se há espaço de armazenamento livre

Poucas pessoas sabem, mas alguns aplicativos apresentam problemas quando o iPhone tem pouco espaço livre na memória. São aplicativos que necessitam de espaço para processar arquivos temporários durante o uso do mesmo.

Para verificar o espaço disponível abra os Ajustes, toque em Geral, logo Armazenamento do iPhone. Lá você verá a quantidade de espaço em GB utilizado e também a quantidade total do iPhone, por exemplo: 11,3 GB de 16 GB usados.

Isso significa que há ainda 4,7 GB livres e não seria problema para nenhum aplicativo, mas se o espaço livre for inferior a 1 GB, você deveria se preocupar e pensar em desinstalar alguma coisa, limpar o WhatsApp ou até mesmo fazer backup das fotos para poder apagá-las do iPhone.

Formatar o iPhone para reinstalar o sistema

Caso nada disto tenha resolvido, você tem ainda uma chance de resolver o problema do iPhone, mas nesse caso será algo bem drástico: reinstalar o sistema iOS.

Não é algo muito complicado, principalmente se você utiliza o iCloud para realizar backups.

Abra os Ajustes, vá na opção Geral, deslize até a parte mais baixa e escolha a opção REDEFINIR.

Dentro do Redefinir você irá escolher a opção Apagar Conteúdo e Ajustes, somente esta opção reinstala o sistema. Aparecerá um alerta pedindo para você Fazer Backup e Apagar, ou somente Apagar Agora.

Muita atenção, esta ação não pode ser desfeita, portanto, é muito recomendável que você escolha a primeira opção, já que ela realiza uma cópia de segurança na nuvem, para que mais tarde você possa restaurar e ter todo seu conteúdo novamente no iPhone.

Considerações Finais

Bom pessoal, espero ter ajudado. Nem sempre o problema de um aplicativo se fechar sozinho pode ser resolvido pelo usuário, as vezes é problema do app em si, e o desenvolvedor precisa atualizá-lo com alguma correção.

Exerça seu direito como usuário, dê uma nota baixa e comente qual é o problema que está acontecendo, para que o desenvolvedor possa saber e resolver o mesmo.

Um bom exemplo de aplicativo que tem se fechado constantemente é o Free Fire, muitos usuários comentam que ele se fecha durante o jogo. Não há nada o que se fazer, o problema é o jogo em si que tem problemas. É questão de esperar que os desenvolvedores resolvam o antes possível.

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *