10 comandos da Siri para controlar o Apple Music no iPad e no iPhone

Depois do enorme sucesso de meu artigo 7 comandos da Siri que eu adoro e uso diariamente, chegou a hora de voltar nesse assunto mas para dar um outro contexto à conversa. Hoje quero passar uma relação de comandos da Siri que vão potencializar sua experiência com o Apple Music, o novo serviço de músicas por streaming da maçã.

Se você ainda não está utilizando o Apple Music, recomendo ler meu tutorial “Como configurar e utilizar o Apple Music”, um artigo que lhe ensinará os primeiros passos para a abertura da conta gratuita de testes e também os recursos primários do aplicativo.

Ah, a Siri… lançada em 2011 mas que demorou um bocado para aprender nossa língua portuguesa, só sabe falar português há três meses. Coitadinha, tem muito o que aprender ainda, mas que dá para brincar com ela ninguém pode negar.

Embora a assistente pessoal ainda seja um pouco “assistonta” em português, com força de vontade você conseguirá realizar todos estes comandos que ensinarei abaixo.

Controlar o Apple Music com a Siri é sensacional, ótimo no iPad, para não ter que trocar de aplicativo, mas imensamente recomendável para quem usa no iPhone quando faz exercícios físicos ou enquanto está dirigindo.

Não sabe usar a Siri?

Bom, acredito que alguns dos visitantes ainda não saibam utilizar a assistente virtual do iPad e iPhone, já que é um recurso novo pelo menos em português.

Basicamente você deverá deixar apertado o botão HOME (aquele redondo da frente do dispositivo), então aparecerá a assistente perguntando em que pode lhe ajudar.

siri-em-que-ajudar

Não deu, e agora?

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Geral;
  • Escolha Siri;
  • Ative a opção Siri;
  • Configure abaixo o idioma Português;

A Siri está disponível em português para todos os usuários do iOS 8.3, para checar a versão do sistema que está instalada em seu iPad ou iPhone, vá nos Ajustes, então Geral, depois Sobre e lá verá “Versão”.

Não tem iOS 8.3 ou iOS 8.4 instalado? Siga nosso tutorial: Como instalar o iOS com Siri em Português no iPad e iPhone.

Vamos lá, chega de enrolação é hora de revelar os comandos mais interessantes da Siri para controlar o Apple Music.

1) Toque as mais populares de …

siri-mais-populares
Um pouco de nostalgia não vem nada mal de vez em quando não é mesmo? Que tal pedir para a Siri uma seleção de músicas da década de 90, ou de um ano específico como meu exemplo 1999?

É isso mesmo, ela vai lhe separar somente as melhores canções daquela época, para você reviver com entusiasmo os velhos e bons tempos da música brasileira e internacional.

Comando: Toque as músicas mais populares de “1999”

2) Quero mais destas…

siri-mais-como-estas
Sabe quando você está ouvindo uma lista e curtiu muito mesmo uma canção em específico? Você quer ouvir mais e mais, principalmente se for um artista que até então você não conhecia, ou um estilo musical novo que você está apenas conhecendo.

A Siri pode lidar com isso e incluir esse tipo de música ou esse artista em suas próximas recomendações, para isso você tem um comando secreto e muito simples, basta pedir pra ela.

Comando: Toque mais músicas como esta

3) Me deu vontade de…

siri-toque-musica-escolhida
As vezes estamos ouvindo uma música que nos faz lembrar de outra, então, nada melhor que dar ordens à sua Assistente Virtual para que ela se encarregue disto e faça sua vontade.

Comando: Toque “Puro Êxtase” do “Barão Vermelho” depois desta música

4) Cansei, bola pra frente

siri-pular-musica
Você até gosta da música que está cansando mas as vezes o karma é outro e você quer ver o que vem a seguir, seu desejo é uma ordem, dirá sua assistente.

Comando: Passe para a próxima música (ou somente “Pule”)

5) Adoro, anota isso pra depois

siri-adicionar-colecao
Então, você ouvindo uma canção que já conhece ou que acabou de conhecer, mas lembrou que ela não está em sua “coleção”. Peça para a Siri colocar dentro de suas músicas preferidas. Para isso bastará um comando em específico, lembre-se dele.

Comando: Adicione esta música à minha coleção

6) Ih… não curti não Siri

siri-nao-gosto-dessa
E aquela música que não tem nada a ver com você, aquele estilo cafona, brega, barulhento e que você não quer ouvir nunca mais na sua vida. Como faz?

Comando: Não gostei dessa música Siri

7) Como é o nome do artista?

siri-quem-canta
Você curtindo sua playlist, seu estilo, sua rádio, rola aquela música que você adora mas nunca lembra quem canta. A Siri sabe tudo gente, pede pra ela!

Comando: Quem canta essa música?

8) Dá uma embaralhada nisso aí

siri-aleatorio
Ouvir listas é sempre interessante, uma forma de você selecionar determinada parte do mundo da música e escutar somente coisas semelhantes. O Apple Music oferece muitas listas curadas por seres humanos, sim, pessoas que trabalham na Apple e selecionam diversas listas de acordo com o gosto dos assinantes.

Bacana, mas ouvir estas listas sempre na mesma ordem cansa. Que tal pedir para a Siri colocar no “random”?

Comando: Ative a ordem aleatória

9) Essa merece meu Like

siri-gosto-dessa
O Apple Music tem um sistema de Likes que ainda não descobri bem para que serve, pois já foi falado que não faz a música tocar mais em razão de dar o Like. Não há tampouco uma lista de “músicas que eu curti”, nem nada parecido.

siri-like-dado

Mas, se você quer dar seu joinha ou coraçãozinho mesmo assim, pede pra Siri que ela faz isso por você.

Comando: Gosto dessa música

10) Quero ouvir a melhor rádio da internet

siri-toque-beats1
Ahh, a Apple jura de pé junto que a Beats 1 é a melhor rádio da internet, 365 dias por ano, 24/7, com DJs famosos e artistas super exclusivos trabalhando lá dentro. Eu particularmente achei muito barulhenta, mas como gosto não se discute, que tal pedir pra Siri tocar ela pra você?

Comando: Toque a rádio Beats 1

Considerações Finais

Leitores queridos, esses foram comandos que fui descobrindo em português mas não significa que só existam eles. Se vocês conhecem outros comandos divertidos, interessantes e sobretudo úteis, por favor, deixem eles nos comentários!

Essa lista é uma coleção de 10 formas de interagir, lembre-se que a Siri funciona de forma contextual, ou seja, você pode falar de outras formas para realizar o mesmo comando.

Tente, experimente, volte aqui e conte pra gente (até rimou, mereço seu comentário abaixo com um comando).

É isso galera, boa diversão nessa interessante tarefa de dar ordens à Siri.

Se curtiu, dá aquela compartilhada básica nas redes sociais, não há outro tutorial como este em português na internet, seus amigos vão adorar!

Grande abraço.

Comments

    1. Post
      Author
  1. Amanda

    Oi André, foi vc quem me ensinou os primeiros passos no Ipad e Iphone, sigo vc desde então, sigo e aprendo sempre e já estava ma achando craque …agora então… To me achando o máximo rsrsrs Adorei falar com o siri sobre minhas preferencia musicais kkk abração
    Amanda Carvalho

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  2. Luma

    Olá André, existe algum comando para o Siri que não precise pressionar o botão para disperta-lá ? Tbem não tenho o costume de usar, mas todo novo comando terei que pressionar o botão??? Grata

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Luma, como vai?

      Se estiver usando o iOS 8, você poderá fazer uma pergunta à Siri começando com “E aí, Siri”. Você precisará ativar o “E aí, Siri” acessando Ajustes > Geral > Siri > Permitir “E aí, Siri”. Além disso, você precisará conectar seu dispositivo iOS para usar o “E aí, Siri”. Para obter o melhor desempenho, mantenha o ruído de fundo o mais baixo possível e o microfone sem obstruções.

      * Explicação retirada diretamente do portal de suporte da Apple.

  3. Rosinéia

    Olá Andre, tudo bem? Eu quase não uso a Siri, ainda, mas acho que é questão de costume. Adorei as dicas e vou coloca-las em prática.

    Beijos, adoro seu site.

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *