Aprenda a utilizar a função ditado da Siri em português no iPad e iPhone

Com a chegada da Siri em português, ganhamos novas funcionalidades que aos poucos podemos começar a explorar. Alguns destes recursos são bem básicos, como os comandos de voz para que a assistente realize tarefas no dispositivo.

Outros, permitem potencializar nossa produtividade, como é o caso da função ditado, pela qual você irá transformar voz em texto no iPad e iPhone.

Transformar voz em texto: tudo o que você falar será captado pela Siri, que transformará em texto dentro do processador de textos ou aplicativo de sua preferência.

Tutorial em vídeo: Ditado no iPad e iPhone

Configuração inicial

Antes de prosseguir com o tutorial você precisa ativar o ditado em português, essa configuração está nos ajustes do iPad, seguindo estes passos:

  • Abra os Ajustes;
  • Escolha a opção Geral;
  • Lá vá em Teclados;
  • Deslize até a parte mais baixa e Ative o Ditado;

ativar-ditado

Pronto, a partir de agora você pode seguir, pois a função ditado estará presente no teclado do iPad ou iPhone.

Como utilizar função ditado em português

Uma vez que o Ditado está ativado, utilizar essa função é bastante simples. Você simplesmente deverá abrir seu processador de textos ou aplicativo de preferência e dar a ordem para que a Siri comece a coletar sua voz.

Esta “ordem” é dada ao tocar no botão do “microfone”, que está ao lado da barra de espaço.

teclado-microfone

Para finalizar a captura da voz, toque no botão OK da tela. Em alguns segundos a Siri vai processar todas as suas palavras em texto, liberando a edição para qualquer eventual correção.

Não funciona? Lembre-se, você precisa de uma conexão ativa com a internet para utilizar a função Ditado.

Ela infelizmente não é perfeita, mas funciona excepcionalmente bem, podemos contar com essa funcionalidade sempre que desejarmos, principalmente após acostumar com a pronúncia clara e as pontuações.

Comandos de voz para pontuações

De nada serve aprender a ditar textos no iPad e iPhone sem aprender os comandos de voz para as devidas pontuações, somente com esse recurso será possível ter fluidez para aumentar a produtividade na “digitação” dos textos.

Vamos lá aprender agora então, estes comandos, no lado esquerdo fica o comando a ser falado e do lado direito o resultado.

  • Ponto: insere um ponto final “.” na frase, juntamente de um espaço, assim, você já fica pronto para começar a seguinte frase;
  • Interrogação: insere um ponto de interrogação “?” na frase, juntamente também de um espaço para que o usuário possa começar a seguinte frase rapidamente;
  • Vírgula: insere uma vírgula “,” na frase, permitindo assim separar a oração;
  • Exclamação: insere um ponto de exclamação “!” na frase, sempre com um espaço para poder iniciar a próxima frase rapidamente;
  • Novo parágrafo: insere um novo parágrafo no texto;
  • Reticências: insere as “…” dentro de um texto;
  • Dois pontos: insere os “:” sempre que o usuário falar o comando;
  • Ponto e vírgula: insere o “;” na oração;
  • Abre aspas / fecha aspas: é possível também utilizar aspas no texto, para abrir “Abre Aspas”, para fechar “Fecha Aspas”;
  • Asterisco: adiciona o símbolo * no texto;
  • Arroba: insere a @ dentro dos textos;
  • E comercial: insere o símbolo “&” no texto para o usuário;

Não para por aqui, estes são somente os símbolos que pude testar para escrever este artigo, mas você poderá ir descobrindo novos truques no Ditado da Siri em português.

Se você conhece outra forma de utilizar esse recurso, que pode colaborar com o enriquecimento da informação, compartilhe conosco nos comentários.

Utilizar esses recursos do iPad e iPhone podem nos ajudar a escrever textos de forma mais rápida, como também, escrever sem o uso das mãos, se elas estiverem ocupadas.

Bacana não? Se gostou, compartilha com seus amigos nas redes sociais.
Grande abraço, até já.

Comments

  1. Samira Abiarraj

    André, acompanho seu trabalho diariamente, desde o começo e me foi muito útil.
    Tenho um IPad 2 e nele não funciona o Siri. É uma restrição desta versão?
    Agradeço se puder me ajudar.
    Parabéns pelo sucesso!
    Um abraço.
    Samira

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *