Tirar fotos com o iPad tem se tornado cada vez mais popular, as pessoas estão perdendo a vergonha e colocando o tablet para trabalhar. Lá nos primórdios em 2010, quando todos apontavam que o iPad 1 não ter câmera era uma falha grave, eu pensava “mas quem vai tirar foto com esse ‘trambolho’”, eis que eu estava enganado e com a chegada do iPad 2 o pessoal começou a mostrar que tamanho não é documento.

Já o iPad 3 determinou uma grande virada de página, pois por primeira vez o iPad apresentava uma câmera com uma excelente qualidade, 5 megapíxels e capaz de cumprir bem o papel de câmera fotográfica. Depois veio o iPad 4 com pequenas melhoras e o iPad mini (que ainda não chegou ao Brasil), este último em minha opinião possui um tamanho excelente para fotografar.

Mas, até aquilo que é bom pode ser melhorado, comentei há tempos sobre 10 aplicativos para tirar e editar fotos com seu iPad, mas aqueles eram Apps pagos.

No dia de hoje vou ensinar-lhes como editar as fotos utilizando o aplicativo nativo Fotos.

Como editar e recortar fotos no iPad

Bom, falarei e mostrarei como realizar estas tarefas no iPad, que é o principal foco deste blog, porém, estas técnicas são todas aplicáveis no iPhone e no iPod touch, já que ambos dispositivos utilizam o mesmo sistema operacional do tablet.

Com o aplicativo Fotos aberto você deverá escolher a foto que deseja editar, deve então tocar sobre ela para que seja mostrada em tela cheia.

No topo do lado direito você deve tocar no botão Editar, assim, terá acesso na parte inferior aos comandos de edição: girar, melhorar, olhos vermelhos e recortar.

Botões Editar no Fotos do iPad

Girar:
Ao tocar neste botão a foto será girada em sentido anti-horário, você pode tocar várias vezes até acercar o ângulo desejado.

Melhorar:
Este é em minha opinião um botão mágico, ao tocar uma vez você ativa a melhoria, já na segunda vez que toca você a desativa.

Melhorias automáticas

Recomendo testar foto por foto para ver o resultado, em algumas ele realmente funciona, já em outras o resultado é desprezível.

Olhos Vermelhos:
Sempre tem aquela foto bacana mas que infelizmente alguém saiu com os olhos vermelhos, existe então a ferramenta para essa correção. É um pouco chatinho de acertar dentro do olho, como você precisa tocar no olho da pessoa para a ferramenta funcionar recomendo primeiro que você aproxime a imagem com um gesto de pinça.

OBS: em alguns casos a ferramenta de correção dos olhos não funciona corretamente, quando isso acontecer você pode tocar mais uma vez na tela para remover o efeito.

Recortar:
Talvez a mais útil de todas, no momento de tirar uma foto não nos preocupamos com tantos detalhes, mas, logo ao revisá-las quem sabe possamos melhorar muito mais o enquadramento, para isso a ferramenta de recorde é uma boa pedida.

Cortando imagens no Fotos do iPad

Existe dentro dessa ferramenta a possibilidade de corrigir o horizonte, basta tocar com dois dedos e girar a foto, de modo a corrigir a linha desejada.

A ferramenta de corte possui ainda cortes pré-estabelecidos (restringir), ideais para confeccionar fotos com cortes exatos, como por exemplo:

  • Quadrado;
  • 3×2;
  • 3×5;
  • 4×3;
  • 4×6;
  • 5×7;
  • 8×10;
  • 16×9;

Depois de uma edição, se você não gostar do resultado e desejar voltar atrás basta tocar no botão “Reverter à Original” que se encontra no topo do lado esquerdo da tela.

Tamanho restringido para fotos no iPad

Quando terminar de realizar a edição poderá desejar dar saída nas imagens, isso é possível com simplesmente tocar no botão de compartilhar (quadrado com flecha saindo de dentro). Ele mostrará várias opções, entre elas:

  • Enviar por e-mail;
  • Enviar por iMessage;
  • Compartilhamento de Fotos;
  • Publicar no Twitter;
  • Publicar no Facebook;

Compartilhar fotos no iPad

Quando você escolhe compartilhar fotos por e-mail o iOS limita esse compartilhamento para até 5 fotos, aqui no blog já ensinei como contornar essa limitação e enviar quantas fotos você desejar, leia:

Se você quer aprender tudo sobre fotografias no tablet e se tornar um expert no assunto, recomendo a leitura de:

Evidente pessoal que estas edições que comentei acima feitas no aplicativo Fotos, nativo do iPad, são muito básicas, portanto se você está buscando um resultado em edição muito mais profissional, deve pensar em aplicativos desenvolvidos para essa finalidade, conheça os melhores:

No mais, por hoje é só pessoal, espero que tenham aprendido algo novo. Se você já é um usuário médio-avançado, peço que compartilhe conosco suas dicas e truques sobre fotos no iOS. Se conhece algum segredo para tirar melhores fotos ou editá-las de forma esplendida por favor escreva sua mensagem nos comentários.

Até já.

Inspirado em EveryThingiCafe

Artigos relacionados