Não é uma novidade que os iPhones são os smartphones mais desejados do mundo, a Apple revolucionou o mercado da telefonia com o lançamento de seu telefone inteligente no ano de 2007 e se converteu na empresa mais valiosa do mundo.

Bom, depois de uma década de grande sucesso, aparentemente a Apple está caindo no conceito de seus próprios usuários, logo de lançamentos que não surpreenderam, e a constante evolução da concorrência.

Antes de seguir com o assunto principal do artigo, gostaria de fazer algumas perguntas, para entender seu ponto de vista neste tema.

Você já pensou em trocar seu iPhone por um dispositivo da concorrência? Acha que o iPhone ainda é o melhor smartphone do mercado? Percebeu o crescimento da qualidade de telefones outras empresas, como o S10, o P30 Pro e OnePlus 7 Pro?

Assista em vídeo este conteúdo

** Se inscreva no canal para ser avisado dos novos vídeos http://bit.ly/1IboFbR **

Usuários estão trocando o iPhone pela concorrência

Hoje quero contar pra vocês uma tendência que cada vez se torna mais evidente, acontece que milhares de usuários de iPhones estão começando a migrar para a concorrência. São usuários de smartphones premium, isso quer dizer, os mais caros do mercado, que estão começando a optar por dispositivos também premium de outras marcas.

Há 12 anos atrás, Steve Jobs subiu ao palco da MacWorld para revelar o iPhone, chamando-o de um produto mágico e revolucionário. O tremendo sucesso do smartphone comprovou seu ponto de vista, levando a empresa ao primeiro lugar como sendo a empresa mais valiosa do mundo.

Uma década depois…

Porém, depois de mais de uma década as coisas começaram a mudar, parece que o iPhone finalmente perdeu sua mágica. As ações da Apple despencaram 9% da noite pro dia e a empresa perdeu bilhões de dólares, ficando em valor de mercado atrás da Microsoft, Amazon e Alphabet (ou seja Google).

Não estamos falando pontualmente sobre economizar dinheiro, já que estes celulares premium custam quase o mesmo que um iPhone, o que têm feito usuários deixarem a fidelidade de lado possivelmente seja relacionado com a falta de inovação dos celulares da maçã.

Segmento Premium

Marcas como a Samsung, estão ganhando mercado no segmento premium, com telefones extremamente bem sucedidos, como é o caso do Galaxy S10, um telefone moderno, elegante, com câmeras potentes, telas de qualidade invejável e recursos inovadores, como é o caso do desbloqueio por impressão digital ultrassónico debaixo da tela.

Sendo assim, o mercado dos smartphones tope de linha vai se ajustando, ainda com um domínio da Apple com 47%, Samsung com 25% e Huawei 16%.

Estudo confirma!

Um estudo conduzido pelo BankMyCell, serviço americano de troca de smartphones usados por novos, entre 2018 e 2019 a Apple perdeu 15% de mercado. Já a Samsung tem motivos para festejar, 18% dos novos compradores da linha Galaxy S10 eram usuários da Apple anteriormente.

Essa mesma pesquisa revela que a Apple chegou à menor taxa de retenção de consumidores norte-americanos desde 2011, agora com 73%.

Não é a toa que a Apple vem perdendo mercado, a empresa tem se demonstrado lenta na implementação de recursos inovadores, aumentou o ciclo de design de seus aparelhos de 2 para 3 anos, isso quer dizer, que agora a cada 3 anos ela lança um iPhone “diferente” na aparência.

Antes eram somente 2, sendo o primeiro modelo e logo a versão S, que normalmente melhorava o processador e trazia um ou outro recurso novo. Além de não estar entregando aos usuários coisas muito simples que de fato fazem a diferença, como uma bateria maior, que dure sem problema uma jornada de uso árduo.

Concorrência inova mais

Mas não é somente pelo fato da Apple estar pisando na bola, o Android e dispositivos que utilizam o sistema estão cada vez melhores, mais bem construídos e com aspecto mais premium.

Há anos o iOS se mostrava como a melhor opção em sistemas operativos móveis, porém, essa brecha diminuiu muito, inclusive para alguns especialistas o Android é imensamente mais vantajoso que o iOS para o usuário em diversos aspectos.

Considerações finais

Espero que essa pincelada tenha sido suficiente para que todos entendam o que anda acontecendo com a Apple nos últimos tempos, sabemos que a empresa tem pisado na bola, mas a concorrência não está dormindo.

A Samsung é o principal nome no mundo Android, mas existem marcas fazendo um trabalho excepcional que merece ser reconhecido. Marcas como Huawei, Xiaomi, Honor, Vivo, Oppo, Google (com Pixel) e claro, a OnePlus.

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados