Ontem a Apple liberou a primeira versão de testes do iOS 9.3, é certo que ainda sairão algumas atualizações menores do iOS 9.2 antes do lançamento oficial, porém, já conseguimos saber quais serão as principais novidades do sistema.

Desta vez a atualização estará recheada de boas novidades, como por exemplo um modo noturno que promete melhorar o sono daqueles que utilizam seus dispositivos pela noite, novas interações com o Force Touch do iPhone e o bloqueio do aplicativo Notas por senha, muito útil diga-se de passagem.

Vamos para a lista completa das novidades e mais detalhes sobre elas.

10 principais novidades em vídeo

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Night Shift (Modo Noturno)

Essa é uma nova função criada para reduzir automaticamente durante a noite a quantidade de luz azul emitida pela tela do dispositivo, desta forma, os usuários de iOS estarão menos expostos a dita luminosidade, que pode provocar insônia.

A função irá diminuir os tons azuis e aumentar os amarelos, tornando assim a imagem da tela do iPad e iPhone um pouco mais cálida, permitindo assim um melhor descanso ou uma maior facilidade para dormir após o uso do iDevice.

night_shift

Numerosos estudos indicam que estar exposto às luzes azuis durante a noite pode dificultar o sono, essa nova funcionalidade poderá ser ativada ou desativada, não sendo de uso obrigatório. Nos Ajustes teremos a possibilidade de escolher se queremos tornar as cores mais quentes ou frias.

Também será possível programar uma faixa de horário no qual desejamos que este recurso seja ligado automaticamente, mais ou menos como hoje já é possível ativar o modo Não Perturbe, de forma predeterminada ficará ativo após o pôr do sol, até a manhã seguinte.

Ações Rápidas (Force Touch)

Recurso único para o iPhone 6S e 6S Plus, o iOS 9.3 irá trazer novas interações com o Force Touch, sobre os aplicativos do sistema. Os novos recursos estarão presentes para os Ajustes, Tempo, Bússola e Saúde.

  • Ajustes: Nele você encontrará atalhos para o Bluetooth, Wi-fi, Bateria e Trocar o fundo de tela.
  • Tempo: Poderás ver informações sobre o clima em sua localização como também nas localizações armazenadas anteriormente.
  • Bússola: Poderá escolher entre a bússola ou o nível.
  • Saúde: Permitirá acessar rapidamente seu ID ou Painel.

quick_actions

Também estarão presentes novas interações com a App Store e iTunes Store. Na loja de aplicativos você terá a opção de “buscar”, “resgatar código”, “atualizar tudo” e “ir para comprados”, o que para mim é algo totalmente desnecessário, já está parecendo um uso abusivo do Force Touch, mas tudo bem.

No iTunes teremos “ver downloads” e “comprado”, ou seja, mais do mesmo.

App News

O aplicativo News (Notícias) ainda não está disponível no Brasil, porém, é importante conhecer as novidades que cedo ou tarde terminarão aterrizando em terras tupiniquins. O iOS 9.3 trará a importante novidade de que agora o aplicativo News oferecerá conteúdos mais pessoais.

A nova seção “Para você” vai introduzir os assuntos mais compartilhados e fotos específicas criadas pelos editores da Apple para ajudar os usuários a descubrir novos conteúdos. Isso inclui uma nova tela com visão horizontal para os usuários de iPhone, a reprodução de vídeos e uma atualização mais rápida dos conteúdos novos ao abrir o aplicativo.

App Saúde

Mais novidade exclusiva para o iPhone, no aplicativo Saúde enquanto você visualiza as categorias Peso, Exercício e Sono, a Apple passará a sugerir outros aplicativos relacionados para que você tenha mais opções de coleta de dados.

carplay_

CarPlay

Foram atualizados muitos dos aplicativos compatíveis com o CarPlay, que agora passam a seguir a linha visual do iOS 9. No Apple Music agora você encontrará as opções “Novo” e “Para você”, que facilitarão o descobrimento de novas músicas.

Dentro dos Mapas o usuário terá uma nova opção chamada “Próximo”, que oferecerá informação do que fazer perto de si, como postos de gasolina, restaurantes, cafés, entre outras opções de locais.

Educação

O iOS 9.3 trouxe também inovações no que diz respeito ao compartilhamento de iPads entre estudantes, um novo aplicativo chamado “Classe”, um “Apple School Manager” e também novidades no que diz respeito ao uso do Apple ID.

watchOS_2.2

Apple Watch

O relógio inteligente da Apple roda efetivamente o watchOS, porém, com o iOS 9.3 instalado no iPhone será possível emparelhar mais de um Apple Watch ao mesmo tempo, isso mesmo, você que tem dois pulsos e estava triste com não poder ter dois relógios maneiros, agora pode ficar tranquilo.

Live Photos

Uma novidade mínima mas importante é que agora o usuário poderá salvar uma foto em alta resolução a partir de uma Live Photo, isso antes não era possível.

Wallet / Apple Pay

Essa é mais uma das novidades que não se aplica ao Brasil, mas fica documentado para que você saiba no que a Apple tem investido seu tempo. Tanto no Wallet (ex Passbook) quanto no Apple Pay, agora é possível abrir o aplicativo de um banco do qual você possui um cartão registrado somente tocando na marca dele.

hebrew_

Siri

A Siri que ainda fala um português meio estranho e limitado já está se aventurando a aprender novos idiomas, as bolas da vez são: malayo (Malasia), finês (Finlândia) e hebreo (Israel).

Considerações Finais

Bom pessoal, o iOS vai se desenvolvendo e aos poucos nos oferecendo excelentes novidades que poderão ser incorporadas em nosso dia a dia e mais adiante nem mesmo vamos nos lembrar que um dia elas faltavam.

O modo noturno me parece uma das melhores novidades desta versão, ainda sem data para ser liberada, pois ajudará muita gente a melhorar seu sono após o uso dos dispositivos.

Outra das novidades que me chamou a atenção foi a implementação destes novos recursos para a Educação, mostrando que o iPad vai marcando um caminho sem volta em ocupar as salas de aula.

  • O que achou das novidades?
  • É muito pouco, não é mesmo?

Um abraço, até já.

Fonte: MacRumors

Artigos relacionados