Assunto polêmico no dia de hoje, muitos defensores do Jailbreak provavelmente se posicionarão contrários à linha de raciocínio do artigo, porém, acredito ser importante advertir os usuários iniciantes e até mesmo intermediários sobre os riscos de desbloquear seus iPads.

Para quem não sabe Jailbreak é um método de desbloquear seus tablets para poder instalar modificações no sistema, algumas que oferecem recursos extras, outros possibilitam pequenas melhoras no iOS, mas, sobretudo o Jaibreak quebra a segurança de fábrica do iPad.

Vamos conhecer hoje 5 razões para não fazer Jailbreak em seu iPad.

1) Perda da garantia

Quem é usuário de dispositivos da Apple há tempos sabe, a garantia da maçã é internacional, sem nota fiscal, quando o aparelho apresenta qualquer problema facilmente é possível solicitar um novo, sem maiores complicações.

Falei sobre a garantia e como usá-la em caso de defeito, um artigo completo que vem ajudando muitos usuários que infelizmente compraram aparelhos da Apple com defeito, o ponto favorável da maçã é justamente na resposta imediata.

Se você modificar seu aparelho, realizando o Jailbreak, a Apple irá rejeitar seu pedido de troca, argumentando que aquele dispositivo foi modificado, perdendo assim sua garantia.

Ao fazer Jailbreak, ou modificar o aparelho como por exemplo na troca de uma tela quebrada por uma nova, você está perdendo a garantia de fábrica, que dura um ano. Somente a perda da garantia já é um excelente argumento contrário ao Jailbreak, nunca tive um iPad com problema, mas já troquei dois iPhones 5 em razão de problemas de fábrica, a Apple sempre respondeu rapidamente aos meus pedidos graças ao sistema original.

Comprar um aparelho da Apple não é barato, perder seu investimento por culpa de um Jailbreak será bastante frustrante.

2) Fazer Jailbreak pode ser complicado

Ao modificar o sistema de seu iPad, sem os devidos conhecimentos pode se tornar uma grande dor de cabeça, já recebemos aqui no iPadDicas mensagens de pessoas desesperadas ao ver que seus iPads pararam de funcionar, não tiveram sucesso com o Jailbreak e o tablet fica totalmente morto, servindo somente para apoiar papéis.

É complexo realizar um Jailbreak, não é simples como pintam em muitos sites da internet, é necessário encontrar o sistema correto, versão exata e seguir uma série de instruções que podem falhar no caminho, tudo isso pode danificar o iPad e não será fácil revivê-lo.

Outro ponto é o fato de você poder estar instalando um vírus, um spyware ou qualquer modificação com má intenção, que pode estar capturando seus dados e resultar num perigo em relação aos dados de cartões de crédito, senhas de sites e serviços da internet.

fazendo-jailbreak

3) Você pode estragar o aparelho

Sim, quando você realiza um Jailbreak sem os cuidados básicos, sem seguir o protocolo e a modificação não tem sucesso, o iPad pode terminar estragando, sem possibilidade de arrumá-lo.

Ao fazer o desbloqueio você está hackeando o sistema, isso pode ser perigoso se alguma coisa falhar, certamente você não vai querer que seu iPad termine como um tijolo, peso morto.

4) Ficar sem atualizações

Talvez nem todos saibam, mas quando você usa o Jailbreak não pode atualizar o sistema, na melhor das hipóteses você vai perder o desbloqueio, mas existem casos em que os usuários acabam ficando sem o iPad, pois o aparelho trava na instalação da atualização.

Sempre que a Apple lança uma nova versão, os usuários do Jailbreak precisam esperar meses até poder atualizar para usufruir das novidades, da versão mais segura, mais estável.

5) Sem suporte da Apple

Da mesma forma que acontece com a garantia, ao realizar o Jailbreak você perde o suporte telefônico gratuito da Apple, um serviço disponível no 0800-761-0880, que tem ajudado muitos usuários com dúvidas sobre como utilizar o aparelho.

Nós no iPadDicas nos esforçamos em publicar artigos de qualidade, que possam ser úteis, porém, muitas vezes somente ligando para a Apple você conseguirá resolver um problema em seu tablet, ou em suas compras de aplicativos.

Considerações Finais

Embora eu saiba que o assunto é delicado e que muitos usuários utilizam com sucesso o Jailbreak, quero recomendar aos usuários iniciantes a não tentarem realizar esse desbloqueio.

Pouco a pouco você vai entender que desbloquear o iPad para adicionar pequenas modificações não compensa, você fica com um tablet lento, menos seguro, sem atualizações e irá perder a garantia.

Eu posso lhe afirmar, sim, dispositivos da Apple estragam com facilidade mas a empresa tem respondido rapidamente para trocar os aparelhos por outro novo.

O iOS é um sistema bastante completo, um pouco fechado para muitos, mas dentro de um contexto ele poderá ser útil sem quaisquer modificações, basta que o usuário se acostume a explorar 100% de suas funcionalidades.

Arriscar depende somente de você, fica a dica, o procedimento pode dar errado e você irá se lamentar mais tarde.

Agora deixe sua opinião:

  • Você acha que vale a pena fazer Jailbreak?
  • Qual é a versão do sistema que você possui com Jailbreak?

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados