Essa notícia está mais para “mundo bizarro” do que para “curiosidade”, não consigo entender a real necessidade disto, porém, um desenvolvedor chinês conseguiu rodar Windows 98 no iPhone 6 Plus. Segundo ele, está trabalhando para criar uma solução que permita rodar Windows XP no mesmo telefone, através de uma “máquina virtual”.

A tecnologia avança, mas ainda vemos desenvolvedores presos ao passado, é o que podemos concluir. Este chinês investiu horas e horas para instalar em seu iPhone 6 Plus um sistema com quase 20 anos de vida, onde a moda era utilizar o navegador Netscape e jogar Paciência.

Na verdade, o hardware do iPhone 6 Plus supera amplamente os requisitos para a instalação desta versão do Windows.

iPhone 6 Plus com Windows 98

Claro que existe a capacidade de rodar em razão do hardware, mas a tarefa não é tão fácil assim, afinal, a compatibilidade dos componentes é quem decide se haverá a possibilidade da instalação.

windows-no-iphone-1

Após driblar as dificuldades, o desenvolvedor publicou em sua página da internet em detalhes todo o processo que ele teve que seguir, ainda, está publicando imagens do que será o Windows XP rodando perfeitamente no celular da Apple.

windows-no-iphone-4

É possível instalar Windows XP, mas não por iDOS, pois simplesmente emularia o DOS, isso não é uma verdadeira máquina virtual, por isso o sistema seria mais difícil de rodar. (…) Não é possível rodar certas exigências gráficas do Windows XP, mas talvez com algum plug-in, seja possível rodar por meio de uma máquina virtual.

windows-no-iphone-3

Segundo o desenvolvedor, o objetivo desta “maluquice” é somente o de demonstrar que no iPhone é possível rodar Windows 98 e Windows XP, tudo pela simples curiosidade de fazer funcionar.

Comenta-se que no iPhone e iPad seria também bastante real a possibilidade de instalar sistemas baseados no Linux.

Você, instalaria Windows em seu iPad ou iPhone?

Artigos relacionados