Como será fazer e receber ligações telefônicas no iPad no iOS 8

Uma das novidades mais interessantes do iOS 8 é sem dúvidas o recurso chamado “Continuity”, ou seja, continuidade. Entre várias funcionalidades bacanas dentro desta novidade, uma das que mais chamam a atenção é a possibilidade de realizar ligações telefônicas utilizando nosso iPad ou até mesmo um Mac.

Mas como funciona isto, tendo em conta que o iPad não realiza ligações telefônicas? Por proximidade, evidentemente falando de ecossistema, você precisará ter um iPhone, o recurso sincronizará seu iPad e iPhone ou Mac e iPhone e quando você receber uma ligação aparecerá uma notificação na tela, podendo atender no melhor estilo “viva voz”.

Será um recurso útil? Sem dúvidas, a praticidade de não precisar trocar de dispositivos surpreenderá e acredito que será muito utilizado.

Vamos conhecer um pouco mais sobre o Continuity e a possibilidade de atender ligações telefônicas no iPad.

Continuity, atenda ligações telefônicas no iPad

Embora o iPad com 3G / 4G possua uma linha telefônica vinculada ao chip, o aparelho mesmo assim não foi desenhado para se tornar um telefone, é por uma razão óbvia, não será nada divertido tirar seu iPad da mochila e falar com ele na orelha, já vimos coisas parecidas em aparelhos de outras marcas, mas convenhamos que é bizarro.

O recurso de poder atender uma ligação no iPad ou até mesmo no Mac foi pensado para ambientes controlados, em sua casa, em seu escritório, enquanto usa um destes dispositivos.

Hoje temos o FaceTime de voz e vídeo funcionando perfeitamente nestes aparelhos, como também outros serviços de chamadas por VoIP, como o Skype por exemplo, o Continuity lhe dará a possibilidade de se comunicar da mesma forma, utilizando sua linha de celular atual.

Imagine seu iPhone carregando na tomada, ou até mesmo guardado no bolso da calça ou na bolsa, você não precisará mais ir até o iPhone ou buscá-lo, caso estiver utilizando o iPad ou Mac, bastará atender a ligação diretamente nestes aparelhos.

Como funciona?

O Continuity estará sempre vinculado ao ID Apple e funcionará quando os dispositivos estiverem contectados na mesma rede Wi-Fi, como expliquei anteriormente, não foi pensado para o uso “na rua”.

Sempre que você estiver com os dispositivos conectados na mesma rede e utilize o mesmo ID Apple a ligação tocará em todos eles, com a possibilidade da escolha de onde irá atender.

Escolher essa combinação de ID Apple e rede foi importante para ter certeza de que o usuário possui seus dispositivos no mesmo ambiente, garantindo assim a privacidade.

Sendo assim, não importa se o iPhone está no bolso da calça, na bolsa ou carregando no quarto, o usuário poderá sempre tomar a ligação rapidamente utilizando qualquer um de seus outros iDevices.

A maçã não mencionou se o sistema funcionará também por Bluetooth, de momento sabemos que funcionará por Wi-Fi, em breve poderemos ter novidades neste sentido.

Notificação de ligações

Quando o iPhone tocar, o Continuity mostrará o nome e o número de quem está ligando na tela de seu iPad ou Mac, funcionará da mesma forma que você já está acostumado. Se você já tem o contato em sua agenda telefônica sincronizada via iCloud (ou da forma que for) aparecerá também a foto de quem está ligando para você, fazendo tudo funcionar perfeitamente e de fácil identificação.

Para atender bastará deslizar no iPad (como no iPhone) ou clicar, no Mac. Claro que se você estiver ocupado poderá também rejeitar esta ligação e enviar uma mensagem personalizada avisando o contato de que não pode atender aquela ligação no momento, ou ignorar a ligação.

Realizar ligações

Para realizar ligações teremos vários meios e isso é o que torna a história ainda mais interessante, você poderá ligar usando seu iPad ou Mac acessando um contato no aplicativo Contatos, algum contato existente em alguma reunião de sua agenda (aplicativo Calendário) ou até mesmo ligar diretamente pelo Safari, ao navegar.

  • Contatos:
    Essa é a forma mais básica, você abre o aplicativo Contatos no iPad ou Mac, escolhe a quem deseja ligar, toca na opção e o iPhone realizará a ligação que será encaminhada ao iPad ou Mac.
  • Calendário:
    Desta forma você poderá tocar no número de algum dos participantes de sua reunião e realizar a ligação que funcionará da mesma forma que descrevi acima.
  • Safari:
    Esta é a parte mais interessante, você poderá navegar na internet, entrar em algum site de seu interesse, localizar o telefone da empresa e tocar nele, o Safari perguntará rapidamente se você deseja ligar para este número utilizando o Continuity, de fato a ligação funcionará em seu iPad ou Mac, tudo de forma automática.

Sempre que você estiver em uma ligação aparecerá um relógio, indicando a duração da ligação, também terá outras opções similares às do iPhone, para desligar, mudar a uma chamada via FaceTime com vídeo ou voz, colocar em mudo, etc.

Considerações Finais

Este é mais um recurso que soma na hora de decidir por uma marca, o iOS possui recursos no que diz respeito a ecossistema que nenhum outro sistema oferece, o iOS 8 está chegando para melhorar ainda mais estes recursos e trazer novas funcionalidades, como o Continuity.

São centenas de novas funções no iOS 8, comentamos algumas delas nos artigos:

Com este recurso do Continuity, milhões de usuários de iPhone e iPad poderão de vez por todas atender e realizar ligações em seus tablets sem precisar tirar o iPhone do bolso, ou ainda, sem precisar ficar preso ao cabo quando o smartphone estiver carregando.

  • Agora quero saber de você, o que achou deste recurso?
  • Pretende utilizá-lo ou considera que não lhe será útil?

Grande abraço, até já.

Inspirado no iMore

Comments

  1. Gabriel Nunguiane

    Por mim é bem absurdo que o iPad não pode ter ligações grátis né activar o whatsap, pior pra mim que nem consigo recarregar crédito nele

  2. Vinicius Lorenzo

    Não é bizarrice atender um tablet como celular! Possuo um Samsung Galaxy Tab S SM-T705M e posso garantir que é a melhor coisa do mundo! Uniu um smartphone de verdade a um tablet de 8″ super leve, fino e com acabamento premium! Utilizo o aparelho o dia inteiro e posso afirmar que os Apple Maniacs ficam morrendo de inveja ao ver o poder do meu tablet! Antes que diga que sou Samsung Maniac, possuo um iphone 5S 64gb e um BlackBerry Z10 e afirmo que nenhum deles supera em nada o poder de fogo do meu tablet! A comparação chega a ser humilhante! E o melhor de todo o poder está no fato de ter ROOT, que como sabe a permissão que permite personalizar e usufruir da maneira mais conveniente, podendo extrair o máximo de desempenho e aind economizar bateria hibernando ou deletando apps indesejados! Compre 1 e seja feliz! E se comprar também o teclado bluetooth esqueça o notebook, vai criar teia de aranha, fungos e ácaros! Abraço a todos!

  3. Kauane Cristina

    Ola André ..
    Estou com um Ipad Air 2 gostaria de saber como faço para habilitar a função de fazer ligações ? Preciso ter um Iphone vinculado á mesma conta do Ipad?

    Grata desde já .

  4. Jane Machado Ramos

    André tenho um chip claro no ipad e sou obrigada colocar credito todo mês e somente uso para internet e está acumulando muito credito, tenho o iphone 4s tb porem se faço a ligaçao pelo ipad que é o sistema explicado acima cobra no chip do iphone, não teria uma forma que eu poderia fazer ligaçoes no ipad e cobrar do chip dele?

  5. Lorena

    Tem como desligar essa função , eu tenho um iPhone e minha irmã um iPad, compartilhamos a mesma conta na Apple, só que não quero q toda vez q o iPhone recebe ligação o iPad dela toca junto.

    1. Post
      Author
  6. Cozinha

    Sensacional,
    Agora vou atrás do meu 5S, mas antes, André, gostaria de sua opinião sobre o Sony 4 K. e o 5S, estou em dúvidas,
    Aguardo seu retorno
    Gracias

  7. Nivaldo

    Qual o problema em falar no ipad? Eu uso o meu ipad para fazer chamadas via skipe e mesmo estando o ipad na pasta ou numa mochila, é só conectar a chamada via Bluetooth para um microfone de ouvido. muito simples e pratico, ninguém imagina que estou falando por meio de um ipad.

  8. Tino Abreu

    Oi André
    Faz tempo que não comento, será de grande utilidade principalmente no trabalho ? Faz ideia de uma mesa com Mac iPad e iPhone e papelada para o magôo aqui.
    Isso vai ser maravilhoso no dia dia.
    Noós Magôos aguardamos uma matéria ala Darugna sobre assecibilidade.
    Grande abraço

  9. Nicolau Frederico

    Darugna, achei muito interessante, oportuna e vai facilitar ainda mais nossas comunicações via instrumentos Apple. É isso que a gente espera de uma empresa fornecedora de equipamentos de alta tecnologia! Fico feliz ao saber dessas novas facilidades que estão chegando.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      A diferença é que com este recurso você não precisa ser usuário de nada, atenderá a ligação convencional recebida em seu celular, ou seja, de qualquer pessoa que ligue para seu número de celular.

      Até já.

  10. Norberto

    Pq não liberar de fazer/receber chamadas diretamente pelo chip do Ipad logo? Por parecer bizarro? Fala sério. Muito mais bizarro é vc possuir um chip de telefone e ele somente ser usado para trafegar dados. Se alguém andar na rua com um Ipad na orelha como se fosse um telefone, deixa a pessoa ser feliz desse jeito. Ninguém tem nada a ver com a vida de ninguém.

    1. Post
      Author
    2. Pedro

      Concordo com você, é sim bizarro usar o iPad como celular, mas é ainda mais bizarro ter um chip de celular no iPad e não poder usar todas as funcionalidades dele.

    3. José A B Maruca

      Perfeito o comentário. Mais bizarro é ter que navegar entre o IPAD e o IPHONE para fazer e receber chamadas. Ipad tem que vir como celular e pronto. Praticidade e respeito ao cliente. Não acho que atenda as necessidades do usuário. Empresa só pensou nela mesmo. Pisou na bola.

      1. Post
        Author
  11. JOSÉ MENDES

    Para mim será muito importante, pois utilizo muito o ipad, e pretendo comprar um Mac, e faço e recebo muitas ligações durante o dia….é a Apple inovando a cada dia.
    Parabéns equipe desenvolvedora do IOs!!!!

  12. Vanessa

    Acho muito útil, mas como todos os recursos que ja foram disponibilizados acho que deve sofrer adaptações para otimizar o uso se adaptando as necessidades dos usuários e não as limitações dos aparelhos. A intenção é boa, provavelmente será aperfeiçoada a medida que forem surgindo outras atualizações do IOS 8

  13. Adroaldo Peixoto

    Sensacional. pra mim vai ser super útil. estou sempre longe do celular trabalhando no meu I Mac,
    ou lendo jornal no ipad. Não precisarei mais correr para chegar a tempo de atender as chamadas no Iphone. Obrigado André por mais esta Dica maravilhosa.

  14. Diacerlan

    André meu Ipad Air recentemente apareceu duas litras nele uma na vertica e outra na horizontal e as duas de cores diferente e eu ja tentei até a exaustão tirar e nao consigo, sera que meu ipad danificou ou é so uma configuração? não sei o que fazer, já tentei tudo e não consegui

    1. José A B Maruca

      Concordo plenamente. Comprar IPAD quase a preço de iphone e ter que manter o iphone para fazer e receber chamadas. Absurdo. Empresa pensou nela mesmo. Não pensou no cliente.

    1. José A B Maruca

      Pensam em tudo. Tudo o que podem ganhar de dinheiro. Amanha sai o IPAD que faz e recebe chamadas , (4) ai todo mundo compra e o 3 fica na bica. Empresa só pensou nela mesmo. Não aprovado.

  15. Fernanda

    Fantástico, acho bastante útil, a maior parte das vezes andamos a correr a casa à procura do telefone!!!
    Tenho pena que a foto do chamador não apareça em toda a tela como na versão anterior, era bem mais bonito, está bolinha quase não dá para identificar….. Não gosto!! E há muitos mais……. Bolinha feia!!! Será que irão reverter?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *