Facebook lança plataforma de vendas em aplicativo iOS

Atualmente, o Facebook tem sido uma ótima forma de anunciar e vender produtos mesmo sem possuir uma plataforma mais robusta para vendas. Recentemente, a empresa decidiu adicionar um novo recurso ao aplicativo de celular, permitindo a criação de uma espécie de loja virtual onde o usuário anuncia seus itens com fotos, descrição, preços e determina o raio de localização que deseja atingir.

O Facebook é o lugar onde as pessoas se conectam, e nos últimos anos mais pessoas têm utilizado o Facebook para conectar-se de uma outra maneira: comprando e vendendo uns dos outros. Esta atividade começou em grupos no Facebook e tem crescido substancialmente. Mais de 450 milhões de pessoas visitam grupos de compra e venda a cada mês – de famílias em um bairro local a colecionadores ao redor do mundo.

Para ajudar as pessoas a fazererem mais dessas conexões, estamos lançando hoje o Marketplace, uma plataforma para descobrir, comprar e vender itens com as pessoas em sua comunidade.“, disse a empresa de Mark Zuckerberg.

Por enquanto, sem pagamentos

O Facebook decidiu, ao menos por enquanto, não implementar nenhum tipo de pagamento, fazendo apenas a ponte entre compradores e vendedores. É possível também dar lances ou fazer ofertas, sugerindo a negociação que geralmente ocorre em grupos de venda.

Confira a mensagem da empresa sobre o tema: “Decidiu o que você quer comprar? Envie ao vendedor uma mensagem direto do Marketplace para dizer que você está interessado e faça uma oferta. A partir daí você e o vendedor podem negociar os detalhes da maneira que preferirem. O Facebook não irá facilitar o pagamento ou a entrega de itens do Marketplace.

Como funciona?

A venda de itens foi projetada para ser extremamente simples:

  1. Tire uma foto do seu produto ou adicione a partir do rolo da câmera
  2. Digite o nome do produto, descrição e preço
  3. Confirme a sua localização e selecione uma categoria
  4. Poste!

Os consumidores poderão pesquisar utilizando a localização do GPS ou buscado pelas características dos produtos. Existem alguns itens que o Facebook não permitirá vender.

Marketplace será inicialmente lançado nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia – e apenas nos aplicativos iOS e Android. O Facebook diz que a novidade virá para outros países e para a versão web nos próximos meses. Apenas membros com 18 anos ou mais terão acesso.

O recurso virá em alguma atualização do aplicativo do Facebook. Você saberá que ele está disponível quando aparecer um ícone de loja na barra inferior do aplicativo.

Achou o recurso útil? Deixe sua opinião nos comentários! 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *