[opinião] Apple e a obsolescência programada no iOS 9

Vamos lá, assunto polêmico com certeza. Quero falar a respeito da atitude da Apple que constantemente é acusada de cometer obsolescência programada. Mas será mesmo?!

Prepare-se pois farei uma pequena comparação com o que ocorre no mundo Android, portanto, se você é admirador do robô, será um choque de realidade.

Quero adiantar que sempre que falo sobre iOS vs. Android aqui no blog o resultado é catastrófico, os fãs do sistema móvel do Google buscam qualquer tipo de argumento para maquiar a verdade.

Essa não é a primeira vez que falo sobre esse assunto (clique para ler), de fato, eu já havia ficado muito admirado com a atitude da Apple no lançamento do iOS 8, mas agora ela me deixou completamente feliz em saber que o iOS 9 será compatível com os mesmos dispositivos que o sistema anterior.

Se você quer participar deste debate, fique à vontade, mas lembre-se que eu posso apertar o botão “apagar” caso me sinta ofendido ou sinta que você saiu da linha. Opinião é uma coisa, liberdade de expressão não é sinônimo de anarquia. Deixe sua mensagem de forma respeitosa.

Obsolescência programada? Na na ni na não!

Qual o grande equívoco de quem reclama que a Apple programa a obsolescência de seus dispositivos? Eles geralmente estão mal informados, não pesquisam a data de lançamento de novas versões dos dispositivos e claro, não sabem o significado do termo obsoleto.

Obsoleto:
1 – Caído em desuso; antiquado.
2 – Arcaico.

Sendo assim, não há motivo de acusar uma empresa que tem uma clara linha de lançamentos anuais de obsolescência programada. Nestes cinco anos de blog já vi muita gente chateada pela Apple ter lançado um produto novo, pode isso Arnaldo?

mulher-jovem-usando-ipad

A pessoa fica furiosa pois a Apple lançou um iPad, após um período de um ano, algo que é totalmente normal neste tipo de tecnologia. Mas você acha que ela se importou com as novidades do dispositivo, com os recursos? Não! Ela somente estava brava pois “seu iPad que acabou de comprar ficou obsoleto”.

O brasileiro tem a péssima mania de não analisar recursos, mas sim sentir a necessidade de “ter o último” somente para “se mostrar”, para “dizer que tem”, ostentar ou seja lá o termo que você desejar utilizar.

Me xinguem, falem o que quiser, essa é a verdadeira verdade.

O fato de você não ter o último dispositivo lançado não faz com que o seu dispositivo de geração anterior seja obsoleto, muito pelo contrário, a Apple vem fazendo um grande esforço para manter a maior quantidade de dispositivos atualizados.

Estou falando de ser compatível com iPad 2 (lançado em 2011) e iPhone 4S (lançado no mesmo ano). Estamos em 2015, faça bem as contas, são 4 anos de atualizações gratuitas que permitem estes aparelhos utilizarem “os mesmos aplicativos” que os aparelhos mais novos.

O iPad 2 ficou mais lento? Sim, é evidente e natural, novos recursos surgem e o sistema vai ficando mais carregado. Mas ninguém poderá dizer que o iPad 2 está obsoleto, pois ele roda o mesmo sistema que o iPad Air 2 (4 gerações mais recente).

iOS 9 otimizará o desempenho do iPad 2 e iPhone 4S

Essa é na verdade uma promessa da Apple, melhorar o desempenho do iPad 2 e iPhone 4S, os dispositivos iOS com menor capacidade de processamento disponíveis na atualidade.

Acontece que com o iOS 8 estes dispositivos realmente caíram de produção, parece que a urgência no lançamento de grandes novidades fez a empresa esquecer do rendimento, que é sumamente importante para o bom aproveitamento da ferramenta.

No iOS 9 tudo tende a melhorar, ao menos é o que parece, a maçã deixou bem claro em seu evento de anúncio do iOS 9 que estes aparelhos ganharam em performance.

Também falou sobre os dispositivos de 16GB, o sistema iOS 8 ficou muito pesado, o espaço que ele em si ocupa na memória passava dos 3GB, um horror para quem conta com espaço limitado não expansível. No iOS 9 o sistema não deverá passar muito de 1GB de espaço consumido, uma excelente novidade que vai totalmente em contra da teoria da obsolescência programada.

Somente o iPad 1 ficou de fora. Seu iPad 2 não se tornou obsoleto.
Somente o iPad 1 ficou de fora. Seu iPad 2 não se tornou obsoleto.

iOS vs. Android – aparelhos atualizados

Agora quero começar uma rodada de comparações, vamos falar de dados concretos que demonstram a realidade sobre a “obsolescência programada”.

Primeiramente quero citar um dado interessantíssimo:
Somente 12,4% dos dispositivos Android está rodando a última versão do sistema (Lollipop) – Fonte: site oficial Android

Já no mundo iOS a situação é muito diferente, foi melhor diga-se de passagem, mas mesmo com o tão criticado iOS 8 foi alcançada a marca de 84% de aparelhos atualizados no última versão. Fonte: site oficial Apple

Agora, temos que ser justos em esclarecer que no caso da Apple, ela fabrica seus próprios dispositivos e tem o poder de decisão sobre “permitir ou não” seu software rodar em determinados modelos.

Já o Google por seu lado fica sem recursos neste sentido, considerando que pouquíssimos modelos são desenvolvidos sob pedido da empresa. São os fabricantes que utilizam o sistema Android (open source) que decidem se vão atualizar ou não a versão customizada que foi instalada em seus dispositivos.

Um bom exemplo é o Samsung Galaxy S3, um dos modelos mais vendidos da gigante coreana, lançado em 2012 e que não pode ser atualizado ao Android 5.

Quero deixar a lista dos dispositivos que serão compatíveis com iOS 9 por se você perdeu a informação:

iPads compatíveis com iOS 9

  • iPad 2;
  • iPad 3ª geração (Retina com porta dock);
  • iPad 4ª geração (Retina com porta lightning);
  • iPad mini;
  • iPad mini 2ª geração (Retina);
  • iPad mini 3ª geração (Retina e Touch ID);
  • iPad Air;
  • iPad Air 2;

iPhones compatíveis com iOS 9 + iPod touch

  • iPhone 4S;
  • iPhone 5;
  • iPhone 5C;
  • iPhone 5S;
  • iPhone 6;
  • iPhone 6 Plus;
  • iPod touch 5º geração;

malware-android

Usuários à deriva, no Android é claro!

Sejamos francos, se você compra um aparelho, utiliza durante um ano e logo surge uma nova versão do sistema, porém, seu aparelho não pode ser atualizado pois o fabricante não se deu ao trabalho de desenvolver uma versão para ele. O que ocorre? Estes aparelhos desatualizados ficam vulneráveis.

As atualizações além de novidades sempre oferecem correções de bugs e correções de brechas de segurança. Sistemas operacionais nunca estão livres de brechas, mas elas existem com maior frequência em dispositivos rodando sistemas abertos (open source) como é o Android.

Não, não é uma guerra Android vs. iOS. O Android evoluiu muito e de fato sua última versão Android 5 Lollipop é bastante interessante em recursos, o problema é quando os dispositivos não podem ser atualizados e ficam propensos a sofrer com vírus e malwares.

Uma estatística citada por Tim Cook durante o anúncio do iOS 8 no ano passado foi o seguinte, o Android detém 99% dos malwares (vírus e similares) disponíveis para dispositivos móveis.

melhoras-ios9

Com iOS 9 dispositivos Apple se renovarão

Na contra-mão da obsolescência programada, com o iOS 9 até mesmo seu iPad 2 velho de guerra, lançado lá em 2011 receberá boas novidades. Estou falando de novos recursos, falando de que um aparelho de 4 anos não necessariamente precisa ser guardado na gaveta.

Todos os iPads lançados a partir do iPad 2 receberão o iOS 9 juntamente de suas maiores novidades e a garantia de que todos os aplicativos poderão rodar neles.

Principais novidades iOS 9:

  • Multi-tarefas real;
  • Novo teclado com trackpad;
  • Siri com Proactive;
  • Melhor rendimento;
  • Melhor duração de bateria;
  • Atualização mais leve;
  • Modo economizador de bateria;

* A Siri não está disponível somente no iPad 2.

Tem como não ficar emocionado com um sistema novo, com boas novidades, focado em melhorar o rendimento e duração de bateria em dispositivos antigos, totalmente gratuito e compatível até com seu iPad 2?

Considerações Finais

Para terminar esse artigo, quero dizer que respeito muito o sistema Android, amadureceu muito nos últimos anos e possui muitos recursos que deixam até os usuários iOS mais fanáticos com inveja. Meu ponto aqui não fala de recursos, o artigo trata de desmistificar a Apple como “malvada”, como a grande culpada pela obsolescência de dispositivos.

Neste sentido vejo a maçã como a única grande preocupada com seus usuários, diferente de empresas como Samsung, Motorola, Sony, etc. que deixam seus usuários sem atualização por meses, se é que lançam a atualização.

Analise os dados:

  • 12,4% dos dispositivos Android estão atualizados;
  • 85% dos dispositivos iOS estão atualizados;

São números que falam por si. Não é preciso desenhar um gráficos para que qualquer pessoa consiga compreender do que estou falando.

Sejamos francos, obsolescência programada não é a bandeira da Apple, a empresa vem se esforçando imensamente para que aquele aparelho que você investiu muito dinheiro lá em 2011 ainda funcione e possa rodar os mesmos aplicativos que os dispositivos novos.

Não quero entrar no quesito preço de revenda, pois daí sim os iPads e iPhones iriam deixar os Androids comendo poeira. Quem já tentou vender um Android sabe, perdem valor rapidamente, muito diferente do que ocorre com os aparelhos da Apple.

Aguardo seus comentários, positivos ou negativos, somente não vou tolerar falta de respeito. Seja adulto e saiba argumentar, com dados, da mesma forma que fiz acima.

Grande abraço.

Comments

  1. Alexandra Moreira

    Olá! Primeiramente gostaria de dizer que sinto lhe informar mas você é apenas mais uma vítima desta tática mercadológica chamada obsolescência programada, em uma forma um pouco mais específica, a obsolescência psicológica. Gostaria de deixar bem claro que adoro os produtos produzidos por esta empresa, mas tenho que reconhecer sua falta de ética e respeito para com o consumidor e o meio ambiente quando utiliza desta estratégia lançando novas versões de seus aparelhos e serviços em um curto período de tempo. Negar este fato e acusar uma outra empresa rival apenas fortalece a loucura desenfreada do consumismo, além de demonstrar uma total falta de senso crítico e ética. De forma alguma estou preocupada em defender o Android ou difamar a Apple, estou apenas buscando mostrar a realidade. Inclusive se quiser se informar mais pesquise sobre o caso do Ipad4, em que a Apple foi processada por falta de respeito ao consumidor, e aproveite também para pesquisar um pouco mais sobre obsolescência programada( ou planejada, como preferir) tanto em seu conceito quanto em suas consequências ao meio ambiente e o bem comum.

  2. Paulo Onishi

    Cada um com teus interesses, tenho os dois e revendo usados aqui no japao, a comunidade brasileira vai muito atras dos iphones, questao de aparencia status pelo que eu vejo, mas os equipamentos da Samsung dao um show nos da maça principalmente os S6.

  3. Miguel

    Concordo com alguns pontos…mas “não há almoços grátis”. A Apple ao manter o IOS actualizado em aparelhos antigos pode estar a fazer o obsolescência programa, eu tenho um iPad 4 cuja a bateria sempre uma longevidade adequada, ao actualizar para o ios 9.2.1 caiu para metade assim tive optar pelo downgrade para o 9.2 e vou manter esse ios.
    O que me garante que não seja essa a estratégia da Apple , lançando actualizações para aparelhos antigos, com a intenção de os sobecarregar fazendo gastar bateria etc para obrigar o consumidor a comprar novo.

  4. Marcos

    Sem atualização da Siri no Ipad 2, quais seriam as principais consequências André?
    Gostaria de saber tb se o considera defasado.
    Obs: Utilizo ambas as marcas, apenas quero esclarecer minhas dúvidas.

    1. Post
      Author
  5. Diego

    Olá Maurício boa tarde, amigo sabe me fizer quanto de memória o Ios 9.2 ocupa no 5c de 8gb?
    E a questão da fluidez do aparelho, está tranquilo?
    Obrigado

    1. Andressa

      Olá! Eu atualizei meu iPhone 5c com essa nova versão iOS 9. Depois disso meu celular ficou muito lento e sem memória para aplicativos. Tive que apagar todos e baixar novamente, levou horas para apenas baixar novamente alguns dos aplicativos. Bom não gostei, pra mim não foi útil!

  6. Nina

    André, alguns videos que rodavam no meu ipad 2 deixaram de funcionar depois da instalacao do ios9.
    Diz que o video é incompativel. Sabe o motivo? Eles funcionam em outros equipamentos…

  7. Paulo

    Troquei o meu iPhone 5S por um 6Plus há alguns meses. Resolvi atualizar o iOS para a versão 9. Ficou horrível. A transição de tela está “batendo foto”. Com alguns apps rodando em back, já percebo uma queda significativa no desempenho.
    O Android ainda me parece muito atrás do iOS, mas isso não exime a Apple de suas falhas, que antes eram praticamente nulas.
    Para mim que possuo cacarecos da Apple em todo sua gama de produtos, exceto o Watch que não vejo o menor sentido, houve uma queda significativa na qualidade dos produtos e serviços da empresa depois que o Jobs faleceu.
    Ainda uso e gosto muito, mas já gostei mais.
    Ah, sim, mais uma coisa. Ela pratica obsolescência programada sim tá.
    Quem tem seus 4S, iPad 2… Não atualizem o IOS, vá por mim. Deixe pra rodar software atual quando comprar um hardware também mais recente. Abraço.

  8. José A. Rabello

    O,a André,

    Na verdade acho engraçado essa guerra iOS X andróid, uso um iPad Air e temos também um iPhone 5c, que são excelentes aparelhos, uso também um Moto X2 como recursos sensacionais é que funciona muito bem e com um custo benefício ótimo, portanto uso os sistemas. Sinceramente acho que o melhor sistema é aquele que gostamos e sabemos utilizá-lo de forma eficaz. Me sinto melhor nesse meio termo usando o melhor de cada um e me beneficiando como consumidor.
    Infelizmente vejo uma tendência de mercado de aumentar muito as telas, hoje 5.5″ para cima que acho exagerado.
    No mais estou bem feliz desfrutando do melhor dos 2nsistemas.
    Viva a App,e, viva o Android…
    Um gnd abc a todos

  9. Marco Aurélio Fernandes

    Tive uns quiprocó com meu iPad2 velho de guerra na atualização, que consegui fazer pelo iTunes do meu laptop PC Windows 10, igualmente velho de guerra. E a “carroça” com iOS8 virou um iPad completamente novo com o iOS 9. Uma pena não ter a Siri e jamais farei jailbreak para tê-la. Não faz falta, desde 2012, quando comprei o modelo no apagar das luzes.

  10. Vinicius

    Para atualizar seu iPhone faça um backup limpe os dados e atualize para o 9 q será um sistema mais leve q ocupa menos memória. Ai seja feliz e aproveite mais 2 gb de memória

  11. Maurício Neubauer

    Bom dia.. Bom eu já passei por inúmeros celulares com Android! Meu primeiro robozito foi um motorola defy (se eu não me engano) e só vim a ter iPhone a 5 anos atrás, quando eu tive o meu querido iPhone 4! Confesso que antes de chegar no iPhone eu dizia “bem capaz que vou pagar uma fortuna nesta bosta de metal com uma mini tela” haha! Bom eu mesmo me dei uma grande rasteira, pois me encantei com o sistema e o aparelho quando tive o primeiro da linha! Após isso, tive um 4s branco 16g e vi um grande salto comparado ao 4, tanto em sistema e velocidade, quanto na câmera e qualidade! Tive depois o 5 que tbm fiquei satisfeito demais pelo tamanho da tela, pois quem sai do pequeno 4 e 4s para o 5 fica felizão com o tamanho rsrsrs ! Agora tenho o meu querido 5c branco de 8gb rodando o 8.4.1, única coisa que me deixa bolado e a falta de memória para usuários de 5c com 8gb , é frustrante ter que estar a todo momento deletando fotos ou apps pois o sistema fica sufocado! Mas pelo que notei nesse ótimo blog e que teremos um sistema menor e consequentemente teremos mais espaço para usar, e isso mesmo ou eu como leigo entendi errado? Em março pretendo comprar o 6 pela loja da vivo onde troco meus pontos acumulados! E sobre a grande mania de brasileiro querer ostentar, vc está correto! Nossa cultura é pobre infelizmente! Outra coisa curiosa que talvez vc possa me ajudar e que meu aparelho dura em torno de 5 horas no Max a bateria com o Wi-Fi e 4g ligados e se eu não mexer, com sorte dura umas 6h! Ta correto isso ? Ou devo enviar pra assistência? Obg e parabéns pelo artigo! Eu jamais trocarei iOS pelo robozinho! Abraços!

  12. Gabriel

    Conheci o Android através de um galaxy 5 da samsung aparelho que na época pra mim era muito top mesmo, apesar de diversas limitações para época gostei muito do celular, depois de um tempo peguei um s4 e me apaixonei de vez, celular não trava rodou tudo que quiz com a memória lotada sempre, fui roubado perdi ele , olhei diversos modelos e optei por dar a vez a um iPhone 5s. Olha o celular é bom a Apple sabe o que faz, mais não tive uma grande surpresa não, o que mais gosto no iPhone hoje em dia é o ID que é bem legal, e a câmera com algumas funções interessantes; mais devido ao preço me pergunto direto: será que valeu a pena? O aparelho ao contrário que uns falam que nunca dá bug as vezes aparecem uns ou outros posso citar exemplo: ( com 1 semana que comprei ele simplesmente travou com a maçã na tela e só na assistência que teve como resolver) muitas pessoas avaliam o iPhone querendo ostentar pelo preço elevado.
    Concluindo: eu ainda sou fã da samsung mesmo com falhas no Android em termo de atualização, mais nunca me afetou. E fico sempre com um pé atrás em relação ao iPhone, mais estou gostando um pouco mais cada dia.

  13. Gonçalo

    Eu tenho um iPhone 4s de 8 GB , o IOS 8 ocupa muito espaço , e de momento só tenho 700 MB livres, queria saber se vai dar para atualizar para o iOS 9? , se atualizar para o iOS 9 os quase 4 GB que o iOS 8 ocupa vão ser libertados?

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  14. Diogo

    Olá. Apenas um pequeno depoimento
    Usei android por anos, primeiro um S2 depois um S3 até comprar um ipad mini em 2013. Meu pc tinha queimado e dei uma chance aos tablets. Fui no ipad para conhecer o ios. E a experiencia de uso foi absurdamente diferente. A qualidade é tão solida que parecia que eu estava em um computador.
    Enquanto usar um aplicativo no android parecia um “aplicativo de papel”. Lento, básico, muitos travamentos e qualidade gráfica desinteressante.
    Então passei pro meu celular tambem para o iphone 5s e hj o 6 plus. Meu pai tambem tinha o s3. Ele, assim como usuarios do android tem sempre a mania de falar que o iOS é muito limitado. Até hoje não entendo essas limitações. O maior público usuário de smartphones são comuns, não hackers. Nao existe limitação para acessar sites, redes sociais, ver videos ou musicas. Editar fotos e coisas do tipo.
    O iOS é muito mais organizado que o android. E enquanto meu pai não pode atualizar o s3 dele, ainda uso meu ipad mini de primeira geração com ótima experiência de uso junto ao meu iPhone.
    A verdade dói, mas o android não se iguala ao ios. Pode ser bom para os usuários, mas não se iguala. E a maioria das pessoas que vejo criticando ferrenhamente o ios, nunca usaram um. Seja por qualquer motivo. Então tomo por inveja.

    1. Post
      Author
  15. Jônatas Lopes

    Boa noite, como vai? acredito que sua resposta fugiu da realidade das duas empresas: google x apple, que não é e nunca foi quantidade e sim qualidade, ditar tendências, esse é e sempre foi o foco das duas empresas. Ditar as regras e novas tendências para que as outras empresas, como Lenovo, Samsung, Sony, Motorola e demais possam “criar” ou até mesmo superar os produtos de ambas.

  16. Cristiano

    É você não paciência com críticas, e eu nunca falei que sou fanático por android, só quis compartilhar algumas informações que tive em experiência com o meu Iphone.

    Esclarecido?

    1. Post
      Author
  17. Allan Santos

    Caro André,
    Hoje em dia, sou usuário do IOS, mas antigamente, era totalmente doido pelo Android. Iniciei no Android através do bom e velho Sony Arc S mini, depois fui para um LG básico, subi um degrau acima quando comprei o Sony Xperia ZQ. Adquiri o Samsung Galaxy S4 no lançamento, modelo I9505 e me vi totalmente preso sem atualizações, como pode uma empresa lançar um top de linha com sistema antigo??? Fui para rons alternativas e a experiência foi ótima, visto que a lerdeza da TW quebra e muito a Samsung, que até hoje não aprendeu a realmente entregar um top de linha com um sistema mais fluído. Bem, pouco tempo depois, parti para o IOS e meu primeiro iPhone foi um 5s 32Gb. Se soubesse que era tão bom, já tinha ido para a Apple há mais tempo, embora os valores sejam absurdos, porém a qualidade e robustez fazem toda a diferença. Mas como sou apaixonado por tecnologia, não tomei vergonha na cara e resolvi dar uma segunda chance para a Samsung, comprando em Dezembro de 2014, um Galaxy Note 4. Este sim, é um espetacular aparelho, mas ainda com a maldita TW, mesmo que ainda esteja leve, mas o maior problema da Samsung continuava: Lançar um TOP com sistema antigo!!!! Um absurdo. Novamente recorri a rons alternativas mas no fim, bateu a saudade do IOS e vendi o N4 para comprar um iPhone 6 Plus de 64Gb. Que aparelho, simplesmente fantástico. Outra coisa que me desanimou no Android frente ao IOS, foram os Apps, pois os bancos já estão usando o sensor biométrico a rodo (exceção do Itaú) coisa que até hoje não é liberada no Android, sem falar nas qualidades dos Apps, que são de outro mundo.
    No mais é isso, sempre fui usuário do Android, porém para MIM, hoje o IOS é muito melhor, uma questão de gosto e bolso também.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      🙂 obrigado pelo depoimento contando suas idas e vindas. Quem é hard user sempre tem a tentação de mudar, mas no final das contas volta pois Android em muitos momentos estressa. Acredito que o grande valor do iOS seja o ecossistema, somado com claro, um hardware desenhado para o sistema. Sem dúvidas essa é a fórmula do sucesso.

  18. Jônatas Lopes

    Sou usuario de produtos Apple e Google, mas vejo um erro grotesco e covarde em todas as matérias referentes a esse assunto, o correto seria comparar os produtos sob a responsabilidade de ambas, não devendo entrar produtos fabricados por Samsung, Sony e companhia, nisso teríamos apenas o cenário real: Nexus x iPhones/IPads, e isso seria justo, podendo ver que a Apple ainda leva uma pequena vantagem atualizando o iPhone 4S (2011), e o Google atualizando seu Nexus 4 (2012). Temos um empate técnico aqui. Vamos fazer as coisas direito e até mesmo a Microsoft entraria no jogo, pois até seus dispositivos de entrada recebem uma atenção quando vão lança alguma versão nova de seu sistema.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Jônatas, como vai?
      Quando vamos falar sobre esse tipo de assunto temos que analisar mais além, não podemos focar em “Google” pois seus dispositivos embora tenham um bom público, estão longe de serem populares.

      Quem domina o mercado Android? Google? Infelizmente não, é a Samsung com seus trezentos trinta e sete modelos diferentes.

      Microsoft? A mesma que anunciou 7800 demissões ontem, justamente de sua divisão “mobile”? Hehehe… logo não existirá mais “Microsoft” nesse mercado. É um tremendo fracasso.

      A Microsoft deveria focar-se no Xbox e Windows, seus carros chefe.
      Até já.

  19. André (outro)

    Ou seja, você está se referindo ao Android e não a sistemas operacionais em geral e repito: sua frase está ambígua.

    E outra, dispenso a sua ironia, “querido”

    1. Post
      Author
  20. André (outro)

    “Sistemas operacionais nunca estão livres de brechas, mas elas existem com maior frequência em dispositivos rodando sistemas abertos (open source) como é o Android.”

    Peraí, vc quer dizer que open source tem mais brechas de segurança? Ou está se referindo a dispositivos rodando Android? Em todo caso, sua afirmação é no mínimo ambígua e potencialmente equivocada.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Querido, leia o texto na íntegra e compreenda, estou falando de Androids desatualizados. O fato dele ser open source compromete a segurança pois permite facilmente o acesso root no aparelho.

      Desculpe, parece que você perdeu o fio da meada.
      E caso eu esteja errado, cite fontes.
      Obrigado.

  21. Cristiano

    Olha, percebe-se facilmente que você é maníaco pela marca Apple, e isto fica incontestável e todos as suas matérias. Tenho um Iphone 4S e também trava, a bateria é uma droga, não possui slot para cartão de memória (nem o Iphone 6, e isto que estamos em pleno 2015). Ora, você apenas enxerga as virtudes da marca Apple…

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Não tem e nem terá entrada de cartão, não se trata de “ano”, se trata de opção da empresa. E… sejamos francos, um fanático de Android não abriria um blog de iOS.

      Afinal, acho que você não leu o artigo, pois destaquei virtudes do Android, somente ele não é o foco do artigo.
      Mas, como você é um paraquedista que leu um artigo e pensa que me conhece, vão lá meus artigos elogiando o Android:

      https://abcdoiphone.com/noticias/coisas-que-a-apple-poderia-aprender-do-android/
      https://abcdoiphone.com/noticias/funcoes-ios8-existiam-no-android/
      https://abcdoiphone.com/apple-watch/apple-watch-moto-360-ou-samsung-gear-qual-escolher/

      Buhh… são três exemplos que demonstram que você não sabe nada.
      Tchau!

  22. Isaac Xavier Vieira

    Olá, é importante ressaltar que obsoleto para a Apple pode ter um segundo, vamos fugir um pouco do aurélio, no sentido que a Apple nunca mais apresentou um produto que realmente fizesse a diferença, mas caiu na rotina como qualquer outra fabricante, lança aparelhos mais rápidos e maiores, quanto ao sistema sim, leve estável, bom tem essa característica desde Jobs, mas realmente pelo valor que oferece seus aparelhos num conjunto total, a não se reduzir apenas quem oferece um sistema para aparelhos antigos, é realmente um retrocesso de tecnologia, steve deve se revirar agora. Andróid, IOS E WP todos oferecem praticamente os mesmos serviços e produtos semelhantes, mas aquela Apple que fez um Nokia N95 perto de um iphone de primeira geração parecer brincadeira de criança, sim acredito que obsoleto mesmo na literalidade da palavra, parece ser a mais adequada.

  23. Rogério

    Você não me confundiu. Não se preocupe. Só quero acrescentar que sou usuário da Apple desde 1995, com aqueles iMacs que mais recentemente viraram aquário. Esse velho guerreiro sobreviveu até 2007, quando, finalmente, deixe-lhe outro destino: doei para um garotinho que não tinha computador.
    Tenho ipad2 e ipad3, shuffle e iPhone 6.
    Já tive iPhone 4 e 5.
    E, para dizer mais, quando adolescente, nos anos 80, comecei a aprender informática naqueles antigos computadores da maçã que se conectavam à TV.
    Também já fui usuário Android: daquele maldito Droid da Motorola, também o Dephy, S1, do lixo do Moto G e do Z1 (melhor deles – gostei muito, muito).
    Comparando todos os smartphones, o que mais me irrita nos Androids é a ineficiência do aplicativo de e-mail (sofri este problema com todos os aparelhos que tive).
    No iPhone, o grande problema é a capacidade de armazenamento de dados. A Apple poderia se render à obsolescência do dogma da impossibilidade do uso de cartões flash.
    Grande abraço.

  24. Kleber

    Meu, parabéns! Você matou a charada. As porcentagens de atualização dizem tudo, e é pura verdade. Tenho um ipad 2 e roda de boa com o ios8, alguns bugs é verdade, mas nada gritante. Tenho um smartfone lg android e trava toda hora, principalmente nos programas google, que mais deveriam funcionar, o google maps via android é uma verdadeira mer… É por tudo isso que a maçã é gigante pela qualidade, e o robozinho gigante pela massificação, pelo atacado asiático. Abs

  25. Romero

    Com certeza, Tenho iPad Air 2, iPhone 4S e um macbook pro de 2010 e funcionam muito bem até hoje e é claro, tive de fazer um upgrade de memória e passei de HD para SSD o meu macbook pro e não lembro até hoje que PC durou tanto tempo assim comigo.

    1. Post
      Author
  26. Duh Lima

    A Apple permite estas atualizações gratuitas em aparelhos mais antigos, como o André bem falou e explicou, e isso é excelente, porém vale lembrar que nem todos os aparelhos terão 100% dos recursos oferecidos pelo novo sistema, mesmo assim, vale muito a pena estar com seu sistema sempre atualizado, mesmo não tendo 100% dos recursos.

    1. Post
      Author
  27. Adam Campos

    Prezado Andre, bom dia,

    Parabéns pelo ótimo post. Fico feliz em saber, embora um pouco tarde, que meu iPad 3 e iPhone 4S ganharão uma sobrevida com a promessa de melhor desempenho de hardware com o iOS 9. Agora é só esperar a liberação para download. Aproveitando a oportunidade pergunto a você: É possível revender nos EUA dispositivos Apple comprados aqui no Brasil?

    Um abaço,
    Adam

    1. Post
      Author
  28. Renata

    Ótimo post!! Um ponto a ser lembrado também é que os dispositivos Apple são práticos e de fácil manuseio.. A questão elitista embutida nele tem relação direta com o seu preço cobrado em nosso país e só.. Acredito ser este o motivo pelo qual as pessoas se sintam “ofendidas” (sem motivo, claro!!) E concordo com o Luís, a maioria dos apps que tenho e amo foram gratuitos!! E os que paguei, custaram U$0,99!! E acho totalmente correto que paguemos pelo trabalho de programadores e artistas, afinal também sou uma profissional e quero ser paga pelo meu trabalho. Mais uma vez obrigada André!!

    1. Post
      Author
  29. Carlos

    Muito sensata e esclarecedora essa matéria.
    Obviamente Trata-se de um site voltado para usuários do iOS, mas isso não invalida as opiniões aqui exposostas. Na minha opinião ESTES aspectos abordados pelo autor são incontestáveis.
    Hoje em dia a tecnologia evolui quase que diariamente, então uma empresa que fabrica um aparelho que quase seis anos após sua aquisição, que ainda pode ser atualizado, tem que ser admirada mesmo.
    Essa é a primeira vez que faço algum comentário em uma matéria de blog de tecnologia, dos quais sou fã. Leio muitos deles e sinceramente não gosto dessa disputa entre sistemas operacionais, isso beira a paixão fanática de torcedores de futebol.
    Acredito que cada pessoa tem sua necessidades e poder aquisitivo e que todos os sistemas tem seus pontos fortes e fracos. Ficar defendendo esse ou aquele sistema, sem ser funcionário da empresa se torna até engraçado.
    Mas confesso que tenho percebido uma má vontade em relação à Apple nas reportagens e comentários de leitores de outros blogs, onde qualquer fofoca ou até mesmo uma real deficiência do sistema são amplificadas, sem que o mesmo se faça com as deficiências dos outros sistemas.
    Era isso que eu tinha a dizer.
    Abraço a todos e parabéns ao André.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Carlos, sabe qual o motivo? Tem site que precisa de audiência, falar mal da Apple dá justamente muito pano pra manga.
      Aqui meu objetivo não foi falar mal do Android, foi fazer uma comparação real e justa da verdade, do que acontece, que deve ser considerado ao comprar um dispositivo.
      Obrigado pelo comentário.

  30. Heros

    André, o post é sobre “obsolência programada” e o fato é que meu iPad poderia estar funcionando e atendendo perfeitamente minhas necessidades se não tivesse sido atualizado (de forma irreversível) para o IOS 5 e isso é sim “obsolência programada”.

    Quando a sua afirmação de que “Tecnologia não consegue ser para sempre” eu concordo, uso computadores a mais de vinte anos (meu primeiro foi um XT), mas acredito que ela deva durar até que seu hardware se torne obsoleto e não até quando o fabricante queira.

    Vou te dar um exemplo de uma empresa que gosto muito, a Amazon, a mais ou menos 7 anos comprei um Kindle Keyboard (dispositivo que como o Ipad 1 também foi feito para testar o mercado) esse Kindle funciona perfeitamente até hoje, porém se tornou tecnologicamente obsoleto, já que nestes 07 anos sugiram novas tecnologias (tela touch e iluminação) e só por isso o troquei por um modelo mais novo o Kindle Paperwhite, isso sim é obsolência tecnológica.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Heros, deixe-me somente comentar que eu tenho um iPad 1, como tenho o 2, o 3, o 4… “eu sou o blog iPadDicas”. Sozinho trabalho aqui, posso lhe afirmar que meu iPad 1 funciona.
      Quer que publique um vídeo? Vamos fazer isso, sem problema.

      Meu iPad 1 está atualizado e funciona bem, com sua lentidão habitual, afinal, ele nunca foi rápido. Devo dizer também, a web mudou nesses anos, recursos muito mais poderosos foram implementados, aplicativos ganharam novas funcionalidades. É natural que ele fique lento.

      A diferença entre o iPad 1 e o Kindle é que o Kindle continua lendo o mesmo formato de livro, que somente são linhas de texto. O iPad 1 tem que enfrentar uma web com CSS3, HTML 5, vídeos em HD e full HD, coisas que ele não conhecia em seu lançamento.

      Grande abraço.

    2. Alexandra Moreira

      Heros, adorei seu comentário! Além do mais, ao contrario do que o dito neste post obsolescência programada não é apenas quando algo se torna inútil para o uso é uma técnica para estimular o consumo irracional desenvolvida após os traumas da grande crise do capitalismo em 1929.

  31. RudiMac, The MacManíaco!

    Perfeito a descrição evolutiva de ambos os aparelhos! Porém não posso dizer que não sou fã da Apple, mas nas minhas evangelizações por aí, foram milhares de trocas de Android pelo iOS, e nessas milhares, pouquíssimos voltaram novamente ao Android, já aqueles que migraram para o iOS, TODOS ficaram maravilhados pela forma clara, simples e visualmente limpa do sistema da Apple. Notem, isso não sou eu que afirmo, mas apenas relato o que acontece com as pessoas, que mal orientadas nas lojas e operadoras, que JAMAIS vendem os produtos da Apple de boa vontade, pois os vendedores e planos, sempre só sugerem os telefones Android. Parabéns pelo artigo, e com certeza recomendarei o mesmo aos meus “evangelizados”. Uso Apple à 15 anos, antes usava AMIGA Commodore, ou seja, sou macaco velho sim, então não me venham com churumelas tbém! Abraços!

    1. Post
      Author
  32. Jorge Reis

    Tenho a sensação de que não vale a pena comentar algo aqui, que seja contra a Apple.
    Em um deles, o cara tachou um leitor de “usuário de Android”. Logo, creio que isso aqui é um clubinho da Apple. E não há ofensa em dizer isso. Mas eu esperava que vc realmente estivesse aberto para alguma divergência e não pronto pra dar uma tacada em cima de quem discorda de suas opiniões.
    Os numeros do Android são excelentes. E esse tipo de defesa, de comparação, exbe a preocupação da Apple, o que para usuários de outros sistema, já é uma resposta.
    Essa é uma página de um defensor do IOS, é lógico.
    Os comentários começam aqui na minha tela com um depoimento negativo. Depois o que se vê são somente comentários a favor do sistemada Apple. Bela estratégia. Nem a Veja faria melhor.
    A maçã cobra tudo. Os preços são exorbitantes, sem justificativa.
    Defendo que os dispositivos sejam acessíveis à população e não é o que a Apple oferece.
    Já tive um Iphone. Hoje tenho um Android e estou plenamente satisfeito. Como eu, existem milhões em todo o mundo.

    Espero que vc não se considere ofendido com a minha opinião e tenha a isenção de publicá-la.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Eu gostaria de saber, além do pirateador comunista de iPhone na mão, em quem eu dei uma “tacada em cima”?
      Nossa, realmente me surpreende seu comentário.

      Que eu, fulano de tal, escreva um artigo de minha própria vontade, demonstra que a Apple está preocupada? Hehehe… bacana, fale mais a respeito.

      Números excelentes, podes citar? Pois eu pedi, se fosse participar citar fontes, não palavras ao vento.

      A Apple não cobra nada meu amigo, quem cobra são os desenvolvedores, quem cobra são os produtores. A Apple não decide absolutamente nada dentro da loja, se eu quero vender meu aplicativo por U$999 vou poder vender, se eu quero oferecer ele gratuitamente, vou poder oferecer.

      Seu pensamento é tão limitado, opina sobre algo que não tem o domínio e depois quer dizer que eu não permito o diálogo, mas veja bem, vamos falar sobre fatos não expôr nossa ignorância.

      Meu amigo, você defende que uma Ferrari esteja acessível à população? Pois um dispositivo Apple é com certeza um produto diferenciado e tem seu preço, não achas certo pagar por qualidade?

      Eu me senti ofendido com o fato de você dizer que não permito o diálogo, e somente questionei um pirateador de aplicativos até o momento.
      Ainda, vejo que você não está informado para dizer que a Apple cobra tudo, pois quem decide o preço são os desenvolvedores e produtores, não a Apple.

      Enfim, está publicado seu comentário.
      Abraço.

  33. Diógenes Gonçalves

    Parabens pelo artigo. Concordo com você. Tinha um 4s se não fosse o problema de não funcionar mais o wi-fi após atualização pro IOS 8 (se souber alguem que arrume isso, me avise pois não descobri ainda). Tenho um macbook pro 2011 i7 8gb. Me atende perfeitamente em tudo. Se eu tivesse Windows, neste periodo ja teria que trocar de computador, e claro, preço de revenda não tem nem comparação.

    Parabens pelo blog!

    1. Post
      Author
  34. Luiz

    Você esta muito mal informado… não existem bom apps gratuitos na loja da Apple? Tem certeza disso?
    Outro detalhe muito importante… Open Source é muito diferente de PIRATARIA!
    Baixar músicas e filmes em qualquer site é crime… e mesmo que você tenha baixado, tu podes normalmente assistir e ouvir as músicas nos dispositivos com iOS, tudo pelo iTunes, sem gambiarras, sem hackerismo, tudo dentro do esperado.
    Não sei se vc é milionário e não depende de trabalhar para viver… mas os desenvolvedores de apps dependem, por isso que a plataforma da Apple é mais diversificada em termo de bons apps, pagar por algo que se utiliza não é uma idiotice como os usuário de Android tentam fazer parecer, porque você também tem uma profissão e cobra pelo seu trabalho, como seria se seu chefe achasse que é uma idiotice pagar pelo que você faz?
    Pra não parecer mais uma vez os tontos de iOS x Android, Apple x Google, use pelo menos argumentos decentes e desligue o CAPS pois ninguém aqui é “surdo”.
    Não seja mais um típico “pseudo-hacker-piratiador-eusoufoda” usuário de Android.

    1. Post
      Author
  35. Edy

    Faz o seguinte realmente são destintas agora baixe uma música de graça na Apple ou um vídeo ,baixe um bom app de graça ,customise seu iPhone hummm não da mesmo né E PAGO andróide pode até ser como vc fala ter vírus e tudo mais AGORA VC BAIXA APPS QUE SÃO PAGOS DE GRAÇA EM DETERMINADOS SITES COMO POR EX: APTOIDE BAIXA MÚSICA FILMES O NOME JÁ DIZ AMIGO OPEN SOURCE NÃO ME VENHA FALAR QUE A APPLE É ESSA MARAVILHA TODA NÃO O MEU CELULAR É UM IPHONE4S SÓ USO ELE POR FIZ O JAILBREACK IOS 7.1.2 estou satisfeito porque tenho o sistema modificado e aberto posso usar o cydia e customisar não sou refém da apple e nem do andróide Lógico que andróide está mais vulnerável a vírus ela é aberta ! Na iOS todo mundo é refém que música pague quer um app bom pague sem falar no preço dos aparelhos fala sério parceiro sou a favor da população e não de burguês todo mundo merece ter um bom aparelho seja iOS ou robô valeu essa minha opin.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Música de graça = Pirataria Edy, para você pode parecer genial, mas certamente o músico ou produtor está sendo lesado.
      Customizar o iPhone dá, até um certo nível, afinal, vejo pessoas com Android baixando e baixando launchers, para no final voltar ao original.

      Você voltou a falar em pirataria, adora né? Você rouba pão na padaria também?

      Open Source é bem diferente de pirataria meu caro, você é somente uma pessoa mais no montão que quer tirar vantagem do trabalho alheio sem pagar, te desprezo.

      Na Apple existe o Apple Music (novinho em folha) pagas 14 reais por mês e tens 37 milhões de músicas para baixar, isso é legal, isso é honesto.
      Você é a favor da população, não de burguês.

      Claro um socialistazinho de iPhone na mão… patético.

  36. Fernando Galvão

    Parabéns pelo post! Um dos melhores que já li sobre o assunto e deixando de lado qualquer fanatismo. Um comparativo também interessante sobre obsolecência programada entre o robô e a maçã é sobre o número de versões de aparelhos lançados em um ano. Enquanto a maçã lança um ou dois, alguém consegue dizer quantos Galaxy há no mercado? E qual a real diferença de um para o outro?
    Só para deixar claro, não sou nenhum maníaco da maçã e inclusive tem coisas que não admiro nela e, por outro lado, admiro bastante no robô. Mas isso é outro assunto… 🙂

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Fernando Galvão, como vai?
      O que temos sobre a Samsung é que ela aponta a vários públicos, já a Apple prioriza o público classe alta.
      Existe sim uma quantidade astronômica de modelos e nos perdemos, mas essa é a estratégia da empresa, micro-nichos.

      Quem perde realmente neste caso da Samsung é o consumidor pois mais tarde não encontra acessórios para alguns modelos, são tão pouco populares que não há lojas comercializando nem mesmo capinhas. Acho que se por algum motivo alguém escolher um Samsung deveria apontar para a linha S, sempre recebe boa variedade acessórios e cedo ou tarde as benditas atualizações.

      Grande abraço.

    1. Post
      Author
  37. Thiago H. Capucho

    Bom temos casos a parte com alguns modelos, tudo depende dos fabricantes em relação aos consumidores. A Motorola vem se destacando nesse meio, por mais que seus aparelhos percam valor, ou demore a ser atualizado, tenho o Moto X 1 geração, que passou por 4 atualizações, está na ultima versão do Android, roda apps de peso, e tem se mostrado eficiente desde então.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Thiago, como vai?
      Falei sobre esses casos quando mencionei que o Google encomenda determinados produtos e estes recebem atualizações constantes.
      O Moto X de primeira geração foi o primeiro produto fabricado pela Motorola após o Google tê-la comprado, sabemos que desde então o Google já vendeu a empresa, mas mesmo assim quando se tem um “Android Puro”, se pode experimentar um suporte parecido ao da Apple em relação as atualizações imediatas.

      Abraço.

  38. Anderson

    hahaha, muito bom! 🙂 o Android tem seu charme e pode ser até mais bonito hoje – devido ao material design – que o iOS, mas fica longe de ter a qualidade da Maçã principalmente pelos pontos abordados por ti.

    Abraços,

    1. Post
      Author
  39. Heri Andrade

    André, quando você fala do consumismo Brasileiro de querer ter sempre o ultimo lançamento é uma verdade extremamente indiscutível. Passei alguns meses entre Genebra e Paris, andei muito mesmo nos metros observei as pessoas em relação ao consumo de tecnologia, eles amam não desconectam no sentido de esta ouvindo musica ou trocando mensagens porem, os smartphones deles em relação a aparelhos da Apple são as mais antigas e olha que lá eles tem toda a linha da Maçã vendendo em vários lugares não somente me lojas da própria.
    Conclusão, eles não estão nem ai pra esse consumismo bobo que temos aqui, lá eles não precisam se matar pra ter o melhor aparelho e mesmo assim usufruem dos aparelhos ate não terem mais recursos digamos assim.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      É verdade Heri, sem falar que lá é ainda mais barato comprar. Não só no preço, mas na relação “salário vs investimento”. O brasileiro é tão fútil que chegamos ao ponto de pagar dobro, triplo pelas coisas, e continuamos comprando para impressionar os amigos.

  40. marinildac

    P-E-R-F-E-I-T-O! Meu Air 1 vai ter praticamente tudo que o 2. Já meu tabletinho Android tá paradão no 2.2, nunca atualiza o sistema! Daí que ele fica largadão num canto. Mas meu iPad 2, que doei a uma escola agrícola, vai poder atualizar pro 9 E MELHORAR!
    Nem há o que discutir quanto isso. Abraços!

    1. Post
      Author
  41. Denis

    André, concordo com tudo o que vc falou, realmente os produtos da Apple demoram muito mais para ficarem obsoletos. Isso acontece desde os antigos Macs. Quem já trabalhou na área gráfica ou publicidade sabe do que estou falando. Houve época em que os PCs não conseguiam fazer o que os Macs faziam, hoje a situação é outra, os PCs evoluiram e fazem praticamente tudo que um Mac faz. Vejo que o mesmo acontece com o Android, que no início era um lixo mas foi se aperfeiçoando, porém assim como os PCs, o Android necessita de muito mais recursos (memória, RAM etc) para ter a mesma performance de um dispositivo com iOS.

    1. Post
      Author
  42. Maico

    Olá André… A verdade é que todos anseiam por ter um dispositivo Apple… E quem tem ou já teve sabe a qualidade que possui… Acho que os preços são injustos para nós brasileiros e que se pudesse teria sem dúvida todos… Mas tenho um iPhone 4s, um IPad 2, um Mac mini i5 é uma Apple TV que não não são top de linha mas solucionam qualquer problema, principalmente quando o assunto é interatividade! Será que usuários do Android podem dizer que possuem o mesmo?

    1. Post
      Author
  43. Alexandre

    André, comprei meu primeiro Iphone em 2011 um 4s 16G juntamente com um Ipad 2 16G, hoje ainda tenho meu 4s velho de guerra um pouco gasto e verdade, mas troquei meu ipad 2 ano passado, com o dinheiro da venda comprei um Ipad mini 2 retina de 32G, fiquei extremamente satisfeito por não perder dinheiro e ter um dispositivo mais atual de maior capacidade, vale ressaltar que a venda foi no Brasil, mas a compra foi em Miami, infelizmente os preços no Brasil não são agradáveis.

    Estou com um Galaxy S5 mini 16g com uns 4 meses de uso, já posso falar que o Androide não me agrada como o iphone, mas tem suas vantagens principalmente sua resistência a água, mas infelizmente ainda não estou com o sistema mais novo e tive de comprar um antivírus para me sentir um pouco mais seguro.

    Estou sempre de olho no ipaddicas , parabéns pela dedicação e conteúdo sempre embasados por fontes inquestionáveis!

    abraço!

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Alexandre, como vai?
      Muitas pessoas fazem proveito dessa realidade, compram um dispositivo lá fora, usam 1 ano, depois viajam novamente.
      Comprar o novo lá com o direito da revenda… sempre funciona bem isso!

      Obrigado pelo relato sobre o Galaxy. Abraço.

  44. Ney

    Oi André tudo bem? Tenho acompanhado teu site já há algum tempo e sempre que posso faço comentários aqui. Sou usuário da Apple e da Samsung, vou explicar rss. Tenho dois ipad em casa e tinha um iphone 4. No último ano notei que o iPhone já não estava dando conta do recado! Lento, tela pequena, as únicas coisas que ainda me atraíam eram o acabamento primoroso e o ios, lógico! Depois de pensar um pouco troquei meu iphone por um galaxy S4, resultado: ganhei em desempenho, agilidade e tenho uma linda tela de 5 polegadas para trabalhar e me divertir quando sobra um tempo. Se os preços dos novos iPhone não estivessem estratosféricos, sem dúvida nenhuma que eu compraria um iPhone 6, mas neste momento não dá. Até porque, acredito que nenhum smartphone vale acima de dois mil reais, acho abusivo! Só não posso deixar de dizer que a qualidade do ios é gritante quando o comparamos com o androide. Isso tenho percebido quando largo meu galaxy e pego meu ipad! Espero que um dia tenhamos preços justos por aqui. Abraço.

    1. Post
      Author
  45. Jorge Ortiz

    Eu tenho um tablet iOS (iPad Air) e um smart Android (Moto E – de primeira geração).

    Jogo dos dois lados, portanto.

    E o que tenho a dizer é que comprei esse Motorola, primeiro pelo preço, pois não queria gastar muito num telefone, e segundo porque tinha atualização garantida para o Lollipop – e que até agora ainda não foi disponibilizada para ele… lamentável.

    Quanto ao tablet, sempre que trocar vou comprar da Apple.

    1. Post
      Author
  46. Carlos Eduardo Drummond

    Bingo! Melhorar recursos poupando espaço não é necessariamente conflitante, muito menos impossível- como se demonstra agora. Todas as áreas do conhecimento e produção almejam isso – fazer mais com menos. O inverso é mesmo forçar demanda e tem limite de elasticidade. De ingênua a Maçã não tem nem a mordida.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  47. Ernesto

    Não há como retocar o que você disse. Sempre existirão fãs do androide, que realmente tem suas facilidades, mas no total, pesando prós e contras, os dispositivos da Apple são bem superiores.
    Só gostaria que houvesse melhora na recepção dos IPhones, do telefone.

    1. Post
      Author
  48. Heros Pena

    André, eu já tinha um iPhone 3, portanto já era conhecedor da qualidade dos produtos Apple quando comprei meu iPad 1 e justamente por isso optei pelo modelo 3g 64gb já que queria um dispositivo que me acompanhasse por muitos anos, e durante algum tempo acreditei nisso até que uma atualização (a última para aquele modelo) deixou o aparelho praticamente inutilizado, ficou lento e travando constantemente e o Safari “caia” antes de abrir páginas mais pesadas, isso sem contar os aplicativos novos e incompatíveis, resumo eu tinha um aparelho com hardware muito superior que o de qualquer dispositivo Android disponível na época que simplesmente não funciona como tal, se isso não é “obsolescência programada” realmente não sei o que o é. E como um usuário insatisfeito que migrou da Apple para o Android posso afirmar com certeza que é melhor ter um dispositivo desatualizado funcionando que um atualizado e inútil.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      É seu ponto de vista, respeito. Sobre o iPad 1… ele foi lançado no dia 3 de abril de 2010 e recebeu atualizações até o dia 7 de maio de 2012.

      Neste período recebeu as seguintes versões de software:
      iOS 3;
      iOS 4;
      iOS 5;

      Sendo assim, um aparelho lançado como “primeira versão” e que teve atualizações durante 2 anos, tendo durado pelo menos até 2013, quando os desenvolvedores começaram a atualizar seus dispositivos mantendo ele de fora… são 3 anos.

      3 anos em tecnologia é bastante coisa, eu não mantenho costumo manter um Mac por 3 anos, imagine um iPad. O iPad 1 era totalmente capado, foi um dispositivo lançado para testar o mercado, durando 3 anos… para mim parece suficiente, se pagou.

      Considere R$2000 no aparelho, preço daquela época. Divida por 36 meses, são 55 reais por mês, por uma ferramenta que lhe acompanhou em todo esse tempo.

      Tecnologia não consegue ser para sempre Heros.

      Meus irmãos sempre foram “fãs de Android”, ambos possuem o HTC One M8, aparelho top de linha, o “iPhone do Android”. Foi lançado ano passado, depois de atualizar ao Android Lollipop, a câmera não funciona, é lenta pra cacete, tirar foto é uma tarefa impossível. O sistema colapsa do nada, fica lento. Enfim, não vai me convencer de que Android é uma maravilha neste sentido pois eu conheço de perto.

      A frustração de não poder tirar foto num aparelho que você pagou 750 dólares um ano antes é bem grande.

      Abraço.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Rogério, como vai?
      Alguns recursos não estão presentes em todos os dispositivos. A Siri não está atualmente nem estará presente no iPad 2 com iOS 9.
      Sinto muito tê-lo confundido.

      Até já.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *