10 Dicas e Truques Essenciais válidos para iPad e iPhone!

Olá pessoal, no dia de hoje preparei 10 truques especiais para que você aprenda ainda mais sobre o sistema do iPad e também do iPhone, estes truques são simples porém ajudarão você a aproveitar ainda mais seus dispositivos no dia-a-dia.

O tempo passa e cada vez aprendemos coisas novas sobre nossos tablets, porém, muitas vezes necessitamos um empurrãozinho para aprender um ou outro detalhe extremamente necessário e um pouco oculto pela falta de um manual de usuário impresso juntamente do iPad.

Que tal aprender 10 truques de grande utilidade?

1. Tire uma foto da tela

Tirar uma foto da tela ou como muitos chamam ‘dar print screen’ é muito simples no iPad ou no iPhone, basta você deixar apertado o botão Power e logo apertar uma vez o botão Home. Um flash sinalizará que a foto foi tomada.

Tire uma foto da tela

Todas as fotos tiradas da tela (print screen) ficarão guardados no Rolo da Câmera dentro do aplicativo Fotos. Você poderá enviá-las por e-mail ou até mesmo publicar no Twitter tocando no botão Compartilhar (quadrado com uma flecha saindo de dentro).

2. Coloque um download em pausa

Algumas vezes colocamos vários aplicativos para baixar, alguns com peso maior outros menor. Isso pode ser chato quando vemos que um deles está demorando muito e queremos acelerar o download dos demais, para isso você pode colocar um deles ‘em pausa’, dessa forma os outros continuarão a serem baixados e instalados. Mais tarde você pode retomar o download.

Em pausa

É muito simples, basta você tocar uma vez sobre o App que está sendo baixado, ele será colocado ‘em pausa’. Para retomar toque novamente uma vez sobre o ícone do aplicativo.

3. Volte rapidamente para o topo

Esse truque é muito útil quando estamos navegando na internet, veja bem, você foi descendo a página para acompanhar a leitura e mais tarde precisa voltar ao topo para acessar o menu ou até mesmo a barra de endereços.

Subir automaticamente

Toque uma vez na barra preta (a do relógio) e você será levado rapidamente ao topo. Simples e útil!

4. Ative o Caps Lock

Apesar de não ser partidário de escrever EM MAIÚSCULAS, muitas pessoas precisam para destacar um texto ou até mesmo dar ênfase em alguma palavra, é nestes casos que ativar o Caps Lock (ou escrita em maiúsculas) se torna útil. Vamos ativar essa função fazendo:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Deslize até encontrar Teclado e toque nele;
  • Ative a opção ‘Ativar Fixar Maiúsc.;

Esse procedimento terá que ser feito somente uma vez, depois disso feito será fácil escrever em Caps Lock sempre que quiser, basta tocar duas vezes no botão Shift do teclado do iPad.

5. Silencie o iPad rapidamente

Tem vezes que estamos num ambiente público e de repente abrimos algum aplicativo com som, sem querer… nesses momentos precisamos silenciar o iPad ou iPhone rapidamente para não atrapalhar (uma aula por exemplo). É simples, basta você deixar apertado o botão de baixar o volume por 2 segundos.

6. Seis ícones no Dock

Muita gente não sabe mas podemos colocar até 6 ícones no Dock do iPad, dessa forma podemos contar com mais atalhos em um lugar de fácil acesso! Para isso basta arrastar mais dois ícones dos aplicativos desejados para o Dock. Você pode também trocar todos os ícones que vem pré-determinados por outros de sua preferência.

Para isso você vai tocar e manter o dedo pressionado sobre o aplicativo desejado, logo tudo começará a tremer. Solte o dedo, toque novamente e depois arraste-o para o Dock. Pronto, repita o procedimento com todos os que desejar, tirando os indesejados e incluindo os preferidos.

7. Controle o App Músicas facilmente.

Quando você está escutando música poderá trocar de faixa de forma descomplicada com o controle do reprodutor que se encontra na barra de multi-tarefas, basta tocar duas vezes no botão Home e depois deslizar da esquerda para a direita.

Musica - Mude facilmente

Aparecerão os controles de Play/Pausa, Anterior e Seguinte para que você possa trocar de música rapidamente. Se você estiver com a tela bloqueada do iPad poderá também tocar duas vezes no botão Home e mesmo sem desbloquear o iPad os controles aparecerão.

8. iPad não está carregando?

Quando você conecta seu iPhone ou iPad na porta USB de um computador comum com Windows muitas vezes aquela porta USB não possui energia suficiente para carregar o dispositivo (até carrega mas muito lentamente). É por esta razão que aparece um aviso no iPad dizendo “Não está carregando”. Existe uma forma de corrigir isso, mas devo avisar que não funciona com todos os computadores. A ASUS lançou um programa que trata de enviar mais energia para as portas USB para que dessa forma você possa carregar seu dispositivo.

Mais detalhes e link para download do programa você encontra aqui: Aprenda a carregar seu iPad na porta USB do computador.

9. Adicione um site favorito na tela inicial!

Muitas pessoas perguntam se o iPadDicas possui um aplicativo, é que elas certamente viram imagens de posts do blog onde contém um ícone com o nome do blog. Esse é somente um atalho que lhes permitirá acessar rapidamente seus sites favoritos e ainda incluir um ícone deles na sua tela inicial.

Para aprender o procedimento acesse: Adicionando sites à tela inicial.

10. App com problemas? Force o fechamento!

Se você tem algum aplicativo que está com problemas, não abre ou fecha imediatamente ao abrir é muito provável que consiga solucionar com um simples procedimento: forçar o fechamento do aplicativo.

Segue:

  • Toque duas vezes no botão Home;
  • Toque no App em questão e mantenha o dedo pressionado;
  • Depois que tudo começar a tremer solte o dedo e toque no botão (-) vermelho;

Pronto, App finalizado, agora basta abri-lo novamente.

Se este procedimento não resolver temos mais dicas que podem ser de utilidade no post: Aprenda a arrumar aplicativos que não abrem ou fecham sozinhos.

Tem mais algum truque que você gostaria de compartilhar com outros usuários do iPad ou iPhone? Conte-nos nos comentários!

Comments

  1. Jackson Basilio

    Andre, gostaria de saber como transferir os meus apps para outro pc, pois instalei outro itunes e se sincronisa com este,
    itunes perco os meus aplicativos, como fasso, para transferir, eu te agradeço muito pela dica.

  2. Antonio Mendes pontes

    Eu sou um iniciante ainda não tenho comentaria sobre o iPad , mas gostaria de dar uma sugestão sobre o manual, por que não vem nenhuma informação em português . Obrigado

  3. Erika

    André,

    com tantos sites, blogs e afins sobre Ipad o seu é, de longe, o melhor. Já há tempos está na minha tela inicial e recomendo para todos os meus amigos. Aprendo tanta coisa legal no seu blog.

    Parabéns pelo excelente trabalho.

    Erika

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  4. Moraes

    Olá amigos
    Inspirado no comentário feito pelo Leonardo, acabo de descobrir que deslizando simultaneamente os quatro dedos para a direita ou esquerda da tela podemos mudar rapidamente de um aplicativo para qualquer outro que tenhamos usado recentemente . Achei legal poder com isso ficar brincando com 2 jogos ao mesmo tempo sem precisar ficar abrindo e fechando aplicativos.
    É isso aí André, suas dicas terminam normalmente tendo um efeito multiplicativo que muito nos ajuda.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  5. Leonardo

    Valeu André!! Dicas muito úteis. Quero compartilhar uma. No item 7, para visualizar os aplicativos em execução basta subir a tela tocando 4 dedos simultaneamente, sem precisar usas o botão Home.

    Obrigado pelas dicas!

    1. Post
      Author
      André Darugna

      É verdade Leonardo, os gestos multi-tarefas são muito úteis.
      Se passar 4 dedos de um lado para outro troca entre os aplicativos, se fizer movimento de fechar os dedos vai para a Home Screen.
      Muito interessante.
      Obrigado por compartilhar.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  6. Carla-carolaine

    Bom dia,
    Concordo com o Rafael,a dica 3 é muito boa.
    Acabei de fazer um teste,e foi muito bom saber disso,e eu fiquei pensando agora” e para descer,será que tem como”toquei 2 vezes na barra Espaço e parei bem aqui nesse espaço de comentários. Acredite André,sem querer eu descobri isso!
    André,várias vezes eu precisei dá Zoom em um texto no GoodReader,tocava com 1 dedo na tela para dá o zoom,porém não sabia o que fazer para desfazer o zoom,saía do App. Voltava e nada,o texto ainda estava com o zoom,mexendo com fiz agora,que descobri,que basta tocar com 2 dedos e o texto volta ao tamanho natural.
    Outra coisinha André,como faço para colocar emoticons aqui? Eu coloco,ele aparece,mais depois que eu clico em enviar comentário,ele some. Me passe essa dica,por favor!
    Ótimo post André!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  7. Rafael Schouery

    Apesar de eu já conhecer algumas dicas, gostei bastante das outras, principalmente a de voltar para o topo.

    Mas uma coisa que me incomoda é a forma de tirar ScreenShots. Para a maioria das Apps é ok, mas no caso de jogos é muito difícil tirar um screenshot enquanto joga.

    Ótimo post, abraços!

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *