Dicas para otimizar o uso do teclado no iOS 8 do iPad e do iPhone

Por mais prático que o teclado virtual do iPad seja, todo mundo perde um bom tempo ao digitar, pensando nisso separei para o dia de hoje algumas dicas bem interessantes para potencializar o uso do teclado, atalhos e muito mais.

Também vou dar uma repassada nos tipos de teclado contextuais, para que você entenda como eles podem ser úteis no dia-a-dia e algumas dicas para aproveitar esse recurso que é um grande diferencial do iOS.

O iOS 8 melhorou muito, também possui um teclado totalmente novo que perdeu os relevos e ganhou uma belíssima transparência, no uso diário isso muda pouco ou nada, mas nunca está fora de lugar relembrar algumas dicas que nos ajudam a digitar melhor usando o iPad ou o iPhone.

Abaixo você encontrará em tópicos várias instruções que lhe ajudarão a utilizar melhor o teclado do iPad e do iPhone no iOS 8, confira!

Teclados contextuais

O iOS tem a capacidade de identificar o tipo do teclado que deve ser utilizado em determinada situação, vamos supor, num campo de e-mail ele mostra as teclas otimizadas para a digitação com arroba, ponto e tudo mais, já num endereço de site ele facilita a inserção de .com e .br.

Também temos teclados otimizados para tuítes, teclados numéricos (no iPhone), entre outros. Isso tudo ajuda muito no dia-a-dia pois dessa forma não precisamos mudar entre os caracteres especiais que serão requisitados.

teclado-arroba

teclado-ponto-com

Emoticons ou Carinhas (teclado Emoji)

teclado-emoji

Muitas pessoas gostam de utilizar os emoticons, que são aquelas carinhas e desenhos, durante suas conversas, tuítes e posts no Facebook. São poucos os usuários que conseguem saber como ativá-los no iPhone e no iPad, a verdade é que o teclado de carinhas vem escondido, diferente de outros sistemas no qual os próprios aplicativos oferecem a função.

No iOS é diferente, não melhor, nem pior, somente diferente. Você precisa adicionar o teclado chamado Emoji para poder utilizar as carinhas em suas conversas na internet.

Para isso iremos aos Ajustes e faremos os seguintes passos:

  • Toque em Geral;
  • Toque em Teclado;
  • Toque em Teclados;
  • Toque em Adicionar novo teclado;
  • Escolha o teclado Emoji na lista;

Agora seu iOS já conta com as carinhas e desenhos para serem utilizados nos aplicativos, para isso você deverá alternar entre os teclados, o segredo está no globo terrestre que aparecerá ao lado esquerdo da barra de espaço. Toque e segure nele para abrir o menu de idiomas, deslize o dedo até o Emoji para visualizar estes desenhos.

Para trocar novamente repita os passos de tocar e segurar no globo terrestre, logo, deslize para Português. Faça estes passos sempre que desejar.

Atalhos de teclado

teclado-atalho
Uma das funções mais interessantes do teclado do iOS é a capacidade de você criar atalhos para facilitar a digitação de frases feitas ou até mesmo completar campos com informações como e-mail, endereço, etc.

Digamos que você digite tenha um estilo de saudação pre-definido, ou que queira digitar seu endereço (conta ID Apple) mais rapidamente sempre que requisitado, para isso você cria um atalho que facilita as coisas.

Exemplos:

  • “@@” pode ser para repetir seu endereço;
  • “gaaj” pode ser para “Grande abraço, até já”;

Ele também pode ser para habilitar os atalhos para os emoticons, você pode usar a criatividade nesse sentido.

Para ativar os atalhos de teclado você deve seguir os passos:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Toque em Teclado;
  • Toque em Adicionar novo atalho;
  • Digite a frase que será guardada;
  • Digite o atalho que usará para acessá-la;
  • Toque em Salvar;

Parece complicado, mas é super simples e muito, muito útil. Use e abuse dos atalhos e sua digitação vai melhorar muito.

O mais interessante disso tudo é que com o iCloud todos os atalhos ficam sincronizados entre o iPad e o iPhone, futuramente com a chegada do Mavericks os mesmos atalhos funcionarão também no Mac.

Evite aborrecimentos

teclado-correcoes
Muitas pessoas não gostam do corretor do iOS, que por vezes falha, ou não suportam a Auto-Capitalização de palavras, que também é um recurso controverso e incomoda muitas vezes.

Sua sorte é que você pode desativar estes recursos, eles se encontram nas configurações do teclado em Ajustes.

Para isso basta seguir os passos:

  • Entre nos Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Toque em Teclado;
  • Desative Maiúsculas Automáticas;
  • Desative Correção Automáticas;

Lembre-se porém, que esta configuração é opcional, eu particularmente gosto da correção e gosto das maiúsculas automáticas, somente siga os passos acima se estas funções não lhe agradarem.

Aprenda a acentuar palavras

Passa o tempo, passam os anos e as versões do iOS, porém, muitos usuários não aprenderam ainda como utilizar acentos e caracteres especiais em seus dispositivos. A verdade é que isso é muito simples, mas o costume do uso de outros sistemas confunde os usuários do iPad e do iPhone.

Acentuar palavras ou utilizar caracteres especiais é muito fácil, você somente precisa tocar e segurar sobre a letra que deseja utilizar, ou sobre um símbolo para ver mais.

Veja no exemplo abaixo como é simples:
teclado-acentos

Recomendo que você faça o teste de tocar e manter o dedo pressionado em todos os botões do teclado, dessa forma irá descobrir muitos caracteres especiais e pontuação que jamais soube que existia no iPad.

Teclado dividido no iPad

teclado-dividido
Algumas pessoas me escrevem desesperadas pensando que isso é um erro do dispositivo, mas a verdade é que o teclado partido ou dividido foi criado para facilitar a vida do usuário.

O que acontece é que com o iPad de 9,7 polegadas fica difícil alcançar todas as teclas quando digitamos com o dedão segurando o iPad com ambas as mãos.

Ao dividir o teclado as teclas ficam menores e você tem um maior alcance para conseguir a digitação, você pode separar o teclado puxando do meio para fora com dois dedos (um para cada lado). Para juntar deverá fazer o movimento inverso.

teclado-acoplar
Ainda há a possibilidade de tocar no último botão do lado direito e segurar, para depois escolher a opção “dividir” ou “acoplar e juntar”, para corrigir o problema (que não é problema).

Outras dicas do teclado

Existem ainda outras dicas muito úteis para quem utiliza o teclado do iPad e do iPhone, vamos por partes.

Você pode finalizar uma frase e iniciar outra rapidamente apertando duas vezes a barra de espaço, será incluído um ponto final seguido de um espaço simples.

Você pode inserir um ponto final (ou número) e rapidamente voltar ao teclado de letras, basta tocar no botão .?123 e não tirar o dedo, deslizar até o símbolo ou número desejado e só então soltar o dedo do botão. Nesse momento o teclado voltará sozinho para as letras, podendo continuar a digitação com muito maior velocidade.

Também é possível adicionar uma letra maiúscula com somente um toque na tela, ao invés de apertar a flecha para cima e depois a letra desejada, você vai tocar na flecha para cima e deslizar o dedo até a letra que deseja colocar maiúscula, ao chegar na letra solte. Com somente um toque você poderá adicionar nomes de ruas, de pessoas e usar letras maiúsculas para o que desejar.

Se você costuma bater papo com amigos internacionais, nada melhor que adicionar novos teclados nos idiomas mais utilizados para poder alternar entre os corretores automáticos. Para isso vá aos Ajustes > Geral > Teclado > Teclados > Adicionar novo teclado > Escolha o idioma desejado. Para ativá-lo você deverá tocar e segurar no globo terrestre que aparecerá ao lado da barra de teclado.

Acentos em teclados externos

teclado-apple-ipad-sem-fios

Se você está pensando em utilizar um teclado externo, quero lhe dizer que é uma excelente opção, pois agilizará muito a escrita para documentos mais longos.

O modelo de teclado em questão, ao que darei as dicas será o US-International, ou seja, sem ç.

Acentos:

  • Agudo (´): Option + E + letra desejada [á, é, í, ó, ú];
  • Til (˜): Option + N + letra desejada [ã, õ, ñ];
  • Crase (`): Option + ` + letra desejada [à, ù];
  • Circunflexo (ˆ): Option + I + letra desejada [ê, ô];
  • Cedilha (ç): Option + C [ç];
  • Trema (¨): Option + U + letra desejada [ü];

Ainda você poderá utilizar as teclas extras como por exemplo TAB, as setas para deslizar para frente e para trás, entre as letras.

Pois bem, se seu teclado for para Windows, também irá funcionar mas você deve notar que algumas teclas serão chamadas de outro nome, exemplo:

  • Logo do Windows = Command (ou CMD);
  • ALT = Option;

Considerações Finais

Por hoje é isso pessoal, acredito que aprender a usar melhor o teclado do iOS 8 lhe ajudará a otimizar melhor seu tempo e suas tarefas utilizando o tablet ou smartphone da Apple. Somente com o conhecimento destas dicas você poderá digitar como um profissional.

Se você conhece outra dica extra sobre o teclado do iOS, por favor, compartilhe conosco nos comentários. E caso tenha ficado alguma dúvida, pergunte, será um prazer conversar com você sobre o teclado do iOS.

Grande abraço, até já.

Este artigo foi publicado originalmente no dia 7 de outubro de 2013. Atualizado 6 de Abril de 2015 com informações novas sobre a sincronização de teclados externos.

Comments

  1. Meiry braga

    Depois que atualizei IOS9 o teclado do meu ipad passou para o idioma ingles, apesar de estar configurado para o idioma portugues. Nao sei msis o que fazer.

  2. Bruno Bello

    Olá André, como vai?
    Encontrei hoje seu site e estou maravilhado com a qualidade dos seus posts.
    Gostaria primeiramente de agradecê-lo por isso.
    Estou com uma duvida em relação ao Ipad da maçã; que comprarei um novo em poucas semanas, porém, estou em dúvida com relação a qual comprar para o que necessito e qual aplicativo usar.
    Eu faço faculdade e pretendo substituir o Ipad pelo caderno padrão, qual aplicativo e qual dos novos ipad (air ou mini 3) seriam mais aconselháveis para o uso na digitação?
    Obrigado amigo!

  3. Nilda

    André, depois da atualização 8.3, no meu iPad não funcionam mais os atalhos do teclado. No iPhone está direitinho.
    Já escrevi pra Apple, mas não me responderam.
    Vc sabe se mais pessoas, tiveram esse tipo de problema ?

    1. Carlos

      Acontece comigo também. O pior é a inconstância, pois às vezes ele passa 2, 3 semanas sem funcionar e, de repetente volta. Funciona um tempo e para de novo. Enquanto isto, os atalhos do IPhone funcionam direto.

    1. Post
      Author
  4. Luiz Aguiar

    Boa tarde
    Parabéns pela qualidade e grande utilidade das informações.
    Tenho uma dificuldade com o teclado do IPad pois a partir de um momento ele ficou estático e encobre o que está sendo digitado criando uma certa dificuldade quando tento preencher um formulário ou mesmo digitar um email.
    Grato

  5. Murilo

    Tem como colocar números em potência no teclado de iPhone e iPad? Aqueles que ficam menores e na parte de cima da linha. Desde já obrigado.

  6. Letícia

    Quando a gente digita, a letra digitada aparece (uma forma de saber q realmente apertamos a tecla certa) como q eu faço para desabilitar isso do iphone???

    1. Post
      Author
  7. Aline Fernandes

    Ola , gostaria de saber se tem como tirar essa expansao da letra no teclado ? Ja esta me irritando kkk , er quando voce digita e a tecla sobe , entendeu ?

  8. Rosana Figueiredo

    Alguém aí reparou que o teclado, depois da atualização do ios7 , não passa mais para o minúsculo ? Está sempre no maiúsculo ? Antes ele iniciava a frase com a letra no maiúsculo, automaticamente passava para o minúsculo na próxima letra e agora não muda? Eu estou tão acostumada com o teclado que nem percebi, quem percebeu foi meu filho, que reclamou que não sabe quando está no minúsculo ou maiúsculo e é verdade!!! Um baita erro.

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  9. Edivan Ferrreira

    Olá André,

    Suas dicas são sempre ótimas e tem nos ajudado imensamente, são muito valiosas, muito obrigado.
    Sobre as dicas do uso do teclado, sinto muita dificuldade porque não consigo achar a função delete como nos teclados normais.

    Você sabe como ativar essa função no teclado do ioS7 ? Uso um iPad 2 e um iPhone 4S.

    Grato.

    Edivan Ferreira

  10. Edma

    Bom dia Andre obr. pelas dicas…Sao preciosas….tenho uma pra vc….apos o upgrade do ios7 ….eu nao conseguia abrir os links dos emails…. com a orientacao da Apple store local eu fiz RESET no IPad…e Tudo ficou bem….bye…tenha um otimo dia….

  11. michel

    oi não estou conseguindo da forma pressionando o teclado númerico 123 ele parece estar travado a letra q tbm trava tenho um iphone 4s ios 7

  12. DOUGLAS

    Boa noite. Como sempre ótimas dicas. Mas o que sinto muita falta é de poder utilizar no iPad o comando Delete da mesma forma que utilizo no PC. Alguém sabe como fazer isto???

  13. Denis

    Única coisa que sinto falta no teclado do iOS são os números que não aparecem junto das letras. Facilitaria bastante, principalmente para digitarmos senhas alfa/numéricas.

    1. Dalton Lavor Moreira

      O André já deu a dica quando falou dos teclados: segure a tecla dos números, e corra o dedo até o número que quiser, após eles serem mostrados! Simples assim.

  14. Bruno

    Bom dia André, sempre com dicas bem legais, mas uma coisa que sinto falta é em como colocar sobrescrito e subscrito num texto no pages ou email e existe como configurar o teclado com setas para facilitar a digitação? Pois sou professor de química e utilizo o Ipad para preparar e ministrar minhas aulas… Agradeço a atenção..

    Abraço

    1. Dalton Lavor Moreira

      Bruno, também senti essa dificuldade! Alguns caracteres sobrescritos aparecem quando você aperta as teclas e segura, como por exemplo nos números! Todavia, não conheço como escrever palavras inteiras sobrescritas ou subescritas! Também as notações subescritas como por exemplo H2O! Se alguém souber, se habilite a nos ensinar …

  15. Clovis

    Oi André, bom dia!
    Essa de tocar e segurar todas as teclas do teclado é uma boa, pois eu não conhecia os atalhos de contexto para internet.
    Um abraço do

    Clovis

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *