Quando se fala em segurança, todo cuidado é pouco, por isso é tamanha a importância de dialogar sobre questões como a privacidade em nossos iPads e iPhones.

Temos que saber que o seguro morreu de velho, não podemos descuidar de nossas informações pessoais, precisamos compreender que qualquer pessoa mal-intencionada pode ver um prato cheio em nossos dispositivos pessoais, acontece que sim, guardamos muita informação sensível neles.

É preciso configurar algumas coisas em nossos iDevices para certificar-nos de que informações como nossa localização atual, conteúdo de mensagens pessoais, não serão interceptadas por pessoas de má índole que pode tirar proveito delas.

Quer se proteger e melhorar sua privacidade no iPad e iPhone? Segue o artigo até o final, realize cada uma das modificações de configuração sugeridas e fique tranquilo, pois estará mais seguro.

1) Pré-visualização de mensagens na tela de bloqueio

Imagine a situação, você está em um churrasco, com seus amigos, conversando com uma pessoa “secreta”, seu celular sobre a mesa e de repente entra uma mensagem.

Todos olham para a tela e infelizmente, tarde demais, a mensagem foi lida por um dos colegas que para “tirar um sarro” expõe sua vida pessoal, da forma mais grotesca possível.

A história pode parecer que só acontece nos filmes, mas não podemos esquecer que cada um de nós possui uma vida privada e que nossos segredos ou conversas privadas não devem vir à público sem nosso consentimento.

desativar-previsualizacao

Para evitar esse tipo de problema sugiro uma pequena configuração no que diz respeito às pré-visualizações das mensagens na tela de bloqueio, para evitar que outros tenham acesso ao conteúdo mesmo quando usamos senha no iPad ou iPhone. O problema é que mesmo antes de desbloquear a tela, parte da mensagem poderá ser lida caso você não realize essa configuração:

  • Abra os Ajustes;
  • Toque em Notificações;
  • Toque em Mensagens;
  • Deslize a tela até encontrar Mostrar Pré-visualizações;
  • Desative essa opção;

Agora, mesmo com as notificações mostrando que você recebeu uma mensagem, ninguém poderá ler o conteúdo antes de realizar o desbloqueio por senha.

2) Utilize senhas complexas

Falando em senhas, existem usuários que não usam senhas, outros que até se preocupam com isso, porém, usam as senhas fáceis muitas vezes aquelas básicas tipo 1234, 1010 ou sua data de nascimento.

Erro clássico, sempre vai ter alguém disposto a passar por cima de sua privacidade tentando acertar. Melhor se precaver e configurar uma “senha complexa”, composta por letras e números, dificultando ainda mais a capacidade de furar sua camada de proteção.

desativar-senha-simples

Como fazemos para configurar senhas complexas no iPad e iPhone? Simples assim:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Touch ID e Código (se seu iPad ou iPhone não tiver Touch ID vai ser somente código);
  • Desative a opção “Código Simples”;
  • Configure a nova senha, desta vez com letras e números;

Uma dica, não coloque nada absurdo, tem pessoas que configuram senhas que nem elas irão lembrar depois. Isso é terrível pois a única forma de recuperar o aparelho será formatando e perdendo o conteúdo do iDevice.

Caso você tenha esquecido essa senha, siga nosso tutorial: iPad ou iPhone inativo, como recuperar a senha?

3) Backups criptografados no iTunes

Essa dica vai ser um pouco mais longa, é que poucas pessoas realizam backups de seus iPads e iPhones. Nem pelo iTunes, nem mesmo pelo iCloud. A maioria tem configurado para realizar backups no iCloud, mas não querem pagar por isso.

O iCloud fica abarrotado, logo começa a sair o aviso de que é necessário contratar maior espaço, elas simplesmente ignoram, não leem, depois perguntam o que fazer, mas é simples: ou você paga, ou você começa a fazer backups manuais usando o iTunes do computador.

Ok ok, captei, vou fazer pelo iTunes. Beleza, mas… faça direito, garantindo a segurança deste backup através dos backups criptografados.

backups-criptografados

Como fazer backup criptografado no iTunes?

  • Conecte o cabo USB no iPad ou iPhone e também no computador;
  • Abra o iTunes;
  • Selecione seu dispositivo na lista;
  • Toque em Resumo;
  • Lá escolha a opção “Backups —> Este computador”;
  • Marque a caixinha “Criptografar backup local”;
  • Escreva e repita a senha a ser utilizada;

Pronto, agora seus backups ficarão seguros pois somente com a digitação de uma senha eles poderão ser recuperados.

Qual o motivo dessa camada extra de proteção? Suponhamos que você seja furtado, levaram seu computador, nele você realizava os backups de seus aparelhos iPad e iPhone, onde tem todos seus dados pessoais.

O que o ladrão pode fazer com isso? Resgatar o backup em um dispositivo iOS e ter acesso aos seus dados, todos eles, como se ele tivesse seu iPad e iPhone em mãos, com toda aquela informação sensível que você guarda.

Isso inclui: contatos, agenda, endereços, fotos pessoais, acesso a contas e serviços como Facebook, Twitter, YouTube, como até em última instância acessar seu aplicativo bancário.

Ficou grilado? Eu ficaria, então por favor:

  • 1 – faça seus backups
  • 2 – faça eles da forma segura

Ficarei torcendo para que você leve isso a sério.

4) Localização em aplicativos

Quando falamos em segurança e privacidade, não podemos ignorar o fato de que milhões de usuários de smartphones e tablets, diariamente, estão liberando informações de cunho extremamente íntimo na internet.

Um dos mais importantes a tomar-se em conta é a localização, aplicativos como Facebook expõe sua privacidade, indicam exatamente onde você está.

Sem falar naqueles como Foursquare e Swarm, aplicativos os quais o próprio usuário decide compartilhar onde está. Imagine uma pessoa má intencionada com essa informação em mãos, a facilidade com a qual te encontrará.

Sabe onde você está, a roupa que veste (pelas fotos que você ostenta) e dali pra frente aproveitar-se da situação é uma questão de tempo.

localizacao-aplicativos

Minha recomendação é cuidar com esse tipo de publicação e bloquear a localização de determinados aplicativos, como o Facebook para evitar que outras pessoas pesquem sua localização:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Privacidade;
  • Escolha Serv. de Localização;
  • Depois, um a um estude o caso e bloqueie;
  • Minha recomendação é bloquear Facebook, Messenger e outros Apps de redes sociais;

Além de resguardar sua privacidade essa dica aumenta consideravelmente a duração da bateria dos dispositivos, é como matar dois coelhos com uma cajadada só.

Coitadinhos dos coelhinhos… que péssimo ditado popular.

5) Desative o compartilhamento de localização

Ainda falando em localização, existe um recurso no iOS chamado “Buscar Amigos”, ele praticamente expõe sua vida privada para amigos próximos ou não tão próximos, e você nem mesmo se dá conta disso.

Com esse aplicativo “Buscar Amigos” é possível que alguém possa ver em tempo real seus movimentos no mapa, como um rastreio GPS mesmo. Você está certo de que deseja compartilhar tanto assim sua intimidade com outros?

compartilhar-localizacao

Para cancelar essa falta de privacidade, siga os passos:

  • Abra o Ajustes;
  • Toque em Privacidade;
  • Toque em Compartilhar Localização;
  • Desative todos, ou escolha quem poderá lhe espiar no mapa;
  • Eu recomendo desativar todos, é a melhor forma de evitar problemas;

Quer mais dicas sobre este assunto?

Considerações Finais

Não devemos ignorar estas dicas simples de privacidade, todo cuidado é pouco, nos tempos atuais temos muita informação sensível dentro de dispositivos pessoais como tablets e smartphones.

Essas informações podem ser utilizadas por outras pessoas para tirar vantagem de nós, como também de forma ingênua, mas que pode acabar por terminar uma amizade ou até mesmo um relacionamento.

Acredito que após configurar estas 5 dicas você já possa retomar sua tranquilidade, sabendo que pelo menos no quesito privacidade, seu iPad ou iPhone está jogando totalmente a seu favor.

Debate:

  • Quais são suas técnicas para aumentar a privacidade no iPad e iPhone?

Grande abraço, até já.

Artigos relacionados