Bê-a-bá do iPad e iPhone, o empurrãozinho que faltava para você dominar seu dispositivo!

Olá amigos, no dia de hoje vou repassar dicas e truques básicos para todas as pessoas que estão iniciando neste mundo tão surpreendente e fabuloso como é o mundo iOS. Muitas pessoas se assustam ao trocar por exemplo de um computador com Windows, ou plataformas móveis como Nokia (Symbian), Android ou até mesmo Blackberry pois realmente o sistema é único e bastante diferente de tudo o que já viram, mas com algumas dicas básicas será fácil aprender esses primeiros passos.

De longe o iOS é um dos sistemas móveis mais fáceis de aprender a se utilizar, somente precisamos esquecer conceitos pré-formados, quebrar paradigmas e aproveitar dos benefícios que só o ecossistema da Apple oferece. Este post não tem a intenção de se tornar um Manual do iPad ou Manual do iPhone, somente dará algumas dicas essenciais para que você possa começar a utilizar seu iPad sem frustrações.

Pode começar esquecendo coisas como “instalar programas”, “baixar drivers” ou até mesmo “porta USB”, bem-vindo ao maravilhoso mundo iOS.

O que é um iPad?

Para mim o iPad não é um computador, nem mesmo um celular gigante, o iPad é um aparelho único sem precedentes. Somente depois do lançamento dele é que grande parte dos agora usuários se deram conta de sua utilidade e para que ele foi criado. Ele substitui o computador para as tarefas mais corriqueiras e também o celular para a navegação e interação. Acredito que o iPad seja o melhor companheiro para se utilizar internet em casa, já fora dela, na rua, considero o iPhone uma melhor opção. No ambiente de trabalho uma mistura entre iPad e computador podem trazer o resultado ideal.

O iPad foi apresentado como um dispositivo situado a meio caminho entre um MacBook e um iPhone. O dispositivo utiliza o mesmo sistema operacional do iPhone, o iOS. A recepção inicial do iPad foi bastante misturada, com muitos entusiastas ficando contra o aparelho devido ao que percebem como limitações e com outros tantos demonstrando grande empolgação com facilidade de interação que a interface demonstra.
Fonte: Wikipedia

Para que serve um iPad?

O iPad da Apple serve para leitura, e-mails, internet, multimedia, livros, jogos, música, vídeos e muito mais. Você pode trabalhar com documentos Office, escrever textos, planilhas e apresentações. Praticamente qualquer tarefa que um computador ou celular te permite será possível no iPad, mas com sua forma especial, desenhada especialmente para uma melhor produtividade. Na App Store (loja de aplicativos) você encontra opções para tudo, rádios, revistas, diversão, produtividade, trabalho, etc. são mais de 950.000 Apps disponíveis.

Como faço para conectar à internet

A primeira coisa que devemos fazer após tirar nossos iPads da caixa é a configuração do Wi-Fi, para que dessa forma possamos conectar à internet e começar a desfrutar de nosso novo aparelho. Para isso você deverá abrir os Ajustes do iPad (ícone cinza da tela inicial, com uma engrenagem) e depois tocar em Wi-Fi. Será aberta uma lista com as conexões disponíveis naquela área, toque na escolhida e digite a senha (no caso de existir).

Se seu iPad possui 3G / 4G você deverá ir até uma operadora de celular e escolher um plano de dados (somente dados, o iPad não faz ligações) e pedir ao atendente um ‘micro SIM / nano SIM’ (o mesmo que o iPhone 4/4S ou 5/5S/5c/6/6 plus utiliza). Na operadora geralmente eles configuram a conexão, cada operadora possui configurações diferentes.

Sempre que você estiver num ambiente com rede Wi-Fi esse tipo de conexão será priorizado, para economizar os dados do 3G que geralmente são limitados.

O que é a tal da App Store?

A App Store é a loja de aplicativos onde você vai poder baixar todos os Apps (comumente chamados de programas nos computadores) que você necessita para trabalhar, se divertir, falar com seus amigos, etc. Lá você encontra aplicativos pagos e gratuitos, há listas com Apps com melhor nota, os mais baixados e recomendados. Será difícil você não encontrar algo nesse mundo com mais de 950.000 opções. Todos os aplicativos lá encontrados não exigem ser baixados para depois serem instalados, o processo é totalmente automático, você escolhe o item desejado, tocar uma vez no botão “Comprar App” se for pago (ou Obter se for gratuito), confirma o download com sua senha e pronto, é só esperar que o processo termine sozinho. Ao completado o download o aplicativo estará pronto para ser usado.

A App Store é um serviço para o iPhone, iPod Touch e iPad criado pela Apple Inc., que permite aos usuários navegar e fazer download de aplicativos da iTunes Store. Dependendo da aplicação, ela pode ser grátis ou paga. As aplicações podem ser baixadas diretamente no dispositivo, ou baixados para um computador via iTunes. Embora a Apple afirmou que não espera lucrar com a loja, foi predito por Piper Jaffray que a App Store pode criar um mercado rentável, com receita superior a 1 bilhão de dólares por ano para a empresa.
Fonte: Wikipedia

Como abro um aplicativo?

Muito simples, basta você tocar uma vez sobre o ícone do mesmo que se encontra na tela inicial. Caso você se encontre em qualquer outra tela poderá tocar no botão HOME (redondo e localizado no centro inferior do iPad) para ser levado à tela inicial.

Como faço para fechar um aplicativo?

Mais simples ainda, basta você tocar no botão HOME (redondo e localizado no centro inferior do iPad), você será levado à tela inicial e o App será fechado.

Não gostou de um App e quer desinstalar?

Basta tocar e manter seu dedo sobre um aplicativo até que todos eles comecem a tremer, quando isto acontecer você deverá tocar no botão preto (x) que se encontra no canto superior esquerdo de todos os Apps que podem ser desinstalados (aplicativos do sistema não podem), logo uma caixa de diálogo aparecerá e você deverá confirmar tocando em Apagar. Terminado o processo você deverá tocar no botão HOME (redondo e localizado no centro inferior do iPad) para finalizar.

Está perdido e não sabe quais Apps deve baixar?

Isso é natural, quando compramos um aparelho novo muitas vezes não sabemos de todo o potencial dele, nem o que vamos utilizar. Vou deixar uma lista com várias publicações aqui do iPadDicas onde indico aplicativos essenciais:

Como faço para enviar meus arquivos para o iPad?

Acreditem ou não é uma das perguntas mais populares aqui no blog, infelizmente é um pouco chato e você vai precisar de um programa de computador (para PC ou Mac) chamado iTunes, você pode baixar o iTunes na página oficial da Apple.

Uma vez que tenhas o iTunes instalado deverás conectar o iPad na porta USB do computador utilizando o cabo que veio junto do iPad.

Depois visualize este vídeo tutorial: Como enviar arquivos do computador para o iPad utilizando o iTunes

Como transferir vídeos e filmes do PC para iPad ou iPhone?

É muito simples. Os dispositivos da Apple suportam arquivos de vídeo no formato MP4. Se você quiser assistir seus filmes favoritos no seu Pad ou iPhone, você precisa convertê-los para o formato MP4. Instale qualquer conversor de vídeo gratuito no seu PC com Windows para isso. Por exemplo, instale um conversor de vídeo do Freemake. Simplesmente adicione os arquivos para o programa, clique no botão MP4 ou Apple e selecione a predefinição pronta para o seu dispositivo, inicie a conversão. Você pode reduzir o tamanho dos seus vídeos (instruções passo-a-passo aqui) para que eles ocupem menos memória no seu dispositivo. Basta digitar o tamanho do arquivo de saída desejado antes de converter. O programa exporta automaticamente os arquivos para o iTunes, apenas não se esqueça de marcar essa opção.

Baixei muitos Apps, como faço para organizá-los?

Organizar os Apps é bastante recomendável pois depois de baixar muitos aplicativos ficará quase impossível de se encontrar. Existem duas formas de organização, uma delas é separando Apps similares (categorize-os) em cada página de aplicativos na tela inicial. Para isso você irá:

  • Tocar e manter o dedo sobre um aplicativo até todos começarem a tremer
  • Soltar e depois tocar e arrastar o aplicativo desejado até a borda da tela do iPad
  • Quando a página for trocada você poderá soltar o App
  • Repita o procedimento com todos os Apps desejado e coloque-os nas páginas escolhidas
  • Ao terminar toque o botão HOME (redondo no centro inferior)

Também é possível agrupar os aplicativos em pastas, estas pastas são muito úteis e você deverá dar um nome à elas, eu não gosto tanto pois para saber o conteúdo delas terá que tocar em cada uma, é normal depois de um tempo possuir pastas com nome como “Jogos 1”, “Jogos 2” e “Jogos 3”. Mas tem quem goste e é muito bom aprender como fazer:

  • Toque sobre um aplicativo e mantenha o dedo até todos começarem a tremer
  • Solte, depois toque e arraste um App sobre outro similar (solte em cima)
  • Uma pasta será criada e você deverá dar um nome à ela
  • Toque fora da pasta para voltar à tela inicial
  • Toque e arraste outros Apps para cima dessa pasta
  • Ao finalizar toque o botão HOME

Dessa forma você poderá manter a ordem, que é muito importante para poder aproveitar melhor seu dispositivo e ser produtivo. Uma dica é sempre eliminar os Apps que não usa, muitas vezes baixamos para testar, não gostamos e devemos eliminá-los.

Quero tirar uma foto da tela, tem como?

Claro que tem, é bem fácil inclusive, basta você deixar apertado o botão Power (do topo) e depois apertar 1 vez no botão HOME (redondo de baixo). A tela piscará em branco (tipo um flash) e você escutará um som característico de foto. Esse arquivo será guardado dentro do aplicativo Fotos (flor na tela inicial), para compartilhar com seus amigos basta abrir a foto e depois tocar no botão de compartilhar (flecha saindo de uma caixa).

A tela do iPad suja muito, como devo limpá-la?

Bom, limpar a tela do iPad é uma tarefa que você vai fazer frequentemente, com certeza por ela ser táctil ficam marcadas as impressões digitais do utilizador, é normal.

Você pode limpar com um paninho seco de algodão, esfregue com cuidado até remover todas as marcas. Quem tem a Smart Cover poderá utilizar a parte de dentro como um apagador (dobre para ficar em forma de triângulo e depois use para esfregar). Se as marcas persistirem use um pano levemente umedecido.

Nunca, jamais use algum produto de limpeza como limpa-vidros ou álcool, a tela de seu iPad possui uma camada de tratamento especial que ‘repele’ a oleosidade, é por esta razão que é fácil limpá-la com um pano de algodão. Se você utilizar algum tipo de produto poderá remover sem querer esse tratamento que a tela possui e dessa forma as marcas vão ‘grudar’ na tela e será muito mais difícil de limpar.

Devo usar uma película no iPad?

Olha, essa questão é muito pessoal, vou contar minha experiência pessoal mas você deverá fazer juízo próprio. Não utilizo película no iPad, cuido dele com a Smart Cover e uma proteção traseira. Se quer economizar poderá comprar uma Smart Case da Apple que oferece proteção completa.

O uso destes dois acessórios faz com que meu iPad fique 100% protegido, claro que não é uma armadura de aço, porém esse tipo de aparelho exige um cuidado extra, você não pode descuidar. Qualquer golpe fará com que a tela quebre.

A tela não risca tão fácil, meus iPads possuem no máximo 2 riscos visíveis cada um. Eu acredito que a perda da sensibilidade (pois sim se perde um pouco) e sobretudo a perda da qualidade da imagem não valham a pena. O iPad 3 (Novo iPad) por exemplo, possui tela Retina, uma resolução incrível que é totalmente estragada se usamos uma película. É uma opinião pessoal!

Mas, no iPhone eu uso película sim, pois ele fica no bolso, com moedas e as vezes chaves. Todos os dias quando olho para a tela dele lamento a perda da qualidade de imagem. Minha tela Retina do iPhone nunca foi aproveitada em razão disso. Mas para esse aparelho considero justa e necessária essa proteção com película.

Meus amigos falaram de um tal Jailbreak, você recomenda?

Neste blog jamais recomendaremos qualquer modificação que possa danificar o iPad ou iPhone, o Jailbreak é um procedimento que visa liberar o aparelho para que você possa instalar aplicativos de outras fontes, algumas delas legais e outras inclusive ilegais. É muito importante você ter em conta de que o Jailbreak faz com que seu iPad perca a garantia de fábrica, ou seja, neste caso é melhor você não arriscar.

Muitos falam de benefícios, liberar o iPad, etc., eu vejo isso como ‘falsos benefícios’. Muitos usuários desse Jailbreak comentam que o aparelho fica mais lento, a bateria dura menos e ainda por cima ficam instáveis (dão problema, Apps fecham, não funcionam, etc.).

Meu conselho é: aproveite o iPad como ele vem de fábrica, ele com certeza será muito útil e você não corre o risco de danificá-lo.

Considerações Finais

Amigos, com minha preocupação em ajudar os usuários iniciantes acredito este post pode colaborar e muito com os primeiros passos de quem comprou recentemente um iPad e até mesmo um iPhone, o iOS é um sistema muito completo e fácil de usar, mas mesmo assim quando trocamos de ambiente é normal sentirmos um pouco de dificuldades no início.

Não se preocupe você está em um excelente lugar para aprender a lidar com seu novo dispositivo.

Um abraço, até já!

Comments

    1. Post
      Author
  1. Rosalba Alves Rosa

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Aprendi várias coisas.
    Queria tirar uma dúvida: o meu Ipod está levando mt tempo pra carregar. Passou a noite toda e pela manhã tava só em 54%!
    E às vezes o carregador esquenta muito.
    Grata pela atenção!

    1. Post
      Author
  2. Mario

    Parabéns pelas dicas

    Troquei a tela do meu Ipad ll e agora ele fica pulando em telas variadas sozinho ,sem tocar ,
    Minha pergunta é,: tem como diminuir a sensibilidade da tela ????

  3. Robson

    Não entendi bem sobre esse Jailbreak. Começei a ficar preocupado, pois hoje, assim que liguei meu iPad, apareceu uma mensagem dizendo que eu precisava digitar a senha do meu facebook. Fui em ajustes (como pedia na mensagem) e quando digitei minha senha, não reconheceu e não tenho mais acesso ao meu facebook. Recebi dois e-mails mais cedo e o1º dizia que Um outro endereço (não meu e nem conheço) foi adicionado a minha conta e logo em seguida um novo e-mail dizendo que minha conta foi removida. Desde então comecei a procurar ajuda e nada. Depois procurei saber se iPad poderia ter vírus. Aí, li sobre Jailbreak e não entendi. Não sei se tem isso instalado no meu iPad. Sou inocente quanto a essas coisas. Preciso de ajuda!!!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  4. Roberto Santos

    André, o que eu gostaria é de um outro programa para Mac que permitisse, sem necessidade de usar o iTunes, colocar os arquivos em formato doc, pdf, txt, pps, etc., nos respectivos Apps do iPad. Você conhece algum?

  5. Olinda Bigaton

    Recém comprei o iPad e sem suas dicas não teria feito nada com ele.

    Como (re)posicionar o teclado virtual que subiu quase para o meio da tela ?

    Obrigada e muito sucesso !

  6. Ferreira Franquilin

    André, seu site é 10! Veja bem, em minha casa uso uma rede Wi-Fi, não sei porque o tecnico ao invés de senha, colocou uma numeração para DNS principal e alternativo, toda vez que chega alguem tenho que pedir pra ele ir em propriedades do TCP/IP v4 e entrar com a numeração… como faço pra configurar o Ipad para acesso a rede Wi-Fi nesse caso?

  7. Luciene

    Bom dia André estou levando uma surrrra pode me ajudar. Preciso colocar urgente em um anuncio comprei o tão sonhado iPad mas nao estou conseguindo preciso imprecionar meu marido mostrando pique queria tanto iPad no aguardo obrigada

  8. Sandra

    Ola André ! Guardo sua dicas desde que adquiri meu ipad, outro dia fui procurar como ajustar o botão home ( achei super interessante) o meu email apagou quase tudo da minha pasta, aí vi uma dica sua para abrir pasta no meu email aí abri outra, mas perdi tudo que tinha, agora comecei a arquivar novamente . Sempre aprendo algo novo. Seder publique novamente a dica da regulagem do botão home, ou me mande onde essa dica está. Obrigada. Adoro suas dicas.

  9. Vítor

    André, muit bom mesmo o post, apenas um detalhe que errou/esqueceu, para fechar o app, não é apenas apertar o botão home, ali apenas mnimiza o app, portanto, ele continua aberto e gastando bateria. Para fechar você deve apertar 2 vezes o botão home (após ter minimizado o app) e aparecerá todos os apps q estão abertos. Para fechá-los você deve pressioná-los até ficarem tremendo. Depois você clica no [-] e ele fechará. Recomendável fazer isso com s apps que não estão em uso, pois eles ficam gastando bateria.
    Abraços e parabéns pelo blog (:

  10. Adan Ney de Moraes

    Muito completo André parabéns. Mas somente discordo em um ponto. Quando você diz a com o botão HOME fecha os apps e vai para a tela principal na verdade somente minimiza o app, nao o fecha. Abraços desde o uruguay.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Adan, tudo bem?
      Vou lhe explicar como funciona, ele realmente fecha mas somente depois de 10 minutos.
      Ao apertar no HOME ele coloca o aplicativo em modo de espera, fica 10 minutos esperando alguma interação, se você não interagir em 10 minutos ele fecha completamente.

      Ao acessar novamente o App usando a barra de aplicativos recentes (veja bem, não é de aplicativos abertos) você poderá notar que ele será aberto do zero caso tenham passado os 10 minutos.

      É assim que funciona.
      Grande abraço.

    2. Adan Ney

      Pois uso iPad a 2 meses mais iPhone a alguns anos já e notei que realmente depôs de certo tempo um app que estava minimizado ao maximizar ele abria de cero. Mais nao sabia isso dos 10 minutos. Vou controlar pra comprovar. Muito obrigado pela dica? Abraço

  11. Solange Pires

    Adoro seu blog. Parabéns, tem me ajudado bastante. Gostaria de saber como baixar e assistir filmes no iPad 2. Se for possível.obrigada

    1. Post
      Author
  12. Sil

    Maravilhaaaaa, tirou minha dúvida do printscreem por causa do nome dos botões (é, há pessoas que ainda têm esse tipo absurdo de problema!). Valeu d+

    1. Adan Ney de Moraes

      Jorge os apps (aplicativos) que você baixa ou compra no AppStore ficam associados com sua conta de Apple. Quando você sincronizar o iPad com o Mac ou PC os apps são copiados para o programa itunes do seu Mac ou PC. Assim quando comprar um novo iPad ou iPhone ou iPod é só escolher os apps que quiser instalar no novo gadget e sincronizar. Em um par de minutos seus apps estarão no novo dispositivo. E além do mais se você não tiver Mac ou Pc é só entrar com sua conta de Apple no AppStore do novo dispositivo que você vai ver uma lista de tudo o que você já comprou e baixou e poderá baixar tudo novamente e sem pagar novamente. Mais fácil impossível. Um abraço desde o Uruguay

  13. Daniel Santos

    Olá André, eu ainda não tenho um ipad, vou ganhar no natal(ainda sou dependente dos meus pais) D:. Tudo que sei aprendi aqui no seu site e te agradeço muito! Agora é esperar até o final do ano para que eu ganhe o meu iPad 3 =]

  14. José Mendes

    Eficiente como sempre, apesar de eu possuir Iphone desde 2008, e iPad desde 2010, e comprar todas as versões, sempre há muito o que aprender, inclusive coisas básicas.
    Abraço!!!!

    1. Post
      Author
  15. Fabricio

    André, parabens pelo teu trabalho e este ótimo blog. Sempre acesso, é bem prático e inteligente, quase tudo que aprendi sobre o Ipad foi aqui. Sucesso para você! Vou Indicar essas dicas para duas pessoas que estão interessadas em adquirir seu primeiro Ipad. Abraço!

    1. Post
      Author
  16. Fabricio

    André, parabens pelo teu trabalho e este ótimo blog. Sempre acesso, é bem prático e inteligente. Sucesso para você ! Vou indicar essas dicas para duas pessoas que estão querendo adquirir seu primeiro Ipad. Abraço!

  17. Weligton

    Ola Andre, mais uma vez parabens pelo trabalho feito para os applemaniacos rsrsrsrsrs
    moro na Africa do Sul e acompanho o seu blog diariamente, todo o conteudo e excelente.
    gostaria de recomendar um app para os que querem se comunicar com os amigos, sem tarifa telefonica.
    estou falando do Zello walkie talkie que funciona no Ipod Ipad e Iphone com IOS 4.2 em diante.
    como nao temos Nextel na africa, esse app esta sendo realmente muito bom.
    Basta baixar sem nenhum custo, criar um ID e adicionar os amigos ate mesmo o grupo de ate 100 pessoas.
    vale a pena conferir na app store ou pelo http://www.zello.com
    versao 1.6 em portugues.

    se alguem conhece o app, todas as dicas serao bem vindas

    um abraco a todos

    1. Post
      Author
  18. Dinho Santos

    Bom dia,
    Certamente o IPad é de extrema utilidade. Muito ágil e de fácil compreensão quanto as suas ferramentas, embora surjam duvidas muitas vezes e para essas horas abcdoiphone.com esta aqui! 🙂
    A Película realmente tira a magia da tela retina, deixando a tela opaca no caso da fosca, ou menos táctil na dita 99% transparente. Retirei a pelicula.
    O New Ipad rodou tranquilamente videos em fullHD com 1920×1080 mp4 sem qualquer travamento ou interrupção, e noutros formatos (ACE player) também fluíram normalmente em DIVX, FLV, WMV e etc.
    Existe uma ferramente muito interessante para ler DVD a partir do PC/MAC como servidor no IPAD, (DVD Player), em casa é uma função útil,
    A SmartCase deveria ser acessório integrante da caixa do IPAD, afinal não me imagino com ele sem ela!
    Outra função que quero citar é que o IPAD pode ser utilizado como Teclado e TouchPad num MAC/PC, extremamente util em casa, quando por exemplo o pc esta ligado a TV, ou no trabalho com MAC/PC no telão posso controla-lo pelo IPAD.
    Grande abraço e parabéns pelas matérias!

    1. Post
      Author
    1. Post
      Author
  19. Alê

    Olá pessoal!
    Bom, só uma coisa me deixou intrigado… sua opinião quanto ao uso da película. Será que vc não usou/comprou a película “fosca” não? Pois essa realmente deixa a tela “pixelizada” em virtude de sua proteção contra digitais e gorduras provocadas pelo contado com o dedo.

    Mas a película Clear ou Transparente tem visibilidade de 99%. Ou seja, é por demais transparente. Na minha opinião, a olho nu não se nota diferença alguma…

    Mas “gosto” cada um tem o seu ^_^

    Abraços!

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Alê, pois então talvez seja esse o problema sim. Não encontrei nenhuma que não seja fosca.
      Mas considerando que uso todos os meus iPads desde o primeiro sem película e nunca vi problema nisso, acho que recomendar o que recomendei é alertas as pessoas que vão gastar dinheiro desnecessariamente numa película. Podem investir esse dinheiro em outro acessório para iPad, tem tantos. É bom saber quais são essenciais e quais são desprezíveis.
      Um abraço.

    1. Post
      Author
  20. Jorge C. Reis

    Este post é muito bom, quer para quem se inicia, quer para quem já usa o iPad porque sempre aprende mais alguma coisa. Foi o que aconteceu comigo. Obrigado André.
    Já agora vou fazer uma pergunta que muita gente faz: Como é possível configurar o teclado do iPad ?
    Eu explico:
    Há certas apps que mostram um teclado em que já estão incluídos, por exemplo, a @ e .com, que são coisas com que lidamos constantemente.
    Se usarmos os atalhos de escrita dos Ajustes ele só funciona com pelo menos duas letras e não dá para configurar o @.
    Será que teremos constantemente a tecla .?123 para mudar de teclado de cada vez que queremos escrever o @ ?
    Abraço meu amigo

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Jorge, obrigado por comentar.
      Sim, realmente temos que tocar ali sempre. São os aplicativos que precisam vir com o teclado adaptado com novas teclas, caso o teclado do aplicativo não possua o @ infelizmente teremos que tocar sempre no .?123.
      Um abraço.

  21. Luiz Jr

    Oi. Gostaria incialmente de parabenizá-lo pela qualidade do site e aproveitar e te perguntar se conhece alguma maneira de fazer o ipad acessar um 3g router (claro) que está no windows seven no meu notebook. Não achei nenhum tutorial específico para isto! Obrigado e mais uma vez parabéns!

    1. Post
      Author
  22. Felipe Ferreira

    Olá! Vejo sempre o blog, mas hoje resolvi comentar.
    há 3 meses, mudei totalmente. Vendi meu Note, e comprei um New Ipad.
    Não de arrependo. Realmente, é uma mudança e tanto, mas tudo questão de adaptação.
    Amo jogar, bate-papo, navegar na net, e assistir filmes, tudo nele.
    E o iOS é incrivel, veja o que aconteceu: Um dia estava assistindo um ep do chaves no Ipad com minha sobrinha de 4 anos ( que nunca tinha visto um Ipad) e saí rapidamente, enquanto isso ela ficou vendo o chaves. Quando retornei, ela tinha mudado de video, estava assistindo chapolin. Simplesmente incrivel, como uma criança de 4 anos consegue mexer em algo que nunca viu? Realmente o iOS é muito facil e autodidatico.

    1. Post
      Author
  23. Andrezza

    André, parabéns pelo blog. Excelente para nós, usuários do Ipad. Também envio meus arquivos para o Ipad através do e-mail. Abro os meus arquivos (pdf) que estão anexados, com o ibooks e ele são salvos no ipad, sem passar pelo itunes.

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Andrezza, tudo bem?
      Claro, enviar por e-mail é possível mas o que fazer se você tiver mais de 50 arquivos? Não se perderá em meio a tantos correios? Enviar por e-mail é uma técnica funcional mas quando são poucos arquivos.

      Um abraço.

  24. Marco

    Fala Andre, faz tempo que não posto nada, mas não deixo de ler os artigos todos os dias. Faço como você, cheguei a colocar película no iPad 3, mas ficou horrível e retirei na mesma hora. Perdi 25 pilas kkkkk. Não deu pra perder a qualidade. Se tomar cuidado a tela fica linda sempre. O meu outro iPad foi vendido com a tela intacta, mesmo depois de um ano sem ela.. Como vc uso no iPhone 3GS e não vi diferença mesmo ficou ótima, mas no iPad não deu. Abraço. Sinto falta do iphonedicas.

    1. Post
      Author
  25. Fabio

    Muito bom André…. Como tem sempre gente nova no pedaço, vale ler atentamente ao post!!!!
    Parabéns pelo blog. Rumo a prêmio novamente!!!!!

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *