Aprenda a configurar as notificações para melhorar a bateria de seu iPad e iPhone

Ok, ok, sejamos francos toda regra tem sua exceção. Partindo deste princípio, neste artigo quero sugerir uma modificação nas configurações que para muitos usuários vai ser uma novidade.

Grande parte dos leitores deste blog nem sequer imagina que algo como as notificações pode ter relação com a duração da bateria dos iPads e iPhones, mas definitivamente é um fator determinante que causa o consumo excessivo de energia.

Sem querer radicalizar, mas já radicalizando, quero sugerir uma espécie de revolução, que será boa para você em dois aspectos: você vai parar de ser incomodado o tempo todo e claro, sua bateria vai ganhar mais vida, sem ser gastada com baboseiras o tempo todo.

No iPad e iPhone as notificações podem parecer ser inofensivas, mas elas consomem bateria para funcionar, depois os usuários reclamam que as baterias duram pouco, sem conhecer a origem do problema.

Vamos lá?

Tutorial em vídeo

Assista e aprenda com instruções passo-a-passo. Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

O que é uma notificação?

Bom, partindo do básico do básico, uma notificação é um alerta emitido pelo sistema a partir do pedido de um aplicativo. Serve para que você seja avisado de alguma coisa sem precisar abrir de fato o App em questão.

Para encurtar a explicação, essas notificações rodam em segundo plano, para lhe mostrar as mensagens que vão chegando, seja no Facebook, seja quando recebemos novos e-mails ou até mesmo recados de jogos e aplicativos que nada mais são que distrações inúteis para nosso dia-a-dia.

Quer purificar o corpo e se livrar um pouco destas notificações, se sentindo menos pendente da tecnologia, recuperando a concentração no trabalho e ainda economizando bateria? Segue a explicação do que vamos fazer.

Como desativar as notificações Push

As notificações Push podem ser configuradas de forma geral, desligando ou ligando todos os recursos, como também podem ser trabalhadas de forma independente, isso é o que vamos fazer.

Vamos configurar as notificações de forma a manter somente aqueles que realmente nos interessam, abrindo um a um os aplicativos e decidindo o que vamos receber de avisos.

Basicamente vamos desligar quase tudo o que não for relevante, um dos que sugiro manter é o Mail, quero também dar ênfase a desligar as redes sociais, pois como temos muitos “amigos virtuais” nestas redes, as vezes começa a saturar com besteirol, convite de jogo, eventos totalmente sem noção e mensagens de spam.

Exemplo: TuneIn Radio
Vou desligar todos os avisos, pois é um aplicativo de rádios, quando eu quiser ouvir vou lá abrir e pronto.

Exemplo: SongPop
Quem já instalou sabe, eles são xaropes pra caramba convidando você para voltar pro jogo. Deliberamos tudo!

Exemplo: Mail
E-mails são importantes, vamos permitir as notificações. Vamos configurar para somente 5 itens na Central de Notificações. Para a conta principal (no meu caso Gmail) vou deixar marcado as notificações na central, o som vai ficar o padrão mesmo (plim), quero também aviso nos ícones (informa a quantidade de e-mails novos) e vou desmarcar Mostrar na Tela Bloqueada (para manter minha privacidade). Ainda, quero alertas do estilo Banners, para ver quando chega um e-mail e eu estiver usando o iPad. Ainda, deixarei marcado as pré-visualizações pois quando me avisar da chegada, quero já saber do que se trata.

Essas são algumas das configurações que você pode fazer em seus aplicativos no que diz respeito às notificações. Veja bem, quanto mais notificações você aceitar receber, mais bateria você eventualmente irá gastar, pois é um recurso e esse recurso exige energia para funcionar.

Considerações Finais

Depois de ter configurado você terá as Notificações com essa seção “Não Incluir” bem recheada, isso é interessante pois saberás que estes aplicativos não voltarão a incomodar, a não ser que você desfaça tudo isso mais tarde.

Lembre-se de que tudo pode ser cancelado, sem problema algum, como também, você tem a liberdade de configurar como desejar, considerando sempre que os alertas podem ser chatos, inoportunos, inclusive se você usa o iPad para o trabalho, ter um aviso sonoro em meio a uma reunião pode ser um tanto quanto constrangedor.

Se curtiu, compartilhe nas redes sociais.
Grande abraço, até já.

Artigos relacionados

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *