25 Aplicativos do iPad essenciais para iniciantes

aplicativos do ipad para iniciantes

Hoje tenho como objetivo ajudar aquelas pessoas que são novas no mundo iOS, aqueles que já possuem o iPad mas que ainda não superaram a fase da adaptação e com isso continuam em busca de ferramentas ideais para substituir seus computadores.

Quero com essa lista de aplicativos colaborar com os usuários para que possam aproveitar 100% daquilo que o tablet tem a lhes oferecer, claro que a lista é somente um ponta-pé inicial, todos temos nossos gostos e necessidades, mas partindo desta lista com certeza o usuário iniciante estará caminhando por bom caminho.

Acompanhe nossas recomendações de aplicativos divididos em categorias.

Leia também:

Apps para o trabalho

[appext 361309726]
O Pages é o substituto do Word no iPad, ele foi criado pela Apple e tem se demonstrado o melhor de todas as demais opções no que diz respeito à redação de textos. Nele é possível formatar o texto, utilizar fontes diferentes, aproveitar alguns templates que ajudam a conseguir um melhor resultado, além de funcionar perfeitamente no iCloud.

É com o iCloud que o Pages armazena os arquivos na nuvem, possibilitando o compartilhamento e edição dos arquivos por terceiros, mesmo que não tenham iPad, diretamente no site oficial.

O Pages vem gratuito com todos os novos iPads (novos na caixa).

[appext 361304891]
Já que estamos falando de substituir programas de computador, outro aplicativo muito importante é o Numbers, que substitui o famoso Excel. O Numbers também foi desenvolvido pela Apple, apesar de não ser tão completo como o Excel, ele funciona bastante bem, principalmente quando você se acostuma com suas fórmulas. Ideal para trabalhar com suas planilhas, que pode ser importadas e convertidas para seu formato facilmente.

O Numbers também permite a edição e compartilhamento pela internet, a pessoa que recebe o arquivo não precisa ter um iPad, pode utilizar um computador comum mesmo acessando o site do iCloud.

O Numbers vem gratuito com todos os novos iPads (novos na caixa).

[appext 361285480]
Por outro lado temos o Keynote, também da Apple que dá um banho de qualidade sobre o Power Point. De fato, o aplicativo estrela da Apple é este, você pode contar com animações incríveis de seus slides, facilidade de criá-los na interface táctil e muitos objetos para potencializar graficamente seu trabalho.

Como os outros, armazena os arquivos no iCloud e possibilita a edição online, diretamente no site oficial.

O Keynote vem gratuito com todos os novos iPads (novos na caixa).

[appext 401643317]
O UPAD é um aplicativo muito recomendado pois ele permite a criação de anotações em arquivos PDF, escrita à mão livre ou com caneta Stylus (para telas tácteis) e ainda permite a adição de fotografias às anotações.

Ele é um dos mais completos da categoria e briga pela preferência do usuário ao lado de aplicativos como GoodReader, PDF-Notes, entre outros.

[appext 499345601]
Se em seu trabalho você precisa realizar pesquisas, nada melhor que navegar pela Wikipedia, a enciclopédia livre. Para uma melhor experiência, recomendo a aquisição do Wikiweb, que oferece uma interface amigável especialmente criada para o iPad. Será muito mais fácil encontrar o que busca, além de tudo, possui uma interligação entre artigos com conexões, tipo “mind-map”.

[appext 657247248]
Incrivelmente o iPad não vem com uma calculadora, a Apple possibilitou dessa forma o surgimento de uma série de aplicativos de calculadoras. Entre tantas opções se tornou difícil encontrar uma que realmente valha a pena, entre minhas preferidas está a MaxiCalc, que possui versão grátis com anúncios e paga, livre de publicidade.

Recomendo baixar a MaxiCalc e experimentar, caso goste muito não custará nada investir na versão livre de propagandas.

[appext 503641946]
Agora, se seu trabalho exige uma calculadora mais completa, recomendo a aquisição deste aplicativo que oferece a experiência de uso de uma HP 12C na tela de seu iPad. Já pensou comprar uma calculadora deste calibre por tão pouco?

Quando falo em tão pouco, me refiro ao custo de uma HP 12C, que gira em torno dos R$250 no mercado brasileiro. Nesse caso, 15 dólares se torna uma compra muito inteligente.

[appext 281796108]
O Evernote é em meu conceito um Moleskine digital, ele permite que você crie anotações para todo tipo de ocasião, seja uma reunião de trabalho, uma lista de afazeres, o Evernote irá lhe acompanhar em seu dia-a-dia no escritório e também na vida pessoal. O melhor de tudo, ele é gratuito e oferece armazenamento na nuvem.

[appext 443131313]
Quando o assunto é realizar esboços, esquemas e desenhos, o Bamboo se torna uma excelente pedida, ele possui um grande conjunto de canetas que irão permitir que você deixe sua criatividade fluir para apresentar suas ideias.

[appext 354098826]
Outro grande aplicativo para anotações é o Penultimate, que foi adquirido pelo Evernote, se tornando o par perfeito daquele aplicativo. Ambos dividem o mesmo espaço de armazenamento na nuvem, facilitando o gerenciamento das notas, tanto de texto como de esboços.

[appext 506003812]
Quando o assunto é desenho profissional, o Paper tem protagonismo. Claro que você não precisa ser um expert para poder utilizá-lo, todos deveriam baixá-lo e testá-lo para dar uma utilidade a ele. Porém, quando falo de profissional me refiro às ferramentas que ele oferece, podendo assim conseguir um resultado de qualidade altíssima, inclusive para usuários mais exigentes, que possuem mão de artista.

[appext 327630330]
Se você trabalha com muitos arquivos de trabalho, catálogos, fotos de produtos e mais documentos de texto, fotos e vídeos, uma boa recomendação é o Dropbox. O Dropbox é um serviço de armazenamento na nuvem, ele permite que você sincronize uma pasta de seu computador com o iPad, é dizer, você envia todos os arquivos que necessita para o trabalho para esta pasta no PC ou Mac e mais tarde, pode acessá-los via internet por meio de seu tablet.

Ideal para o trabalho, o Dropbox não custa nada e ainda lhe oferece armazenamento gratuito e seguro, o espaço inicial é de 2GB, mas você pode conseguir mais espaço gratuito indicando amigos.

[appext 442012681]
No âmbito dos negócios o Skype se tornou uma excelente forma de empresas e profissionais se comunicarem sem custo algum, ou com custo reduzido para chamadas DDD ou DDI. O Skype para iPad permite que você converse por voz, vídeo ou chat, todas as três formas de comunicação são gratuitas e você ainda pode comprar créditos pré-pagos para ligar para telefones convencionais do mundo todo, com tarifas reduzidas.

Apps para leitura, visualização de vídeos e redes sociais

[appext 364709193]
O iBooks é um aplicativo dois em um, ele permite que você abra arquivos PDF que são enviados por e-mail, ou sincronizados pelo computador, mas além disso, graças à iBookstore, que é a loja de livros da Apple, você pode comprar interessantes títulos por preços acessíveis. Falei sobre o assunto dos livros digitais vs. livros de papel no Brasil, na verdade os preços são muito similares, com a vantagem da comodidade de comprar um livro sem sair de casa e ainda carregar uma estante inteira consigo sem somar peso.

Vale a pena baixar este aplicativo gratuito e dar uma passeada pela vitrine virtual, para conhecer novos livros e se gostar, comprá-los e enriquecer sua cultura com boas histórias.

[appext 358801284]
O Flipboard já foi muito premiado, ele é um aplicativo que lhe permite criar sua “revista social”. Nele você adicionará suas contas das redes sociais e poderá também acompanhar conteúdos de sites que fazem parte de seu editorial. Ao selecionar os assuntos de seu interesse, estará criando sua própria revista, com conteúdos baseados em seu gosto pessoal, para poder ler somente o que lhe interessa.

[appext 544007664]
Quem não gosta de ver vídeos no YouTube, não é mesmo? Desde o iOS 6 que o YouTube não vem mais instalado no iPad, portanto, não deixe de baixar agora mesmo para obter a melhor experiência possível para visualizar vídeos na internet.

Sem este aplicativo você irá visualizar os vídeos pelo Safari, uma experiência diminuída, sem a possibilidade de visualizar vídeos em tela cheia, por exemplo.

[appext 284882215]
O rei das redes sociais também está disponível no iPad, o aplicativo do Facebook já viveu várias fases no tablet da Apple. Antes ele era odiado pelos usuários, oferecia uma experiência pobre e todos preferiam navegar pela rede social usando o Safari.

Hoje em dia o Facebook se renovou e se reinventou, agora a experiência do uso do aplicativo é bastante completa, falei sobre isso recentemente e lhe convido a fazer leitura para conhecer mais sobre o aplicativo.

[appext 333903271]
A rede social Twitter ainda possui uma legião de fãs, eu particularmente uso muito para me informar, seguir sites e ler notícias, é interessante o uso desta rede para acompanhar o título das notícias e filtrar aquilo que me interessa, daquilo que não quero ler.

Confira outros aplicativos para utilizar o Twitter no iPad:

Apps para edição de imagem e vídeo

[appext 377298193]
Das mãos da Apple apresentamos o iMovie, a forma mais fácil e divertida de editar seus vídeos capturados com as lentes de seu iPad, com ele é possível transformar um simples vídeo familiar em uma obra de arte. Pode parecer exagero, mas as ferramentas criadas permitem que até mesmo iniciantes e pessoas que nunca trabalharam com edição de vídeo consigam um excelente resultado.

É ver para crer.

[appext 439438619]
O Snapseed é um aplicativo que lhe permite trabalhar suas fotos sem custo algum, ele é gratuito e oferece ferramentas para ajustar as cores, brilho, aplicar vários tipos de efeitos e muito mais, com ele você conseguirá transformar uma foto “normal” em uma foto profissional. Com ele você trabalhará com filtros, desfoques e ajustes de imagem que melhorarão muito a qualidade das fotos de seu tablet.

[app 597830453]
Falei recentemente sobre o Repix, mas quero recomendá-lo mais uma vez. Ele é um editor de fotografias diferente, permite que você adicione alguns efeitos interessantes às suas fotos e consiga sem muito conhecimento técnico grandes resultados.

Outros Apps

[appext 418987775]
Seria tão bom se o iPad tivesse sintonizador FM não é mesmo? Pois bem, na falta disso você pode baixar gratuitamente o TuneIn, um aplicativo que oferece acesso à rádios do mundo todo via internet. Acredite, será fácil encontrar as rádios de sua cidade, o catálogo de rádios do TuneIn é um dos maiores que já conheci até hoje.

O aplicativo gratuito é muito funcional, mas se você realmente curtir muito poderá pagar pela versão completa que inclui uma navegação especial pelo mapa e outras funções adicionais.

[appext 477147527]
Os aplicativos Babbel são super completos e lhe ajudam a estudar o básico de 10 idiomas gratuitamente, também oferece planos de assinatura que lhe dão acesso total aos cursos. Com este aplicativo será mais fácil alcançar a tão sonhada fluência em outro idioma.

Citei acima o Babbel Inglês, mas há também de Alemão, Italiano, Espanhol, Francês, Sueco, Holandês, Polonês, Turco e Indonésio. Para saber mais sobre o aplicativo e entender como ele lhe ajudará a ser fluente em outro idioma, leia:

Considerações Finais

Amigos, esta lista é de grande ajuda para você que acabou de comprar seu iPad, que ainda está buscando boas ferramentas para potencializar o tablet. É um ponta-pé, um ponto de partida para que daqui pra frente você consiga cultivar uma relação de amor com seu dispositivo.

Nestes três anos de iPadDicas já conversei com milhares de pessoas, usuários que sentem certa dificuldade para dar os primeiros passos no uso do tablet, mas que com paciência e perseverança, conseguiram superar as dificuldades e hoje estão aproveitando 100% daquilo que somente o iPad pode lhes oferecer.

Se você tem alguma sugestão de aplicativo que deva fazer parte desta lista, por favor, sugira nos comentários. Podemos ampliá-la com o objetivo de chegar a mais pessoas e colaborar com o aproveitamento do investimento que todos fizemos.

Espero que tenha sido uma lista proveitosa, grande abraço, até já.

Comments

  1. Gregorio

    Parabéns pelo blog
    Gostaria de saber se existe algum programa bom para gravar ligações e que depois possa ouvi las sem que tenha custo de pagamentos das ligações
    Obrigado

    1. Post
      Author
  2. Diego Marcelo

    Primeiramente Feliz Natal a todos. Bom, a 2 dias atrás fiz a compra de um iPad Air de 32 Gb, porém, o iPad reinicia sozinho ao executar aplicativos como o ter tribez e o fieldrunners 2. Mesma coisa acontece quando conecto o cabo para carregar o aparelho.

    Acontece que antes reiniciar, aparece uma tela azul ou branca e logo após, o iPad reinicia, já acontecer até de congelar a tela, ficando toda preta.

    Alguém já passou por isso? Alguém poderia me ajudar?

    Pela atenção, obrigado!

    1. Post
      Author
    2. Diego Marcelo

      Muito obrigado André Darugna, sua dica funcionou, eles realizaram a troca o iPad. Agora está tudo tranquilo.

      Que seu blog continue assim, o melhor de todos 🙂

  3. Marivaldo Holanda

    André Dargna, eis alguns Aplicativos para iPad que não consigo ficar sem. E quase todos são compatíveis com iPhone. E tenho o prazer de compartilhar com seus leitores:

    1Password – Gerenciador de Senhas
    PhotoSync – Transferência de Vídeos e Fotos entre iPad, iPad e Mac
    ClipPick – Copiar dados para área de Transferência
    Wunderlist e Any.do – Gerenciador de Listas
    Pocket – Lê artigos da Internet depois
    PocketLife – Calendário
    Aceplayer e Oplayer HD – Player de Audio e Vídeo
    Scanner Pro – Scanner
    soundhound – Reconhecimento de Música
    Mr. Reader – Leitor de Feed

    Espero ter ajudado!

    1. Post
      Author
  4. Priscila

    Olá, em alguns aplicativos, você cita que..
    ” … vem gratuito com todos os novos iPads (novos na caixa).”
    Onde posso encontrar esse aplicativo gratuito? Acabei de adquirir meu novo ipad.

  5. claudio

    Andre como de costume excelente a materia. A semana passada comprei um AIR 64 GB em Estados Unidos, e o pacote de soft com Pages, Numbers, não esta no meu ipad. Eu instalei o backup do meu Ipad 2 no AIR. Como faço para instalar o pacote de software sem ter que pagar por ele, ou esse pacote é unicamente para os Apple ID americanos.
    Abs e continua mantendo assim este site que é o melhor do tema…

  6. Paulo roberto

    Olá André, Tudo bem?
    Seu site é sensacional, comecei a acompanhar antes de comprar meu Ipad e aprendo muito aqui, mas não consegui usar o Pocket, aquele que salva paginas da internet.
    Já instalei, criei conta, mas quando uso o Safari não sei o que faço para as páginas serem salvas.
    Séria possível mais um post sobre o Pocket.
    Obrigado.
    Paulo Roberto

  7. Cláudia

    Oi André!!
    Tenho o iPad 2 e o mini, ambos comprados na caixa (como vc diz), mas nenhum deles veio com o Pages, o Numbers ou o Keynote gratuitos.
    Desde quando eles acompanham os aparelhos gratuitamente? É muito recente ou devo entrar em contato com a Apple para reclamar meus direitos?
    Desde já agradeço sua orientação.
    Abraços,

    Cláudia

    1. Post
      Author
      André Darugna

      Olá Cláudia, tudo bem?
      Eles não vem instalados, você precisa baixar e observe, deveria estar sem custo.
      Essa regra vale para os iPads comprados depois do lançamento do iOS 7, ou seja, 18 de setembro.
      Espero ter ajudado.

      Até já.

    2. Gigi

      Se você comprou a partir de setembro de 2013 basta ir na AppStore, em Apps da Apple e certamente eles aparecerão gratutos para você, inclusive IMovie e outros.

    1. Post
      Author

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *