O que fazer se o iTunes não reconhece seu iPad ou iPhone?

Olá amigos, muitas vezes os usuários me consultam sobre problemas com seus iPads e iPhones, grande parte destes problemas são comuns e felizmente fáceis de resolver. Um deles é este, que lhes ensinarei a corrigir no dia de hoje é um bug que faz com que o iTunes do computador (PC ou Mac) deixe de reconhecer os dispositivos.

Com um passo-a-passo fácil de realizar lhes explicarei como corrigir o problema e tomar de volta o controle de seu iDevice, para que possa copiar suas músicas, fotos, vídeos e trabalhar diretamente nas configurações de seu aparelho.

Leitura complementar:

Solucionando o problema de reconhecimento

Sabemos que hoje em dia é possível sincronizar o iPad, iPhone ou iPod touch via Wi-Fi com uma simples configuração, mas para algumas tarefas conectar seu dispositivo via cabo USB no computador e utilizar o iTunes é imprescindível.

Em algumas ocasiões todos os planos de sincronização de conteúdos, transferência de arquivos e fotos podem ser totalmente frustrados se não conseguimos fazer com que o computador reconheça o dispositivo. Se você está nesta situação fique traquilo, vou lhe passar algumas dicas bem simples para tentar resolver seu problema.

Teste uma a uma as indicações abaixo:

  • Feche o iTunes e abra-o novamente (com o cabo já conectado);
  • Desconecte o dispositivo tirando o cabo adaptador do dock (volte a conectar);
  • Troque a porta USB na qual o cabo está conectado;
  • Reinicie o dispositivo (aperte Home + Power juntos por 10 segundos);
  • Reinicie o computador, muitas vezes isto já resolve;
  • Tente com um novo cabo (melhor se for original da Apple);

Caso nenhuma das soluções acima tenha resolvido seu problema o mais recomendável é desinstalar o iTunes e instalar novamente. Primeiro que nada veja qual é a versão que está utilizando, logo entre no www.apple.com/itunes e veja se está usando a mais recente. Se não for a mais atual siga com a atualização (baixe e instale por cima da versão anterior).

Verificando a versão do iTunes

Considerando que você tenha o iTunes atualizado e mesmo assim não esteja reconhecendo seus dispositivos (iPad, iPhone ou iPod touch) o que posso lhe sugerir é desinstalar o iTunes e começar tudo novamente.

Desinstalar um iTunes no Mac não é tão fácil como pode parecer, mas não tenha medo, você não perderá suas músicas, aplicativos, etc.

  • Abra o Terminal (command + espaço, escreva terminal);
  • Escreva “cd /Applications/” (sem as aspas!), dê um ‘enter’;
  • Agora digite “sudo rm -rf iTunes.app/” (sem as aspas!), dê outro ‘enter’;
  • Digite sua senha de administrador e o iTunes será totalmente desinstalado;

Terminal desinstalando iTunes

No Mac é um pouco mais complicado pois o iTunes faz parte do sistema, mas no PC com Windows tudo é muito mais fácil, você somente precisará entrar no Painel de Controle / Adicionar e Remover Programas e escolher o iTunes.

Com o iTunes desinstalado é hora de reiniciar o computador (faça no Mac ou no Windows, é importante). Ao iniciá-lo novamente vá para o site de download do iTunes na página oficial da Apple e baixe a última versão. Instale-o!

Se seu computador continuar a não reconhecer seu dispositivo depois disso minha sugestão é tentar conectá-lo em outro computador, para identificar se o problema é computador ou o iPad.

Baixe o iTunes no outro computador e depois conecte com o cabo USB, se o novo computador for capaz de reconhecer o iPhone ou iPad é muito que provável que o problema está no computador (se for Windows é muito possível necessitar reinstalar o sistema).

Mas, se nem mudando de computador você teve êxito no reconhecimento, isso significa pontualmente que o problema está no dispositivo da Apple (iPad ou iPhone), neste momento não me resta outra opção que indicar que você recorra à sua garantia (se ela estiver ativa) ou a uma assistência técnica se ela já estiver vencida. Talvez eles possam solucionar para você ou trocar por um aparelho novo.

Você já enfrentou esse tipo de problema? O que fez para solucionar? Compartilhe conosco a solução!

* Fonte: Appleweblog

Leia também:

Comentários: