Seu iPad ficou lento depois do iOS 7? Aprenda a deixá-lo mais rápido agora mesmo!

Muitos usuários do iPad estão satisfeitos com o desempenho depois da atualização ao iOS 7. Sem embargo, existe uma grande quantidade de usuários reclamando justamente da lentidão de seus iPads depois dessa atualização.

Quando atualizamos um sistema sempre imaginamos que ele ficará melhor, seria a lógica, mas na prática não aconteceu exatamente isto, os iPads lentos tem tirado o sono de muita gente.

De fato os iPads mais antigos, como o iPad 2 ou iPad mini, trabalham em uma velocidade inferior que os iPads mais novos, uma questão lógica de processamento, porém, conhecemos alguns truques que poderão turbinar estes iPads, embora desativaremos algumas funções certamente o desempenho geral do sistema irá melhorar.

Hoje vou apresentar alguns truques que ajudarão a recuperar a velocidade de seu iPad com iOS 7.

Elimine as transparências

aumentar-contraste
O iOS 7 chegou com um visual totalmente renovado, que usa e abusa das transparências e efeitos de desfoque, tudo isso logicamente contribui com o uso do processador, que nos iPads mais antigos se torna um consumo de recursos desnecessariamente.

Não há uma forma específica de eliminar todos estes efeitos, porém, há um truque que lhe ajudará a eliminar quase todos eles.

Passo-a-passo:

  • Vá para os Ajustes;
  • Toque em Geral;
  • Toque em Acessibilidade;
  • Toque em Aumentar Contraste;
  • Ligue a chave Aumentar Contraste;

Pronto, com a eliminação desses “efeitos cosméticos”, seu iPad poderá recuperar boa parte da velocidade perdida com a atualização ao iOS 7.

Desligue as transferências automáticas

desligar-atualizacoes
Existe outro novo recurso que é um vilão no consumo de bateria e também de processador, trata-se das atualizações automáticas de aplicativos, que pode fazer seu iPad ficar trabalhando em background justamente quando você mais precisa dele.

Desativar estas atualizações é super simples, porém, você deverá mais tarde atualizar manualmente os aplicativos, tal como fazia no iOS 6 ou inferior.

Passo-a-passo:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em iTunes e App Store;
  • Desative Músicas;
  • Desative Apps;
  • Desative Atualizações;

Dessa forma, além de impedir que seu iPad fique trabalhando na atualização dos aplicativos, também desativará as transferências automáticas de Apps e Músicas, que foram baixados em outro dispositivo que você possui, seja um iPhone ou outro iPad que use a mesma conta.

Ligue a redução de movimentos

reduzir-movimento
O efeito Parallax impressionou muitos usuários, mas é certo que ficar processando a informação do posicionamento do iPad para mover o fundo da tela o tempo todo consome recursos, seja tanto bateria quanto processador.

É recomendável então seguir os passos abaixo para desativar este efeito:

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Geral;
  • Vá em Acessibilidade;
  • Toque em Reduzir Movimento;
  • Ative o Reduzir Movimento;

Agora, você perdeu o efeito Parallax, mas ganhou em performance, o que não é nada mal.

Desligue as atualizações em segundo plano

atualizacao-segundo-plano
Há ainda outro recurso super interessante do iOS 7 que você pode desativar para melhorar a velocidade geral do sistema, trata-se das atualizações dos aplicativos mais usados em background.

Traduzindo isso para a língua dos mortais, quando você não está usando o Facebook por exemplo, mas ele continua aberto, o sistema vai atualizando as informações dele, atualizando o feed de notícias e tudo mais para quando você abri-lo novamente, tudo esteja atualizado, com a última informação compartilhada.

Como nos iPads mais antigos isso rouba processamento, melhor é desligar, não é mesmo?

  • Abra os Ajustes;
  • Vá em Geral;
  • Depois toque em Atualização em 2º Plano;
  • Desligue a chave da Atualização em 2º Plano;

Agora seu iPad não irá mais processar as atividades dos aplicativos abertos, ele funcionará como era no iOS 6 ou inferior, que o aplicativo somente atualizava as informações depois de ser aberto novamente.

Redefina seu iPad com as configurações de fábrica

redefinir
Como caso extremo, podemos redefinir os ajustes como de fábrica, isso irá apagar todos os ajustes somente, voltará ao fundo de tela original, toques originais, etc.

Redefinir Todos os Ajustes, lá em Ajustes > Geral > Redefinir não apaga dados do iPad, você pode realizar essa tarefa sem medo.

Porém, há também uma forma ainda mais radical que promete ajudar, é sabido que tanto no iOS quanto no OS X (Mac) ou no Windows (PC) reinstalar o sistema é uma boa pedida e o rendimento geral melhora, mas, antes disso você deve preparar um backup completo, guardando seus arquivos e fotos, para isso siga o tutorial que publiquei no artigo abaixo:

Mantenha seu iPad sempre atualizado

Esse é um conselho mais geral, sem muita profundidade, algo que sempre esperamos e estou certo de que a Apple investe muito para que realmente seja assim, trata-se das atualizações, quando a Apple lança uma atualização isso significa que muitos “bugs” (problemas) foram corrigidos.

Isso certamente também influencia na velocidade do dispositivo, que sem estes problemas poderá funcionar melhor.

Como comentei, não há nada de ciência, somente acreditamos que a empresa na qual confiamos nosso dinheiro, investindo milhares de reais em dispositivos, esteja sempre preocupada com o desempenho dos mesmos.

Considerações finais

Com estes seis truques o iPad 2 e o iPad mini recuperarão velocidade, mas eles ajudam também outros dispositivos como o iPad 3, iPad 4 e também os iPhones, principalmente o iPhone 4 e 4S que possuem configurações inferiores.

Eles também poderão ajudar na administração da bateria, cuja a vida útil poderá melhorar em razão do desligamento de algumas novas funções que trabalham em segundo plano.

Finalmente, quero me colocar à disposição para ajudar no que for preciso, se tiver alguma pergunta relacionada à lentidão do iPad por favor, escreva um comentário.

Grande abraço.

Leia também:

Comentários: