Hoje quero lhes ensinar como identificar se tem alguém roubando seu sinal de Wi-Fi, pode parecer estranho mas essa é uma prática bastante comum principalmente em condomínios e prédios, onde o alcance do Wi-Fi pode chegar até a casa dos vizinhos.

Se você está achando sua internet lenta, se acredita que pode ter um “chupa cabra” sugando sua conexão, recomendo acompanhar o artigo e seguir os passos para identificar se tem ou não algum espertalhão usando sua conexão.

Vamos lá?!

Vídeo tutorial

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

A primeira coisa que devemos fazer é baixar o aplicativo Fing, disponível na App Store para iPhone e iPad, deixarei abaixo o link para download gratuito.

Fing - Scanner de Rede

Fing - Scanner de Rede (AppStore Link)
Desenvolvedor: Domotz Ltd
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Com o aplicativo instalado vamos abrir ele, que deverá começar a escanear as conexões do router. Veja bem que se isso não ocorrer de forma automática você pode tocar no botão de atualizar, localizado no canto superior direito.

Na lista você vai encontrar todos os dispositivos conectados, seus respectivos endereços IP dentro da rede local, a marca do dispositivo e seu MAC Address. Note que os dispositivos em cinza não estão conectados atualmente, embora sejam identificados por conexões anteriores.

fing-identificar-wifi

Como vemos na imagem acima o Fing nos mostra todos os dispositivos conectados na rede, temos então que tentar identificar se estes são conhecidos ou de desconhecidos. Não se desespere ao encontrar um dispositivo que você não identifica, lembre-se que sempre estarão os serviços da internet.

No meu caso o dispositivo LIVEBOX com IP terminando em 1 e o segundo, com IP terminando em 100. O primeiro é o que recebe a internet (modem) e o segundo é o que distribui (router), é normal que todos tenhamos dois dispositivos assim, embora com nomes diferentes.

Logo vemos uma lista com dispositivos, um HTC, um Microsoft Xbox One, um MacBook Pro, alguns iPhones, o iPad Air 2 e um computador PC. Aqui em casa não temos nenhum espertinho roubando nossa conexão, mas para garantir isso sempre utilizamos senhas complexas para o Wi-Fi.

Já vi casos, muito próximos, de gente que usa a senha do Wi-Fi idêntica ao nome da rede, isso é facilitar muito a vida dos malandros. Outras pessoas usam a famosa 12345678, algo totalmente não recomendável.

O problema de alguém estar roubando seu Wi-Fi vai muito além do uso da internet, essa pessoa tendo acesso à rede pode com maior facilidade invadir seu computador, ter acesso aos arquivos pessoais, e tudo mais.

Se você identificou alguma conexão estranha, poderá bloquear o acesso dela através de seu MAC Address, esse é o número que nos interessa de toda a informação que o Fing nos proporciona. Como fazemos isso? É bastante simples, mas pode ser complicado para pessoas leigas, por isso, recomendo chamar um técnico de informática / redes, ou até mesmo falar com a operadora de sua internet.

O que será feito é adicionar dentro do painel do Router Wi-Fi um bloqueio de conexão para aquele MAC ADDRESS, algo muito simples como você pode observar no vídeo acima, mas que varia dependendo do modelo do modem/router.

Ficou alguma dúvida? Deixe sua pergunta nos comentários que ajudarei sempre que possível.

Um abraço, até já.