Solução: Aplicativos que ficam trancados quando você vai baixá-los na App Store!

Olá amigos do abcdoiphone.com, hoje vou tratar de um assunto que já causou dor de cabeça em muita gente. Quem de vocês nunca ficou com um aplicativo trancado na tela, sem poder desinstalar nem poder terminar de baixar, sem a opção de cancelar o download? Somente ficou na tela, trancado com a mensagem de Aguardando… porém nunca começou a ser baixado. Você se identificou com o problema descrito? Hoje, aprenda a solução.

Vou ensinar em poucos e básicos passos como você deve proceder para resolver de vez e retirar de seu iPad estes ícones fantasmas que ocupam espaço e bloqueiam o download de novos aplicativos.

Peço também a participação de todos, compartilhando suas experiências e a forma que fez para solucionar. Minha solução é radical, mas funcional, acompanhe:

Outras soluções para problemas comuns no iPad e iPhone:

Primeiros passos

Antes de mais nada eu gostaria de esclarecer que este artigo e tutorial vai tratar somente dos aplicativos que ficam trancados na hora de fazer download pela App Store e também gostaria de pedir atenção especial aos pontos:

[style_list style=”bullet_list”]

  • Seu App está realmente trancado?
  • Você lhe deu tempo suficiente para que o Download comece?
  • Sua conexão à internet não caiu?
  • [/style_list]

    Reinicie o iPad

    Uma das formas mais fáceis de resolver é com uma reinicializada no sistema, este método vai solucionar caso seu problema tenha sido falta de conexão por exemplo.

    Para reiniciar o iPad faça o seguinte:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Pressione o botão de Power (o de cima) até aparecer o botão vermelho (desligar)
  • Deslize o dedo neste botão para desligar o aparelho
  • Espere antes de ligar novamente, aperte o botão de Power até a maçã aparecer.
  • [/style_list]

    Em alguns casos este método soluciona, caso seu problema não tenha sido resolvido siga a leitura.

    Vá para o Computador

    Caso seu problema não tenha sido básico e possa ser solucionado com os 3 passos anteriores vou recomendar que você abra o iTunes do computador.

    No iTunes clique no menu Loja > Buscar transferências Disponíveis, clicar ali vai fazer com que o iTunes baixe no computador todos os novos aplicativos (inclusive o que ficou trancado).

    Tenha certeza de estar utilizando a mesma conta que está utilizando no iPad a fim de evitar confusões ou até dupla cobrança (não baixe novamente, primeiro veja se está usando a mesma conta).

    Com o Aplicativo que ficou trancado já baixado no iTunes você vai precisar conectar o iPad com o cabo USB no computador e realizar a sincronização, dessa forma você vai substituir o App trancado (com defeito) pelo App funcional que você acabou de baixar.

    Não baixou o App? Faça a busca por ele na iTunes Store, certifique-se de estar usando a mesma conta e baixe-o novamente. Você verá que não estará o custo, mas sim um botão de Download.

    Não sincronizou?

    Alguns usuários possuem configurações diferentes de sincronização de aplicativos, veja que você pode:

    1) Ter os aplicativos sincronizados automaticamente;
    2) Ter os Apps sincronizados manualmente;

    Automaticamente:
    Na lista de dispositivos selecione seu iPad, do lado direito encontre a aba Aplicativos, marque a caixa Sincronizar Novos Aplicativos Automaticamente (abaixo da lista de aplicativos).

    Manualmente:
    Neste mesmo lugar você terá desmarcada esta caixa, portanto, cada vez que precisar enviar um App ao iPad deverá fazer ou pela lista acima (marcando a caixinha correspondente ao aplicativo desejado) ou também do lado esquerdo do iTunes em Biblioteca ir em Aplicativos, escolher o App a ser enviado, clicar e arrastar para cima do iPad na lista de dispositivos.

    Sincronize ao final para que funcione.

    Remover e Instalar o Aplicativo

    Neste estágio seu problema já deve estar resolvido, mas caso você ainda veja o problema recomendo seguir os passos abaixo (cuidado!):

    [style_list style=”bullet_list”]

  • Na Aba Aplicativos desmarque a caixa Sincronizar Aplicativos;
  • Confirme a exclusão de TODOS os aplicativos;
  • Marque novamente a caixa.
  • [/style_list]

    Isso vai obrigar a reinstalar todos os aplicativos, inclusive o que estava trancado, mas lembre-se fazer isso fará que você perca seus estágios de jogos, arquivos de dentro dos aplicativos, etc. É bom estar certo de que nada mais resolverá seu problema antes de prosseguir com isso.

    Considerações Finais

    Amigos espero que com este tutorial vocês aprendam como resolver este problema se um dia ele aparecer, creiam ele é mais comum do que parece, este explicativo foi escrito justamente para responder à solicitação de um usuário.

    Fiquei sabendo que muitas pessoas estão experimentando problemas por culpa do App Podcasts da Apple, se você não conseguiu resolver seu problema com as dicas acima, remova imediatamente o aplicativo Podcasts e o problema poderá ser resolvido.

    Você conhece outra forma de resolver estes problemas? Por favor, compartilhe conosco.

    Um abraço, até já.

    * Baseado na solução do iPad Help

    Leia também:

    Comentários: