Aprenda a configurar a Conexão a Internet no iPad 1, iPad 2, Novo iPad 3 e iPhone.

Olá amigos, seguindo com meu compromisso de ajudar os usuários com as dúvidas mais básicas no dia de hoje vamos aprender a fazer a configuração da internet no iPad e iPhone, muitas vezes os usuários sentem dificuldades para realizar uma conexão, sofrem com queda de sinal, entre outros.

Configurar a conexão a Internet do iPad é uma das primeiras tarefas que todos nós devemos fazer ao tirar o tablet da caixa, claro, quase tudo o que fizermos nele exigirá conexão, se você ainda não sabe configurar ou está com alguma dificuldade siga o tutorial abaixo!

Pronto para aprender a configurar a conexão de seu iDevice?

Outras soluções de problemas comuns no iPad e iPhone:

Como conectar a rede Wi-Fi (válido para iPad 1, iPad 2, Novo iPad, iPod Touch e iPhone)

Conectar via Wi-Fi normalmente não é um problema, basta ativar esse tipo de conexão em Ajustes > Wi-Fi. Muito simples, deslize o interruptor para a posição ligado (azul).

Quando o botão esteja ativado o iPad começará a buscar as redes disponíveis. Logo após aparecerão as redes que estão disponíveis em sua área (Escolha uma Rede…).

Lista de Redes

Toque sobre a rede que desejares conectar, aparecerá uma tela solicitando a senha (caso a rede seja protegida), digite-a e logo toque em Conectar. Caso a rede que você deseje realizar conexão não apresente um cadeado do lado do nome significa que ela é aberta, ou seja, não lhe solicitará senha.

Escreva a senha da conexão

A rede que você está conectado será apresentada com um símbolo de “tick √” e também ficará escrita em azul, já outras redes ficarão em preto.

Caso você esteja tendo problemas de conexão com a rede solicitada (não navega, não abre sites, não funciona) recomendo tocar no botão azul ao lado do nome (>) e depois escolher Esquecer esta Rede. Dessa forma você vai desconfigurar totalmente a rede selecionada e com isso poderá configurar novamente, muitos destes problemas com conexão são resolvidos dessa forma.

Conectar a uma rede Wi-Fi oculta

No mesmo lugar onde você configura as outras conexões poderá encontrar a opção “Outra” (Ajustes > Wi-Fi). Tocando em Outra você poderá configurar conexões que sejam privadas. Ali você deverá ingressar corretamente o nome da rede que deseja conectar e abaixo escolher o tipo de segurança da rede. Esse tipo de informação você conseguirá com a pessoa responsável pela instalação de seu router Wi-Fi.

Uma vez que você tenha inserido o nome da rede (SSID) e o tipo de proteção será solicitada a senha de acesso. Se tudo correr bem você poderá encontrar a rede conectada como vimos anteriormente.

Conectar a uma rede Wi-Fi que não designa IPs automaticamente

Caso a rede que você deseja conectar não utiliza o protocolo DHCP para designar os endereços de IP automaticamente deverá configurar manualmente estes parâmetros:

  • Ajustes;
  • Wi-Fi;
  • Toque na bolinha azul da conexão (>);
  • Toque em Estática;
  • Insira os dados;

Caso você não conheça os dados solicitados deverá pedir ajuda ao administrador da rede (técnico que instalou), como são informações que variam conforme a rede o iPadDicas não poderá lhe fornecer a informação correta.

Esquecer uma Rede

Muitas vezes conectamos à redes em locais públicos ou até mesmo desejamos cancelar a conexão automática para alguma rede em específico, também poderemos esquecer uma rede para solucionar problemas de conexão (não navega, não abre sites, não funciona).

Esquecer rede no iPad iPhone

  • Toque no botão azul ao lado do nome (>)
  • Escolha Esquecer esta Rede

Assim você vai desconfigurar totalmente a rede selecionada e com isso poderá configurar novamente, muitos destes problemas com conexão são resolvidos dessa forma.

Configure a conexão 3G no iPad 1, iPad 2, Novo iPad e iPhone

Se você é um dos sortudos que possuem o iPad 3G (4G) (ou iPhone) precisará muitas vezes configurar a conexão para que tenha acesso ao serviço de internet móvel. Tudo começará com conseguir um MicroSIM (cartão SIM compatível), peça à sua operadora um cartão para iPhone, geralmente eles tem. Não corte um chip, isso poderá causar problemas no futuro (ficar trancado e estragar o aparelho).

Uma vez que tenhas o MicroSIM instalado na bandeja lateral abra os Ajustes, Geral, Rede e ative o 3G.
Logo entre em “Dados de configuração” e insira os dados correspondentes à sua operadora para a configuração do APN no iPad e iPhone.

TIM
APN: tim.br
Usuário: tim
Senha: tim

Claro
APN: claro.com.br
Usuário: claro
Senha: claro

Oi
APN: gprs.oi.com.br
Usuário: oi
Senha: oi

Vivo
APN: zap.vivo.com.br
Usuário: vivo
Senha: vivo

Algumas vezes essas configurações ocorrem sozinhas, sem nenhuma necessidade de digitar nada.

Teste a velocidade de sua conexão no iPad e no iPhone

Bom, uma vez que você já tenha sua rede Wi-Fi ou 3G configurada será momento de testar e ver qual é a capacidade dela, abaixo você encontra um aplicativo para realizar o teste.

Speedtest by Ookla

Speedtest by Ookla (AppStore Link)
Desenvolvedor: Ookla
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Utilidades › Referência
Preço: Grátis
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Depois de testar compartilhe seu resultado conosco. Conhece alguma outra configuração de rede 3G para o Brasil? E para Portugal? Deixe nos comentários.

Grande abraço, até já.

Fonte: iPadizate

Leia também:

Comentários: