Como utilizar o AirDrop no iPhone, iPad e Macs para o envio de fotos e vídeos

O AirDrop é um sistema de troca de arquivos via Wi-Fi e Bluetooth, criado pela Apple para que usuários de iPhone, iPad, iPod touch e Macs possam compartilhar diversos tipos de documentos entre si, como fotos e vídeos.

Frequentemente recebo e-mails de nossos leitores perguntando como fazer transferências por Bluetooth, poucos sabem como realizar esses envios de arquivos. A verdade é que a Apple é fechada neste sentido e as transferências somente funcionam entre dispositivos iOS e OS X.

Hoje vou lhes ensinar passo a passo, com vídeo incluso, como enviar documentos do iPad para o iPhone, entre iPhones e inclusive do Mac para o iOS e vice-versa.

Requisitos mínimos de sistema

Infelizmente não são todos os iPads e iPhones capazes de utilizar o AirDrop, recurso implementado no iOS 7 e melhorado na versão atual, para poder usufruir dele você precisará ter:

  • iPhone 5 ou mais recente;
  • iPad (4ª geração) ou mais recente;
  • iPad mini ou mais recente;
  • iPod touch (5ª geração) ou mais recente;
  • Macs fabricados a partir de 2012;

Aqui ainda, é preciso ressaltar que somente dispositivos iOS com a versão 7 ou mais recente possuem o recurso, como também, nos Macs é exigida a versão Yosemite (OS X 10.10).

OBS: Nos Macs com Lion, Mountain Lion ou Mavericks existe a função AirDrop, mas somente funciona entre Macs. Foi na versão Yosemite que a Apple integrou com o iOS.

O que é possível transferir?

Realmente muita coisa, nesse artigo vamos focar nas fotos e vídeos, porém, você poderá compartilhar praticamente de qualquer aplicativo que utilize o Menu Compartilhar do sistema, basta tocar lá e escolher a opção “Compartilhar” e depois selecionar o contato do AirDrop.

Essa pessoa vai receber uma notificação informando que tipo de conteúdo está recebendo e quem é o emissor, alguns exemplos podem ser:

  • Links para sites;
  • Roteiros de mapas;
  • Contatos;
  • Aplicativo da App Store;
  • Notas;
  • E mais;

Tutorial em vídeo

Assista o vídeo acima para compreender com maior facilidade como utilizar o AirDrop entre iPad, iPhone, iPod touch e Macs.

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

Caso prefira aprender em texto, abaixo descrevo passo a passo como realizar os envios, como ativar o AirDrop e selecionar quem poderá lhe enviar os arquivos.

Como ativar o AirDrop no iPad e iPhone?

Esse passo é bastante simples mas primordial para o bom funcionamento do AirDrop, todos os usuários envolvidos devem configurar rapidamente estas opções, como também precisam ter ativados o Wi-Fi e Bluetooth no momento de utilizar o recurso.

Vamos aos passos:

  • Deslize de baixo para cima na tela inicial para abrir a Central de Controle;
  • Ative o Wi-Fi;
  • Ative o Bluetooth;

  • Toque em AirDrop e selecione “Todos”;

Todos? Sim, é a forma mais fácil, “inativo” vai desativar por completo o AirDrop e “Apenas Contatos” vai permitir que somente pessoas que estejam “corretamente cadastradas em seus contatos” possam lhe encontrar.

Evite problemas, coloque “Todos” e vai ser muito mais fácil. Mas saiba, caso esteja num Shopping por exemplo, qualquer usuário iOS poderá lhe enviar arquivos, agora vai de você aceitá-los ou não.

Nenhum arquivo de estranhos será recebido sem a devida aceitação / confirmação.

Como enviar e receber fotos pelo AirDrop?

Agora vem a parte mais divertida que é a hora de colocar a mão na massa, vamos enviar duas fotos para exemplificar o funcionamento do AirDrop entre um iPhone e um iPad, mas essa configuração será funcional para o envio desde qualquer dispositivos iOS.

Passo a passo:

  • Abra o aplicativo Fotos;
  • Toque na aba Fotos;
  • Localize as fotos desejadas;
  • Toque no botão Selecionar;
  • Toque nas fotos correspondentes;
  • Toque no botão Compartilhar;
  • Escolha a quem você irá enviar os arquivos;
  • Pronto;

No dispositivo de quem irá receber aparecerá um aviso:

“AirDrop: ‘fulano do tal’ deseja compartilhar uma foto.”, com dois botões “Recusar” e “Aceitar”.

Ao tocar em Aceitar a transferência será feita.

Como receber AirDrop no Mac?

Nos Macs é um pouco diferente, você deverá ter aberta a janela do AirDrop para poder receber os arquivos. Como abrir o AirDrop?

  • Clique sua “Mesa” (área de trabalho) para selecioná-la;
  • Depois lá no topo clique no menu “Ir”;
  • Então selecione AirDrop;

Demorado? Que tal ignorar esses passos acima e apertar o atalho “Command + Shift + R”? Vai funcionar sempre quando você tiver com a “Mesa” selecionada (fora de qualquer programa, clica na Mesa e vai dar certo).

Depois tudo vai correr quase igual ao iOS, você vai receber um aviso para Aceitar ou Recusar a transferência.

Como visualizar o conteúdo que recebi pelo AirDrop?

Isso vai depender muito de que tipo de conteúdo foi compartilhar com você, no caso das fotos você deverá abrir o aplicativo Fotos para vê-las, de fato, o aplicativo será aberto automaticamente já na foto recebida (ou em uma delas).

Se for por exemplo um site do Safari, o Safari será aberto naquele site para que você possa ler o conteúdo.

Não tem muito segredo, de fato o AirDrop é super simples de usar e muito descomplicado.

Considerações Finais

Vejo poucas pessoas trabalhando com o AirDrop, um recurso interessantíssimo que a Apple implementou após o iOS 7 e que nos permite enviar fotos e vídeos para nossos amigos.

As pessoas acabam dando voltas e voltas em algo tão simples, se você está ao lado de seu amigo, envie pelo AirDrop, esquece o WhatsApp, E-mail, ou qualquer outra forma de envio. Pelo AirDrop é rápido, fácil e em alta resolução.

Espero que tenha ficado claro como funciona o AirDrop no iPad, iPhone, iPod touch e Macs, se restou alguma dúvida por favor pergunte nos comentários. Farei meu melhor esforço para responder cada uma das mensagens recebidas.

Debate:

  • Você costuma usar AirDrop?
  • Qual o principal “problema” que você encontra neste recurso?

Grande abraço, até já.

By |2016-12-01T16:17:00-03:0023/12/2015|Tutoriais|

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

21 Comments

  1. Raquel 4 de setembro de 2016 em 17:34 - Responder

    Boa tarde! Como faço p as fotos serem compartilhadas na ordem certas? Elas estão indo fora de ordem

    • william 11 de setembro de 2018 em 20:01 - Responder

      Estou com o mesmo problema!

  2. Jessica 9 de maio de 2016 em 23:29 - Responder

    Boa noite, estou tendo problemas com o airdrop, pois costumo compartilhar áudios de aulas com minhas amigas, só que ultimamente os contatos delas estão vinculado aos meus, e os meus vinculado aos dela, como posso resolver isso?

  3. Lucas Montteiro 17 de março de 2016 em 2:22 - Responder

    Faço o passo a passo do video mais na hora que clico, pra escolher a quem vou enviar, nao aparece nada o que devo fazer? Quero enviar do meu iphone5s para o iMac !!!

  4. Helio Moraes 13 de março de 2016 em 21:48 - Responder

    Meu aparelho é o 5S, contudo não aparece o airdrop no controle. Como faço para ativa-lo? Grato, Helio

  5. Stenio 20 de fevereiro de 2016 em 5:29 - Responder

    Eu não consigo utilizar o AirDrop na minha empresa nem apau. Mais em outros lugares eu consigo alguém poderia me explicar

  6. Raissa 14 de fevereiro de 2016 em 23:45 - Responder

    Tenho um iPhone 6, atualizado, ligo o bluetooth e o wifi mas só aparece o AirPlay no menu… Não aparece o AirDrop… O que fazer?

  7. Rafael Costa 31 de dezembro de 2015 em 23:27 - Responder

    Boa noite André,

    Arquivos do ibooks só podem ser sincronizados e não enviados através do AirDrop?

  8. Wilson 28 de dezembro de 2015 em 17:53 - Responder

    Olá , eu ativo o airdrop em meu iPad Air 1 versão iOS 7.1 ,ele fica azul mas não identifica meu iphone 6 iOS 9.1 , o iPad recebe as fotos do iphone ,mas não envia .o que está acontecendo?como resolvo ?

  9. Allan 23 de dezembro de 2015 em 22:07 - Responder

    Boa pergunta, Edvaldo. Também tenho esta dúvida.

  10. Rômulo 23 de dezembro de 2015 em 10:09 - Responder

    Olá, é possível transferir arquivos de áudio?
    Abraço.

  11. Edvaldo 19 de dezembro de 2015 em 23:17 - Responder

    Boa noite alguém sabe explicar como deixar o seu celular identificado e com foto para q a outra pessoa visualize pelo airdrop???

  12. Hermenio 13 de novembro de 2015 em 8:18 - Responder

    O novo iPencil vai funcionar em outros iPad, tipo o 2 air?

  13. Marcelo 18 de outubro de 2015 em 23:38 - Responder

    André, será que você da um help? Não consegui, de jeito algum, compartilhar nada (sequer parear via bluetooth) meu iPhone 5c (com o iOS 9.0.2 e um MacBook Air mid 2011 com o OS X El Capitán). Noutros fóruns gringos vi outros usuários com as mesmas dificuldades, com os mesmos devices… Sabe de algo?

  14. Luiza Santoro 27 de agosto de 2015 em 21:23 - Responder

    Oi André, verifiquei que realmente o recebedor da foto tem ter IPhone ou IPad e estar com o AirDrop e o Bluetooth ligado.

    • André Darugna 27 de agosto de 2015 em 23:37 - Responder

      Sim claro, por isso em indiquei os requisitos de sistema. É um recurso do iOS, só funciona entre os dispositivos mencionados no artigo.
      Abraço.

  15. luiza santoro 27 de agosto de 2015 em 21:18 - Responder

    Olá André, nunca havia utilizado a AirDrop, gostaria de saber se quem não tem IPhone ou IPad consegue receber as fotos ou aplicativos.

  16. Anderson Lucas 27 de agosto de 2015 em 17:17 - Responder

    Realmente o Airdrop é uma mão na roda mesmo. É muito fácil tirar uma foto ou até mesmo capturar uma tela do computador e enviar via WhatsApp para o cliente, depois de ter feito a transferência da captura via Airdrop. Isso tem me ajudado muito, pois antigamente ficava enviando por iMessage ou e-mail arquivo por arquivo!

  17. Alan 27 de agosto de 2015 em 16:23 - Responder

    Uma foto ou um vídeo criado por um iphone ou ipad, e enviado via AirDrop é recebido com a mesma qualidade (resolução) pelo aparelho receptor, ou ocorre alguma perda de qualidade na transferencia?

    Abs
    Alan

Deixar Um Comentário