Aprenda a sincronizar seus contatos do iPad com o iPhone e outros dispositivos.

Usuários do iPad e do iPhone geralmente possuem uma grande dúvida em relação de como gerenciar seus contatos. Alguns usuários migram de outras plataformas, como Android, Symbian, Windows Phone, Blackberry, etc., já outros possuem os dois dispositivos, tanto o tablet quanto o smartphone e gostariam de ter a informação sempre atualizada.

Para qualquer um destes casos é importante que o usuário tenha como manter os dados sincronizados, seja no par (perfeito) iPhone + iPad, ou num mix de dois mundos, porém que funcionam sim se configurados corretamente.

No dia de hoje lhes ensinarei a trabalhar com contatos de forma sincronizada entre o iPad e outros dispositivos.

Outras dicas sobre configuração de contas no iPad:

Contatos sincronizados via iCloud

Digamos que você tenha um iPhone e um iPad e seu desejo é manter os contatos sempre atualizados entre os dois dispositivos. Isto é ideal pois no iPhone você faz chamadas e troca mensagens SMS ou até mesmo via iMessage.

Já no iPad seu objetivo é enviar e-mails, interagir com seus contatos via iMessage e até mesmo em outros aplicativos, como o Skype para fazer chamadas com custo reduzido.

Os contatos do iCloud representam a forma Apple de sincronizar estas informações, o iCloud oferece vários serviços, entre eles a sincronização de contatos entre aparelhos e até mesmo acesso via internet na página do iCloud, dessa forma você poderá digitar contatos no site oficial e depois obter acesso aos dados nos dispositivos.

ícone do icloud

Um passo bem simples permitirá que você tenha um único cadastro de seus contatos, que é ativando esta opção nas configurações dos aparelhos, para isto basta:

  • Abrir os Ajustes;
  • Ir em iCloud;
  • Ativar a opção Contatos;

Faça isto em seu iPad e seu iPhone, para poder ter os contatos sincronizados via iCloud. Todos os contatos que você criar após esta configuração serão enviados para o iCloud de forma automática.

Se você possui qualquer outra conta cadastrada no iPad e no iPhone com a opção de contatos ativada, seja uma conta Google, UOL, Globo.com, Terra ou seja lá qual for, o iOS irá puxar os dados de ambas contas, mas todo contato novo será criado em somente uma delas.

Se você decidir manter duas contas configuradas para sincronizar contatos, deverá escolher qual será a conta padrão, vá em Ajustes, Mail, Contatos, Calendários e deslize até visualizar: Contatos: Conta Padrão. Selecione a desejada.

Se decidiu sincronizar via iCloud, minha recomendação é de marcar a do iCloud como padrão.

Contatos sincronizados via Google Contacts

Para usuários que possuem já contatos no Google Contacts minha recomendação é seguir utilizando o serviço, que possui a mesma funcionalidade do iCloud, porém, com uma relativa vantagem: ser multi-plataformas.

O que significa isto? Significa que você não ficará preso à marca Apple, com os contatos do Google você tem a liberdade de configurar a sincronização em qualquer dispositivo, seja iOS, Android, Symbian ou outro sistema operacional compatível. Além disso os Contatos do Google também permitem o trabalho em seu site oficial.

Eu particularmente optei por utilizar a sincronização via iCloud pois tenho iPhone, iPad e Mac, fica tudo centralizado na Apple, mas tem usuários que não possuem esse trio. Sei que muitos visitantes do iPadDicas possuem um smartphone Android, além do iPad, estes usuários poderão sincronizar os contatos do Google de forma funcional, sem prejuízo algum.

logo do google

Para configurar os contatos do Google no iPad siga o passo-a-passo:

  • Abrir os Ajustes;
  • Tocar em Mail, Contatos e Calendários;
  • Escolher a opção Adicionar Conta;
  • Escolher a opção “Outro”;
  • Escrever google.com em Servidor;
  • Escrever seu e-mail completo com @gmail.com em nome do usuário;
  • Inserir sua senha;
  • Escrever Contatos Google em Descrição;
  • Tocar seguinte e aguardar a configuração;

Com esses passos seu iPad estará preparado para gerir contatos do Google, vale lembrar que se você utilizar outro tipo de sincronização de contatos, deverá ir em Ajustes, Mail, Contatos, Calendários e lá escolher a conta do Google com padrão em Contatos.

No mais, seus contatos serão sincronizados cada vez que abra o aplicativo de Contatos, você pode criar novos contatos por ali ou em seu outro dispositivo.

Considerações Finais

Vocês certamente se deram conta de que não mencionei nenhuma sincronização via Outlook ou qualquer programa de computador que exija cabos. Estamos numa era em que a informação na nuvem deve prevalecer, se você ainda utiliza algum tipo de armazenamento de contatos localmente, salvo exceção, você deve migrar urgente para uma plataforma online.

Qual escolher? iCloud ou Google Contacts?
Na verdade não há um melhor, isso vai de sua preferência, se você é usuário de iPhone e iPad, já possui o gosto pelos produtos da Apple, talvez seja melhor aproveitar a sincronização do iCloud, mas se não deseja “casar com a marca”, use o Google Contacts, ele lhe permitirá uma maior flexibilidade pois é universal, pode ser sincronizado no Android, Symbian, iOS e qualquer outro sistema que possa surgir.

Debate:

  • Você utiliza a sincronização de contatos online?
  • Qual fórmula prefere? iCloud ou Google Contacts?

Por hoje é só, se restou alguma dúvida por favor pergunte nos comentários.

Leia também:

Comentários: