Neste artigo quero lhes apresentar um programa de computador capaz de recuperar dados perdidos, sejam eles apagados acidentalmente, como também HDs defeituosos.

O nome do programa é EaseUS Data Recovery Wizard Free, que como já indica possui versão gratuita.

Este programa permitirá recuperar dados de HD, SSD, Pen Drive, disco externo, cartão de memória e partições perdidas ou apagadas.

Gravei um vídeo mostrando como ele funciona, dá uma olhada:

Recupere dados perdidos no Windows e Mac

O EaseUS Data Recovery é um programa compatível com Mac e Windows, que ajuda na recuperação de dados perdidos, apagados sem querer ou de discos defeituosos. Ele funciona de forma muito simples, ajudando você a recuperar os dados em apenas 3 passos:

  • Escanear
  • Selecionar
  • Recuperar

Mesmo sendo extremamente fácil, abaixo você encontrará um passo a passo para poder recuperar os dados, e se precisar de ajuda extra, comente que tentarei lhe ajudar.

Passo a Passo: recuperar dados perdidos

Primeiramente vamos baixar o programa, que é gratuito.
Site oficial: https://www.easeus.com

A versão gratuita permite você recuperar até 2 GB perdidos, logo, se precisar recuperar mais dados terá que atualizar para a versão PRO, mas realmente, quando se trata de recuperar aquelas fotos digitais, documentos importantes, ou trabalhos práticos, uma solução como esta é uma mão na roda.

Com o programa já baixado e instalado, é hora de começar a trabalhar.

pantalla-inicial

Vamos escolher a origem dos dados que devemos recuperar, sendo possível escolher um dos HD/SSD instalados, um Pen Drive ou disco externo (se conectados) e ainda, especificar a pasta onde os arquivos estavam, para economizar tempo na busca. Logo clicaremos no botão Digitalizar.

resultado

Os arquivos começam a ser escaneados, o tempo de demora irá depender do tamanho do disco a ser escaneado. Neste exemplo, utilizei um Pen Drive de 16GB e a busca terminou em menos de 2 minutos.

Teria a opção de seguir com a busca de digitalização profunda, para uma varredura ainda mais eficiente, mas neste exemplo servirá com o resultado da busca rápida.

fonts

Aqui encontrei uma pasta de fontes, que vou tentar recuperar para mostrar pra vocês o resultado. São nada menos que 186 arquivos, somando 333 megas, tudo isso recuperado de forma gratuita, graças a versão FREE do programa.

Selecionei do lado esquerdo a pasta, marquei todos os arquivos, cliquei em Recuperar.

carpeta

O seguinte passo é escolher o destino que vamos dar para os arquivos recuperados. Tente não colocar de volta no disco de origem, para evitar novas perdas de dados, no caso do disco onde os dados estavam era defeituoso.

Clique em Aceitar depois de escolher a pasta.

recuperando

Aguarde o processo de recuperação dos dados terminar.

concluido

Recuperação concluída, agora você pode acessar os dados.

carpetaa

Aqui você pode ver os dados que eu recuperei, tudo funcionando certinho, como manda o figurino.

Considerações finais

O EaseUS Data Recovery foi gentilmente enviado pelo pessoal que desenvolve o programa para ser testado, e foi aprovado. Gostei do resultado, e terei ele sempre à mão em caso de necessidade.

Agradeço o interesse do pessoal da EaseUS em divulgar seu programa com o público do blog.

Ficou alguma dúvida? Pergunte nos comentários, podemos lhe ajudar.
Grande abraço, até logo.