Com a chegada do iOS 10 temos hoje em dia uma nova forma de desbloquear nossos iPads e iPhones, que funciona totalmente diferente do habitual “deslize para desbloquear”.

Confesso que até para mim, que já conheço a novidade, está difícil me acostumar e isso vem me incomodando muito. Estava totalmente satisfeito com deslizar a tela para desbloquear meu iPad e iPhone, mas hoje em dia, é preciso apertar duas vezes no botão de início (home).

Ainda bem, que há uma possibilidade de configuração, para pelo menos agilizar o desbloqueio de nossos dispositivos com Touch ID, que passarão a desbloquear imediatamente, sem precisar pressionar o botão home novamente.

Desbloquear sem pressionar botão home

Essa não é uma opinião somente minha, estive lendo na internet e blogs ao redor do mundo compartilham minha linha de pensamento. O desbloqueio da forma antiga era muito mais interessante, mas, como não temos opção de voltar do jeito anterior, pelo menos podemos configurar para agilizar o processo e desativar o “pressione início para desbloquear”.

O que vamos fazer aqui é configurar para que quando você coloque seu dedo sobre o Touch ID, além de ler sua “senha” o botão também desbloqueie a tela do aparelho. Curtiu? Configure seguindo estes passos:

  • 1) Abra os Ajustes;
  • 2) Vá para Geral;
  • 3) Toque em Acessibilidade;
  • 4) Toque em Botão Início;
  • 5) Ative “Mantenha o Dedo para Abrir”;

configuracao-ios10-botao-home

A partir deste momento, seu iPad ou iPhone não exigirá mais que você pressione novamente o dedo após utilizar o “Touch ID”, um passo a menos para simplificar de vez por todas uma tarefa não somente diária, mas extremamente frequente, como o desbloqueio do dispositivo.

Quero deixar claro que para funcionar você precisa ter a tela “ligada”, já que o Touch ID não funciona sem que ela esteja acesa. Se você estiver usando o iPhone 6s, 6s Plus e 5se, poderá unir a função “levante para desbloquear”, deixando o processo ainda mais rápido.

Ficou alguma dúvida? Pergunte abaixo, será um prazer lhe ajudar.
Um abraço.

25 COMENTÁRIOS

  1. Isto não funciona para equipamentos sem “leitor de dedo” Eu tenho um iPad mini 2 (retina), e o normal é quando eu abro a capa, o iPad já detecta e liga a tela e eu deslizo para desbloquear, sem utilização de NENHUM botão.
    Eu atualizei o IOS 10 e já fiquei logo perdido, movi a tela e apareceu os widgets que na minha opnião não servem absolutamente para nada, e para a esquerda abria a câmara, neste momento já ODIEI a atualização, porque ia ter de ficar “gastando meu botão” foi então que corri e fiz o Downgrade para o IOS 9, mantendo assim a opção deslize e removendo a porcaria dos widgets… Sem chance de que eu atualize para o IOS 10 enquanto não voltar esta opção.

  2. Oi André, o meu atualizei para o iOS 10 mas continuou como antes, não precisei fazer nenhuma modificação. Um abraço e obrigada por suas valiosas dicas.

  3. Atualizei para o IOS 10 o meu IPad Air 1 e na configuração de Ajustes/Geral/Acessibilidade na opção de “Botão de Início” e selecionando a opção “Padrão” NÃO me aparece o botão de Ative “Mantenha o Dedo para Abrir”, portanto, tenho que sempre pressionar o botão “Inicio” para desbloquear o IPad Air 1.
    Como resolver o meu problema?

  4. André, boa noite! Acabei de atualizar meu iphone 6 para o ios 10 e quando inicio a tela com o botão touch id automaticamente está aparecendo a tela de comando de voz. Como faço para tirar ess função e abrir direto na tela de icones?

  5. Tenho um 5s e com IOS 10 não tira mau print da tela, o itouch não conseguiu configura, sempre pede tente de novo mesmo depois de 1000 X ! Alguém pode me ajudar tenho o back up 9.01 da para da fazer downgrade?
    Nunca tive problema com nenhuma atualização desde do meu primeiro iPhone 3 e agora isso é de matar!!

  6. Um comentário fora dessa matéria.
    Tenho um iPad 4, mas ainda não sei se vale a pena o iOS 10 nele.
    Façam uma reportagem, assim como já tem dos iPhones, sobre como está o desempenho de todos os modelos de iPad com o iOS 10 em relação ao iOS 9.3.5
    Abraço

    • Olá Igor, como vai?
      Não tenho como fazer, simplesmente pois não tenho todos estes iPads para testar cada versão e analisar.
      Esse é um blog, liderado por uma pessoa, com ajuda de somente um colaborador, infelizmente não temos como realizar seu pedido. Sinto muito, nós temos cada um seu dispositivo novo e só.

      Um abraço.

      • André, tem um jeito para desbloquear sem precisar apertar o botão de início, é só habilitar o Assistive Touch e apertar o botão iniciar na tela, assim quem não tem o Touch ID poderá desbloquear a tela por ele sem precisar apertar o botão iniciar físico. Abrs.

          • André ele está correto na solução que colocou, acho que voçe não entendeu o que o José Ricardo tentou falar, no caso de quem não tem Touch ID tem que apertar o botão home para aparecer a tela de desbloqueio, e com essa solução de ativar o assistive touch resolve o problema de ter que apertar o botão físico substituindo pelo botão home do assistive touch.
            Não sei se consegui ser claro rs…abracao

            • Isso mesmo Talles, vc entendeu o que quis dizer…..apresentei uma forma de preservar o botão de início pra quem não tem o Touch ID.
              Abrs.

  7. Olá André.
    Eu sempre usei aquela bolinha branca flutuante de Acessibilidade justamente pra evitar usar o botão Home, pois, até ontem, era o que mais dava defeito (de tanto usar eu acho).
    Agora danou-se!
    Ainda bem que tenho a opção do ID, mas achei simplesmente uma ré da Maçã!

  8. Atualizei meu iPhone 5s para o IOS10. Ao receber SMS com coordenadas de um rastreador, antes bastava so clicar na mensagem e abrir o maps com a localização. Hoje, recebo como anexo e te ho que clicar duas vezes para que o mesmo abra o maps. Há alguma forma de reconfigurar isso? Grato.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here