Como anexar e baixar documentos no Mail do iPhone e iPad

Muitos usuários de iPad e iPhone ainda possuem dificuldade na hora de trabalhar com anexos de e-mail, seja para guardar os anexos recebidos, como principalmente, para anexar fogos e documentos para enviar aos seus contatos.

O artigo de hoje será bastante completo pois irá incluir um vídeo tutorial passo a passo, que lhe ajudará a aprender sem dificuldade. Porém, se você não pode assistir o vídeo por algum motivo, poderá acompanhar os passos em texto e imagem, que adicionei ao final. São quatro partes que compõe o tutorial, na primeira você vai aprender a salvar as fotos que recebeu, na segunda aprenderá a enviar fotos, na terceira saberá como enviar documentos e na quarta finalmente, como guardar os documentos que recebe por e-mail.

Vamos lá?

Tutorial em vídeo: anexos no iOS

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique aqui) para não perder nossos tutoriais, resenhas e gameplays em primeira mão.

Como guardar fotos recebidas por e-mail

guardar-todas-fotos-anexo

  • Com o Mail do iPad ou iPhone aberto, localize a mensagem e abra ela
  • Para baixar todas de uma vez você deve tocar no botão de compartilhar, então selecionar
  • Salvar Fotos

Salvar individualmente:

  • Você também pode baixar de uma em uma tocando e segurando sobre a imagem, e logo quando aparecer o menu escolha Salvar

guardar-uma-foto-anexo

Fácil não?

Como enviar fotos por e-mail no iPad e iPhone

Temos mais de uma forma de fazer esses passos, o mais fácil será abrindo o aplicativo Fotos e de lá selecionar as fotos que vamos enviar. Recentemente a Apple removeu o limite de envio de 5 fotos por vez, algo que facilitou muito essa tarefa.

Para iniciar então, abra o aplicativo Fotos, escolha o álbum onde as fotos despejadas se encontram, e toque no botão Selecionar.

anexar-fotos

Toque uma a uma as fotos que deseja enviar, se forem muitas e consecutivas, teste tocar na primeira e sem tirar o dedo da tela, arraste para ir selecionando outras.

Ao finalizar toque no botão Compartilhar, escolha Mail e logo digite o destinatário e assunto do e-mail.

Como anexar documentos no iPhone e iPad

Existem também várias formas de fazer esses passos, o mais comum é enviar diretamente do aplicativo que guarda o documento, ou seja, se você digitou o texto no Pages, por lá poderá tocar no botão de compartilhar e enviar.

Porém, quero mostrar outra forma, que vai enviar os documentos diretamente do aplicativo Mail, essa forma vai funcionar quando os arquivos estão na nuvem, em aplicativos como Dropbox, Google Drive ou até mesmo o iCloud Drive.

É a tendência, você não deveria ocupar espaço na memória do dispositivo, quando pode trabalhar diretamente da nuvem em Apps como Pages, Documentos Google, Dropbox ou Office.

Neste caso você deverá abrir o aplicativo Mail e tocar no botão de criar uma nova mensagem.

clip

Com o campo do corpo da mensagem ativo, toque no botão do clipe, para anexar um arquivo. Esse botão somente aparece se você estiver na parte de redigir a mensagem, não aparecerá se estiver no campo “para” ou “assunto”.

escolha-arquivo-anexar

Ali selecione o aplicativo desejado, logo, selecione o documento. Poderá enviar arquivos de vários formatos, de acordo com a disponibilidade dos aplicativos instalados.

Como abrir documentos anexados no iPhone e iPad

Agora que já lhe mostrei como anexar documentos, chegou a hora de saber como abrir documentos anexados quando nós recebemos eles por e-mail. É muito simples mas essa possibilidade vai depender de aplicativos instalados.

O que quero lhe dizer é que tudo dependerá de se você tem um aplicativo para ler PDFs, como o iBooks por exemplo, um aplicativo para gerenciar arquivos de texto, como o Pages ou Word, e assim por diante. Quantos mais aplicativos você tiver, mais anexos de formatos diferentes poderá abrir. Se receber algum formato que ainda não possui, bastará procurar na loja algum visualizador deste tipo de arquivo.

Vamos lá então:

  • Abra o Mail com a mensagem onde o anexo está
  • Toque no ícone do arquivo para transferir o documento
  • Toque mais uma vez para abrir quando o download tiver terminado

escolher-aplicativo-anexar

  • Com o documento aberto toque no botão de Compartilhar
  • Escolha onde deseja Copiar o arquivo (Pages, Word, WinZip, etc.)
  • Pronto!

Considerações Finais

É isso pessoal, são passos muito simples que irão lhe ajudar a tirar de vez todas as dúvidas relacionadas ao trabalho com arquivos anexos no iPad e iPhone. Tarefas do dia a dia mas que podem parecer um pouco complicadas para quem está iniciando neste sistema iOS.

Você tem alguma dúvida relacionada aos anexos no iPhone ou iPad? Pergunte nos comentários, será um prazer lhe ajudar.

Um abraço, até já.

Leia também:

Comentários: