Tutorial: Aprenda a arrumar os aplicativos que não abrem (ou que fecham sozinhos)!

Olá amigos do abcdoiphone.com, hoje mais um texto educacional para todas aquelas pessoas que possuem dificuldades em lidar com seus dispositivos da Apple em especial foco deste blog, o iPad.

É muito comum receber e-mail ou comentários de usuários frustrados em relação a um erro, ou melhor um bug que acontece quando tentam abrir seus aplicativos. Este erro pode acontecer no momento da compra do mesmo, ou até depois de uma atualização do iOS.

Para ambos os casos nós temos uma solução ideal, convido você a fazer leitura deste artigo que pretende de uma vez por todas ser a resposta para estes usuários que precisam de ajuda.

Tutorial em vídeo:

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

Outros posts que podem lhe ajudar:

Tente fechar o aplicativo

Não é inscrito no canal do YouTube? Inscreva-se (clique) para não perder nossos tutoriais em primeira mão.

Não pode assistir? Leia!
O primeiro passo que faremos para tentar resolver o problema será fechar completamente o aplicativo, logo, abrí-lo novamente. Acontece que por vezes é preciso reiniciar o aplicativo para que ele volte a carregar e assim escape do problema que está ocasionando o fechamento inesperado.

Como faremos isso? Segue o passo-a-passo:

  • Aperte duas vezes no botão HOME (início – redondo);
  • Aparecerá na tela uma lista de aplicativos abertos;
  • Deslize para cima o aplicativo que não está funcionando;
  • Abra novamente o aplicativo

Resolveu? Caso negativo, tente uma das alternativas abaixo.

Baixou um App e ele fecha sozinho?

Existem muitos fatores para que isso aconteça, pode ser pouca memória, como descrito acima, mas também esse é um bug antigo que a Apple ainda não corrigiu.

botao-home-power-ipad
Minha recomendação é a seguinte:

  • Aperte juntos os botões HOME e POWER até o iPad reiniciar

Se você não sabe, o HOME é o botão redondo que se encontra centralizado na parte de baixo do iPad. Já o botão POWER é o botão de ligar e desligar o iPad, se encontra no topo do iPad.

Você precisará segurar os dois juntos durante mais de 10 segundos, até que a tela da maçã apareça, ok?

Atualizou seu iOS e agora os aplicativos não abrem mais?

Calma, não se desespere. Você precisa entender que quando o sistema é atualizado muita coisa pode mudar, e em atualizações de versão (iOS 4 para iOS 5, iOS 5 para iOS 6, etc) isso é muito mais comum de acontecer.

Veja bem, você atualizou o sistema, mas e seus aplicativos? Foram atualizados também? É importantíssimo realizar uma atualização geral de todos seus aplicativos antes de começar a usar o sistema novo, justamente por isso, alguns aplicativos precisam ser atualizados para que sejam compatíveis com o sistema agora instalado.

É simples, logo de atualizar seu iOS abra no iPad a App Store e procure a aba Atualizações (Updates), e atualize todos os seus aplicativos. Se você possui mais de uma conta faça isso em todas elas!

  • Abra a App Store no iPad ou iPhone;
  • Toque no botão Atualizações;
  • Atualize todos os aplicativos com atualizações disponíveis;

Com todos os aplicativos atualizados corretamente a probabilidade de que este erro aconteça é muito menor, é normal durante uns 15 dias após a atualização ainda existirem aplicativos que os desenvolvedores não corrigiram, ou seja, não será um problema que você poderá resolver. Só restará a opção de esperar que o aplicativo seja atualizado.

Não resolveu ainda?

Um truque velho mas ainda útil é sincronizar com o iTunes. Parece algo inútil mas pode resolver, é um bug bobo e uma solução boba por resolvê-lo!

Essa opção será útil para quem fazer os backups pelo iTunes, se você não tem o costume de sincronizar com o computador, na verdade essa solução não lhe ajudará.

  • Conecte seu iPad via cabo USB no computador
  • Abra o iTunes
  • Localize e selecione seu iPad na lista de dispositivos
  • Clique em Sincronizar (sim, somente clique ali)
  • Ao terminar ele deverá funcionar corretamente

Como disse anteriormente, este é um bug e esse simples procedimento resolve na maioria dos casos.

Considerações Finais

Amigos, tento com este artigo documentar as soluções cabíveis em caso de aplicativos que não funcionam, recomendo que adotem todas as soluções mostradas antes de dar uma nota ruim a um aplicativo.

Também peço que tenham paciência em relação à compatibilidade de alguns aplicativos e jogos após atualizações, realmente as vezes as mudanças são muitas e os desenvolvedores tem somente uma semana para realizar a atualização antes dela sair ao público.

É com uma semana de antecedência que a versão final para desenvolvedores é lançada, imagine uma Gameloft da vida, com suas dezenas de jogos, como fazer em tão pouco tempo?

Debate:

  • Seu iPad já fechou aplicativos inesperadamente?
  • Como você solucionou?
  • Qual era o aplicativo?

Grande abraço e até já!

* Artigo publicado originalmente no dia 28/12/11, atualizado no dia 23/03/15, 30/09/15 e 23/11/15.

Leia também:

Comentários: