Tutorial: Aproveite ao máximo o aplicativo Lembretes do iPad e iPhone.

Organizar nossas tarefas pessoais ou de trabalho utilizando nossos iPads pode ser muito simples, útil e inclusive gratuito. O iOS traz nativamente o aplicativo chamado Lembretes, um App muito bacana para que você tenha controle de seus afazeres (to-do-lists).

Algumas pessoas não tem o costume de utilizar este aplicativo, ele muitas vezes passa despercebido, porém, quero lhes mostrar a tamanha utilidade e facilidade com que você poderá criar listas para agilizar processos em suas atividades.

Quer aproveitar ao máximo o Lembretes do iPad? Seguem as dicas:

Crie listas separadas para cada projeto

É fundamental que você crie listas diferentes, uma para cada projeto, dessa forma poderá observar as prioridades de cada trabalho que lhe foi atribuído.

Criar projeto no Lembretes
Criar uma lista nova no Lembretes

Criar uma nova lista no Lembretes é muito simples, basta tocar no botão Criar Nova Lista que se encontra no lado esquerdo de nosso aplicativo.

Adicione as tarefas

Depois de criar sua lista personalizada para o projeto, deverá adicionar as tarefas, lembre-se de todas as atividades e responsabilidades que lhe foram atribuídas para este trabalho, crie um item para cada uma e depois será muito fácil marcá-las como concluídas ou ver que estão todavia pendentes.

Adicione itens em sua lista de afazeres
Adicione itens em sua lista de afazeres

Criar uma tarefa é ainda mais simples do que criar uma lista, basta você selecionar a lista para a qual criará a tarefa e logo tocar no botão [+] que se encontra no topo do lado direito do aplicativo.

Inclua uma data e hora tope

Se você tem prioridades organizadas por tempo poderá aproveitar essa funcionalidade do aplicativo Lembretes, com ele é possível inserir uma data e hora tope para terminar determinada tarefa.

Proponha uma hora limite para a conclusão de determinada tarefa.
Proponha uma hora limite para a conclusão de determinada tarefa.

No App você pode encontrar uma aba chamada Hoje, lá serão exibidas somente as atividades que vencem no dia atual, dessa forma você foca naquilo que é realmente importante no momento.

Marque as tarefas como concluídas

Mais importante do que somente criar as tarefas é ir dando baixa naquelas que já foram concluídas, todas elas entram numa lista de atividades terminadas para que mais tarde você possa ter um panorama de tudo aquilo que já realizou.

Aba de tarefas concluídas no Lembretes.
Aba de tarefas concluídas no Lembretes.

Para marcar uma tarefa como concluída é fácil, basta tocar no quadradinho antes do título da atividade.

Dicas para se dar bem

O Lembretes pode ser empregado em seu dia-a-dia para basicamente todo tipo de rastreio de atividades, desde um trabalho profissional no escritório, passando por seus projetos pessoais e inclusive facilitar tarefas rotineiras como ir ao supermercado.

Sim, você pode criar por exemplo uma lista especial de compras e depois marcar os itens já adicionados ao carrinho, assim, conseguirá facilmente saber qual será o próximo item a pegar das prateleiras.

No exemplo acima mostrei um fictício projeto “casa nova”, você poderá rastrear qualquer atividade, basta adicioná-las e dessa forma manter o foco para a conclusão dos itens.

O App Lembretes lhe avisará com notificações as próximas tarefas em vencer o tempo, e disparará um alarme quando uma tarefa expirou o prazo.

Se você utiliza ainda um iPhone ou Mac receberá graças ao iCloud todas as tarefas sincronizadas no aplicativo Lembretes de todos os outros dispositivos. O mais interessante e destacável é que no iPhone, por exemplo, você pode rastrear um Lembrete de acordo com a sua localização.

“Me avise ao sair do escritório para ligar para o Marcelo”, quando você sair do local marcado como “seu escritório” o Lembretes disparará um alarme. No dia que tenhamos a Siri em português essa tarefa poderá ser feita inclusive com comandos de voz.

Interessantíssimo não?

Considerações Finais

Organizar seu dia-a-dia é muito proveitoso, sobretudo se você trabalha com pessoas, clientes e necessita demonstrar resultados, no texto de hoje tentei lhes mostrar a utilidade deste aplicativo gratuito que todos nós já temos no iPad.

É através dele que podemos criar listas de afazeres para controlar nossas atividades e assim aumentar nossa produtividade.

Não perca mais o rumo no escritório, coloque em listas de afazeres todas as suas tarefas e depois marque-as como concluídas, você nunca mais vai perguntar-se “o que eu estava fazendo mesmo”?

No final do dia verá um grande avanço e aumento de produtividade, faça o teste, crie as listas sempre no dia anterior, antes de terminar o expediente dessa forma você chegará com as pilhas recarregadas no dia seguinte e com foco naquilo que é realmente importante.

Você rastreia suas atividades utilizando o iPad? Usa o Lembretes ou o Things? Conhece outra opção útil como eles?

Até já.

Leia também:

Comentários: