Muitos usuários iniciantes possuem certa dificuldade em lidar com o iTunes e suas configurações, principalmente depois da atualização com o iOS 9 que mudou totalmente a forma em que lidamos normalmente com as músicas e nossos iDevices.

Antes, podíamos de forma simplificada transferir as músicas que baixamos no computador, por meio do iTunes. Agora, é necessário realizar uma configuração prévia, que vou lhes explicar e mostrar em vídeo, como também através de imagens, caso assim você prefira.

Você atualizou para o iOS 9 e se desesperou depois de ver que já não poderia enviar suas músicas baixadas da internet para seu iPad e iPhone, agora, seus problemas acabaram meu amigo, segue o tutorial e seja feliz.

Não esquece de se inscrever em nosso canal do YouTube, para receber notificação dos novos tutoriais em primeira mão.

Tutorial: enviar músicas para iPad e iPhone

Tutorial para a versão iOS 9:

Abaixo o vídeo para a versão iOS 8.4:

Assista acima o tutorial passo-a-passo explicado em vídeo, narrado em português do Brasil, exclusivamente para o blog iPadDicas.

Configuração no iPad ou iPhone

Antes de mais nada será necessário realizar uma pequena configuração em nossos iPads ou iPhones, para poder desativar a biblioteca de músicas do iCloud e voltar a recuperar a funcionalidade de sincronização via iTunes.

Para enviar suas músicas siga os passos:

  • Abra os Ajustes do aparelho;
  • Toque em Música;
  • Desative a chave “Biblioteca de Música do iCloud”;
  • Pronto;

Configuração no iTunes do computador:

  • Clique em Resumo;
  • Marque a caixa “Gerenciar músicas e vídeos manualmente”;
  • Clique em Aplicar;

Assim será simples, você irá ter maior controle, podendo escolher pontualmente quais músicas deseja sincronizar.

Sincronização das músicas

Agora com tudo configurado, com essa sincronização manual, você poderá escolher exatamente quais músicas deseja enviar para seu iPad ou iPhone, esta escolha será feita em sua lista de músicas da biblioteca, você precisará somente selecionar as desejadas, clicar e arrastar para cima do nome de seu dispositivo.

Passo-a-passo de envio:

  • Visualizando suas músicas da biblioteca do iTunes, clique e selecione as músicas desejadas;
  • Você pode selecionar várias ao mesmo tempo segurando no teclado o botão CTRL (Windows) ou Command (Mac);
  • Após fazer a seleção, clique e arraste as músicas, ao arrastar irá aparecer seu iPad ou iPhone no lado esquerdo;
  • Solte e as músicas selecionadas dentro do dispositivo para serem copiadas;

Leia também:

Considerações Finais

É fácil lidar com o iTunes, muitas vezes ficamos confusos por simples falta de conhecimento, com estes tutoriais pretendo ajudá-lo. Se você gostou não deixe de seguir nosso canal do YouTube, pois publico sempre os vídeos por lá.

Espero que depois do tutorial de hoje você possa sincronizar suas músicas favoritas com seu iPad ou iPhone, mesmo depois da atualização do iOS 9.

Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, pergunte nos comentários abaixo!
Artigo atualizado no dia 08/10/2015 para incluir a nova configuração do iOS 9

106 COMENTÁRIOS

  1. André, segui suas instruções e não consegui transferir as musicas para o Iphone, será que é porque as versões não são as mesmas ??
    Itunes – 12.4.3
    IOS – 9.3.3
    Obrigado.
    Luiz Henrique

  2. Olá, eu tenho um iphone 5s ios 9.3.1 e ele ja tinha algumas musicas que eu tranferi via Itunes, mas eu achava complicado demais e recentemente eu assinei o Apple Music, até ai tudo bem…
    Tive que resetar o celular e logicamente as musicas tranferidas via itunes sumiram…
    Ai eu tente colocar elas de novo e não consegui… por causa do Apple Music…
    O que eu faço ?

  3. André,
    Hj fui transferir umas músicas pro iPhone e elas não ficaram disponíveis no aparelho. No iTunes, após a transferência, elas ficam sombreadas, como acontece com as músicas baixadas pela iTunes Store. Já havia transferido outras músicas do mesmo jeito q vc explica no vídeo. Não entendo o q está acontecendo.

  4. Bom dia, sou novato no mundo da apple, e vi o vídeo com interesse em aprender a por as musicas no meu iphone, mas fiquei com uma dúvida: esse serviço de músicas é pago? Se for, tem algum app que seja gratuito? Pq no meu tem um opção de assinatura anual.

  5. Perfeito. Sua didática foi ótima para ensinar-nos a resolver tal assunto que a princípio, por ser apple, parecia de difícil solução. Parabéns e obrigado!

  6. Parabéns!! Entrei em alguns sites antes e nenhum foi tão eficaz e rápido na solução do problema com as músicas!! Adorei!
    Prático e bem objetivo!! Nem precisei do vídeo! Fera mesmo! 😉
    Obrigada!

  7. Tentei seguir passo a passo, porém o dispositivo não apareceu no computador mesmo depois de conectado. Não sei o porque, se possível gostaria que me explicasse.
    Obrigada!

  8. Ou seja, tem que “anotar” todas as músicas que já baixei um dia na apple music para baixar novamente depois dessa configuração? A apple me cansa com essas besteiras. Já perdi todas as minhas músicas uma vez no IPhone por conta dessas palhaçadas, o que me irrita até hoje!!

  9. Ótimo vídeo, me ajudou muito!
    Gostaria de saber se é possível também, transferir para o computador as músicas que disponibilizamos off line pelo app Músicas no iPhone.
    Abraço.

  10. tenho em musica no meu iphone mas quando em marco a opção manualmente o itunes informa que ira apagar minhas musicas que já tenho! como faço nessa situação pôs não quero apagar essas musicas!!!

    s não quero perder minhas musicas

  11. André, me ajudou bastante, obrigada!
    Tenho uma dúvida, minha biblioteca sempre que é aberta aparece a seguinte mensagem: Conecte-se a uma rede Wifi para ouvir suas músicas.

  12. André, estou tendo um problema semelhante ao do Leandro “os títulos delas ficam “meio apagadinhos” com um circulo pontilhado no lado esquerdo do título no iTunes como se estivesse copiando a música, mas não copia nunca pro iPhone”, você conseguiu descobrir o que causa este problema? pois está ocorrendo o mesmo comigo, algumas musicas copiam outras simplesmente não copiam, ficam da forma que o Leandro descreveu, e o interessante que são álbuns específicos, o álbum inteiro, como por exemplo Divison Bell do Pink Floyd, Wish do The Cure, X&Y do Coldplay entre outros, estou desconfiando que a Apple colocou algum tipo de DRM nas minhas musicas, quando ativei o período gratuito do AppleMusic.

  13. Leandro, você conseguiu resolver este problema? pois está ocorrendo o mesmo comigo, algumas musicas copiam outras simplesmente não copiam, ficam da forma que você descreveu, e o interessante que são álbuns específicos, o álbum inteiro, como por exemplo Divison Bell do Pink Floyd, Wish do The Cure, X&Y do Coldplay entre outros, estou desconfiando que a Apple colocou algum tipo de DRM nas minhas musicas, quando ativei o período gratuito do AppleMusic.

  14. Como atualizo meu itunes do pc para está nova versão? Pois já fui em buscar atualizou, e insiste em dizer que a versão 12.1.2 é a versão atual, sendo que essa do video já e a 12.3

  15. Acabei de resolver esse problema. No meu caso, a música, baixei da minha biblioteca do Windows, para a do ITunes, e ao passar para uma lista de reprodução, várias ficaram com esse pontilhado. Apaguei da lista de reprodução, da biblioteca do ITunes, baixei de novo, uma por uma. Deu certo até agora, espero que ajude.

  16. bom dia Andre,

    Poderia me ajudar? estou com dificuldade IOS 9,0,2 Iphone5,
    atualizo um aplicativo pelo wi fi e quando sincronizo ou faço um back up com o PC ele nao atualiza o aplicatic=vo na biblioteca, antes quando eu clicava em sincronizar ou fazer back up o app que eu atualizei no cel era atualizado no PC tmbem agora nao mais!!

  17. Obrigado pelo tutorial. Uma pequena correção: Na oração “com estes tutoriais pretendo lhe ajudar” o correto é “com estes tutoriais pretendo ajudá-lo”, pois quem ajuda “ajuda alguém” e não “a alguém”.

  18. Olá, usei esse método durante o período de teste do Apple Music e deu certo, porém, agora que esses três meses gratuitos acabaram a opção de desativar biblioteca do icloud sumiu e não consigo passar as musicas do itunes para o celular. Como procedo?

  19. Oi André,
    o problema é que quando a gente desativa a chave “Biblioteca de Música do iCloud”, aparece a mensagem dizendo que todas as músicas do Apple Music serão apagadas.
    Então significa que agora uma função anula a outra?
    Obrigada

  20. Prezado André,
    Segui os passos do seu tutorial, mas quando arrastei as músicas apareceu a mensagem “Algumas músicas não foram transferidas porque a Biblioteca de Música do iCloud está desativada”. Fui lá e Ativei-a e tentei novamente transferir as músicas, então apareceu a mensagem “Algumas músicas não foram transferidas porque a Biblioteca de Música do iCloud está ativada” Na página de Ajuste, apareceu a mensagem (opção ) “Assinar iTunes Match”. Clicando ali aparece a janela de assinatura do dito cujo, por US$ 24.99 ao ano.
    Eu uso o iOs 8.4.1 e o iTunes 12.2.2.25, no iPad Air 2.
    Abraços

  21. André vendo seu post tentei seguir o que falou mas no meu Iphone com sistema IOS 8.4.1 não aparece nas Músicas o item biblioteca do ICloud para desabilitar??

  22. Amigo, meu problema é o seguinte: faço todos passos corretamente, porém algumas músicas da minha bilbioteca do itunes não aparecem no celular. Já restaurei meu iphone, já apaguei todas as músicas e fiz o procedimento novamente, porém mesmo fazendo tudo isso, algumas músicas não aparecem no iphone. E sempre são as mesmas músicas. O que mais eu posso fazer? Agradeço pela atenção.

  23. No meu iTunes, não aparece “gerenciar videos e musicas manualmente”, só aparece “gerenciar videos manualmente” e isso já estava marcado. O que eu faço?

        • Descobri!

          “Se a biblioteca do iTunes Match não for exibida no iPhone, iPad ou iPod touch
          Acesse Ajustes > Música.
          Desative a biblioteca de músicas do iCloud.
          Feche os Ajustes.
          Acesse Ajustes > Música.
          Ative a biblioteca de músicas do iCloud.”

          Aí as opções de adicionar ao tocar no iTunes e gerenciar músicas aparece. 🙂

  24. Boa tarde.

    Sobre sincronização manual…
    Faço isso sem problemas.. mas umas vão … com capinha etc etc..
    E algumas músicas ficam meio com o caracter meio apagadas, e não
    vão pro ipad. (e outras vai o arquivo, toca e não vão com as capinhas).

    Sabe porque??
    uso macbook pro / ipad 3 (todos estão atualizados)
    Obrigado!!

    • Olá Marcelo, como vai?
      Não sei o motivo de todos estes problemas, mas talvez, a música estar “meio apagado” é pelo motivo de ser EXPLICT.
      Tenta configurar no Ajustes > Geral > Restrições. Esse seria o bloqueio de conteúdo indicado como para “maiores”.
      Sei lá, música com linguagem pesada, etc.

      Veja se é isso, pode ser.
      Abraço.

  25. Olá André, obrigado por mais essa dica! Sei que vc deve ter um monte de assuntos e possibilidades para postar aqui, mas gostaria de dicas sobre uso do ipad em rede dlna… Gostaria de assistir filmes que se encontram em meu pc (windows) no meu ipad e ainda não achei nada a respeito… É possível isso? Abraço

  26. O melhor jeito que eu encontrei e faço para baixar musicas no meu iphone e ipad é usando o CopyTrans …. Super simples e rapido. Nunca mais usei o Itunes . Assino aqui… E gosto muito das suas dicas… Ja baixei varios apps que vc deu dicas. Obrigada.

  27. Caro André,
    Estou a enviar este mail para dar conta do seguinte:
    Com a sua página, com o seu canal e consigo tenho aprendido muito!
    Apraz registar que há muitas poucas pessoas que partilham os conhecimentos como você o faz.
    Sou de Portugal e há muito que acompanho todas as suas dicas e chegou a hora de dizer, MUITO OBRIGADO, é pena é que só agora o faço… Culpa minha.
    Mas a gratidão vem muito antes.
    Você é humilde e uma pessoa que merece respeito e reconhecimento!
    Um abraço amigo e sempre ao dispor.
    Os meus sinceros cumprimentos.
    Rafael

    • Muito obrigado Rafael, fico feliz em saber que acompanhar meu trabalho há tempos.
      Gosto muito de Portugal, a partir de setembro vou morar em Madri. Vou estar pertinho e pretendo visitar novamente alguns amigos que tenho por Lisboa e Leiria.
      Abraço.

  28. Oi de novo André, eu vi o vídeo, no meu iPhone não tem mesmo a opção biblioteca de música do Icloud, eu tirei um print da tela mas não consigo anexar aqui, o Iphone está atualizado para IOS 8.4 então acho que deve ser outra coisa mos ajustes que só Deus sabe kkkk
    Mas valeu mesmo assim!
    Um Abraço!

    • Me manda no [email protected] (ponto com).

  29. Ótimo tutorial, André, mas ainda tenho um problema. Ao adicionar algumas músicas, elas parecem não copiar pro iPhone, os títulos delas ficam “meio apagadinhos” com um circulo pontilhado no lado esquerdo do título no iTunes como se estivesse copiando a música, mas não copia nunca pro iPhone. 🙁 como lidar?

    • Olá Leandro, como vai? Não sei bem ao certo o que está ocorrendo. Faz assim, coloca um vídeo no YouTube, filma com outro celular, ou com o iPad, mostrando o que está rolando. Me passa o link, eu vejo, analiso e te ajudo!

      Abraço.

  30. Oi André, estou com um problema, quando vou nas configurações do Iphone, música, biblioteca, aparece ordenar álbuns e genius, mas nada de biblioteca de música do Icloud??? cadê?
    O Itunes e Iphone estão atualizados!
    Obrigada

    • Olá Mônica, como vai? Veja meu vídeo, lá ele ensina como visualizar a versão do sistema. Se não funciona da forma que expliquei, ele deve estar desatualizado.
      Aparece antes do Ordenar e Genius o Apple Music aqui, aí também?

      Até já.

  31. no meu itunes não tem esse resumo. ou seja caça daqui procura dali, canseira. ou seja não gostei. tenho esse iphone porque ganhei se fosse agora comprava sansung.

  32. Olá, André. Tudo bem?
    Veja se pode me ajudar. Eu quero passar as músicas do iTunes pro iPhone manualmente. Então, com o iPhone aberto no iTunes, cliquei em “resumo” e selecionei a opção “gerenciar músicas e videos manualmente”. Só que, quando cliquei em “aplicar”, apareceu uma mensagem dizendo que eu teria que sincronizar a biblioteca do iPhone com a do iTunes, o que me obrigaria a excluir a biblioteca existente no meu iPhone. Só que eu não quero excluir essa biblioteca, por que são 500 músicas. E, se for sincronizar com a do iTunes, com certeza não vai caber tudo no iPhone. E também não quero ficar passando uma por uma tudo denovo.
    Tem alguma solução que não envolva excluir minha biblioteca atual do iPhone? Por que, da forma como está, não conseguirei mais passar músicas do iTunes pro iPhone.
    Não sei se deu pra entender a dúvida. Mas muito obrigado.
    Abraços

    Thiago

  33. olá boa tarde ! andré meu iphone nao consegue se conectar com o pc o itunes aparece uma mensagem que não connsegue se conectar ao meu iphone pois o tempo se expirou…… não entendi…

  34. Comprei um novo IPad, e deixei o antigo com minha esposa… Para este novo IPad, criei uma nova Apple ID…. Como minhas musicas e vídeos estavam todas no outro IPad, gostaria de saber se é possível transferir tudo para meu novo IPad.
    Outra pergunta é se há como o ITunes ficar sincronizado com os dois Ipads (2 Apple IDs) ao mesmo tempo via Wi-fi.

    Grato,
    Daniel Aveiro

  35. boa noite! O seguinte: no iPhone temos um app chamado utilitário onde podemos colocar alguns apps dentro dele e assim diminuir a tela ok. E o iPad será que tem algum ? Obrigado .

    • Quando abrir a tela principal pressiona em cima do aplicativo e coloca ele em cima de outro, vai aparecer uma pasta igual a do ”utilitário ” do iphone, vc pode colocar quantos apps quiser e escolher o nome tambem, eu por exemplo tenho 3 caixas diferentes uma para utilitario outra so para jogos e outra para apps diversos, essas pastas pode por quantas quiser tanto no Iphone quanto no Ipad. Vlw Abraços

  36. Desde ontem não consigo enviar mais nada para o iTunes Match, sempre dá erro de conexão e minhas 6000 músicas sumiram da nuvem. Mais alguém está com problema tb, ou só eu?

  37. Muito bom, poderia fazer um tutorial parecido para o backup no iCloud e no computador, já que no iCloud é limitado 5Gb (free). Cheguei a ver um artito aqui mesmo, mas não entendi muito bem e toda vez que tenta fazer backup no iCloud recebo a messagem que os arquivos são maiores do que 5Gb

  38. Tutorial muito bem detalhado – Parabéns André!

    Sempre me perguntam como fazer e porque está vinculado ao iTunes não havendo outra maneira de faze-lo a não ser por esse programa – cansei de explicar rs

    Já repliquei a postagem! 😉

    Abç!

    SUGESTÃO: TUTORIAL PARA INCLUIR AS MUSICAS EXISTENTES E NOVOS ÁLBUNS RECÉM ADQUIRIDOS AO ITUNES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here