O iPhone até tem uma vida útil de bateria aceitável, principalmente o iPhone 7, que em minha experiência dura sem problema o dia todo, por vezes sobrando bateria para o dia seguinte. Agora, uma coisa não podemos negar, outras marcas vem investindo em carregamento rápido, algo que a Apple ainda não se pronunciou ao respeito.

Carregar um iPhone ao 100% é tarefa árdua, demora muito tempo e as vezes não dispomos dele. Nesse artigo quero lhes ensinar alguns truques consagrados, e outros que foram expostos pelo site americano iMore no dia de hoje.

O que influencia na velocidade da carga do iPhone?

Uma série de fatores pode contribuir para acelerar o carregamento, como sendo o uso do aparelho durante a carga, os aplicativos e recursos que estão acesos, e também o carregador do dispositivo.

Como funciona o carregamento do iPhone?

O iMore explica que quando você carrega um iPhone, iPad ou computador, você está reabastecendo a bateria (medida registrada em watts/hora), puxando a energia de uma fonte como a tomada de parede, geralmente usando um adaptador.

É o adaptador que controla a quantidade de carga que você pode enviar da tomada para o dispositivo (em volts), e a velocidade com que isso será feito, medido em amperes. Portanto podemos entender que existem dois fatores importantes que decidirão a velocidade da carga, voltagem e amperagem.

Seguindo essa linha de raciocínio, os iPhones e iPads modernos suportam ser carregados numa corrente de 2.4 A (amperes) em 5 V (volts), já os mais antigos suportam em torno de 1 A e 5 V.

O que se necessita para carregar um iPhone mais rapidamente? Um carregador de iPad.

MB051BZ-2

Carregador USB de 10W para iPad da Apple
O carregador que vem com o iPhone é de 5W, que fornece uma carga com 5V e 1A. Os iPhones 6 ou mais recentes suportam cargas com até 2.1 amperes, então é aí que entra o carregador do iPad, que possui 10W e transmite uma carga de 2.1 amperes, que efetivamente dobra a velocidade de carga do carregador do iPhone.

Essa é a melhor opção para acelerar a carga de um iPhone:

COMPRAR – R$134,10 à vista na Apple Store Online

Se você está se perguntando, na própria página da Apple está indicada a compatibilidade deste carregador com o iPhone.

5 dicas para carregar o iPhone mais rapidamente

Não quer comprar? Não se preocupe, abaixo deixarei algumas dicas que realmente funcionam, sem precisar gastar nenhum tostão.

1) Pare de usar o dispositivo

Pode parece óbvio, mas tem muita gente que coloca o iPhone para carregar e fica usando ele enquanto isso, dessa forma você vai carregando o dispositivo, e consumindo carga ao mesmo tempo, desacelerando o proceso.

O melhor que você pode fazer é deixá-lo com a tela bloqueada, para dessa forma ele carregar com sua velocidade “padrão”.

2) Desligue o Wi-Fi, Dados 3G e Bluetooth

Uma dica é desativar as conexões de Wi-Fi, Bluetooth e dados 3G/4G, deixando o dispositivo livre para carregar sem que aplicativos estejam usando dados em plano de fundo. Muitos não sabem, mas aplicativos que consomem dados / recursos em plano de fundo podem estar causando uma maior demora na carga de sua bateria.

Este procedimento acelera o carregamento, mantendo o telefone ativo para que você possa receber ligações, é um truque ótimo, mas você perde a possibilidade de receber notificações e mensagens do WhatsApp.

3) Desligue o iPhone

Ok, é um procedimento que deixará você desconectado do mundo, pelo menos por um tempo. Mas funciona, você poderá acelerar o carregamento pelo menos em 25% segundo nossos testes. Para poder fazer isso você terá que conectar o cabo do carregador e depois desligá-lo, se você desligar antes de conectar na tomada o iPhone irá ligar automaticamente.

Fazer este procedimento poderá acelerar o carregamento, mas infelizmente você ficará sem poder atender ligações, já que o telefone estará desligado.

4) Não carregue pelo computador

A maioria das portas USB possuem saída de 0.5 A, ou seja, você estará carregando o iPhone no dobro do tempo normal do carregador de tomada, já que o artigo fala em acelerar, temos que comentar sobre esse fato.

5) Carregue a noite toda

As dicas eram sobre carregar mais rápido, mas não custa comentar que carregar durante a noite toda não danifica o aparelho, e você normalmente estará dormindo, portanto sem que o tempo da carga lhe importe.

Extra: carregue em todo lugar

Essa dica será extra, já que não acelera a carga, mas faz com que você não precise se preocupar com ela. Está comprovado que as baterias modernas não sofrem com isso.

Eu pontualmente carrego meu iPhone no carro com um cabo que sempre fica ali, e também costumo manter meu iPhone num Dock no escritório, aproveitando para tocar música e carregar ao mesmo tempo.

Seja em casa, escritório ou no trânsito, sempre estou dando um UP na carga do dispositivo, fazendo com que a bateria sempre esteja cheia quando eu estou pela rua.

Quando não faço as cargas extras no meu iPhone 7, a bateria dele tem durado entre 6 e 8 horas de uso, sem problema algum.

É isso, estas foram minhas dicas, mas estou certo de que você também tem seus truques. Quais são suas técnicas para otimizar a velocidade de carga do dispositivo? Compartilhe sua opinião.