Tutorial: Aprenda a utilizar o iPad como monitor externo para seu Mac ou PC!

O iPad é um aparelho completíssimo que pode ser seu companheiro de todos os dias, mas, sempre tem algum momento em que utilizar um computador é indispensável, seja por trabalho, ou por alguma funcionalidade em especial.

Já comentei sobre como utilizar o iPad como monitor externo anteriormente, porém, o tempo passa e os programas vão sendo melhorados, portanto, considero o momento ideal para relembrar essa funcionalidade, tão útil e pouco explorada.

Pronto para aprender a usar o iPad como tela extra em seu Mac ou PC com Windows?

Aplicativos disponíveis

São dois os destacáveis para cumprir essa função, na verdade existem vários, porém, entre todas as opções podemos escolher estas duas, que funcionam conforme o esperado.

Também valem a pena no quesito custo benefício, com boa estabilidade e funções existentes.

Duet Display

Duet Display (AppStore Link)
Desenvolvedor: Duet, Inc.
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 19.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Por mais que o preço seja um pouco salgadinho, o aplicativo vale muito a pena, é a melhor opção para utilizar o iPad como monitor externo de um computador. O interessante é que ele funciona com Windows ou Mac, está disponível em um aplicativo universal (para iPhones, iPads e iPods touch).

Você poderá usar o iPad como extensão de sua área de trabalho ou como uma tela extra com resolução.

O Duet Display é um aplicativo maduro e que se desenvolveu muito com o passar do tempo, agora você poderá usar a segunda tela com a ponta de seus dedos, normalmente como sempre usa o iPad. Assim, poderá tocar nos elementos, mover janelas, e interagir com os programas.

Esse App é muito bom inclusive para designers que poderão contar com a tela do iPad para desenhar e criar seus trabalhos.

Nesse caso, o Duet Display oferece como recurso “zero lag”, ou seja, atraso algum graças ao uso do cabo lightning na conexão.

Agora o Duet Display funciona também em PCs, ou seja, compatível com Windows e Mac

iDisplay

iDisplay (AppStore Link)
Desenvolvedor: SHAPE GmbH
Compatibilidade: [iPhone] [iPad]
Categoria: Produtividade › Utilidades
Preço: USD 19.99
Download na AppStore
* Baixe direto em seu dispositivo iOS

Este aplicativo possui praticamente todas as funções do anterior, com ele poderá usar o iPad como tela secundária para um computador com Windows ou Mac OS X.

O aplicativo é bastante poderoso e permite que sejam conectados até 36 dispositivos num único computador, para isso você precisará somente de uma rede Wi-Fi que suporte o tráfego de rede e um processador que acompanhe o serviço.

É possível configurar a tela girando o dispositivo, dessa forma a resolução será ajustada automaticamente, ainda inclui duas resoluções para os dispositivos com ou sem tela Retina.

Muito bom para apresentações já que poderemos mostrar no iPad somente a imagem dos programas que desejamos, deixando de lado todo o resto.

Como usar?

Como os dois aplicativos são muito parecidos, tanto nas características quanto no processo de instalação, lhes mostrarei como funciona pontualmente com o Air Display, no passo-a-passo você verá como utilizar o iPad sendo tela secundária de um computador com Windows ou Mac OS X.

Instalação:

  • Seja no Mac ou no PC deveremos baixar a instalação do programa na página oficial da Avatron (desenvolvedora) a página detectará automaticamente qual é o sistema de seu computador e iniciará o download;
  • Ao terminar de baixar o programa você deverá abrir o arquivo de instalação, aceitar o pedido dos privilégios necessários e seguir até o final, depois reinicie o computador;

Conexão:

  • Depois de termos instalado no iPad o aplicativo (link acima), deveremos deixar aberto o App todo o momento;
  • Devemos conectar o iPad na mesma rede Wi-Fi que o computador, também é possível criar uma rede Ad-hoc (ponta a ponta) específica para isso;
  • Agora, clique no ícone da barra de menú do Mac, ou na barra de ferramentas do PC para detectar automaticamente os dispositivos disponíveis para serem utilizados como tela;
  • Caso não seja detectado automaticamente você deverá escolher a opção “Selecionar outra” e inserir o endereço de IP 192.168.0.2;

air-display

Considerações Finais

Como você pode ver, o processo é bastante simples e poderá proporcionar aos usuários de Mac ou PC uma segunda tela especial para aumentar sua produtividade. O iPad funcionará como um monitor externo, podendo ser utilizado para estender a área de trabalho ou criar um novo espaço.

Você já utilizou o iPad como tela externa de seu computador? Conte-nos sua experiência.

Leia também:

Comentários: