Saiba tudo sobre o FaceTime, como realizar videoconferências, adicionar contatos e mais!

Olá amigos do abcdoiphone.com, o assunto de ensinamento de hoje será o FaceTime, quem nunca teve dificuldades em utilizar este serviço? Confesso que eu até entendê-lo vivia me queixando pois ele é realmente meio chato de se entender. Porém, é muito fácil de utilizá-lo depois de receber algumas das dicas básicas que vamos tratar neste artigo.

Lhe convido a fazer leitura deste que será um guia completo sobre o FaceTime, mostrando todas as funções e dando dicas de como você pode aproveitar todos os recursos do aplicativo nativo para videoconferências entre dispositivos iOS e Mac OSX.

Acompanhe comigo e caso fique alguma dúvida por favor entre em contato nos comentários.

Aprenda a utilizar outros serviços da Apple:

Apresentando o FaceTime

Antes de prosseguir quero convidá-los a visualizar o vídeo comercial do FaceTime, que mostra exatamente em quais situações este aplicativo nativo pode ser útil.

Primeiros Passos

Iniciar o uso do FaceTime é muito simples, você somente precisará entender algumas coisas básicas:
[style_list style=”bullet_list”]

  • No iPad (iPod Touch e também Mac) você somente pode ligar para o endereço de e-mail configurado para o FaceTime de seu contato;
  • No iPhone 4 ou posterior você pode ligar para seu contato utilizando o número do telefone do iPhone dele (não é nosso caso!);
  • Você precisa adicionar seus contatos antes de realizar as chamadas, você terá que escolhê-lo em uma lista para discar;
  • [/style_list]

    Tendo estes passos básicos bem claros podemos prosseguir para realizar nossa primeira chamada com vídeo utilizando nossos iPads.

    Realizando uma videoconferência no FaceTime

    Facetime no iPad 2

    Você tem duas formas de fazer uma chamada, a primeira delas é abrindo o aplicativo FaceTime, presente no iPad 2 ou superior e escolhendo um contato da lista.

    Outra forma é abrir o aplicativo Contatos, encontrar a pessoa para quem você gostaria de ligar e tocar no botão FaceTime que se encontra abaixo dos detalhes deste contato.

    Passo-a-passo:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Abra o aplicativo FaceTime;
  • Escolha o contato na lista do lado direito;
  • A ligação será iniciada quando seu contato aceitar a chamada;
  • Você verá ele em tela cheia quando a ligação for iniciada, você ficará em um quadro pequeno;
  • [/style_list]

    Outras dicas

    Você poderá alterar a câmera que está sendo utilizada em sua videoconferência com o FaceTime, o iPad 2 possui duas câmeras e a possibilidade de escolher e trocar durante uma ligação a câmera em uso é muito interessante.

    A câmera frontal é muito útil e utilizada para conversar com alguém “cara-a-cara”, como se estivesse em frente mesmo da pessoa do outro lado da linha.

    Já a câmera traseira do iPad 2 é muito útil durante uma videoconferência para que nós possamos mostrar algo ao nosso contato, ficaremos com o iPad 2 mostrando o que a câmera traseira está filmando, dessa forma podemos controlar exatamente o que nosso contato está vendo, genial!

    Você também possui outros botões na tela, um deles é o botão de finalizar a chamada e o outro é o de silenciar o seu microfone (mudo), quando você tocar nele seu contato não irá escutar o que você está falando.

    Adicionalmente poderás mudar a posição de sua miniatura na tela, basta arrastar ela para qualquer um dos 4 cantos desejados da tela.

    Se você desejar utilizar qualquer outro aplicativo durante uma videoconferência será possível, porém, se suspendará o envio e recebimento de vídeo, a chamada seguirá em modo “somente voz” até que o aplicativo FaceTime seja colocado novamente em primeiro plano.

    Se você notar que a qualidade da ligação não está boa certifique-se de que você e seu contato estão perto da base do Wi-Fi, quando o sinal é fraco a qualidade da chamada é inferior.

    Seu rosto não está muito visível? Possivelmente você possui pouca luz ou sua principal fonte de luz está atrás de você. Não use o FaceTime de costas para uma janela ou outra fonte de luz, tente fazer que com esta luz de toque de frente, fazendo assim com que seu rosto fique melhor iluminado.

    Se você estiver realizando uma chamada comum em um iPhone poderá trocar para videoconferência do FaceTime durante uma ligação, basta tocar no ícone FaceTime da tela.

    Solucionando Problemas

    Se você anda experimentando dificuldades em realizar alguma chamada via FaceTime em seu iPad 2 lhe recomendo ficar atento aos seguintes detalhes:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Você possui o endereço de e-mail correto ao que deve chamar?
  • Use o método correto para ligar do iPad 2: endereço de e-mail, ligar para um número telefônico somente funciona no iPhone.
  • Você tem certeza que sua internet Wi-Fi está ativa?
  • E seu contato, está devidamente conectado à internet?
  • Se estiver utilizando um Firewall, Roteador com restrições ou algum Software de segurança verifique a abertura das portas necessárias para o funcionamento do FaceTime (leia aqui).
  • Esteja certo de que data e hora estão configurados corretamente em seu iPad (parece desnecessário mas é recomendação da Apple!).
  • A pessoa que você estiver tentando ligar deve ter ativado o FaceTime com um endereço de e-mail em Ajustes > FaceTime, peça a ela que ative (seguir os passos recebidos por e-mail) e lhe passe o endereço correto! (pode ser diferente da Apple ID)
  • Certifique-se que você esteja conectado em uma rede Wi-Fi o FaceTime não está disponível via rede 3G.
  • [/style_list]

    Seu iPad 2 não tem FaceTime?

    Um problema comum entre usuários é a de ativar uma restrição sem querer, para reverter a restrição ao FaceTime você deverá abrir os Ajustes > Geral > Restrições e desmarcar o FaceTime.

    Já recebemos muitos e-mails de usuários que possuem dificuldades em entender as restrições.

    Outro problema comum é o de não estar com seu iPad na última versão do iOS, somente na versão iOS 5 é que o FaceTime foi incorporado, portanto, você deverá atualizar seu iPad caso sua versão seja anterior.

    Para checar qual é a versão de seu iOS abra o aplicativo Ajustes, vá em Geral e logo em Sobre.
    Caso sua versão seja anterior à iOS 5 você deverá ler este artigo que ensina como atualizar o iPad. O iOS 5 trouxe mais de 200 novidades ao iPad, uma delas é o FaceTime.

    Caso você queira saber mais sobre as novidades do iOS 5 que realmente importam para os donos de iPads, clique aqui e saiba tudo.

    Considerações Finais

    Bom pessoal, mais uma vez estou atendendo aos pedidos de nossos usuários, na sexta-feira passada publiquei em nossa Página de Fãs no Facebook um pedido de sugestão de publicação, uma delas foi a de como utilizar o FaceTime, pergunta também recorrente em nosso Canal de Suporte.

    Debate:
    [style_list style=”bullet_list”]

  • Você já utilizou o FaceTime?
  • Possui alguma dica especial de uso para o FaceTime?
  • [/style_list]

    Grande abraço, até já.

    Aprenda a utilizar outros Apps Nativos

    [style_list style=”bullet_list”]

  • Aprenda a configurar o Buscar iPad, um serviço para sua segurança!
  • Conheça e aprenda a usar o Buscar Amigos, uma das novidades do iOS 5
  • Saiba tudo sobre o iMessage, como configurar, enviar mensagens e muito mais
  • Saiba tudo sobre o Mapas do iPad, encontrar lugares, traçar itinerários, Street View e mais!
  • Conheça as principais novidades do Safari no iOS 5
  • Configure corretamente o iCloud com este fácil passo-a-paso!
  • [/style_list]

    Leia também:

    Comentários: