Aprenda a solicitar reembolso de uma compra feita na App Store.

Comprar um aplicativo pensando que é uma maravilha e se deparar com algo totalmente diferente tem se tornado uma prática comum entre os usuários do iOS. É certo que o filtro da Apple em relação aos aplicativos aprovados já foi muito mais minucioso, portanto, muitos usuários tem se sentido lesados com alguns Apps que por vezes não cumprem com o que prometem.

Outros, querem solicitar um reembolso por não terem gostado do aplicativo que baixaram, ou até mesmo por outras razões, como: não funciona como o esperado, não recebeu o aplicativo, comprou por erro, não é compatível com seu dispositivo, etc.

Seja lá qual for sua razão, você pode solicitar um reembolso, saiba como!

Tutorial em vídeo, assista:

Link para acessar a página indicada no vídeo pelo iPad ou iPhone:
http://reportaproblem.apple.com/

Solicitando um reembolso na App Store

Como dito acima, cada usuário tem seus próprios motivos para solicitar um reembolso, o mais comum é o arrependimento de compra, causa que realmente não está inclusa na lista de motivos, por esta razão precisaremos encontrar uma que se enquadre no mesmo ponto. Um exemplo é escolher a causa como sendo: comprei este aplicativo por erro, ou mesmo, este aplicativo não funciona como o esperado.

Estas duas razões podem ser significativas quando queiramos que nos devolvam o investimento num aplicativo falho ou pouco completo, um App que não cumpra com o que prometeu.

Mas, se você somente se arrependeu da compra essa possibilidade não existe, você deve ser adulto e pensar: “eu comprei por impulso ou fui enganado?”.

Caso você realmente se sinta lesado eu incentivo muito que faça uso de seu direito de reembolso, pois sei da existência de muitos aplicativos que não cumprem com o que promete, por esta razão me esforço em escrever resenhas frequentemente comentando sobre tudo o que os principais Apps oferecem, para que vocês somente comprem sabendo exatamente o que vão receber.

Se o aplicativo funciona e você já o utilizou, tirou proveito e agora não quer mais, acredito que não seja um bom motivo para pedir um reembolso, isto seria jogar contra o mercado de aplicativos e talvez dificultaria o pedido de usuários que realmente foram lesados.

Um exemplo que posso lhes dar é a recente compra que fiz de um aplicativo de GPS (Sygic) que somente utilizei durante 5 dias numa viagem ao exterior. Eu não voltarei a utilizá-lo tão cedo e ele custou mais de U$20! É um bom dinheiro e acredito que tenha sido de utilidade, pedir um reembolso para um caso destes é um grave erro.

Sempre receberei meu dinheiro de volta?

Não, você deverá passar os passos a seguir, enviar seu pedido e aguardar uma resposta da Apple, como dito anteriormente se você fizer um pedido injusto provavelmente não receberá o dinheiro de volta.

Porém, caso você realmente tenha comprado o aplicativo por erro ou não funcione direito você poderá ficar tranquilo pois a Apple é bastante justa em seu juízo.

Mas, nessa altura você estará se perguntando como proceder com esse pedido, pois certamente já teve algum caso em que comprou gato por lebre.

Você terá de utilizar o computador para fazer sua solicitação de reembolso, independente de ser um PC ou Mac, abra o iTunes no qual tem sua conta registradada.

visualizar

Lá, clique no menu Loja (topo) e vá em Visualizar minha Conta. Insira sua senha quando solicitada.

senha

Depois, aparecerão muitas informações, foque-se em Histórico de Compras e clique em “Ver tudo >”.

historico

Neste momento você visualizará todas as compras recentes realizadas em sua conta ID Apple da App Store, clique no botão de uma flecha branca dentro de uma bolinha cinza, referente ao pedido ou compra efetuada.

historico-lista

Agora clique no botão “Relatar um Problema. Aguarde o processamento e verá uma nova tela, com um novo botão de texto dizendo “Relatar um Problema”.

lista-relatar-link

Clique neste botão e começará seu pedido de reembolso. No menu problema escolha o que mais se enquadra com sua dificuldade ou problema em si, recomendo não mentir pois isso diminuiria a possibilidade da Apple em negar seu pedido.

motivo-comentario

Devemos ser bastante conscientes de que a Apple é uma empresa séria e que se fizemos uma compra sem pensar não devemos solicitar um reembolso, para isso existem as notas, as descrições e inclusive fotos dos aplicativos.

Abaixo, escreva os comentários em inglês, francês, espanhol, alemão ou japonês para realizar seu pedido formal. Tente ser bastante objetivo, lembre-se de que a pessoa que vai ler seu pedido será um funcionário da Apple responsável por processar milhares de solicitações por dia.

Não deixe-se levar pela emoção, seja muito educado e com sorte recuperará seu dinheiro. Sei de casos de pessoas que puderam obter a devolução do investimento, mas todas elas cumpriram as normas e também solicitaram da forma correta o dinheiro de volta.

Escrever que um aplicativo é “uma m****”, “fui enganado”, ou qualquer ofensa será totalmente prejudicial, mantenha a compostura e torça para receber o reembolso.

Um bom exemplo de mensagem seria: “I have an iPad but had purchased the iPhone version of the App, please, can you refund it for me?”, no caso de comprar uma versão para iPhone de um App para iPad.

Considerações Finais

Espero ter ajudado neste processo, que muitas vezes pode ser muito necessário, principalmente com a invasão de aplicativos fakes ou enganosos na loja, somente solicitando nosso dinheiro de volta faremos da App Store uma loja melhor. Se você investir em um aplicativo ele deve cumprir exatamente com aquilo que ele promete.

Quero encorajá-los a solicitar os reembolsos, eu particulamente somente tive uma experiência e fui atendido, porém, com o trabalho no blog venho ajudando outros usuários a recuperar seu dinheiro e isso tem resultado em usuários mais felizes.

E você? Já solicitou algum reembolso? Foi atendido?
Conte-nos sobre o processo e também sobre o sucesso do pedido.

Um abraço, até já.

* Artigo original publicado no dia 14/03/13, atualizado 26/11/15 com a inclusão do vídeo tutorial.

Leia também:

Comentários: