Olá amigos do abcdoiphone.com, essa semana eu li uma matéria sobre hackers que conseguem quebrar a senha do iPad, iPhone e afins em menos de 6 minutos e fiquei preocupado em relação a isso.

Não sei se vocês sabem mas é possível colocar senha com caracteres alfanuméricos (especiais) no iPad, deixando ele muito mais seguro do que com a senha padrão de 4 dígitos numéricos (0123456789).
Deixar seu iDevice mais seguro utilizando estes caracteres somente começou a ser possível a partir do novo iOS 4.

Pensando nisso estamos disponibilizando hoje aqui no blog um pequeno tutorial para vocês, ensinando como ativar o código de bloqueio alfanumérico no seu dispositivo, deixando-o mais seguro contra o acesso indevido de estranhos.

Para colocar a senha com caracteres alfanuméricos é bem simples e muita gente não sabe disso, vamos lá!

1. Ativando o Bloqueio por Código

Vá para Ajustes -> Geral -> Bloqueio por Código.

2. Desative o Código Simples

Desativando a opção “código simples” você vai habilitar as “senhas complexas”.

Após isso clique em ativar código, se o código simples já estiver sendo utilizado, clique em desativar código e depois desabilite o código simples.

3. Escolha sua Senha

Após ter clicado em ativar código você vai perceber que aparece o teclado do iPad alfanumérico para criar a senha com letras, números e caracteres especiais. Não como antigamente que só pedia 4 dígitos numéricos.

Essa senha você terá que repetir, para garantir que escreveu corretamente.

4. Pronto!

Bloqueie o iPad com o botão Power e quando for desbloquear novamente verá que vai aparecer um teclado preto, diferente da cor normal do iPad, pedindo para digitar a senha que acabou de criar.

Esta dica também serve para seu iPhone e iPod Touch!

Considerações Finais

Bom é isso, é legal compartilhar esta dica com novos usuários, para que eles possam deixar o nosso querido dispositivo mais seguro contra acesso indevido de estranhos.

Participe, envie seu comentário. Este blog está em crescimento, precisamos da sua ajuda para divulgar nosso blog e poder continuar escrevendo mais dicas e truques do iPad.

Por favor, compartilhe com seus amigos nas Redes Sociais, eles vão adorar!

126 COMENTÁRIOS

  1. André, tenho ativado senha contra bisbilhoteiro faz um tempo já, porém li em outro post seu q vc aconselha deixar sem senha, pois em caso de roubo não se consegue localizar se alguém que roubou não usar o iPad.

    Obs o meu é Wi-Fi e 3 G.

    Mesmo assim deixo sem senha!

  2. Ola andre ! Eu coloquei a senha do ipad em letras, mas agora nao estou conseguindo desbloquea-lo pela senha pois eu a ecrevo e nao acontece nada !

  3. Ola, André
    Compramos o iPad para auxiliar nosso filho de 5 anos na aprendizagem com os aplicativos. Porém ele agora só quer acessar a internet…existe um meio de bloqueio da pasta Safari assim como deixa-lá invisível? Olhei alguns aplicativos, mas parece que só oferecem proteção para fotos e vídeos.
    Desde já, agradeço sua atenção!

  4. Oi Andre,

    Eu e meu marido fizemos isso no nosso ipad, agora, não conseguimos mais cancelar essa opção. Como fazemos?
    Simplemente não aparece a opção de cancelar bloqueio por código.

    Obrigada,
    Lucila

    • Oi Andre,

      A opção de desativar bloquei aparece sim, mas indisponível.
      Se quiser posso enviar uma foto da tela. Simplesmente não dá para alterar. A opção aparece “apagada” e somente a opção para alterar código fica disponível.
      Alguma idéia de como alterar isso?

      Obrigada,
      Lucila

  5. Olá André,
    Minha dúvida: Se eu comprar um iPad com 3G e GPS, caso eu ative o rastreamento, e o mesmo seja roubado, mas não está em área de cobertura 3G pelo que eu entendi posso rastrear pelo GPS (Vi no post: CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO BUSCAR IPAD, UM DIA VOCÊ PODE PRECISAR DELE! [ATUALIZADO]). Dúvidas: É o mesmo processo? Quanto à cobertura: Se eu comprar com GPS o rastreamento é garantido em qualquer lugar? Neste caso eu posso colocar senha?
    Se o iPad estiver desligado há como rastrear?
    Obrigado. Parabéns pelo site!!!

    • Olá Igor, tudo bem?
      Se você ficar sem internet não tem como localizar, isso significa que fora da área ou desligado não tem como.
      Garantido nunca é, estamos falando de tecnologia e ela precisa de certa condição para funcionar, ex: sinal, internet, etc.
      Pode botar senha no iPad com 3G pois a internet fica ativa.
      Um abraço!

  6. Boa noite! Comprei um iPad 2 64gb 3G na fast shop em abril de 2012 tento colocar a senha de bloqueio porém não existe a opção no menu geral o único bloqueio que existe e da smart cover e bloqueio automático quando sem uso , não tem a opção de codigo como mostra o post, o que estar ocorrendo?? Abraços

  7. Oi André, boa noite,
    Fiquei confusa. Acabei de ler e configurar meu iPad 2,iPhone e os iPods dos meus filhos de acordo com as suas orientações no post: SEGURANÇA: CONFIGURAÇÃO DO SERVIÇO BUSCAR IPAD, UM DIA VOCÊ PODE PRECISAR DELE! [ATUALIZADO]
    E lá vc diz que não devemos colocar senha de bloqueio para que possamos rastrear, e nesse post vc ensina a colocar senha… Não entendi. Só não se deve colocar senha nos iPods, pois são apenas wi-fi? No iPad 2 e no iPhone devemos usar senha de bloqueio?
    Me ajude, por favor!
    Obrigada

    • Olá Bruna, tudo bem?
      Bom, vamos lá…
      Os aparelhos que são somente Wi-Fi não deve ir com senha pois assim você não terá como rastrear. Eles precisam se conectar na internet para que o sistema localize eles.

      O iPad 3G e o iPhone possuem conexão alternativa.

      Aquele post se preocupa em ensinar como se proteger de ladrões, este somente de curiosos. São duas preocupações diferentes.

      A senha recomendada neste post é para que seu irmão, filho, amigo ou qualquer pessoa próxima não use. As recomendações do outro são para que você possa localizar em caso de perda ou roubo.

      Entendeu?
      Um abraço.

  8. estou com problema para abrir o meu ipad, apos eu ter cadastrado uma senha de segurança pois ao inserir a senha , nao há a tecla pra confirmar a senha e o ipad nao abre.

  9. André desculpe mais acho que não fui claro em algumas palavras.
    Gostaria de saber sobre um quadrado com uma seta em cima que tem no email. Para que ele serve e ao clicar nele para onde mai o email? Mais uma vez agradeço .

    • O botão é de arquivar, ele guarda a mensagem no servidor e esconde da caixa de entrada.
      Se você tocar em Caixas (botão topo esquerda) e depois em Contas escolher sua conta poderá ver as pastas.
      Abraço.

  10. Boa noite André. Por Faro me explica o que siguinifica um quadrado com uma seta em cima no email, pois fui clicar nela e o email símil para nade foi?

    Agradeço antecipadamente.

  11. Bom dia André,

    Segui o passo-a-passo e protegi o iPad com uma senha de caracteres especiais. Assim que termino de digitar a senha ele desbloqueia automaticamente como no código simples, ou é necessário ativar alguma outra tecla? Pois não estou conseguindo desbloquear o iPad com o código alfanumérico. Obrigado!

  12. Oi André! Ficou uma dúvida: eu bloqueando com essa senha, se acaso o ipad for roubado, o recurso de buscar ipad vai funcionar? Abraço!

  13. Por favor sou novo no Ipad
    Como vejo qual ios esta nele
    Desde ja obrigado
    P.s. Muito bom este newsletter, continuem assim…..

  14. Olá André.
    Aproveitando o assunto, você teria alguma dica de aplicativo de segurança onde nosso iPad e/ou Iphone, bate uma foto da pessoa que tenta desbloquear nosso código de acesso ? Já procurei na AppleStore mas não encontrei nada a respeito ou próximo a essa “necessidade”.

    Fico no aguardo e agradeço.

    abs
    Maurício

  15. SENSACIONAL
    Graças as dicas eu consegui fazer td certinho.
    Comprei o Ipad 2 da milha filha em San Francisco já com o detalhes anotados. Depois fiz as contas nas duas lojas ( Brazil e EUA). Hj ela anda com ele com o devido bloqueio contra uso curioso. Bacana. Q seria de mim sem essas dicas, e mais minha filha me acha o máximo. Até a próxima!

  16. Muuuiiiitttttoooo obrigado. Já esta bloqueado. Segurança e muito importante. Só não sei se quando sincronizar o os5 a minha senha de segurança será conservada???
    Muito boa dica.

  17. André,

    Preciso de uma ajuda sua!
    Eu coloquei a senha de restrição faz algum tempo, mas agora não estou conseguindo lembrar!
    Existe alguma maneira de trocar a senha? Como faço?

    Abçs e parabéns pelo site!

    Rafael

  18. atualizei meu ipad2 para o ios 5 e ao iniciar ele esta me pedindo a senha de segurança quando eu coloco da erro como posso redefinir a senha inicial???

    Obrigado

  19. Leonardo. Essa tela nova de colocar senha q vc fala apareceu no meu iPad apos eu ter atualizado o iTunes p a ultima versão, tb a versão do iPad e instalar o IOS 5…agora NAO consigo desbloquear meu iPad pq NAO tenho essa senha, jamais cadastrei uma so tinha aquela de 4 dígitos, já digitei e NAO da certo. O que pode ter acontecido? Obrigada se puder me ajudar!

    • Nem o suporte da Apple soube como resolver o problema! Meu iPad esta “morto”, Já resetei e tentei reinstalar tudo e ao invés de começar do zero volta a aparecer o teclado preto pedindo a tal senha q eu nunca tive…

  20. Ótima dica!!!

    Mas me surgiu uma dúvida! Caso eu coloque a senha e por acaso eu perca o ipad, eu conseguirei rastreá-lo no “Mobile me”? Pois eu fiz uns testes aqui em casa, e pelo que eu percebi só é possível rastrear o ipad quando ele está ligado e também conectado à internet.

    Parabéns por estar ajudando a muitos usuários!

  21. ola!
    gostaria de saber se existe um “jeito” de esconder as letras qdo se digita uma password…

    o ipad mostra as letras…

    grato

  22. Olá André.
    Tenho o meu ipad desativado por várias tentativas erradas da password, será que há uma maneira de voltar a utiliza-lo?
    Um abraço…

  23. Olá André, quando eu ativo o bloqueio por código, não necessariamente, eu fico livre de bisbilhotarem os meus e-mails. Correto?
    Eu posso usar as duas configurações (juntas), ou seja, proteger meu iPad de instrusos e ativar o bloqueio por código.
    Abç
    Marisa

  24. André, valeu pelo tutorial. É bom para os iniciantes. Eu consigo colocar senha somente ao tentar acessar o mail no iPad? De vez em quando pedem o iPad emprestado para acessar internet e tals mas não quero que tenham acesso ao meu mail.
    Abs.

  25. André, descolei um jeito de inserir dados do proprietário com o ipad bloqueado, na tela inicial: basta escolher uma foto qualquer e manipular com um corel ou algo parecido, inserindo os dados desejados. Fica perfeito. abs

  26. Resolvi dar uma olhada neste post pois como uso meu iPad no curso, as vezes deixo ele na mesa pra ir ao banheiro por exemplo e tenho medo que mexam nele, afinal todos jah se mostraram curiosos até demais com relacão a ele hauhauauha

    Então é hora de acionar a senha!!! 😉

      • Kkkkkkkkkkkk, nossa deu uma risada tão grande quando li que meu marido se assustou!!
        E ele que vive me perguntando como eu vou ter coragem de levar meu iPad pro Brasil pra usar na universidade hauhaua, tá preocupado mais com o iPad do que comigo huahauhuh

          • Sim sim, eu lembro, eu fiz uma vez pra testar e como sempre o cobaia foi o marido kkkkkkkkkkk
            mas já esqci como funciona :p
            Esses dias tava lembrando disso, agente não pode esqcer neh, nunk se sab qdo eh preciso.
            Vou dar uma testada de novo e anotar em algum lugar pra lembrar, soh nao pode anotar no iPad neh kkkkkkkkkkkk ( sim eu pensei em anotar :p pq agora tdo anoto lah ;))

  27. Achei q seria o primeiro a achar o teclado preto muito massa…rsrsrsrsrsrs
    Aproveitando: Andre, tenho um note e um pc. O itunes esta no note. Mas tenho arquivos no pc que quero colocar no ipad. Se eu instalar o itunes no pc tambem, é possivel ficar sincronizando nos dois?

    • É verdade muito lindo o teclado preto mesmo!

      Não é possível Helano, você vai perder o que está no iPad.
      É mais fácil você transferir do PC pro Note.

      O iPad foi feito para ser sincronizado com somente 1 iTunes. (evitar pirataria)

      Um abraço!

    • Bom no hipotético caso de que você esqueça a senha, não use seu iPad como tábua de cortar legumes.
      Há esperanças!

      Ligue o cabo USB nele e plugue no computador (com o iTunes aberto).

      Com ele travado, mas com a tela ligada, aperte o Home + Power e segure, não solte esse botões até a instrução terminar.
      Ele vai desligar (forçado) e ligar novamente, quando aparecer a logo da Apple (maçã) solte SOMENTE o Power, mantenha o Home apertado.

      Logo ele vai entrar em Recovery Mode, vai aparecer um ícone do cabo USB ligado no iTunes. Agora você pode soltar o Home.

      Ok, no iTunes do computador clique em Recovery, siga as instruções da tela, deve ser “next, next, next”…
      Pronto você guardará os dados e ele ressuscitará sem a senha.

      😉

  28. Essa dica é muito boa mesmo.

    Sendo que fui fazer no iPhone e fica inviável. Vc precisa desbloquear o telefone rápido e é complicado. Ainda mais quando vc está andando! 🙂

  29. To muito feliz com esse site.
    Ja uso a senha alfanumérica, único problema é toda vez ter que digita-la, mas vale a pena pela segurança.
    Andre, deixei uma pergunta no post sobre os apps para Twitter. Se souber me avisa.

    Abraço,

    Rogerio

    • É verdade Caroline, nos dias de hoje segurança nunca é demais!
      Já seja por hackers ou até mesmo por esse irmão/pai/tio/vizinho bisbilhoteiro, vale a pena se cuidar.

      Obrigado por comentar!

      • Pois é! Meu problema aqui são mesmo os familiares invasores!!!! nem fotos minha tenho no iPad por causa disso… não há meio de bloquear o aplicativo de fotos não??
        É uma falta de privacidade total e ninguém entende que o iPad é um objeto pessoal assim como o iPhone é!

Comments are closed.