Atualmente nossas ferramentas de trabalho como o iPhone e iPad nos acompanham em todo momento, oferecendo acesso rápido a informações importantes, como documentos, notas, fotos, contatos e muito mais.

Estes dispositivos carregam portanto informações de grande valor, seja sentimental ou de trabalho mesmo, você deve estar se perguntando o motivo desta introdução, porém, logo compreenderá que falaremos sobre o custo da perda destes dados tão sensíveis.

Por que as pessoas perdem dados? Bom, pode acontecer com qualquer pessoa, um dos motivos mais comuns é apagá-los sem querer mesmo, ou em últimos casos, que o dispositivo sofra algum tipo de dano, graças a um erro na sincronização com iCloud, ou backup do iTunes.

Você verá mais tarde, inclusive eu já perdi muitos dados, como contatos por exemplo, em razão de ter tido algum erro no backup do iCloud. Então, seja lá qual for a razão, o que temos que ter em mente é que uma ação imediata pode nos ajudar a recuperar os dados.

Hoje quero lhes apresentar um programa chamado Tenorshare iPhone Data Recovery, criado exclusivamente para ajudar os usuários de iPad e iPhone a recuperarem dados perdidos, podendo atuar em três modos:

  • Recuperar dados diretamente do dispositivo sem backup;
  • Recuperar dados de um backup do iTunes;
  • Recuperar dados de um backup do iCloud;

Independente da modalidade de backup que você usará para recuperar seus dados, poderá encontrar conteúdos como Contatos, Mensagens, Fotos, Vídeos, Histórico de chamadas, Notas, Calendários, Lembretes e também dados de aplicativos como WhatsApp, Tango e Viber.

Importante: seja rápido na recuperação

Para ter maior sucesso na recuperação dos dados, quero recomendar que imediatamente após detectar a perda dos arquivos, você utilize o Tenorshare iPhone Data Recovery, o programa que irei mostrar como utilizar neste artigo.

Acontece que, ninguém está imune a perder dados digitais, mas se entendemos como funciona a escritura de dados nas memórias, vamos compreender que quanto antes recuperarmos os dados, maior possibilidade de ter êxito teremos.

Se você continuar usando o dispositivo normalmente, poderá perder os dados definitivamente. Sem entrar em mérito e detalhes técnicos, quando você perde um arquivo ou ele é apagado por erro, os dados continuam na memória mas estão “escondidos” do sistema, porém, eles estão assinalados como “pode utilizar este pedaço da memória sem problema”, e quando o sistema precisar daquele espaço, irá sobrescrevê-lo.

Uma vez que o iOS sobrescreva um arquivo, ele será perdido para sempre. Por essa razão, quanto antes você utilizar a ferramenta de recuperação, melhor.

Como recuperar dados do iPhone ou iPad

Das três formas essa é a única que irá ler a memória apagada do dispositivo, nós testamos para recuperar contatos e fotos, veja abaixo como funciona.

Antes de nada, vamos instalar o programa:
instalar-tenorshare

Vamos conectar o dispositivo ao computador usando o cabo USB, logo clicaremos em “Start Scan”.
dispositivo-scan

Aguarde o processo de escaneamento dos dados que podem ser recuperados.
escaneando-dispositivo

Quando a mensagem de “Scan Complete” aparecer clique em OK, ela está lhe informando que todos os dados que podem ser recuperados já foram encontrados e agora é hora de selecionar os arquivos que deseja recuperar.
escaneamento-completo

No lado esquerdo você verá uma lista com os tipos de documentos e arquivos que pode recuperar, escolha um deles para selecionar os arquivos. Podem ser documentos:
contatos-scan

Ou podem ser também fotos, por exemplo:
fotos-scan

Selecione todos os arquivos de seu interesse que logo clique no botão “Recover” para recuperá-los. Após terminar o processo será aberta uma pasta com os arquivos recuperados.
resultado-fotos

Pronto, dessa forma você recupera os arquivos que foram perdidos, que podem ter grande valor sentimental como também, ser de enorme importância em seu trabalho.

Vale ressaltar que se o iPhone ou iPad está bloqueado com senha, não será possível acessar os arquivos sem digitar a senha no aparelho. De não ser assim o FBI não estaria pedindo ajuda da Apple para desbloquear o iPhone de um terrorista.

Recuperar dados de um backup do iTunes

O programa Tenorshare iPhone Data Recovery também permite recuperar dados a partir de um backup do iTunes, essa opção pode ser útil caso você não tenha mais acesso ao dispositivo, mas sim, possui backups locais realizados em seu computador.

Com o programa você poderá recuperar estes dados sem ter o iPhone ou iPad em mãos, algo que o iTunes não permite de forma nativa, você deverá selecionar a opção iTunes e logo clicar em “Scan”.

itunes-scan

Recuperar dados de um backup do iCloud

Muitos usuários não utilizam mais os backups do iTunes, sem embargo, já passaram a utilizar o backup da nuvem (iCloud). Essa opção não oferece acesso rápido aos arquivos, isso claro, de forma nativa.

Com o Tenorshare iPhone Data Recovery você terá acesso a estes dados, basta abrir a aba de backups do iCloud, inserir os dados de seu ID Apple e Senha e pronto, você poderá navegar entre os backups disponíveis e recuperar quase tudo, entre fotos, mensagens, vídeos, notas e mais.

icloud-scan

Tenorshare iPhone Data Recovery

Bom, para finalizar quero lhes recomendar o programa que cumpre exatamente aquilo que promete, evidentemente tem seu custo (a partir de U$49.95), mas que oferece versão grátis para que o usuário possa testar antes de comprá-lo.

Aqui o investimento realmente vale a pena, imagina você ter viajado e tirado todas as fotos no iPhone, logo, perder as fotos de forma misteriosa, que horrível não guardar recordações de suas férias, não é mesmo?

Pior ainda, imagine-se perdendo dados importantes do trabalho, algo que poderia lhe causar um despido, perder um cliente, ou horas e horas de trabalho extra para corrigir o erro.

O programa pode ser baixado aqui:

Pontos fortes:
Fácil de usar, permite recuperar todos os dados prometidos do iPhone ou iPad, pode recuperar dados de três formas, como também, visualizar o conteúdo antes mesmo de recuperar. Possui versão grátis para visualizar o que poderá ser recuperado sem antes pagar pelo programa.

Pontos fracos:
O preço é realmente salgado, mas finalmente, a possibilidade de recuperar os arquivos compensa.

Veredicto:
Tenorshare iPhone Data Recovery cumpre com o que promete, permitindo recuperar dados e fotos perdidas que sem ele estariam perdidos para sempre. Embora o usuário necessite investir para poder utilizá-lo de forma completa, quando você perde um arquivo ou foto importante, o que mais conta é poder recuperá-los.

Vale a pena, recomendo.
Um abraço, até já.

1 COMENTÁRIO

  1. Olá, André!
    Antes de mais, parabéns pelo seu valioso trabalho, o qual me tem dado muitas “dicas” desde que, há anos, comprei o iPad 2. Tal como você passei desse para o iPad Air 2 e estou bem contente com a aquisição. Agora, não passo sem usar os dois…
    A minha pergunta tem a ver com a recuperação de documentos do Pages. Houve actualizações dessa app que tornaram algumas pastas lá guardadas sem compatibilidade com a nova actualização, portanto, tudo o que lá estava ficou numa pasta vazia. Alguns destes recuperadores de dados perdidos que tem apresentado poderá solucionar o meu problema?
    Agradeço se puder dar resposta. Um abraço.

Comments are closed.