Quais são as novidades da versão final do iOS 7?

Ok, muito se falou durante todos estes meses após o anúncio do iOS 7 no WWDC 2013, porém, de lá para cá somente tínhamos visto algumas poucas telas e vídeos que caíram na internet e que nós mesmo produzimos das versões de testes. Mas, agora a versão final está disponível, todos os usuários a partir do iPad 2 já estão aproveitando e por essa razão quero dar uma repassada geral nas novidades para que você não deixe escapar nenhum detalhe.

O novo design do iOS 7 não é somente uma mudança de roupa, há um sentido de mudança muito maior, uma nova filosofia, com novas funções, novos controles e inclusive um mutirão de desenvolvedores de aplicativos trabalhando para renovar seus produtos para que tudo fique rodando fluidamente e se encaixe no novo sistema.

Novidades do iOS 7 final no iPad


* Assista ao vídeo com novidades do iOS 7 no YouTube

Tela de bloqueio

Tela de bloqueio do iOS 7 no iPad
No iOS 7 a Apple deu uma reformulada total no visual do sistema, a tela de início por exemplo, foi bastante simplificada, na verdade pouco mudou em relação ao funcionamento, porém, agora não temos mais o Modo Porta Retrato que era usado para exibir as fotografias em forma de slide show, essa função pode ser ativada dentro do aplicativo Fotos, mas não mais na tela de bloqueio.

Depois, vemos um design minimalista com o relógio predominando, a data completa abaixo dele e três pontos de interação:

  • Deslize para desbloquear;
  • Central de Notificações (puxando do topo para baixo);
  • Central de Controle (puxando de baixo para cima);

O último ponto da lista acima é uma das novidades do iOS 7 e vamos conhecer em breve.

Central de Notificações

Central Notificacoes no iOS 7 do iPad
A Central de Notificações do iOS já existe desde a quinta versão do sistema, mas, temos que observar que no iOS 7 ela sofreu um grande redesign e passou a ter três abas, ao invés de uma só. Falando de design ela agora é translúcida, ou seja, você consegue ver o que há por trás com leve desfoque.

São como falei três abas, vamos conhecer cada uma delas: hoje, todas e perdidas.

Hoje:
Este é o resumo do seu dia, aparece a data completa, a revisão do tempo e o tempo atual e um resumo de suas atividades, com os eventos de seu calendário / agenda.

Todas:
São todas as notificações separadas por aplicativo.

Perdidas:
Onde aparecerão as notificações que foram “perdidas”, ou seja, que chegaram enquanto você não estava com o iPad em mãos, você não leu, não abriu e então foi considerada perdida.

Central de Controle

Central de Controle no iOS 7 do iPad
Essa é uma das boas novidades do iOS 7, nele será possível ativar e desativar algumas funções importantes, como o Wi-Fi, Bluetooth, modo avião, não perturbe, bloquear a rotação da tela, etc.

Também é na Central de Controle que ativamos o AirPlay, controlamos o brilho e o volume do som, como também temos acesso rápido aos controles da música, play / pausa, anterior e próxima. Além disso há dois ícones extras: acesso rápido ao Timer e à câmera fotográfica.

A Central de Controle era um recurso muito solicitado pelos usuários e a Apple atendeu aos pedidos, agora, com o tempo certamente a Apple melhorará, pois não vejo sentido de ter um botão para o Timer, mas sim para ativar e desativar o 3G, seria mais útil.

Multi-tarefas

Multi-tarefas do iOS 7 no iPad
O sistema de multi-tarefas do iOS 7 está muito mais bonito, mas também muito mais inteligente. O sistema aprende com o tempo quais aplicativos você mais utiliza e os mantém sempre atualizados para apresentar a informação mais recente rapidamente quando você usar o aplicativo.

Para acessar basta apertar 2 vezes no botão HOME, como sempre o fizemos, porém agora, temos um visual renovado com miniaturas do conteúdo dos aplicativos recentes.

Muitos usuários estão com dificuldades para fechar os aplicativos, o fato é que ficou tão mais fácil que antes mas alguns ainda não aprenderam, para fechar um aplicativo no iOS 7 você precisa deslizar a amostra dele para cima e soltar. A dica extra é que isso pode ser feito com dois dedos, para fechar dois aplicativos por vez.

Falando mais sobre a inteligência do multi-tarefas do iOS, não somente na barra de aplicativos recentes, ao receber uma notificação Push os aplicativos poderão trabalhar em segundo plano, atualizando-se em determinadas horas do dia de acordo com o uso que o usuários dá aos aplicativos. Ele identifica o que é mais importante para você, atualizando somente o que interessa e dessa forma economizando bateria.

AirDrop

Air Drop do iOS 7
Outra das grandes novidades do iOS 7, a Apple se resiste em adotar o NFC e introduz uma nova funcionalidade que em partes fará o mesmo trabalho, com um uso parecido ao que já vimos no OS X, agora o iOS permitirá criar automaticamente redes via Wi-Fi e Bluetooth para o compartilhamento de arquivos, contatos, etc.

Ao enviar um arquivo para uma pessoa que está próxima, esta recebe um bonito aviso na tela informando que você deseja compartilhar algo com ele, ali você aceitará ou rejeitará o pedido. A conexão é criada de forma automatizada e você não precisa se preocupar com emparelhar ou fazer nada extra.

É possível compartilhar contatos, fotos, vídeos, etc. de forma intuitiva como a Apple sempre trabalhou, isso ainda é possível fazer com vários dispositivos ao mesmo tempo, sem complicações.

Câmera e Fotos

Aplicativo Fotos do iOS 7 do iPad
Acompanhando a evolução do sistema iOS 7, a Apple redesenhou e repensou totalmente os aplicativos Câmera e Fotos, que agora possuem o “look & feel” minimalista criado por Jonathan Ive.

A câmera possui três modos no iPad e quatro modos no iPhone, sendo o modo extra do iPhone o de fotos panorâmicas, já os outros três são:

  • Vídeo;
  • Foto;
  • Foto quadrada;

Além disso você pode trabalhar com filtros diretamente na câmera para tirar as fotos já da forma que deseja, seja em preto e branco, como também com outros filtros (8 em total). Ainda, você pode tirar fotos em HDR no iPhone e controlar também o uso do flash.

Filtros do aplicativo Fotos do iOS 7 do iPad

Ao manter o dedo no botão de disparo o iPad tira fotos de forma contínua, ideal para pegar um momento de movimento, como por exemplo um chute na bola, uma raquetada, um salto na piscina, enfim, a criatividade fica por sua conta.

O aplicativo Fotos também sofreu um completo remake e agora possui muitas informações que antes não tínhamos, como a data em que a foto foi tirada, informações de localização, etc. Dentro deste mesmo aplicativo você pode melhorar as fotografias e aplicar os filtros, no caso do iPad 2 ele somente permite aplicar os filtros depois da foto ser tirada.

Aplicativos nativos

Além de tudo o que a Apple já nos mostrou das novidades e funcionalidades do iOS 7, ela também redesenhou seus aplicativos nativos, como o iMessage, FaceTime, Calendário, Contatos, Relógio, Mapas, Vídeos, Notas, Lembretes, Photo Booth, Game Center, Banca, iTunes Store, App Store, Ajustes, Safari, Música e Mail.

Um dos aplicativos que merecem um destaque especial é o Safari, ele ficou mais moderno, mais fácil de usar e a maçã melhorou os pontos fracos para que o usuário possa navegar de forma muito mais eficiente.

A barra de endereços recebeu uma leve transparência, fazendo com que o usuário aproveite ainda melhor o espaço para navegação, temos melhoras as opções de compartilhamento, Favoritos, Lista de leitura e Abas do iCloud. Sem falar que em breve teremos as chaves do iCloud que potencializarão nossa navegabilidade.

As chaves do iCloud serão a forma mais simplificada de armazenar os dados sensíveis como senhas, endereços, números de cartão de crédito, etc., permitindo que você possa coletar estas informações na hora de preencher formulários, sem a necessidade de digitar cada vez que as informações forem solicitadas.

Esta função ainda não foi liberada e acreditamos que venha a ser disponibilizada quando o OS X Mavericks seja lançado.

Considerações Finais

É isso pessoal, esse foi um rápido repasse pelo novo iOS, espero que estejam gostando e aqueles que não gostaram tanto podem ficar tranquilos pois com o tempo se acostumarão e começarão a ver o iOS 7 com outros olhos. Ele é de uma forma geral mais simples, mais fácil de usar e nem mudou tanto assim, será fácil aprender a lidar com ele.

Quem está totalmente frustrado e deseja voltar para o iOS 6, sinto muito mas isso não é possível, recomendo dar uma chance para que o iOS 7 lhe agrade, já que pensamento negativo não vai mudar absolutamente nada, a decisão foi da Apple e não podemos fazer nada a respeito.

Quem ainda está em dúvida se deve atualizar ou não, recomendo ler nosso artigo 10 razões para atualizar para o iOS 7, vou adicionar mais uma razão e esta serve para todos os que chegaram até aqui e ainda não atualizaram: definitivamente você será obrigado a atualizar, aos poucos os aplicativos deixarão de funcionar no iOS 6, uma pesquisa recente informou que 2/3 dos desenvolvedores tem intenção de fazer uso dos recursos do iOS 7 imediatamente, ou seja, em pouco tempo vai começar a faltar aplicativo. É melhor atualizar já e começar a se acostumar, além de aproveitar as novidades, cedo ou tarde você será obrigado a mudar mesmo.

Debate:

  • Conte-nos quais foram suas primeiras impressões sobre o iOS 7!
  • Tem alguma dúvida? Pergunte, na medida do possível vamos responder suas solicitações.

Por agora é só, grande abraço.

Leia também:

Comentários: