Resumão: WWDC 2013, saiba tudo o que rolou na Keynote de abertura do evento!

A Apple iniciou a WWDC 2013 com uma belíssima apresentação sobre design, já foi possível visualizar como o iOS seria totalmente redesenhado. Na edição 24º do WWDC estão presentes desenvolvedores de 66 países diferentes, serão 100 sessões, 120 laboratórios e mais de 1000 engenheiros da Apple trabalhando no evento.

Na abertura Tim Cook lembrou que são hoje mais de 6 milhões de desenvolvedores de iOS e OS X, e que todos os tickets para a participação do evento deste ano foram vendidos em apenas 71 segundos.

Ele ressaltou que a App Store completará 5 anos no próximo mês, com mais de 900.000 aplicativos, sendo 375.000 exclusivos do iPad. Foram feitos até hoje mais de 50.000.000.000 downloads de aplicativos. E o número de contas ID Apple passa de 575.000.000. Outro dado importante para o evento é a quantia já paga aos desenvolvedores, nada menos que dez bilhões de dólares. O iOS domina o “revenue” com 74% das receitas geradas em aplicativos móveis.

Vamos às novidades?

OS X Mavericks, o novo sistema dos Macs!

O iMac é o computador de mesa número 1 nos Estados Unidos, o mesmo ocorre com os MacBooks, que dominam o mercado americano. Tim Cook demonstrou com um gráfico o crescimento dos Macs no mercado durante os últimos 5 anos (100%).

osx-mavericks

Ele comparou a taxa de adoção da última versão do Mac, o Mountain Lion, com 37% de adoção, com os módicos 5% do Windows 8. O novo OS X recebeu o nome de OS X Mavericks, quebrando a tradição de usar nome de felinos, que já acompanhava o sistema há anos.

O novo sistema foi desenvolvido com foco em otimizar a vida útil da bateria e também conta com algumas novidades, confira.

Finder Labs:
Agora o Finder contará com abas, como o Safari por exemplo, dessa forma você poderá arrastar as janelas uma sobre outras para agrupá-las.

finder-tabs

Tags:
Agora além do nome do arquivo você poderá adicionar “tags” (etiquetas) aos arquivos, dessa forma será mais fácil de localizar arquivos relacionados ao mesmo assunto. Uma excelente forma de mostrar arquivos de diferentes pastas ao mesmo tempo em um só lugar.

Multiple Displays:
Agora no OS X Mavericks você poderá ter um controle muito maior ao usar mais de um display, poderá utilizar aplicativos em tela cheia em qualquer um dos displays, ter o dock disponível em todas as telas, etc. A Apple TV poderá ser utilizada também como uma tela extra, não somente espalhando o sistema como antes.

multiple-screens

Full-Screen:
Agora o Finder também poderá ser usado em tela cheia, como muitos dos aplicativos já permitiam.

Tecnologias avançadas:
No OS X Mavericks foram introduzidas muitas tecnologias novas para melhorar o uso da memória, uso da bateria, rendimento do cpu em até 1.4x, até 1.5x mais rápido em sair da hibernação.

Safari:
Agora o Safari receberá uma novíssima tela inicial com uma barra lateral, na barra lateral você poderá encontrar seus favoritos, lista de leitora e uma função nova: Links compartilhados.

nova-tela-safari

Muitas outras melhorias não evidentes mas notáveis relacionadas ao rendimento foram implementadas, fazendo do Safari o navegador mais rápido do mercado.

iCloud Keychain:
Com esta funcionalidade você poderá guardar as senhas de sites, cartões de crédito, wi-fi, tudo encriptado com alta segurança.

keychain

Notificações:
Agora você poderá responder uma notificação diretamente nela, no balão ou na barra de notificações. Agora quando você abrir seu Mac, saindo do repouso, receberá na tela de bloqueio todas as notificações que perdeu. Os aplicativos também poderão ser atualizados em descanso.

Calendário:
Nesta nova versão foi retirada a aparência skeumórfica, agora tudo mais clean, mais plano. Novo design, mesmas funções praticamente!

Mapas:
Novidade no OS X, agora os Mapas chegaram ao sistema para os computadores da Apple. As mesmas funções do iOS, algumas novidades úteis, e com total integração com o iPhone, você pode planejar um trajeto e enviá-lo ao smartphone sem problemas.

Finalmente os Mapas da Apple chegam ao Mac.
Finalmente os Mapas da Apple chegam ao Mac.

iBooks:
Finalmente chegaram os livros digitais para o Mac, agora poderá ler todos os livros que você já comprou no iPhone ou iPad, e também comprar novos livros para a leitura no computador.

Lançamento previsto entre Setembro e Outubro deste ano, os desenvolvedores já poderão testá-lo no dia de hoje!

Linha nova de MacBook Air

A nova linha de MacBooks Air agora terá uma duração de bateria que durará o dia todo, é incrível o avanço neste sentido, para ter idéia de quão grande é a diferença ela avançou de 5 horas no modelo de 11 polegadas para 9 horas, e de 7 horas para 12 horas no modelo de 13 polegadas.

novos-macbookair

Preço nos Estados Unidos:

  • 11 polegadas 128GB: $999
  • 11 polegadas 256GB: $1199
  • 13 polegadas 128GB: $1099
  • 13 polegadas 256GB: $1299

Mac Pro

Um produto desenvolvido para os profissionais de vídeo, fotos e todos os que exigem um Mac turbinado para trabalhar. Finalmente depois de anos o Mac Pro recebeu uma atualização radical.

Design estiloso do Mac Pro é um grande mistério.
Design estiloso do Mac Pro é um grande mistério.
  • Processador: Intel Xeon 12 core
  • Memória: 1866MHz DDR3
  • Gráficos: 2 FirePro AMD, 2,5x mais rápido, com 4K de resolução (são 4x HD), capacidade de até 3 monitores com 4K ao mesmo tempo
  • Armazenamento: Nova tecnologia de armazenamento Flash, 2,5x mais rápido
  • Thunderbolt 2: Duas vezes mais rápido

É definitivamente o melhor Mac de todos os tempos, somente 1/8 do tamanho da versão anterior. Assembled in USA.

Preço nos Estados Unidos:
Ainda não definido.

Disponibilidade:
Ainda este ano, sem data específica.

Novidades no iCloud

São mais de 300 milhões de contas do iCloud, um dos serviços mais populares é o iTunes in the Cloud. O Game Center por exemplo já tem 240.000.000 usuários, e o iMessage, também integrado já foi utilizado para enviar mais de 800.000.000.000.

Agora, a grande novidade é o iWork for iCloud, será possível criar documentos iWork, do Pages, Numbers e Keynote diretamente no navegador do computador, seja ele um Mac ou um PC.

Na nuvem, acessando o site iCloud.com você verá todos os documentos de seu iPad, iPhone ou iPod touch, poderá criar novos arquivos ou editá-los, em seu computador sem a necessidade do aplicativo, tudo acontece diretamente no Safari, ou seu navegador preferido.

A Apple com isto acabou de anunciar o Google Drive (Docs) killer, na demonstração ele pareceu muito superior ao concorrente do gigante das buscas.

iOS 7

Tim Cook começa falando sobre o uso do iOS, mostrando que os usuários iOS utilizam muito mais seus aparelhos que os usuários de outras plataformas, como o Android. Ele afirma que o usuário iOS utiliza 50% a mais seu aparelho que outro usuário.

Também faz um comparativo do iPad com a concorrência, informando que 82% do tráfego web oriundo de tablets é realizado no iPad.

novo-ios7

Tim conta que os usuários iOS compram mais que os usuários de outras plataformas, não deixa passar que os usuários iOS relatam 97% de satisfação, contra 53% dos usuários de Windows Phone e somente 49% dos usuários Android e 32% de Blackberry.

O iOS 7 representa a maior mudança no sistema desde o lançamento do primeiro iPhone, ele possui novas incríveis funções e um design totalmente renovado.

Todas as fontes foram refeitas, todos os ícones foram renovados, um novo esquema de cores será utilizando. Elementos translúcidos fazem o sistema parecer outro, alguns comentam positivamente outros nem tanto.

A mudança é radical e acredito que muitos usuários começarão a reclamar, porém, é normal que numa mudança tão sensível existam pessoas que aceitam de primeira e outras que demoram mais tempo para aceitar.

Em breve publicaremos todas as novidades do iOS 7 com algumas fotos, enquanto isso aí estão algumas das novidades:

Nova tela de desbloqueio:
Tela animada e renovada.

Tela Inicial:
Ícones totalmente novos e a interface é 3D.

Tempo:
Muito parecido ao aplicativo do Yahoo!

iMessage, Calendário, Contatos:
Muito mais simples e belos.

Control Center:
Finalmente depois de tanto os usuários pedirem, ao deslizar de baixo para cima na tela, será aberto o centro de controle onde poderemos colocar em modo avião, desligar Wi-Fi, Bluetooth, ajustar a música, brilho, etc. (como no Android, yeah!)

control-center

Lanterna:
Juntamente do Control Center você agora terá um ícone para ligar o LED da câmera do iPhone, não haverá mais motivos para sentir saudades de seu antigo Nokia 1100.

Multitasking para todos os aplicativos:
Antes somente alguns Apps selecionados teriam acesso a multi-tarefas, agora todos os Apps podem realizar tarefas em background o tempo todo, melhorando a integração de muitos aplicativos com o sistema.

Nova tela de Multi-tarefas:
Telas completas dos aplicativos, muito belo e moderno. Aplicativos em miniatura, deslizar para um lado e para outro para navegar na lista, etc.

tela-multitarefa

AirDrop:
Uma espécie de NFC sem precisar bater os aparelhos (foi uma piada lá do evento), você seleciona com quem deseja compartilhar os arquivos, etc.

No iPhone, o novo iOS 7 com Câmera, Safari e Siri renovados!
No iPhone, o novo iOS 7 com Câmera, Safari e Siri renovados!

Câmera e Fotos:
Agora com filtros como no Instagram, também tem vários tipos de câmera, junto dele vem o novo aplicativo Fotos, agora o Fotos usará as informações das fotografias para catalogar por data, local, etc.

Um aplicativo totalmente renovado e com uma qualidade muito superior.

Siri:
Uma novíssima interface, clean e com transparência. Agora a Siri tem uma nova voz, masculina e feminina. Agora ela fala várias línguas ao mesmo tempo. Responde a comandos como por exemplo: “Ligue o Bluetooth”.

Aprendeu também muitas novas coisas e pode interagir de outras formas, novos idiomas foram adicionados, porém, não foi divulgada a lista e não sabemos se o português foi incluído.

Também foi anunciado iOS in the Car, uma Siri para automóveis, integração com muitas fabricantes de carros.

ios-in-the-car

App Store:
Agora a App Store irá atualizar automaticamente seus aplicativos, uma das funções mais pedidas pelos usuários!

Música e Vídeos:
Um novo layout muito agradável e clean, com transparências e novas formas de interagir.

iTunes Radio:
Uma nova forma de descobrir música, agora você terá estações de rádio diretamente no iPhone e iPad, sem custo algum, você poderá ouvir as músicas sem ao menos compra-las.

apple-itunes-radio

Primeiramente será disponibilizado nos Estados Unidos, sem custo porém com publicidades, quem é assinante do iTunes Match não terá publicidade no iTunes Radio.

FaceTime:
Uma excelente novidade para quem tem conexão 3G no Brasil, o FaceTime áudio, onde você faz somente a ligação de voz. Adeus Viber, Adeus Skype, quem tem contatos com iOS não usará mais!

Bloqueio de chamadas, FaceTime e mensagens:
Agora você poderá bloquear as pessoas indesejadas, sejam cobradores ou pessoas chatas mesmo. No iOS 7 é você quem decide! Basta de Tweaks para fazer coisas simples no sistema.

Clima, Control Center e Safari no novo iOS 7.
Clima, Control Center e Safari no novo iOS 7.

Disponibilidade:
O iOS 7 beta para iPhone será disponibilizado hoje para os desenvolvedores e entre Setembro e Outubro para o público em geral.

Compatível com:

Considerações Finais

O que achou das novidades? Era o que esperava? Vamos debater, deixar esse espaço mais interessante com sua participação.

O iOS 7 recebeu uma incrível mudança, se tornará ele realmente popular? Você irá atualizar no dia do lançamento?

Em breve teremos novos posts com mais detalhes sobre os anúncios do dia de hoje! Aguarde.

Leia também:

Comentários: