5 razões para não fazer Jailbreak em seu iPad ou iPhone

Assunto polêmico no dia de hoje, muitos defensores do Jailbreak provavelmente se posicionarão contrários à linha de raciocínio do artigo, porém, acredito ser importante advertir os usuários iniciantes e até mesmo intermediários sobre os riscos de desbloquear seus iPads.

Para quem não sabe Jailbreak é um método de desbloquear seus tablets para poder instalar modificações no sistema, algumas que oferecem recursos extras, outros possibilitam pequenas melhoras no iOS, mas, sobretudo o Jaibreak quebra a segurança de fábrica do iPad.

Vamos conhecer hoje 5 razões para não fazer Jailbreak em seu iPad.

1) Perda da garantia

Quem é usuário de dispositivos da Apple há tempos sabe, a garantia da maçã é internacional, sem nota fiscal, quando o aparelho apresenta qualquer problema facilmente é possível solicitar um novo, sem maiores complicações.

Falei sobre a garantia e como usá-la em caso de defeito, um artigo completo que vem ajudando muitos usuários que infelizmente compraram aparelhos da Apple com defeito, o ponto favorável da maçã é justamente na resposta imediata.

Se você modificar seu aparelho, realizando o Jailbreak, a Apple irá rejeitar seu pedido de troca, argumentando que aquele dispositivo foi modificado, perdendo assim sua garantia.

Ao fazer Jailbreak, ou modificar o aparelho como por exemplo na troca de uma tela quebrada por uma nova, você está perdendo a garantia de fábrica, que dura um ano. Somente a perda da garantia já é um excelente argumento contrário ao Jailbreak, nunca tive um iPad com problema, mas já troquei dois iPhones 5 em razão de problemas de fábrica, a Apple sempre respondeu rapidamente aos meus pedidos graças ao sistema original.

Comprar um aparelho da Apple não é barato, perder seu investimento por culpa de um Jailbreak será bastante frustrante.

2) Fazer Jailbreak pode ser complicado

Ao modificar o sistema de seu iPad, sem os devidos conhecimentos pode se tornar uma grande dor de cabeça, já recebemos aqui no iPadDicas mensagens de pessoas desesperadas ao ver que seus iPads pararam de funcionar, não tiveram sucesso com o Jailbreak e o tablet fica totalmente morto, servindo somente para apoiar papéis.

É complexo realizar um Jailbreak, não é simples como pintam em muitos sites da internet, é necessário encontrar o sistema correto, versão exata e seguir uma série de instruções que podem falhar no caminho, tudo isso pode danificar o iPad e não será fácil revivê-lo.

Outro ponto é o fato de você poder estar instalando um vírus, um spyware ou qualquer modificação com má intenção, que pode estar capturando seus dados e resultar num perigo em relação aos dados de cartões de crédito, senhas de sites e serviços da internet.

fazendo-jailbreak

3) Você pode estragar o aparelho

Sim, quando você realiza um Jailbreak sem os cuidados básicos, sem seguir o protocolo e a modificação não tem sucesso, o iPad pode terminar estragando, sem possibilidade de arrumá-lo.

Ao fazer o desbloqueio você está hackeando o sistema, isso pode ser perigoso se alguma coisa falhar, certamente você não vai querer que seu iPad termine como um tijolo, peso morto.

4) Ficar sem atualizações

Talvez nem todos saibam, mas quando você usa o Jailbreak não pode atualizar o sistema, na melhor das hipóteses você vai perder o desbloqueio, mas existem casos em que os usuários acabam ficando sem o iPad, pois o aparelho trava na instalação da atualização.

Sempre que a Apple lança uma nova versão, os usuários do Jailbreak precisam esperar meses até poder atualizar para usufruir das novidades, da versão mais segura, mais estável.

5) Sem suporte da Apple

Da mesma forma que acontece com a garantia, ao realizar o Jailbreak você perde o suporte telefônico gratuito da Apple, um serviço disponível no 0800-761-0880, que tem ajudado muitos usuários com dúvidas sobre como utilizar o aparelho.

Nós no iPadDicas nos esforçamos em publicar artigos de qualidade, que possam ser úteis, porém, muitas vezes somente ligando para a Apple você conseguirá resolver um problema em seu tablet, ou em suas compras de aplicativos.

Considerações Finais

Embora eu saiba que o assunto é delicado e que muitos usuários utilizam com sucesso o Jailbreak, quero recomendar aos usuários iniciantes a não tentarem realizar esse desbloqueio.

Pouco a pouco você vai entender que desbloquear o iPad para adicionar pequenas modificações não compensa, você fica com um tablet lento, menos seguro, sem atualizações e irá perder a garantia.

Eu posso lhe afirmar, sim, dispositivos da Apple estragam com facilidade mas a empresa tem respondido rapidamente para trocar os aparelhos por outro novo.

O iOS é um sistema bastante completo, um pouco fechado para muitos, mas dentro de um contexto ele poderá ser útil sem quaisquer modificações, basta que o usuário se acostume a explorar 100% de suas funcionalidades.

Arriscar depende somente de você, fica a dica, o procedimento pode dar errado e você irá se lamentar mais tarde.

Agora deixe sua opinião:

  • Você acha que vale a pena fazer Jailbreak?
  • Qual é a versão do sistema que você possui com Jailbreak?

Grande abraço, até já.

By |2013-12-19T18:31:01-03:0019/12/2013|Noticias|

Sobre o Autor:

Possuo Mestrado em Jornalismo e Comunicação Digital pela EAE Business School de Madrid, como também Mestrado em Imagem, Publicidade e Identidade Corporativa pela Universidad Camilo José Cela de Madrid. Sou fã de tecnologia e amante de viagens, fundador do iPadDicas e Roteiros e Mais. Quer conhecer mais? Segue aí.

27 Comments

  1. jhoas 4 de novembro de 2015 em 19:44 - Responder

    ja fiz o jailbreak e me arrependo ate pois fui instalar um tweak dai pediu para reiniciar so que quando eu apertei para reiniciar ele travou na maça e n quis ligar mas so ficou na maça ainda bem que o problema dava pra resolver era so restaura se n fosse tinha perdido meu iPhone.

  2. Marcelo Moraes 31 de julho de 2015 em 7:38 - Responder

    Olá querido, comprei um iPad Mini de segunda mão e ele tinha jailbreak. Bom, ele está no IOS 8.4 e o dono antigo retirou o jailbreak antes de me passar. Quero saber se quando houver uma atualização nova para o sistema eu devo ou não tentar? Existe risco de danificar? Pois meu aparelho tinha jailbreak

  3. Rafael 26 de maio de 2015 em 10:19 - Responder

    bom fiz o jailbreak no meu iphone 6 deu tudo certo . nao tenho nd a reclamar .

  4. Luiz Michielin Neto 23 de abril de 2015 em 8:11 - Responder

    Tenho um iPad Air 6 de 64 gb.
    Optei pela garantia de 2 anos.
    Com poucos meses de uso eu estava navegando num site de notícias que costumo acessar sempre, quando, de repente, a tela ficou cheia de linhas verticais coloridas que acabaram se juntando e sumiu tudo.
    Parecia uma cena do filme Matrix.
    A tela ficou preta e fim!
    Tentei reiniciar de tudo quanto foi modo e não houve jeito.
    Levei na assistência técnica da Apple em Campinas, onde fui muito bem atendido e ali fui informado que o aparelho tinha pifado de vez.
    Como estava na garantia, recebi, em questão de poucos dias, um outro aparelho, do mesmo modelo, novinho.
    Acostumado com o o sistema Windows, pensei que eu tinha perdido todos os programas que eu havia baixado, os ebooks, etc… mas, como estavam salvos na nuvem vieram todos de volta bonitinho.
    Por isso eu não quero saber de jailbrake ou qualquer outra coisa que modifique a originalidade do meu iPad e me faça perder a garantia ou a possibilidade de atualizar os programas que eu sempre faço assim que saem.
    Vai por mim: desbloquear aquilo que não é para ser desbloqueado é fria!

  5. Luiz Antonio 28 de dezembro de 2013 em 22:18 - Responder

    Tenho um IPad 1 e, como todos sabem, não existe atualização. O que fazer? jogar no lixo e comprar um novo ou fazer Jailbreak?

  6. Avafonso 25 de dezembro de 2013 em 16:27 - Responder

    Não sinto a menor necessidade de usar jailbreak, este novo iOS é otimo. Usei certa vez num iPhone 4, mas ficou lento e consumia bateria.

  7. Luis Felipe 22 de dezembro de 2013 em 10:51 - Responder

    Acho que pra fazer jailbreak no iDevice, tem que ser uma pessoa que saiba mexer, se colocar um leigo no assunto só vai dar merda. Já fiz em todos os meus dispositivos Apple e sofri com um pouco de lentidão no iPod somente. Mas fica a dica, se não sabe usar, não faz.

    • André Darugna 23 de dezembro de 2013 em 18:55 - Responder

      Esse meu artigo publiquei justo uns dias antes do anúncio do Jailbreak para iOS 7, coincidência.
      Agora, estão debatendo ao redor do mundo se não é muito arriscado instalar esse Jailbreak, editores do mundo todo estão temerosos, a equipe que desbloqueou o sistema foi paga por um grupo chinês que obrigou eles a instalarem uma “substituta” da App Store que oferece aplicativos piratas.

      O que mais eles não devem ter colocado de forma oculta ali dentro?

      Eu não arrisco e não recomendo…

      Obrigado por comentar.

  8. Cristiano Costa 21 de dezembro de 2013 em 10:10 - Responder

    Sou usuário dos produtos da Maçã há bastante tempo e já fiz jailbreak em meus aparelhos no passado. Minha opção na época foi justamente por achar o sistema muito fechado. Por ser experiente em informática nunca tive problemas em realizar o procedimento, mas concordo com a recomendação do André para que usuários iniciantes não façam, ou pelo menos procure alguém que possa lhe auxiliar. Eu mesmo fiz para vários amigos. As vantagens são algumas melhorias de sistema e de personalização que muitos usuários gostam, mas o que a maioria procura mesmo, apesar de não assumirem, é por causa da possibilidade de “pirataria” de programas. Nunca é demais ressaltar que está prática é uma via de mão dupla, como lembrou muito bem o André, e você perde o que a meu ver é um dos maiores atrativos dos sistema iOS, que é a segurança bem maior que a de outros sistemas e por isso acho desaconselháveis para os menos experientes.
    Como relato de minha experiência em utilizar aparelhos desbloqueados, com o tempo, você começa a perceber pequenas instabilidades no sistema, tais como fracamente de programas, dificuldade de reiniciar o aparelho e, o que em minha opinião é o pior, lentidão do sistema. Ao ponderar os benefícios e desvantagens, decidi por voltar as configurações originais (usei por cerca de 1 ano e meio o jailbreak) e não me arrependo da decisão. É claro que perdi algumas “melhorias” as quais já estava acostumado e precisei me readaptar. Com o passar do tempo a Apple foi gradativamente incorporando algumas destas “melhorias” que o desbloqueio proporcionava, porém de maneira mais estável.
    Com relação a perda de garantia, o que o André disse é verdade, mas se você restaurar o sistema, como foi citados por alguns usuários, você volta a ter a garantia. Só não se esqueça de que em alguns poucos casos, acredito que bem poucos mesmo, pode ser que o sistema trave a ponto de vc não conseguir restaurar-lo. É claro que isto ocorre na minoria das vezes, eu pro exemplo nunca vi, mas já ouvi relatos do ocorrido e acho que quem optar por fazer, tem que estar ciente de que pode ocorrer, mesmo que seja 1/1.000.000, você pode ser este 1.
    Gosto é uma coisa que não se discute. Mas acho que quanto mais informação se tem, principalmente relatos de usuários que utilizam ou já utilizaram, ajuda bastante na tomada de decisão. Espero ter contribuído para isso.
    Abraços.

    • matheus 29 de abril de 2016 em 17:53 - Responder

      gostaria que me add no skype para fazer o jailbreak p mim

      • matheus 29 de abril de 2016 em 17:53 - Responder

        matheus.chamas

  9. Giancarlo 20 de dezembro de 2013 em 15:28 - Responder

    Cada figura que aparece por aqui….

  10. Ivan 20 de dezembro de 2013 em 11:36 - Responder

    Eduardo, concordo em 100% com vc, e discordo em 100% do Blog, as vantagens do Jailbreak são muito superiores, vc terá um novo dispositivo na mão com o jailbreak.

  11. Brandon 20 de dezembro de 2013 em 9:54 - Responder

    O certo seria 5 razões pra fazer um jailbreak.
    Tive um iPod Touch 4g fiz jailbreak em todas as versões do iOS que tive nele, desdo 4 até o 5 e não tive problema nenhum.
    Quase no fim da garantia eu precisei trocar meu aparelho por causa do botão HOME, fui numa Apple Premium Reseller e solicitei a troca. Obs.: Meu aparelho tinha Jailbreak, a unica coisa que fiz foi restaurar meu iPod, no caso, tirei o jailbreak.
    Fim, não tive problemas, a troca foi rápida e fácil.

    Eu aconselho a fazer o jailbreak quando possivel.
    Hoje tenho um iPhone 4s iOS 7 e sinto falta do jailbreak, muitas funções eram necessárias.

  12. Amin 19 de dezembro de 2013 em 20:19 - Responder

    Exagerada as colocações.Criou o Bicho Papão Jaillbreak..desde que tenho os “Apples”, faço jailbreak e nunca tive nenhum problema (2 Ipad e 1 Iphone).Vale à pena. Na pior das hipóteses, você restaura o aparelho às configurações de fábrica e é como se acabasse de tirar da loja, com todas as garantias e suporte.

    • André Darugna 20 de dezembro de 2013 em 15:35 - Responder

      Já vi aparelho com Jailbreak ficar preso na tela da maçã, sem conseguir sair de lá.
      Foi bastante demorado conseguir ajudar a pessoa.

      Até já.

  13. jorge 19 de dezembro de 2013 em 19:21 - Responder

    se fizer jailbreak não perde a garantia não, é só tirar o jailbreak antes de levar para a assistencia que estará tudo certo!
    jailbreak não estraga o aparelho de forma alguma!
    cada porcaria sem objetividade que são postadas neste blog! pelo amor!

  14. Giancarlo 19 de dezembro de 2013 em 16:01 - Responder

    Corajoso, heim, André!

    • Giancarlo 20 de dezembro de 2013 em 15:25 - Responder

      E de que lado da linha você está?
      Eduardo, por gentileza nos poupe de suas opiniões. Tenho certeza que a esmagadora maioria dos leitores assíduos deste blog não compartilham da sua opinião. Este blog é para quem gosta dos iDevices como eles são. Você poderia montar o seu próprio blog e falar sobre Jailbrake, que tal?

    • André Darugna 20 de dezembro de 2013 em 15:30 - Responder

      Giancarlo nem perca seu tempo com o Eduardo, ele não sabe respeitar a opinião alheia, um ser ignorante não merece seu tempo, mas sim seu desprezo.

      Ignore-o 😉

  15. João 19 de dezembro de 2013 em 13:42 - Responder

    Algumas inverdades no post, mas bom para afastar e proteger o usuário dos muitos falsos jailbreak para ios7 espalhados pela Internet. Sinto uma terrível falta do iFile para poder usar pendrives no ipad.

    • Raquel 20 de dezembro de 2013 em 11:58 - Responder

      Consigo baixar o iFile pelo vShare?

  16. Sofia 19 de dezembro de 2013 em 12:53 - Responder

    Já se voluntariamente para fazerem JailBreak no meu iPad e iPod mas eu sempre recusei.
    Os riscos não valem pelas vantagens 🙁

    Obrigada pelo post!

  17. Jordan 19 de dezembro de 2013 em 12:51 - Responder

    Falando em adicionar recursos, você sabe se o iPad Air tem o modo de gravação do iPhone 5s? Ou se tem como adicionar ele.

    Valeu! E sobre o artigo, ja li muito sobre Jailbreak, uma época tinha pensado em fazer mas desisti por medo de dar algo errado e perder meu iPad.

    • Jordan 19 de dezembro de 2013 em 12:52 - Responder

      Obs: gravação em câmera lenta. Esqueci de mencionar.

  18. Dogmar 19 de dezembro de 2013 em 11:57 - Responder

    Por mais que existam algumas vantagens no jailbreak, nunca vou abrir mão da segurança no meu tablet. Justamente por ser um sistema mais fechado é mais seguro.