O evento de abertura da WWDC 2016 acabou de ser encerrado, portanto, já sabemos quais serão as novidades do iOS 10, o futuro sistema operacional do iPhone e do iPad. Vale ressaltar que esta versão será disponibilizada somente em setembro.

São inúmeras as novidades, mas a própria Apple preferiu ressaltar as 10 mais importantes, que sinceramente, vão dar vida nova ao seu atual dispositivo, sem a necessidade de trocá-lo por um mais recente. Adicionei 5 novidades extras, que merecem a pena!

Chega de lero lero, é hora de conhecer as 15 principais novidades do iOS 10:

Vídeo promocional da Apple

https://www.youtube.com/watch?v=PERPpFWHnDM

1. Tela de bloqueio

Crédito da foto: The Verge
Crédito da foto: The Verge

Uma das novidades que mais me deixaram empolgado foi certamente a Tela de Bloqueio, que recebe novas formas de interação, com e sem o uso do 3D Touch. Foi feito um redesign desta tela, ou seja, agora ela tem uma aparência melhorada, como também, possui notificações mais inteligentes com as quais você pode interagir.

Também temos uma tela de Widgets, uma tela para o reprodutor de músicas (basta deslizar para os lados), e ainda, você precisará somente levantar o iPhone ou iPad para que a tela se acenda.

Juntamente da Tela de Bloqueio, a Central de Controle e Central de Notificações também recebeu uma bela de uma turbinada.

2. Siri

Crédito da foto: The Verge
A Siri não é novidade, eu sei, a novidade é que agora ela ficou aberta aos desenvolvedores e isso permitirá que exista interação com outros aplicativos, como WhatsApp, Facebook e tantos outros.

Ficando mais aberta e mais poderosa, ela vai finalmente poder entrar na vida das pessoas, até o momento ela é um pouco limitada, já que somente pode ser usada com os aplicativos da própria Apple.

3. QuickType

Crédito da foto: The Verge
Outra das novidades que não são “novidades”, o QuickType passa a ficar mais inteligente graças a sugestões sincronizadas com a Siri, isso mesmo, o iOS 10 vai multiplicar as sugestões do teclado, com contatos, localização e muito mais.

4. Fotos

Crédito da foto: The Verge
O maior destaque fica para o reconhecimento dos rostos, algo que o iOS está herdando do OS X (agora chamado macOS). Dessa forma, serão criadas galerias específicas para cada rosto que for detectado. Além das caras, o Fotos também irá detectar objetos, cenas e inclusive atividades.

Vale ressaltar que essas coisas, ou parte delas, já existe há um bom tempo no Google Fotos, aplicativo gratuito com armazenamento ilimitado na nuvem, também disponível no iOS.

O aplicativo ficou mais inteligente com a chegada do Memories (Memórias), que permite a criação de alguns vídeos curtos com as fotos e vídeos tiradas com seu dispositivo.

apple-wwdc-20160613-2105

Outro dos recursos que já existem no Google Fotos, inclusive eles são criados de forma automática e mostrados para o usuário para aprovação antes da publicação.

Somente comentando, para que ninguém venha escrever lá embaixo, pensando que não sei dessas coisas. Pois é, haters gonna hate.

5. Mapas

apple-wwdc-20160613-2161
A interface do aplicativo ficará mais limpa, será mais fácil fazer buscas e observar as condições do trânsito, como também mudar de rota.

Com integração ao Apple Pay, agora além de pedir um Uber, você pode pagar diretamente no aplicativo de Mapas.

6. Apple Music

apple-wwdc-20160613-2227
Aleluia, já era hora da Apple dar uma renovada no aplicativo, que não caiu no gosto dos usuários de forma alguma. Eu como usuário de outros serviços, primeiramente Deezer, logo Spotify, nunca me adaptei, testei os três meses e o abandonei sem me identificar com o aplicativo.

Sim, a interface importa muito e até o momento não há nada como o Spotify, quero ver se na nova versão mudo de ideia e possa adotar de vez por todas o serviço da Apple.

7. News

apple-wwdc-20160613-2369
Essa não interessa muito aos brasileiros, já que não temos o serviço ainda disponível, mas vale ressaltar pois eles consideram uma das 10 mais importantes novidades.

Agora você poderá assinar jornais e revistas diretamente no News, permitindo receber atualizações de último momento na tela de bloqueio, com as notícias mais destacadas, pra ficar sempre por dentro do que anda rolando em sua cidade, estado ou até mesmo país.

8. HomeKit

apple-wwdc-20160613-2434
Será apresentado um aplicativo chamado Home, que irá centralizar todos os gagets (bugigangas) que podem ser controlados pelo iPhone, iPad e Apple Watch. Veja bem, estamos falando um aplicativo para centralizar, não há nada de muito novo por aqui, somente que agora você poderá configurar tudo em perfis, para facilitar o uso.

O que são estes gadgets? Pois para quem não conhece, são luzes, portões eletrônicos, fechaduras de portas, sistemas de CCTV, cortinas automatizadas, enfim, vários equipamentos que você instala na sua casa e que graças à tecnologia podem ser controlados pelos dispositivos da Apple.

É legal? Pacas! Mas custa uma nota preta cada brinquedinho destes, não só no Brasil, como também lá fora.

9. Telefone

apple-wwdc-20160613-2458
Sim, temos novidades no telefone do iPhone, que vale a redundância, é um aplicativo dentro do dispositivo. Ele agora ganhará suporte aos aplicativos VoIP, é dizer, será usado para todos os outros aplicativos como o Skype, WhatsApp, entre outros. Você poderá deslizar para atender ligações e também, contará com o ícone para ligar pelo aplicativo que desejar, ao invés de usar a rede telefônica móvel.

Ainda, cabe destacar a introdução de um sistema que ajudará a identificar as ligações “SPAM”, ou seja, gente chata ligando para oferecer coisas, ou até mesmo, passando golpes.

10. iMessage

apple-wwdc-20160613-2640
Uma das grandes estrelas da noite, foi totalmente renovado com a implementação de muita besteirinha divertida, como os Emoji que são sugeridos para serem substituídos no texto, efeitos para as mensagens, vídeos com reprodução automática, links com informação “rich text” e mais.

A Apple pirou nisso e lançou um monte de coisa bacana, que lembra as loucuras do MSN Messenger, do início dos anos 2000.

Para ser mais legal ainda, ela abriu o aplicativo para que desenvolvedores possam lançar na App Store complementos, que serão pequenos aplicativos com funções específicas dentro do aplicativo de mensagens.

Ficou show mesmo!

11. Swift Playgrounds

apple-wwdc-20160613-2886
A Apple anunciou ainda, que em breve (setembro), estará disponível na App Store o aplicativo “Swift Playgrounds”, um aplicativo que vem para ensinar de forma gratuita, a qualquer pessoa (não importa a idade), a desenvolver aplicativos.

Sensacional, serei um dos primeiros alunos, estou ansioso mesmo pois quero muito desenvolver meu primeiro App.

Quem sabe, rola até uma série no canal do YouTube, contando meus primeiros passos, os avanços e claro, o resultado final.

12. Desinstalar aplicativos da Apple

Sim, não foi comentado no evento mas segundo o The Verge, essa grande e importante mudança vai acontecer no iOS 10. Usuários do iPhone e do iPad poderão ter maior controle sobre os aplicativos instalados e assim, poder economizar espaço ocupados por Apps da maçã.

Esses Apps que você não usa, mas que ficam ali, geralmente escondidos numa pasta pra não incomodar. Estou falando de Bússola, Ações, Mapas, Calculadora, Músicas, Vídeos, etc.

Finalmente!

13. Transcrição de Voicemail

apple-wwdc-20160613-2439
A maçã anunciou que está lançando um serviço que irá transcrever em texto as mensagens de voz que você receber no iPhone. Não sabemos ainda se isso funcionará no Brasil, mas a novidade é muito importante e poderá ser um grande recurso para nós, que não gostamos de acessar nossas caixas de mensagem.

Esse serviço já funciona no Google Voice, lá nos EUA, só pra constar por aqui que esse não é um invento da Apple.

14. Privacidade

Depois da briga que a Apple teve com o FBI, no caso San Bernardino, essa se tornou uma bandeira da empresa. Foi fortemente anunciado que cada um dos aplicativos do iOS 10 funciona de forma privada, com conexões criptografadas que protegem seus usuários.

Estar protegido em tempos de NSI nos deixa pelo menos mais tranquilos.

15. Tela dividida no Safari do iPad

Finalmente poderemos abrir dois sites ao mesmo tempo sem precisar recorrer a certas gambiarras.

Abrir dois sites nem sempre é útil, mas se você está navegando na internet procurando informação, ou até mesmo copiando coisas de um site num formulário do outro lado, pode ser uma mão na roda.

Fiquei com sabor amargo já que pensei que pudéssemos ver uma evolução nas multi tarefas, mas não veio nada novo, infelizmente.

Considerações Finais

Esse evento valeu a pena, foram muitas as novidades, que embora não agradem a todo mundo, trouxeram uma evolução importante ao sistema.

Para quem está em dúvida sobre a compatibilidade do iOS 10, eu também fiquei, o problema é que no site oficial da Apple eles divulgam que iPad 2 pra frente e iPhone 5 pra frente serão compatíveis (veja a foto abaixo).

compatibilidade

Mas na internet anda circulando a notícia de que não, tanto o iPad 2, quanto o iPad 3 vão ficar de fora. Resta nos próximos dias a maçã confirmar essa informação.

Atualização:
Finalmente a Apple corrigiu sua página oficial, e agora, infelizmente iPad 2, iPad 3 e o iPad mini de primeira geração, ficaram de fora. É triste a notícia, mas podemos compreender. Estava bom de mais para ser verdade.

Eis a lista de compatibilidade:

compatibilidade-atualizado

Curtiu o evento? Assistiu ao vivo? O que mais gostou e o que odiou? Conte nos comentários, será um prazer conhecer sua opinião.

Um abraço, até já.

Crédito das fotos: The Verge

14 COMENTÁRIOS

  1. Menino, desde que comecei a acompanhar seu blog você nunca me desapontou e agora não foi diferente!! Estava apavorada porque ainda uso o iPhone5 e 5s e ouvi conversas que o IOS10 não chegaria para nós reles mortais que ainda não trocaram de telefone, eu priorisei trocar meu Mac e estava surtando com os disse me disse até que… iPadDicas me veio à memória… <3 Obrigada como sempre seu trabalho é de suma importância!!

  2. Eu curti o IOS 10, apesar de eu ter o iPhone 6 Plus e não ter o recurso de levantar o iphone e a tela ligar, a siri eu uso muito e se melhorarem ela ai sim!!!
    Não conhecia o ipaddicas, após ver um video encinando a instalar o ios 10 adicionei nos favoritos e vou agora acompanhar direto

  3. Coisas realmente úteis comoum finder no IOS ainda não temos ou a possibilidade de acessarmos o iCloud de de dispositivos Android também não. (Mesmo que não se goste do robozinho, ele sendo um computador ajuda quando não temos o IOS ou PC a mão). Também falta liberar o multitarefa no iPad Air 1 e o iMsg e o FaceTime em outras plataformas. Estas mudanças seriam realmente valiosas de ver no novo IOS.

  4. Continuarei com o meu iPhone 4 e iPad 3 que apesar de antigos funcionam perfeitamente bem, e iPhone 6 Plus. Nem tão cedo comprarei qualquer outro aparelho. Troca agora, somente em caso de ‘morte’ dos devices. Foi-se o tempo de trocar aparelho por novidade. Tudo da Apple muito, muito, muito caro.

  5. Tenho um iPad 3, que ficou 7 meses apenas na produção, saindo de linha mas vinha recebendo as atualizações. Agora, ficou de fora e isso apesar de compreensível é chato! Sou apaixonado pela marca. Tenho iPhone 5C e um 6S, bem como um iPad 3 e um Mac… Sorte que os produtos são muito bons, apesar do preço

  6. Tenho um Ipad 2 e pelos atuais preços, não vale a pena querer trocar, exceto pelas últimas atualizações de IOS que tem feito o coitado travar bastante, não abrir links dentro de apps, ou simplesmente fechar apps que ele não consegue rodar,várias vezes seguidas, mas enfim…até por uma questão ecológica não queria comprar um novo, a bateria ainda tem uma duração louvável, após estes 5 anos de uso contínuo.

  7. Também tenho um iPad 4 e sinceramente não pretendo fazer a atualização para o iOS 10. Pelo menos não antes de alguns meses de sua implementação e de ler relatos de proprietários do iPad 4 que atualizarem o sistema.

    Tenho um iPhone 4s, que perdeu MUITO em fluidez com os iOS 8 e 9.
    Se tornou um dispositivo de respostas lentas e de inicialização lentíssima. Péssima experiência de uso.

    O iPad 4 também já não tem a mesma fluidez com o iOS 9.

    • Faz um backup no itunes antes de atualizar, atualiza e faz o teste por alguns dias, se achar que ficou ruim restaura o backup e volta no que era antes!!! 😉

  8. Falem o que quiserem mas isso é respeito ao consumidor, oferecer atualização para o ipad 2? Tomara pois meu ipad 4 eu achei que iria ficar de fora.

  9. Meu iPad 4 ja esta ficando na beira do precipicio, e com os atuais preços acho que ele vai ter que se equilibrar bastante!!! 🙁

Comments are closed.